Claw (PC)

quinta-feira, 16 de abril de 2009 Postado por P.A.

Gênero: Ação / Plataforma


Fabricante: Monolith


Lançamento: 1997


Jogadores: 1 player



Jogos de plataforma pra PC são meio raros... Mas Claw se destaca! O jogo é em 2D, muito divertido e desafiador, cheio de inimigos e armadilhas durante suas fases!

A história do jogo fala sobre o Captain Claw, um gato-pirata que junto com sua tripulação desbravava os 7 mares. Mas eles acabam sendo capturados e Claw é mandado para uma prisão (La Roca) separado de seus tripulantes... Na prisão, ele encontra um papel que fala sobre o amuleto de 9 vidas, que dá a vida eterna à quem obtiver todas as pedras do amuleto! Junto com o papel, um pedaço de um mapa. Claw consegue escapar da cela e parte em busca das pedras que compõe o amuleto, assim como os outros pedaços do mapa e de sua tripulação, que vai ser encontrada mais tarde.

Os gráficos em 2D ficaram muito bonitos. Cenários bem coloridos e vivos e personagens muito bem trabalhados com expressões bem feitas, assim como suas movimentações! O jogo ainda conta com algumas cenas entra as fases, que não são de encher os olhos, mas são bem bacanas. É um complemento interessante pra aventura!

As músicas do jogo ajudam a ditar o ritmo do mesmo, empolgando o jogador! Elas mudam de cenário pra cenário... O destaque aqui fica mesmo pras vozes dos personagens que se diferenciam umas das outras, e possuem falas cômicas entre eles ou quando eles vêem Claw! Os arrotos dos gordinhos da floresta são bem legais...
Os efeitos sonoros também cumpre bem o seu papel, como as lutas de espadas, os tiros e muito mais...

O jogo contém 14 fases, sendo que sempre são em duplas. A segunda complementa a primeira e possui um chefe que contém uma parte do mapa e uma das pedras! Só a excessão de uma fase, que possui o chefe logo na primeira delas, e ele contém duas pedras de uma só vez (é o Red Tail).
As fases estão cheias de inimigos de diferentes tipos, de acordo com o tipo daquela fase, e muitas, eu disse muitas armadilhas! Espinhos, buracos, plataformas, cordas, e tudo mais que possa te matar... Mas Claw conta com a ajuda de alguns itens especiais, como as espadas poderosas, ou um item que dá um pulo mais alto e até mesmo invencibilidade por alguns segundos!

A jogabilidade é bem simples e fluída! As ações se resumem em andar, bater nos inimigos com a espada (ou pontapés e socos), pular e podendo também utilizar alguns itens que Claw carrega, como a arma, as dinamites e até a magia! No mais, você apenas precisa tomar cuidado com as armadilhas mesmo, nas horas de pular de um lugar ao outro, ficando sempre atento com as plataformas que somem e com as que quebram!
Uma coisa bacana no jogo são os tesouros espalhados pelos cenários! Afinal, tesouros são tudo que os piratas como Claw querem... Cada um deles tem uma pontuação diferente! E você pode procurar por toda a fase, mas geralmente os mais valiosos como a Caveira Dourada estão em lugar ultra foderosos de se chegar, ou em bônus muito bem escondidos! Ao final de cada fase, aparecem quantos itens você conseguiu pegar, exemplo: Moedas: 900 = pegou 550. O que garante um desafio a mais pros jogadores, que querem completar todos os tesouros das fases! Mas isso é praticamente impossível, nem na primeira fase dá pra completar, a menos que você seja o Jaspion!

A dificuldade é um pouco elevada. Mas mantém uma "curva" interessante, como deveria ser! As primeiras fases não são tão simples assim, mas não apresentam tantos desafios, porém, conforme você avança no jogo, a coisa vai se complicando ainda mais! Isso vale para os chefes também, que necessitam mais de prática e que você aprenda como eles se movem do que habilidade! O primeiro chefe por exemplo, basta pular e atacar e pular pra trás rapidamente pra não ser atingido. Logo em seguida, pule e ataque-o novamente e pule pra trás! Basta repetir esse processo pra que ele morra... O que compensa um pouco a dificuldade, são os save points espalhados pelas fases! Todas elas possuem dois save points, pra caso você morra, poderá dar um Load daquele ponto com as vidas, life e pontuação que você tinha quando chegou nele.



NOTA FINAL: 9,5
CLAW É UM ÓTIMO JOGO DE PLATAFORMA PRA COMPUTADOR, QUE CARECE DE BONS TÍTULOS ASSIM. MUITO DIVERTIDO E DESAFIADOR, É UMA ÓTIMA PEDIDA PARA OS AVENTUREIROS DE PLANTÃO!
Plataforma:


10 comments:

Jake the hedgehog disse...

Eu me lembro desse jogo,na minha infancia,eu sempre jogava o demo =D

o review ta otimo P.A.,PARABENS

Kiliano disse...

Esse jogo fez parte da minha infancia!!! =D Obrigado por trazer isso denovo! Abraços

matheus disse...

ja segui o seu blog agora segui o meu http://linksnainter.blogspot.com/
depois add seu banner

Peter disse...

não cheguei a jogar esse jogo ainda ._.

Sder disse...

Ainda tenho o CD original, otimo jogo, mas dificil pra fecha

Seven disse...

Poutz, esse jogo foi o melhor na minha infância.

Ele veio como brinde no primeiro PC de casa e era em português com dublagem e tudo.

Ainda estava começando a aprender a ler, então escutar as falas(Coma chumbo etc.) era demais.

Anônimo disse...

Caramba eu tenho esse jogo para PC até hoje mas não sei onde o cd foi parar, realmente é um ótimo título que garante muita diversão, consegui chegar na penultima fase dele que é uma caverna de cristal cheia de "buracos"...

Anônimo disse...

como baixa esse treco ae ??

Dremaster disse...

caramba captain claw marcou muito minha infancia, eu tenho até hoje o cd original e em portugues, lembro das falas e tudo,

Postar um comentário