Doom (PC)

sexta-feira, 11 de julho de 2008 Postado por P.A.

Gênero: Tiro em primeira pessoa


Fabricante: ID Software


Lançamento: 1993


Jogadores: 1 player






Antes mesmo de Doom nascer seu antecessor já fazia sucesso, Wolf 3D! Mas Wolf 3D não se comparava ao que a ID estava preparando... Doom tinha todas as características de Wolf 3D e um pouco mais!

Abrir portas, pegar cartões magnéticos, selecionar armas, tudo isso e mais um pouco estava presente em Doom que havia herdado de seu antecessor. E dessa vez, você não matará humanos e sim demônios; monstros das profundezas!

Em Doom o jogador entra na pele de um fuzileiro espacial enviado para Marte, para trabalhar para a Union Aerospace Corporation (UAC), um complexo militar-industrial que está realizando experiências secretas em teleportação entre as luas de Marte, Fobos e Deimos. Mas algo dá errado e criaturas do inferno começam a surgir! Rapidamente a base é dominada pelos demônios! Ao mesmo tempo Deimos desaparece completamente. Um time da UAC em Marte é enviado a Fobos para investigar o incidente, mas o contato pelo rádio é perdido e todos morrem, menos você, que deverá fazer de tudo pra sair vivo!

O jogador conta com várias armas: pistola, escopeta, metralhadora, lança-mísseis e até uma motoserra! Sem falar nos seus próprios punhos equipados com um soco inglês, pro caso de acabar sua munição.

Doom foi distribuído como shareware, inicialmente o demo que continha um episódio de 5 fases, serviu para atrair os jogadores! Logo depois o jogo completo foi lançado contendo 3 episódios de 9 fases cada, sendo uma fase secreta por episódio, as versões mais atuais ainda apresentam um 4º episódio, que conta sobre a volta do fuzileiro pra casa. É notável que Doom foi a porta de entrada para todo grande jogo nesse mesmo gênero, que viriam a "copiá-lo"... Além do modo single-player, Doom possui dois modos multiplayer: cooperative (2 a 4 jogadores lutam contras os monstros) ou deathmatch (jogadores lutam entre si).

Era clara a melhoria do jogo em relação ao Wolf 3D, graças ao um novo mecanismo gráfico criado por John Carmac. Essa tecnologia ainda serviu como exemplo para jogos do mesmo gênero como Heretic e Hexen!
Doom possui tantas novidades em relação ao seu antecessor como a altura das salas, mapeamento de textura no chão e no teto, fases "interativas" com plataformas que sobem e descem, degraus, pontes e um dos pontos fortes, a iluminação! Que contribuía para o visual sombrio do jogo, para dar mais medo nos jogadores!

Doom assim como Wolf 3D, foi elogiado e criticado! Devido sua alta violência e níveis de sangue, o jogo gerou muita polêmica. Em 1994, o senador de Washington Phil Talmadge, tentou implementar o cadastramento obrigatório para uso de realidade virtual em jogos, mas fracassou.

Doom ainda foi convertido para muitas plataformas: SNES, 3DO, Jaguar, Saturn, N64, GBA, Playstation e muitas outras...



NOTA FINAL: 9,8
ÓTIMO JOGO QUE APRESENTOU MUITAS INOVAÇÕES QUE PASSARIAM A SER OBRIGAÇÃO EM JOGOS DO MESMO GÊNERO! E AE FUZILEIRO, VAI ENCARAR?



Plataforma:


Comente com o Facebook: