A Evolução dos Games: Consoles Portáteis

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 Postado por Tristan.ccm

Imagine a situação: você tem que fazer aquela maravilhosa viagem pro sítio da sua avó em Pirapora do Mato Dentro, onde não tem piscina, energia elétrica, shopping e, treva das trevas, nada de mulherada pra paquerar. A solução para isso? Leve um game portátil e um bom estoque de pilhas! Afinal, é pra isso que os games portáteis foram feitos: levar a diversão dos games para qualquer lugar. Hoje em dia tem quem diga que os games para celular vão acabar matando os portáteis. Será? Enquanto esperamos a resposta a essa questão, vamos ver como evoluiu essa mania de levar videogames no bolso:

1- Microvision (Milton Bradley - 1979)

Pra você que não leu a série A Era dos Videogames, aí vai uma surpresa: o Game Boy não foi o primeiro! O Microvision teve a honra de ser o primeiro console que podia ser carregado no bolso (desde que esse bolso fosse relativamente grande). O interessante é que os poucos jogos dessa plataforma vinham em cartuchos com a tela do jogo, e o console tinha só 4 botões, sem direcional. Nunca vi nem joguei, mas fico curioso pra saber como se jogava nesse console.

2- Game & Watch (Nintendo - 1980)

Os "relógios com game" marcaram a estréia da Nintendo na produção de jogos eletrônicos, e deram a empresa a certeza que a acompanha até hoje: quem compra videogame quer mesmo é JOGAR videogame (ou você conhece muita gente que vê filmes no PS2?). O único porém é que os Game & Watch não podiam ter o jogo trocado (que nem os "minigames", que fizeram sucesso no Brasil na década de 1980/1990), mas seu baixo custo não impedia que os jogadores comprassem vários.

3- Game Boy (Nintendo - 1988)

O sucesso mundial do console portátil mostrou ao mundo que um aparelho pouco potente, sem cores e com gráficos simples tinha sim vez no mercado. Mesmo cheio de limitações, o Game Boy ajudou a Nintendo quando ela cometeu o erro fatal de não dar um drive de CDs ao N64 (e olha que o Game Boy original já tinha 7 anos de idade sua nova versão, Pocket, era recém-nascida). Sem concorrentes à altura no mercado e sempre se renovando (como a versão Light, que podia ser jogada no escuro, ou a Color, enfim com tela colorida), aliado a jogos carismáticos como Tetris e Pokemón, ele é considerado como um dos consoles de maior sucesso da história.

4- Lynx (Atari - 1989)
Para uns, o melhor portátil de todos os tempos. Para outros, mais um felino anêmico da Atari. A verdade é que o primeiro portátil colorido da história padecia do mesmo mal que matou o Jaguar: o marketing picareta da Atari, que usou a mesma mentira de sempre (ou seja, falar que um console tem mais bits do que ele realmente tem), falando que o Lynx (lince, em inglês) tinha 16 bits quando ele na verdade tinha 8. Os jogos do Lynx eram bons (tinha até Double Dragon), mas ele acabou perdendo terreno por ser caro e literalmente devorar as pilhas. Com isso, foi superado pelo seu principal concorrente:

5- Game Gear (Sega - 1990)
O portátil da Sega era colorido, tinha quase o mesmo hardware do Master System e tinha jogaços como Sonic (em sua primeira aparição portátil) e Batman Forever, mas mesmo sendo melhor que o Game Boy perdeu pra ele, pois usava 6 pilhas (!!!!), tinha tela pequena e era caro demais, a ponto de ser usado por alunos metidos a boyzinho pra fazer sucesso no pátio da escola (tinha um que estudava comigo, odeio ele até hoje!).


6- Nomad (Sega - 1995)

Se o Game Gear é considerado um Master System portátil, o Nomad É o Mega Drive de bolso: ele usava os mesmos cartuchos, tinha entrada para um segundo joystick e ainda podia ser conectado a uma TV. Pena que a Sega ainda achava que a gente podia se dar ao luxo de gastar 6 pilhas por partida (elas nunca duravam mais que duas horas). O mais interessante dessa história é que ainda existe um país que fabrica o Nomad: O BRASIL!!!!!!! Ele existe ainda hoje com o nome de Mega Drive Portátil, vem com 10 jogos na memória mas perdeu o encaixe para cartuchos. Uma pena...

7- Neo-Geo Pocket Color (Neo-Geo - 1999)
Assim como o primeiro Game Boy, o Neo Geo de bolso era em preto e branco. Como essa era a única coisa em comum entre eles (o Neo Geo Pocket não vendeu nada), decidiram lançar uma versão colorida pra ver se a coisa melhorava. E não é que deu certo? OK, eu sei, ele não vendeu tanto assim, mas era econômico (usava só 2 pilhas e elas duravam 40 horas), tinha ótimos jogos como King of Fighters, Samurai Shodown 2 e até mesmo Sonic, e ainda por cima podia ser conectado a um Dreamcast.

8- Game Boy Advance (Nintendo - 2001)
Quando todo mundo pensava que o Game Boy não tinha mais pra onde evoluir, recebemos uma atualização que era quase um novo console: dois botões a mais, gráficos melhorados, conexão com o GameCube e ainda por cima era compatível com todos os jogos anteriormente lançados (coisa em que ele foi pioneiro, e hoje é quase lei). O console até hoje faz sucesso, e convive numa boa com seu sucessor, o DS. E assim como seu "antecessor", não pára de evoluir, com as versões SP (com tela iluminada) e Micro (menor e com a possibilidade de mudar a capinha, como nos celulares). E por falar em celulares:

9- N-Gage (Nokia - 2003)
Ao ser lançado, causou frisson semelhante ao que a Microsoft causou ao anunciar o primeiro XBox, mas hoje gera uma dúvida semelhante à de um antigo comercial de biscoitos: ninguém sabe se ele foi um console ruim de falar ou um celular ruim de jogar! Apesar de ter sido anunciado como "a fusão entre um celular e um Game Boy", o N-Gage só não teve menos jogos que o Microvision, tinha pouca memória para coisas que não fosses jogos (ele tinha MP3, Bluetooth, rádio FM e GPRS), custava no lançamento extratosféricos R$ 1700,00 e sua pegada era horrível. Depois dele, jogos em celular, só em Java, nada de cartões!

10- DS (Nintendo - 2004)
A Nintendo aposta no retrô já faz algum tempo, e talvez isso tenha começado com o DS: suas linhas remetem aos Game&Watch do início desta matéria. Além disso, ele aposta em uma jogabilidade única, inspirada nos Palmtops, tem jogos que talvez jamais fossem possíveis em outra plataforma, possui vibração (através do acessório Rumble Pack), e é compatível com os jogos de Game Boy Advance. Pra mim, é o melhor portátil da atualidade.

11- PSP (Sony - 2005)
O Playstation de bolso tem uma tela enorme e que reproduz imagens semelhantes ao console de mesa. Ele também têm várias outras funções (MP3, vídeo, Wi-fi, etc.) e é o único portátil a usar mídia ótica e a ter um direcional analógico. Apesar de, no papel, ser muito melhor que o DS, não fez tanto sucesso quanto ele: os discos UMD gastam muita bateria (a ponto de já existir o PSP go, que vem sem drive de disco) e trazem ao portátil as odiosas telas de Loading. Por isso, não é raro ver ex-donos de PSP comprando DS.

12- Dingoo (Shenzhen - 2009)

O ovo de colombo chinês está no topo da cadeia evolutiva dos portáteis por um motivo: ele roda, via emulador, praticamente TODOS OS JOGOS DE TODOS OS CONSOLES JÁ LANÇADOS, PORTÁTEIS OU NÃO!! Se liga na lista de consoles que ele emula: Atari 2600, Odyssey 2, NES, SNES, GBA, Master System, Game Gear, Mega Drive, ColecoVision, NeoGeo, Neo Geo Pocket, ZX Spectrum, PC Engine, Commodore 64, Arcade (CPS1, CPS2 e MAME), MSX, Game Boy, Game Boy Color e até mesmo PlayStation 1! E ainda tem mais emuladores sendo desenvolvidos. Eu nunca joguei, mas assim que eu juntar grana suficiente (e não é muita, pois custa cerca de R$ 400,00) vou tratar de arranjar o meu!



31 comments:

Celsinhu disse...

eita...achei no Mercado livre por 230,00!!! quando eu arranjar outro trampo to comprando ele *.*

Anônimo disse...

Sobre o Dingoo: sua emulação não é perfeita (a do PSP é muito superior), mas vale a pena se comprar direto da china; $200 (no máximo) compensa, $400 não. Os "retrogamers" babam muito nele, pra mim não passa de um bom produto chinês. Comparem a emulação do PSX e do Snes no Dingoo com o PSP. Eu comparei, por isso alerto.

Quer aproveitar os portáteis? Compre o DS e o PSP (mesmo que usado) e seja feliz.

P.A. disse...

É engraçado analisar os fatos e ver como as empresas rivais da Nintendo não souberam aproveitar a oportunidade... Os concorrentes do Game Boy eram bem melhores e mesmo assim, fracassaram! A Sega pela burrada de criar o portátil e depois virar a cara pro mesmo, só pra dar atenção ao console de mesa que estava no mercado.

N-Gage é muito grande, tem até uma imagem que rola pela internet zoando ele qnto a isso. Um cara usando ele como aparelho celular, chega a ser bizarro pelo tamanho! =S

Unknown disse...

Opa!
Assim, longe de mim querer descordar. Mas eu digo. O PSP é muito bom, o tempo de loading dele NÃO é alto (tá, quando vc tá com um UMD, realmetne é alto, mas nada que não seja contornável), ele tem um gráfico EXCELENTE e, tal e qual o Dingoo, Emula "TODOS" os consoles criados antes dele. E isso inclui o DS (sim, existe um emulador de DS pro PSP, é sinistro).
Enfim, não gosto de ser uma pessoa parcial mas digo:
PSP RULEZ!!
O DS tb, mas ñ tanto.

Unknown disse...

Já vi muitas pessoas darem a desculpa que o Nintendo DS é para quem gosta de jogos infantis e o PSP é para quem gosta de jogos mais adultos, mas também já vi MUITA gente jogando horas e horas o jogo Patapon.

E a Nintendo manda no mercado de consoles portáteis e duvido muito que alguém tire esse título, já que o Nintendo DS chegou a vender mais de 120 milhões.
E quem usa a desculpa que PSP é melhor que o Nintendo DS por causa dos gráficos... é muito fresco

Nesbitt disse...

Gostei muito deste tópico, agora sobre isso: "os retrogames babam muito nele, emulação do PSP é melhor" e mimimi e mimimi.
Cara, que se foda, tens $$ pra gastar com um portátil de quase mil reais? Beleza!!
O Dingoo é muito bom sim, não tem essa de BABAR em cima do aparelho, quando eu puder, comprarei sim um PSP, para jogar os jogos do PSP. Se a emulação é melhor, beleza, temos um emulador novo saindo praticamente todos os dias. Eu tenho um Dingoo e não me arrependi de comprá-lo, é pequeno, leve, e existem ótimos emuladores para ele. Agora, por favor, já encheu esse negócio de PSP é isso, NDS é aquilo, e mimimi, e mimimi. O negócio do Dingoo é que está crescendo e que tem um ótimo custo benefício para o que ele faz. E digo mais, se os chineses fizerem um console prático como o Dingoo, eu também compro um.

Nesbitt disse...

Escolha o seu portátil e seja feliz! =D

Zolini disse...

Caso seu propósito seja jogar jogos antigos, não há dúvidas de que o Dingoo atende perfeitamente as expectativas. Tem muito mais emuladores que o PSP e o NDS, possui um ótimo custo-benefício, tem TV-Out, funções de MP3 e leitura de diversos formatos de vídeo... Dentre outras coisas.
Não é à tôa que o slogan do nosso site é "DingooBR - O console dos retroplayers".

Eu acho que o Dingoo é um marco e mereceu mesmo uma citação na lista de portáteis, mesmo existindo PMPs similares, como o GP2X e o Wiz, por exemplo. Ele se sobresai por ser um portátil muito barato, mas com muitos benefícios: possui uma comunidade muito ativa; há diversos ports saindo diariamente para ele; é realmente portátil (me desculpem, mas o PSP é um trambolho)...

No mais, parabéns pelo artigo, Tristan! Gostei deveras :)

Fara disse...

Concordo com o Zolini e com o Nesbitt(sem a carga nervosa empregada por ele hahahaha). PSP é bom? sem dúvida é, mas compará-lo com o Dingoo é algo que não deve ser feito. São portáteis com objetivos diferentes e só.

Não tem pra que esse ódio todo no coração de vocês por acharem que o portátil que vocês têm é melhor do que o concorrente. Se eu pudesse teria um de cada (NDS, PSP e Dingoo, mas o dingoo eu já tenho 230 reais a menos pra gastar YAYYY)

danilo disse...

Gosto e gosto e nao adianta discutir por que nunca vao chegar a uma conclusao,eu prefiro o psp ele pode ser grande mas me divirto muito mais com ele do que com o ds, e por aqui quem tem ds tenta vender so pra comprar um psp.

Willi Weiss (Conta Antiga) disse...

Faltou o Virtual Boy e o Nintendo Mini Classics!

Alexandre xlr disse...

Não vou defender o ds, mas eu sou um dono dele e tem muito jogos bom: como o ninja gaiden e o metroid prime(que tem gráficos excelente por sinal).
Mas o importante ao escolher um videogame(portatil ou não) é o gosto pessaol, e não o que os outros dizem!!!
Eu tenho um ds porque é o que mais combina comigo...se o outro dizer que o psp é melhor eu simplemente digo:"Nenhum é melhor, depende da pessoa..."

P.A. disse...

Eu tenho um DS e acho que ele possui muitos jogos bem legais! Apesar de possuir muitos jogos infatins tb... Mas é um portátil interessante e que vale a compra sim!

Mas confesso que estou louco atrás de um PSP, por ter gráficos superiores aos do DS. Sim, eu prezo por gráficos!

E tb pretendo adquirir esse Dingoo aí, pra emular de tudo! \o/

Sandro disse...

to chorando aqui véio... eu tinha um game & watch com donkey kong (aquela versão do mario pulando os baris que o donkey joga...), mas perdi ele a uns anos atras... pra mim que faço coleção de videogames antigos foi quase como perder um dedo! =/

Sabat disse...

CARA Game & Watch XD eu tinha um ^^, aquele de duas telas que agente tinha que encher o caminhão com caixa de garrafa de refrigerante XD VICIANTE DEMAIS!!!

@Fara @Zolini @Nesbitt
TUDO CERTO, voces falaram tudo. Quem compra um DINGOO é por que quer jogar EXCLUSIVAMENTE jogos antigos, e nesse segmento ele é incomparável, tem bem mais emuladores que qualquer outro console, e via Dingux, roda tudo liso. Em breve, PcEngine e Pc Engine CD XD COMPRO O MEU EM BREVE, AI MEU DEUS!!!!

É o contrário de quem compra outro console portátil COM POSSIBILIDADE de se jogar algo retrô: se eu comprasse um DS, o máximo que eu iria querer emular seria o GBA, o que somaria duas blibliotecas INFINITAS de jogos. Quanto ao PSP, apesar de ser extremamente potente para um portátil, francamente a biblioteca de jogos dele não chega nem perto da de DS, eu jogaria alguns remakes feitos exclusivamente para o consolinho da Sony e uns 3 jogos novos (sendo GoWCM um deles) e o o resto, só emuladores... mas VALERIA O INVESTIMENTO???? Na minha opinião, não, de jeito nenhum, ainda mais se for pra emular DS: comprar PSP pra emular DS é o fim XD (e eu duvido que essa emulação funcione...nem PC emula DS direito ainda). Eu compraria PSP se eu quisesse gráficos FODAS em um portátil, e eu entendo que esse deveria ser sempre o principal motivo de compra deste console, e não a emulação ^^.

@Willi
Po véio, uma elogiadinha no que o pesoal NÃO ESQUECEU tb não custa nada né XD
Mas o Virtual Boy eu não acredito que se enquadre na categoria de portáteis viu... sei lá, ele era daquele jeito pq não tinha como ser de outro ahUAHUhaAHuahu aquele capacete feio XD

@Alexandre xlr
Exato amigo!!! Cada um deve olhar o que melhor vai lhe servir, e comprar. No meu caso, era o DS, agora é o DINGOO KKKKKK Pois é, ele serve BEM MELHOR para as coisas que eu quero independente do que os outros pensam ou preferem!

MATÉRIA MUITO BOA AMIGOS!!! parabéns XD bateu uma saudade nervosa do meu Game&Watch, que eu nem sabia oq ue era na época... pra mim era só um "gaiminho" daqueles que agente comprava no bazar. óò

P.A. disse...

Acho que eu fui o único cara que nunca teve um Game&Watch... =/


Virtual Boy de portátil num tinha nada, apesar de ser chamado assim!

danilo disse...

P.A compartilho sua dor.
Sabat o emulador de ds para psp funciona sim, so que nao da pra jogar jogos que utilizam muito caneta.

O Homem Invisivel! *TAM TAM TAM DAAAAAAM* disse...

Gente, olha isso:

http://www.fotas.com.br/brinquedos/a-evolucao-do-video-game/

quanto video game...

Nesbitt disse...

@ Danilo
"Sabat o emulador de ds para psp funciona sim, so que nao da pra jogar jogos que utilizam muito caneta."

Bem..analisando o PSP, a caneta poderia ser o analógico, não é mesmo?

P.A. disse...

Eu tenho um DS e só uso ele pra jogar jogos do próprio DS! Muito raramente do GBA...

Se eu comprasse um PSP, certamente seria pra jogar jogos do própio PSP e não pra emular nada.

Pra emular outros consoles eu compraria o Dingoo mesmo!

Anônimo disse...

ÓTIMA MATÉRIA!!
Bom amigos eu uso portateis desde a era game boy tijolão, e falo uma coisa, a NINTENDO é FODA nesse segmento. e não sou nintendista não, rs
O ds diverte MUITO mais que um psp.Os jogos foram feitos pra isso, o psp, alem do q o sabt falou, é um PLAYSTATION 2 PORTATIL, como o nome diz, ou seja, se vc tem um ps2 de mesa, a biblioteca do psp CAI DASTICAMENTE, pq A MAIORIA dos games são conversoes. os ONLY PSP são POUCOS e nem tao bons assim com exceção do patapon, isso se nao tem pro ps3.
Eu uso o DS+EZFLASH pra rodar gba, e o ds tem tanto jogo q mal condigo jogar gba, rs.

Agora quanto ao dingoo me impressionou MUITO e é COMPRA CERTA!, tanto q nem sei se pego ele ou um 360(a duvida eh qual vem primeiro, mas terei os 2 rsrs)

eu to Oo com dingoo, e não acredito q a emulaçao de SNES seja ruim no dingoo não, se o ds roda capenga, deve roda daora no dingoo, mas no emu pra LINUX mesmo, tipo, rodar o znes cara, DUVIDO que fique ruim.
Isso q eu achei interessante rodar o linux, dai vc roda os emuladores pro SO e ai abre o leque de CONFIGURAÇÃO dos mesmos. dando infinitos resultados.

No mais, PARABENS!! ÓTIMO POST!

PS: no mais, pro pessoal q disse ai q tem nego vendendo ds pra comprar psp, tem q vende muito, pq juntando as vendas de DS, cobrem TODOS os consoles da atualidade. rsrsrsrsrs
é o que MAIS VENDE NO MUNDO!
:P

R3NAN Wyvern disse...

Olá a todos!!!

Realmente esse foi mais um ótimo artigo, para falar a verdade ainda não conhecia alguns dos que foram citados, principalmente alguns dos mais antigos...

Estou caminhando para o meu primeiro portátil em breve, e acredito que tanto PSP como DS são bem equilibrados, cada um com seus prós e contras, mas como já disseram antes, depende muito de pessoa para pessoa, eu por exemplo vou de PSP porque os jogos que me chamam a atenção como Persona, Gran Turismo e Patapon se encontram no filhote da Sony, mas sou obrigado a concordar que o DS é um baita console e tambem possui jogos fodástico, mas como não posso comprar os dois, fico com o PSP...

Mas o que me chamou a atenção mesmo, foi que um portátil passou batido nessa lista: o WonderSwan Color da Bandai, aquela empresa japonesa que costuma fazer jogos de luta, baseados em animes. Tá certo que ele não fez sucesso, mas caso queira adicionar à lista, acredito que ajudará a enriquecer o post.

Bom, é isso,
Abraço a todos,
R3NAN

danilo disse...

Nesbitt vc nao tenta precisao como se tivesse a caneta, isso atrapalha mas da pra jogar.

Nesbitt disse...

@danilo

Foi isso que pensei!

danilo disse...

Nesbitt eu preciso aprender a ser mais claro nos meu comentarios.off:hoje e meu niver.

Anônimo disse...

E é exatamente isso que eu acho. A quantidade de jogo bom é que diz qual o console que comanda não o gráfico vide Game Boy vs Game Gear e DS vs PSP

Chapolin Colorado disse...

É lógico que o que importa é a qualidade dos jogos. Por que vocês acham que o Super Nintendo é o melhor console da história? Quem só vê gráfico não sabe o que é video game.

Anônimo disse...

eu tenho e recomendo galera

Anônimo disse...

De mais esse Dingoo!Estou louco para comprar um!

Anônimo disse...

Concordo com a maioria dos comentários.
Quando me perguntam qual o melhor portátil,
eu primeiro pergunto quais os tipos de jogos
que a pessoa gosta. Dependendo do que ele falar
eu indico um ou outro.
Eu tenho o DS e o PSP.
Confesso, jogo muito mais o DS do que o PSP.
Fala sério. Gráficos? Comparem o tamanho
dos jogos com os gráficos que os 2 portáteis fazem.
God Of War = 1.5 gb
Jogos de DS não passam de 128 mb.
Agora compara os gráficos.
Quem realmente faz mais gráficos???
O Psp com mais de 1 gb na maioria dos jogos?
O DS com alguns míseros 64mb, faz jogos incriveis.
E francamente a bateria do DS dura 3 vezes mais que a do
PSP.
Jogo mais o PSP para GOW, Futebol e Tekken.
No resto jogo muito mais o DS.

Ledrat disse...

e 4 anos depois dessa materia os games portateis evoluiram d+

Postar um comentário