Sim City (SNES / PC)

sexta-feira, 5 de junho de 2009 Postado por Tristan.ccm

Gênero: Simulação / Estratégia


Fabricante: Maxis


Lançamento: 1989(PC) / 1991(SNES)


Jogadores: 1 player


Normalmente, a gente costuma reclamar dos nossos governantes, que costumam investir nossa suada grana paga pelos impostos em coisas como Fura-Fila, Cidade da Música, etc. Sem querer defender César Maia, Kassab e cia., não deve ser nada fácil gerir uma cidade, e é justamente isso que esse jogo tenta mostrar.

No jogo, você começa com alguma grana e nada construído, e vai ter de fazer de tudo para expandir sua cidade. Porém, isso dá um trabalho que vocês nem imaginam. É preciso ficar de olho nos impostos cobrados de seus cidadãos, pois se você aumentar muito corre o risco de ver sua cidade esvaziar. Além disso, é preciso se preocupar com o transporte, criando ruas e linhas de trem, com a distribuição de eletricidade, e ainda por cima tem que manter a polícia e o corpo de bombeiros para evitar surpresas desagradáveis. Suas construções com o tempo acabam se deteriorando, fazendo com que você tenha que se preocupar com a manutenção. Se não bastasse tudo isso, ainda é possível que sua cidade seja assolada por desastres como enchentes, tornados, quedas de aviões e até mesmo atacada por monstros de seriado japonês (que na versão para SNES é ninguém menos que o Bowser!).

A jogabilidade na versão para PC é perfeita, graças ao mouse, já no SNES o velho problema das setas controladas pelo direcional (como já vimos nos reviews de Wing Commander e Maniac Mansion) está presente, embora em algumas horas os menus apareçam para nos salvar. No entanto, achei a versão do SNES mais fácil de jogar: ao contrário da versão para PC, ela tem um útil e quase obrigatório tutorial, que te dá todas as dicas pra você aprender as manhas do jogo. Nos dois jogos a trilha sonora é repetitiva e enjoativa, mas pode ser desligada (ufa!). Destaque para a versão de PC, onde você pode ouvir efeitos sonoros dos trens, dos aviões e até do helicóptero informando do trânsito. Já os gráficos ficam pau a pau nas duas versões, talvez um pouco piores no SNES mas passáveis.

Uma coisa muito interessante é que, além de poder criar sua cidade do zero, você conta com cenários pré-prontos para jogar, e alguns são inspirados em fatos reais, como o terremoto que sacudiu San Francisco em 1906 e a “escalada do crime” de 1972 em Boston. Nos cenários fictícios, temos um ataque de monstros contra Tóquio em 1961 que remete aos antigos filmes de Godzilla e até uma enchente no Rio de Janeiro em 2047, cortesia do aquecimento global. Na boa, se os políticos conseguem lidar com tantos problemas e ainda por cima ainda embolsam uma grana por fora, eles subiram um pouco no meu conceito. Mas só um pouquinho...



NOTA FINAL: 8,0
NOSSOS GOVERNANTES DEVERIAM JOGAR SIM CITY, QUEM SABE ASSIM ELES APRENDERIAM O QUE É GOVERNAR UMA CIDADE SEM FAZER NEGOCIATAS.
Plataforma: ,


7 comments:

Bolaxa Boyy disse...

Pelo post tristan ! =D

e nossa, os gráficos são meio zuadinhos..

mais para aquela época e ainda com um jogo com tantas coisas.. água, eletricidade, ruas etc;;;;

acho que ta bom sim, quando eu puder vou baixar para ver como é =)

Parabéns equipe do museum!

9volt disse...

Cara essa versão de Snes eu tenho 2 músicas dela tocadas pela orquestra sinfonica de Tokyo muito show o soundtrack no snes

Claude Speed disse...

graficamente falando o SC de SNES owna o de PC so porcausa das estações do ano, nem o SC 4 tem isso pow, ou sera que é uma versao especial...

putz, tenho que ver, aguardem please

Anônimo disse...

Um clássico! Os jogos da franquia Sim City são um dos poucos que me prendem na frente do computador para jogar - a versão 4 é fantástica e vicia qualquer um que queira aprender um pouco mais sobre gestão.

Nostalgia nesse tópico.

marco disse...

Hj eu ñ suporto ver jogos desse genero... mas na epoca, era viciado... ficava horas jogando isso.

Anônimo disse...

existe alguma forma de baixar este jogo para pc???

Alvarochaves1999 disse...

SimCity Jr. é o meu favorito!

Postar um comentário