Maniac Mansion (PC / NES)

sexta-feira, 24 de abril de 2009 Postado por P.A.



Gênero: Adventure / Point-and-click


Fabricante: Lucasfilm Games


Lançamento: 1987 (PC) / 1990 (NES)


Jogadores: 1 player






Ah os bons e velhos "adventures"... Jogos famosos e que fizeram muito sucesso tempos atrás! Maniac Mansion é um divertido adventure criado como sátira aos filmes de terror e de ficção científica, brincando com diversos clichês!

Logo na introdução é mostrado que um meteoro caiu perto de uma mansão a 20 anos atrás. Agora uma líder de torcida, chamada Sandy, foi raptada por um cientista que morava nessa tal mansão! O namorado da garota, Dave, parte em busca da garota com a ajuda de mais dois amigos! Mais clichê, só duas vezes isso...

Além do cientista chamado de Dr. Fred, moram com ele na mansão sua esposa ninfomaníaca: Enfermeira Edna, seu filho Ed que tem um hamster de estimação, o primo Ted, que na verdade já morreu e agora não passa de uma múmia que pode ser encontrada dentro da banheira, um Tentáculo Verde que é bonzinho e gosta de comer e curte rock e um Tentáculo Roxo que é do mal e é o braço direito do Dr. Fred! Ainda tem o meteoro roxo... É, o meteoro MORA na mansão! E pior que isso, ele ainda é um fugitivo da polícia interplanetária. E é o causador de tudo isso.. SPOLEIR BRUTO!

Além de tirar sarro nos clichês de filmes de terror, o game ainda apresenta muitas coisas legais! A primeira delas, é que você pode escolher quem serão os outros dois amigos que ajudarão Dave a salvar sua gata! A escolha pode ser feita entre seis personagens:
Bernard: o típico nerd dos infernos... Usa óculos, é cagão e não entra no mesmo cômodo em que se encontrão os tentáculos, e sabe usar/consertar objetos eletrônicos. É o mais útil de todos os amigos.
Razor e Syd: são dois rockeiros e podem tocar os instrumentos musicais presentes na mansão.
Wendy: é uma escritora
Michael: é o fotografo
Jeff: é o surfista e o mais inútil dos seis.

Melhor do que poder escolher quem são os outros amiguinhos na sua aventura é saber que isso pode influenciar no decorrer do jogo, já que cada um tem uma habilidade diferente, e melhor ainda, isso também influencia no final! Mas na verdade isso não é lá grandes coisas, pois tendo Dave e Bernard na equipe, o último integrante se torna um completo inútil!
Outra coisa bem bacana, é que os moradores da mansão possuem sua rotina diária, e você tem que tomar cuidado pra não trombar com eles enquanto xeretar a mansão. Eles agem de forma diferentes, por exemplo: a Edna te joga no calabouço e solta uma frase memorável: "Sou uma tonta! Deveria ter te amarrado na minha cama!", isso claro, se seu personagem for homem. Você também pode pegar o hamster do Ed e tostar no microondas, e entregar pra ele o que sobrou!
Claro, com isso, ele vai te matar... Mas vale a diversão!
Pra quem quiser conferir, basta dar uma olhada nesse vídeo do hamster sendo detonado no microondas! Infelizmente é a versão do NES, já que não achei de PC.

Uma coisa bem interessante também, é que existem diversas formas de ser morto! A do hamster é uma, enchendo a piscina com seu personagem dentro é outra, e eu morri creio da pior forma... Já que eu esvaziei a água da piscina e esqueci de encher, com isso, creio que o Meteoro ficou irritado e soltou um puta dum raio laser na mansão inteira! E apareceu escrito: "Todos que estavam na mansão e num raio de 8 km foram completamente exterminados. GAME OVER!"...
É, me ferrei bonito nessa! E apesar de ser bem legal saber que você pode se foder de diversas formas, é também bem frustrante, já que depois disso, fechei o jogo. Pow, não ia começar tudo de novo não... É tenso demais!

Outra coisa que irrita muito, é que existem muuuuiiiitoooosss itens na mansão. O que acaba fazendo com que o jogador fique completamente louco, pois inúmeros deles, não servem pra porra nenhuma, apenas pra te confundir! Já outros, servem, mas só com alguns personagens, e nem sempre você esta com ele na equipe, e você fica com aquele item no inventário a troco de nada!

A jogabilidade é no mouse mesmo... No NES essa jogabilidade de setinha fica uma bosta, como eu já disse outro dia, jogos com setinha em consoles são bem escrotos! Aqui encontro mais um pequeno defeito, já que existem 9 ações na tela pra serem feitas, mas assim como os itens, muitas são inutéis! Com três ou quatro ações já estaria de bom tamanho...

Quanto aos gráficos, são bem bacanas! Os cenários bem feitos e cheios de itens e segredos neles, e os personagens até que bem desenhados. No NES a coisa piorou um pouco, mas ainda é fiel à versão de PC.
Na parte sonora, temos uma música bem legal na abertura... E algumas outras melodias que soam ao fundo enquanto você perambula pela mansão, mas é bem simples mesmo! Infelizmente. Já nos efeitos sonoros, são vários, apesar de muito simples. Assim como os gráficos, a versão do NES é mais carente.
Além de ser pior em gráficos e em som, a versão do NES sofreu diversos cortes! Ahh maldita seja Nintendo e seu videogame pra família... Nem preciso falar que as partes mais divertidas e as diversas falas engraçadas foram cortadas. Ou seja, vá jogar a versão de PC e não a do NES!

O jogo ainda conta com algumas cut-scenes dependendo de suas ações!
Não é um jogo muito longo, mas isso não significa que vai ser fácil terminá-lo, até porque você vai quebrar muito a cabeça tentando saber a utilidade dos diversos itens e tentando encontrar os diversos segredos que essa mansão esconde!



NOTA FINAL: 8,5
UM EXCELENTE ADVENTURE; MUITO DIVERTIDO, COM DIVERSAS INOVAÇÕES PRA ÉPOCA E MUITAS COISAS PRA VOCÊ FAZER NA MANSÃO! ESCAPAR DESSA FAMÍLIA DE MALUCOS NÃO VAI SER NADA FÁCIL...
Plataforma: ,


7 comments:

Falco disse...

aí,tem um easter egg do Maniac Mansion II, que vc joga o I no PC do ed.

Fabiano Pires disse...

Na verdade, a piscina serve para refrigerar o reator nuclear (que fica no subsolo, se não me engano). Então, se vc esvazia a piscina e não enche dentro de um certo tempo (acho que um minuto) BUUUUUMMMMM. Coisas que nunca consegui fazer: revelar o rolo de filme (tem um personagem que sabe utilizar o revelador - developer tray), enviar uma carta com a fita gravada ou o texto escrito à máquina ( os selos não colam na carta ...) Putz, pra que fui lembrar? Vou ter que voltar a jogar, hehehe

P.A. disse...

"Então, se vc esvazia a piscina e não enche dentro de um certo tempo (acho que um minuto) BUUUUUMMMMM"

ahnn, isso explica o porque a mansão inteira explodiu! xD

O personagem que sabe usar o rolo de filme pra revelar deve ser o Michael que é o fotografo!

Unknown disse...

Esse aí merece o selo Great Classics of Carreira's Childhood!
Joguei bagarai!

Existe um remake feito por fãs chamado Maniac of Mansio Deluxe muito bem feito (inclusive as screens do post são dele, mas como não foi citado...) que vale a pena conferir

P.A. disse...

Verdade Bruno! As fotos são do Deluxe, que eu esqueci de citar mesmo!

Rubens disse...

Bota difícil nesse game... parei pela metade e não há o que faça desenrolar de novo a história! Pelo jeito é começar tudo de novo...

Benjamin G. disse...

Se alguém quiser o jogo:

http://www.gamershell.com/download_5988.shtml

É a versão deluxe pra PC, em inglês só que sem narração, é só escolher um Mirror, curti muito o jogo :D

Postar um comentário