Top 5 - Os piores filmes baseados em games

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 Postado por Tristan.ccm

Neste domingo de carnaval, quem não estava a fim de ver o desfile das escolas de samba cariocas e tinha acesso a TV paga pôde curtir a maior premiação do cinema, a entrega do Oscar. E já que o assunto é cinema, achei que não seria nada mal termos aqui um Top 5 de filmes baseados em games. O grande problema foi que, na maioria dos casos, o joystick faz uma falta danada e o filme geralmente afunda. Por isso, decidi que o melhor seria fazer um Top 5 das piores películas inspiradas em grandes jogos. Como todo Top 5, esse vai gerar dúvidas e protestos, mas tentarei ser justo. Bem, vejamos quais os piores entre os piores:



5º lugar: Super Mario Bros., O Filme (1993)


Atores famosos: Bob Hoskins (Mario), John Leguizano (Luigi) e Dennis Hopper (Koopa/Bowser)

A tentativa de trazer o encanador para a tela grande derrapou na falta de sincronia com o que é visto nos games. Aqui, os irmãos italianos vão para uma terra chamada Dinohatan (cadê o Reino dos Cogumelos?), para salvar a princesa Daisy (cadê a Peach?) do vilão Bowser, descendente do Tiranossauro Rex (minha mãe do céu, que é isso!). Ao invés de mirar o reino de Daisy (que, no filme, já estava no papo), o lagartão quer é a Terra. Foi triste ver o que fizeram com um dos personagens preferidos dos gamers. Mas tem coisa pior por aí:



4º lugar: Mortal Kombat, O Filme (1995)


Atores Famosos: Christopher Lambert (Rayden) e Talisa Soto (Kitana)

Aqui, pelo menos, seguiram o enredo do game, onde Outworld tenta a 10ª vitória no torneio Mortal Kombat para conquistar a Terra. Porém, enquanto alguns personagens foram mantidos, cometeram um crime justo com os dois melhores, Scorpion e Sub-Zero, que no filme não passam de escravos de Shang Tsung! Pior que isso, tem a clássica cena de Jonny Cage sobrevivendo ao Fatality de Scorpion, protegendo-se com um escudo velho e empoeirado que achou numa pilha de ossos. Na boa, você já viu alguém sobreviver a um Fatality em algum jogo da série? Se não bastasse, fizeram tanta propaganda sobre a participação do Highlander Christopher Lambert pra colocá-lo como um Rayden que não luta com ninguém! Bem, já chega, vamos para o pódio:



3º lugar: Street Fighter, a Batalha Final (1994)


Atores Famosos: Jean-Claude Van Damme (Guile) ,Raul Julia (Mr. Bison) e Kylie Minogue (Cammy)

Novamente o pecado aqui é a falta de sincronia com o game. Primeiro: colocaram o Van Damme pra fazer o Guile (nem deram uma peruca loira pra ele ficar minimamente parecido). Segundo: colocaram um ator de filmes de comédia pra fazer o Bison (Raul Julia sempre é lembrado pelo Gomez de A Família Adamms). Terceiro: fizeram uma mistureba danada com as histórias (desde quando o Dalshim é o médico que transforma o irmão de Guile em Blanka? Aliás, desde quando o Blanka é irmão do Guile?). Creio que isso seja mais que suficiente pra darmos ao filme a medalha de bronze, não?



2º lugar: Double Dragon (1994)


Atores famosos: Robert Patrick (Koga Shuko - isso lá é nome de vilão?) e Mark Dacascos (Jimmy Lee)

De um lado, temos o ator que ficou famoso como o andróide do mal de Exterminador do Futuro 2. Do outro, a estrela da série American Ninja. E no meio? Nada! Tirando o nome dos protagonistas (que aqui nem são gêmeos, como no game), o filme não tem nada a ver com o jogo: o vilão Koga Shuko tem a metade de um medalhão conhecido como Double Dragon(ai!) e precisa da outra metade, que está com os irmãos Lee, para se tornar invencível (aiaiai!!). Os irmãos enfrentam toneladas de inimigos em lutas cheias de (d)efeitos especiais, até conquistar a outra metade do medalhão e, finalmente, usar as roupas do game. Legal, né? Tem como ficar pior? TEM SIM! And the Oscar goes to...



1º lugar: Wing Commander, a Batalha Final (1999)


Atores famosos: Freddie Prinze Jr. (Christopher "Maverick" Blair) e Mark Hamill (voz do computador Merlin)

A história até que era boa: num futuro distante, a Terra está em guerra contra o planeta Vega. Os alienígenas conseguem capturar um computador terrestre chamado NavCom, que permitiria a eles chegar até nosso mundinho e barbarizar geral. Aos mocinhos, resta impedir o fim do mundo, algo bem básico. Além disso, o eterno Luke Skywalker dava sua voz ao computador dos terráqueos, porém nem mesmo um mestre Jedi pode fazer com que um filme mal divulgado e inspirado num game nem tão famoso assim decole. As salas de projeção ficaram às moscas, e os poucos que se aventuraram na película dificilmente engoliram essa versão de Águia de Aço em gravidade zero.



MENÇÕES HONROSAS:


Alguns filmes não foram muito bons, mas tinham coisas aqui e ali que os salvavam, por isso ficaram de fora do Top 5. Eis dois deles:



1- Lara Croft Tomb Raider (2001)


Atores famosos: Angelina Jolie (Lara Croft), Jon Voight (Lord Henshigly Croft) e Daniel Craig (Alex Cross)

A história tinha tudo a ver com o game, onde Lara encontra um artefato que lhe indica a localização das duas partes do Triângulo da Luz, que pode dar a seu dono um grande poder (seria a Triforce da série Zelda?), e parte em busca dele para que não caia em mãos erradas. Essa história e a gatíssima Angelina Jolie como protagonista teriam de tudo para fazer do filme um sucesso, mas ele foi apenas razoável. Teve quem amou, teve quem odiou, mas o filme não foi o sucesso esperado. É um filme de ação até bem feito, com bons atores (após viver Alex Cross, Daniel Craig alcançou o estrelato como o novo 007), mas que fez água. Bem, fazer o quê.



2- Resident Evil, o Hóspede Maldito (2002)


Atrizes famosas: Milla Jovovich (Alice) e Michelle Rodríguez (Rain Ocampo)

Novamente, temos tudo o que o game tinha: a Corporação Umbrella cria uma arma química chamada T-Virus numa instalação no subsolo de Racoon City, mas a merda vaza e transforma os funcionários em zumbis, o que leva nossas heroínas ao combate. Só que a dupla Leon Kennedy e Jill Valentine não dá as caras, o que decepcionou os fãs. Nem mesmo as gatas escolhidas como protagonistas (Milla fez par com Bruce Willis em O Quinto Elemento e Michelle era a namorada gostosa do Vin Diesel em Velozes e Furiosos) salvaram o filme, que não agradou nem os gamers e nem os fãs de filme de zumbi. Mesmo assim, ele teve três sequências, todas piores que o original.


30 comments:

P.A. disse...

Eu acho que o filme do Mario ficaria em primeiro! É muito ruim, inclusive essa semana ele vai aparecer aqui no blog... Resumos de filmes feitos por muá! =D

E tb acho que esse Mortal Kombat ae foi um dos poucos filmes baseados em jogos que se salvam, apesar de como vc citou Scorpion e Sub-Zero não terem o merecido destaque, Johnny Cage detonou geral!
O segundo Mortal Kombat é que foi um lixo... Esse ae da primeira posição eu nunca assisti!

Anônimo disse...

A lista é boa, so que acho que o Mario poderia ter ficado em primeiro também. O troço é tão ruim que quando eu assisti pela primeira vez (quando tinha uns 6 anos) eu fiquei com cara de "WTF?" hehehe.

O resto, eu concordo plenamente. O RE então nem se fala - o troço é ruim mesmo.

Adriano Rezende disse...

Mario wins the 1º place [3] !! Esse Wing Commander eu nem sabia que existia hehehe!!! Na minha opinião os menos pióres dessa lista são o Mortal Kombat 1 e o Double Dragon. Ahh e tem também os recentes que por incrível que pareça são bons, é o Silent Hill e o Hitman. Todos os Resident Evil movie são sux, lixo, merda e merecem ser desprezados por todos os fãs dos games.

Anônimo disse...

MK e o unico que se salva dessa
lista
Double Dragon o filme ate que maneirinho mais foge muito do jogo,
e a grande porcaria foi o Street Fighter,ryu e kem tinham quer os principais

agora ele vao fazer o filme sobre a shun-li vamos ver no que dá

Anônimo disse...

Uma boa dica é a animação gráfica que saiu ai uns dias (pra não dizer dois meses) atrás - Resident Evil Degeneration. Ainda não é o ideal, mas pelo menos temos a Claire e o Leon na fita, e uma história que tem pelo menos um pouco a ver com os games.

Tristan.ccm disse...

Meu, o Wing Commander ganhou pq eu vi essa merda no cinema. Sabe quantas pessoas tinha na sala, contando comigo? TRÊS!!!!! Procurem cenas no Tube que vcs vão ver se eu não tenho razão. Perto dele o filme do Mario merece o Oscar!

Anônimo disse...

na minha opinião existem filmes que de tão toscos se tornam inesquecivelmente legais, mortal kombat é um deles, e street fighter principalmente, é tão ruim mas tão ruim que eu acho muito bom =D

Azrael_I disse...

Sinceramente, eu teria deixado Mortal Kombat na lista da Menção Honrosa(como o P.A. disse, o Johnny Cage barbarizou geral) e colocava o Resident Evil em segundo lugar na lista dos piores(fala sério! Resident Evil com uma mina que luta Kung Fu?! Nada a ver!). Isso porque o primeiro lugar pertence mesmo ao Street Fighter The Movie!! Ô filme ruim! Como se não bastassem terem trocado os papéis de TODOS os personagens(Ryu e Ken como dois bandidinhos parecendo Didi e Dedé, Chun Li como repórter, E.Honda havaiano, Zangief burro que nem uma pedra, Balrog do bem e Dee Jay do mal, Sagat interpretado por um velho magrelo....), a canastrice do Van Damme só serviu pra piorar tudo. Isso sem contar o Raul Julia, que morreu na época das filmagens desse filme, detonado pelo câncer(por que cargas d'água não escolheram outro ator?)... Sabiam que o Van Damme desistiu de fazer Mortal Kombat(como todos sabe, o personagem Johnny Cage é inspirado no Van Damme), só pq o Cage não era o personagem principal, e resolveu embarcar nessa furada desse Street Fighter The Movie? Xinguem, podem xingar à vontade! Esse cheirador de pó merece!

Quanto ao filme do Mario e de Double Dragon, apesar das diferenças com os jogos, pelo menos são(um pouco) divertidos. Servem pra assistir e dar umas gargalhadas, pelo menos.

Mas eu posso estar enganado... não cheguei a assistir Wing Commander e não posso opinar, mas se ele for mesmo PIOR do que o Street Fighter então quero é distância!

|\| /\ |\| |) ( ) disse...

Eu colocaria (como todo mundo já falou) o Mario em 1º Lugar e em quinto ficaria o resident evil (a trilogia toda, que é uma bela merda)...
Mas gostei do Top...

|\| /\ |\| |) ( ) disse...

Ah e sem esquecer que tem um filme da Chun li previsto para esse ano quem tambem promete ser uma outra bomba!!!
Mas eu vou assistir só por causa da Kristin (a Lana de Smallville)...
=]

Anônimo disse...

eu nao colocaria o mario em 1º, botaria o street fighter e mortal kombat eu ate me diverti na epoca.

PS Salvo a cena da bombomba no mario hauhauahua

P.A. disse...

Ahh esse ano tem filme da Chun Li, filme do Prince of Persia, filme do God of War, filme do Tekken! Vão deestruir inúmeros jogos ainda....

Fiquei curioso pra assistir esse Wing Commander!

Tristan.ccm disse...

Bem, como parece que fui o único a ver essa porcaria, aí vai o trailer do filme no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=mAxG4u_rqug


Estou trabalhando no review do game que inspirou o filme. Aguardem!

Azrael_I disse...

Ei, mas parece que pelo menos o filme de Tekken vai ser bom. Parece. Quem faz o Heihachi é o mesmo ator que fez o Shang Tsung(ele é especialista em fazer vilões! O papel dele no filme Massacre no Bairro Japonês estava excelente!).

CtrlAltVidel disse...

house of dead??? caralho é o pior filme... nem foi citado aqui... isso é triste!

Anônimo disse...

Sim, House of the Dead com direção do Uwe Boll é muito ruim mesmo imaginem matar zumbis com efeito bulleting timing, só pra vcs term uma idéia da bomba.

Anônimo disse...

Porra refaz esse TOP, ta um lixo, Mortal Kombat e Silent Hill é que merece Mensões o o resto dos filmes que se dane, parece até que você não sabe nada de videogame, esse TOP ta é queimando o seu filme.

P.A. disse...

Anônimo, cuidado com o que você diz... O Top é justamente uma opinião da pessoa que o fez, portanto ngm aqui tem o direito de dizer qual deve aparecer ou não! Se quiser opinar sobre quais você acha que mereça tudo bem cara, mas vir aqui dizer que o Tristan não entende de videogames, mostra que voce não leu os reviews que o cara fez!

Por isso repito, fiquem a vontade pra opinar, mas não digam quais devem entrar ou não no TOP dos outros! =S

Tristan.ccm disse...

Lá vem esse anônimous random falar besteira de novo...

Rafael disse...

PÉRRAAEEE

Mortal Kombat, um dos piores e ainda por cima em quarto lugar???

Você pirou!

Bone disse...

Eu gosto dos filmes mortal kombat,street fighter e double dragon sei que não tem nada a ver com os jogos principalmente stret fighter nais gostei pra caramba desse street talves seja porque eu fui ver quando eu era muito pequeno e o sentimento ficou até hoje,mais realmente se eu assistisse hoje eu não ia gostar!E quem tem que ganha o oscar de pior filme com certeza é o resident evil,ridiculo dos ridiculos,Horrível!E o melhor filme baseado em games concerteza silent hill apesar da troca dos protagonistas!

Anônimo disse...

o cabeça da uma olha o mortal kombat tem mais sicronia com o jogo do que o resident evil de filme bom os dois são agora de agradar os sujeito que jogao o mortal kombat ganha se bem que tem suas mancadas

Anônimo disse...

EU SOU UM GRANDE FÃ DESTE BLOG, MAS COM TODO O RESPEITO ESTE POST FICOU MUITO INJUSTO E CONFUSO, NA MINHA OPINIÃO A LISTA DEVERIA FICAR ASSIM:

5-MORTAL KOMBAT
4-STREET FIGHTER
3-DOUBLE DRAGON
2-WING COMANDER
1-SUPER MARIO BROS

AS MENSÕES HONROSAS FICAM COMO ESTÃO.
VALEU!!!

Anônimo disse...

SE PUDEREM ATUALIZAR A PÁGINA FALEM SOBRE OS FILMES TEKKEN E HITMAN, AMBOS UMA PORRA

Enterprise disse...

MK e o unico que se salva dessa
lista
Double Dragon o filme ate que maneirinho mais foge muito do jogo [2]

Tem coisa que nem lembrava mais, nossa, Wing Commander, infelizmente vi o terceiro e quarto jogo no pc, no tempo do Pentium 200mhz, uma porcaria só...

Anônimo disse...

EU DIRCORDO DO QUE O ANONIMO DISSE...HITMAN,É UM FILME BACANA E BEM LEGAL, FOGE UM POUCO DA HISTORIA DO JOGO. MAS EU GOSTEI. NO FILME DO STRET FIGHTER, O UNICO QUE FICARAM (MARRONS)APARECIDOS FORAM O E-HONDA,PORQUE O ATOR É GORDO(APESAR DE SE PARECER COM UM LATINO, EU TAMBEM SOU UM)E O BLANKA, QUE TEM UM CABEÇA ENORME, NÃO DAVA CHOQUE NOS INIMIGOS, SÓ APARECEU PRA DIZER QUE ESTEVE NO FILME, ERA IRMÃO DO QUILE, E NÃO ERA BRASILEIRO COMO NA HISTORIA DO GAME. FALOW!!!!

Anônimo disse...

TÃO SE ESQUECENDO DE UM LINDA PÉROLA CINEMATOGRÁFICA CHAMADA: ALONE IN THE DARK. E QUE TAL TODOS OS FILMES ADAPTADOS DE JOGOS DE LUTA: DEAD OR ALIVE, KING OF FIGHTERS, TEKKEN. MEU ESSES FILMES SÕ BEM PIORES QUE O MORTAL KOMBAT. NA VERDADE DOS FILMES ADAPTADOS DE GAMES DE LUTA ACHO ESSE O MELHOR AINDA. ACHA MORTAL KOMBAT RUIM... ENTÃO ASSISTA ESSAS OUTRAS PÉROLAS PRA VC VER! SÓ PRA CONSTAR: TB ACHO QUE SUPER MÁRIO DEVERIA ESTAR EM PRIMEIRO.

Anônimo disse...

resident evil só o apocalipse nemesis que prestou ficou o mais parecido com o jogo o resto deixou mto a desejar e esse 4 entaum vixe............

Anônimo disse...

vc teria q fazer um outro sobre the king e dbz e street Fighter shun li dentre outros

Felipe Biazi disse...

Nossa, acho que todos ficaram revoltados como eu quando li o Top 5.
Tomb Raider e Mortal Kombat (o primeiro) não deveriam entrar na lista. Os filmes são até bons se compararmos com outros clássicos. Props para os peitos da Jolie e para a trilha sonora e a chegada triunfal do Subzero (quem não lembra: http://www.youtube.com/watch?v=8c3rlYWuKmk).
O Raul Julia foi o motivo de ter tirado o filme da lista, ele era um puta ator. Mesmo pesando 50kgs ele conseguiu fazer do Bison uma autoridade.
Não tive o prazer de assistir Wing Commander e Double Dragon então não tenho como comentar sobre eles.

Segue a minha lista:

5 - Todos os Filmes do Uwe Boll. Me desculpem, mas acredito que devem ter algum problema em continuar financiando filmes dele.
4 - Prince of Persia - A história é tão fraca que em determinado momento eu estava rezando para o filme acabar. A narrativa é confusa e sem sentido, além de eu achar o ato principal muito ruim (Jake Gyllenhaal).
3 - Resident Evil - Todos os filmes exceto o primeiro. O primeiro filme ainda foi bem construído para a época, tinha uma história que funcionava e era baseado no jogo, mas conseguia manter sua identidade. O segundo era muito ruim (mesmo com o nêmesis). No terceiro filme (Apocalypse) eu desliguei a tv quando percebi que tinha sido baseado em madmax (só que ruim) e jurei que nunca mais iria ver outro Resident Evil.
2 - The King of Fighters - história mal construída, o rugal é muito ruim e não convence. Não faz sentido algum as pessoas serem obrigadas a lutar em uma outra dimensão, sabe, na verdade, nada faz sentido nesse filme.
1 - Mario Bros - Pelos motivos acima citados. Ele realmente é muito ruim, mesmo quando eu era criança, foi um dos primeiros filmes que eu consegui achar ruim.

Postar um comentário