Os chatos (II)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 Postado por Tristan.ccm

Navi

Estréia: Zelda Ocarina of Time (N64, 1998)


Auge da chateação: Zelda Ocarina of Time (N64, 1998)


Última aparição: Super Smash Bros. Brawl (Wii, 2008)



Um ítem que ajuda muito em games que permitem andar por uma área ampla (como os RPGs e alguns adventures) é o mapa. Afinal, nada mais fácil do que se perder quando há léguas e léguas para serem exploradas. Assim, desde sua primeira aventura Link carrega um mapa de Hyrule consigo, pois tanto os campos quanto as dungeons desse mundo são imensos.

No novo jogo, projetado para a mais potente plataforma que já havia abrigado a série, Hyrule estava ainda maior, e era possível ainda visitar terras vizinhas como a vila de Kakarico ou a aldeia dos Gerudos. Por esse motivo, alguém da equipe de Myiamoto-san deve ter imaginado que o mapa não daria conta sozinho do trabalho de indicar o caminho a seguir, e teve a ideia de criar um personagem que serviria de guia a Link em sua aventura.

Foi assim que ela surgiu. Navi, a fada enviada pela árvore guardiã dos Kokiris para ajudar o herói em sua jornada. Talvez tivesse sido uma boa ideia, se a pequena não fosse tão didática! Quando você pausa o jogo e olha o menu, no mapa tem um ponto piscando, indicando para onde você deve ir. Mas é só você ir rumo a esse ponto que a Navi diz seu famoso "Hey!", indicando que ela quer falar com você. E sabe o que ela diz? Que você tem que ir pro ponto onde estava indo antes dela interromper! E não pense que estou sendo cricri, pois ela vai te interromper umas duas ou três vezes até você chegar lá. E isso dura durante todo o jogo!

Parece que até a sábia Árvore Deku acreditou que a Navi ia servir de guia!


O mapa sozinho daria conta de orientar os jogadores. Sendo assim, Navi poderia interromper menos a ação e se concentrar na única coisa que torna sua presença indispensável: servir de mira contra os inimigos. Talvez assim ela não fizesse parte do time dos chatos dos games.


CURIOSIDADES SOBRE NAVI:


- A fada mais chata dos games é até hoje a detentora de um recorde: é o único personagem a atrapalhar alguém mesmo sem participar do jogo! Foi ao sair em busca de Navi que Link vai parar em Termina, nos eventos mostrados em Majora's Mask, do N64. Também é a única a ter uma sucessora: Tatl, também em Majora's Mask.

- Link não tem sorte mesmo com ajudantes: além de Navi e Tatl, ele tem que aturar o chapéu falante Ezlo, em The Minish Cap (Game Boy Advance). Ele é chato, mas não chega aos pés das fadas do N64.

- Recentemente, surgiram boatos de que a fada que aparece no recente Phantom Houglass (do DS) é a mesma Navi de Ocarina of Time, mas isso não foi confirmado. Pessoalmente, espero que não!


4 comments:

|\| /\ |\| |) ( ) disse...

pow, realmente eu sempre considerei essa peste uma chata!
Alguem tem um mata moscas? rs

Obs.: não se se vocês participam dessas coisas, mas indiquei voc~es para um selo que recebi...
se der depois passem lá no meu blog, ok?
http://cultura-in-utill.blogspot.com/

P.A. disse...

Realmente, eu tenho esse jgo do DS! E parece mto, só que a do DS não precisa ser usada como mira, já que a gente faz isso com a Stylus. =P

Mas essa do jogo talvez não seja a msm, pq no DS ela num é tão chata! Ela dá uns conselhos uteis em algumas partes...

Bárbara Peixoto disse...

CHATÍSSIMA! RSSS
ALIÁS, AS MULHERES RETRATADAS NOS GAMES SÃO SMEPRE UM POKINHO CHATAS.

DÁ UMA OLHA NO MEU BLOG. EU CONSIDERO O PRIMEIRO BLOG FEMININO SOBRE VIDEOGAME RSSSS

http://revigames.blogspot.com/

Anônimo disse...

A Midna também é um porre xD

Postar um comentário