Silent Hill (PSX)

terça-feira, 4 de maio de 2010 Postado por P.A.


Gênero: Survival Horror


Fabricante: Konami


Lançamento: 1999


Jogadores: 1 player






Durante nossa vida gamer, sempre existem aqueles jogos que são venerados por muitos e que nós nunca nem sequer jogamos! Seja por falta de vontade ou por falta de oportunidade. E esse é meu caso com Silent Hill!

Apesar de adorar jogos de terror, nunca havia jogado à fundo esse grande clássico da Konami. Um grande motivo pra isso, é o fato do jogo não ser tão focado em sair atirando em coisas bizarras como outros jogos do gênero, como Resident Evil! Ou seja, é um jogo de mais raciocínio e suspense do que ação e sustos atrás de sustos, por isso, meu preconceito não me deixava jogar esse jogo por muito tempo!
O mesmo ocorre com Fatal Frame, onde controlamos menininhas idiotas que tem que tirar fotos de fantasmas... Putamerda, o jogo é muito bom no quesito MEDO, mas é péssimo e frustante controlar aquelas meninas. Eu preferio controlar alguém que saiba usar uma arma, mesmo sendo num jogo onde temos fantasmas. Afinal, se uma máquina fotográfica é útil, porque uma escopeta não seria?

Bem, mas estou fugindo do foco... Vamos falar da história de Silent Hill!
Você controla Harry Manson, um escritor que está levando sua filha Cheryl de apenas 7 anos, pra um passeio na agradável cidade de Silent Hill! Porém, eles sofrem um acidente na estrada e quando Harry acorda não encontra mais sua filha no carro e sai pra procurá-la pela cidade... Guiado por vultos, instintos e pistas que ele encontra pela cidade; ele tem que enfrentar criaturas e ainda tentar entender o que acontece nessa cidade, que fica numa escuridão total em diversos momentos! Ao mesmo tempo que procura por sua filha, se depara com moradores da cidade e vai descobrindo aos poucos que cada um deles está envolvido com os acontecimentos estranhos da cidade. Harry só pode contar consigo mesmo e com uma policial chama Cybil Bennet que também sofreu um acidente na pista e acordou na cidade!

Os gráficos deixam um pouco a desejar e é notável que o jogo envelheceu mal, mas se olharmos de uma maneira geral, eu arriscaria dizer que 80% dos jogos dessa geração envelheceram mal. Era uma época de transição do 2D pro 3D e muitos jogos eram quadradões até pra época, o que dirá agora!
Temos uma cidade inteira inteira pra andar e os detalhes são bem feitos, apesar das casas meio quadradas, no interior dos edifícios tudo é bem feito. Pena que o pior fica mesmo pro personagem principal que é completamente quadrado, mãos e pés principalmente. O jogo ainda conta com cut-scenes que são bem legais!

As músicas não são muito diversificadas mas se enquadram bem no clima de suspense e nos momentos chave do jogo... Os efeitos sonoros também cumprem seu papel dando o toque ideal ao clima do jogo, como gemidos e barulhos de inimigos e demais sons!

A jogabilidade é muito semelhante com Resident Evil, mas aqui podemos andar e atirar, pra delírio de absolutamente meia dúzia de jogadores que reclamam disso à troco de nada. Sinceramente, eu não vejo tanto problema nisso jogando RE! É óbvio que é bem melhor andar e atirar, mas não pode fazer isso não estraga em nada também. Mas diferente do concorrente, em Silent Hill, temos apenas três armas de fogo: a pistola básica, a escopeta útil e a espingarda. Além dessas temos armas como faca, cano, machado e martelo...
E aqui seu inventário é infinito, pode carregar quantos itens quiser! Uma coisa útil no jogo é o rádio que você pega logo no começo. Quando ele começar a chiar é sinal que tem inimigos por perto, e com isso você pode ficar preparado pro pior! É sem dúvidas um item muito útil.

Um grande defeito desse jogo é a câmera! Ela me irritou profundamente em diversos momentos; quando eu queria que ela me mostrasse o que tinha à minha frente, ela insistia em apenas mostrar o meu personagem e com isso, eu não conseguia ver o que tinha na minha frente e mesmo virando a câmera, ela voltava pra posição horrível de costume! Não sei se fizeram isso pra dar mais suspense, mas sinceramente não me deixou com medo e sim com raiva.

O jogo não é muito difícil nem muito longo, e pode ser terminado em algumas horas e facilmente dominado por jogadores mais experientes. Porém, o jogo tem cinco finais diferentes, sendo que quatro deles estão ligados as suas atitudes no decorrer do game e um quinto final diferente e que em nada tem a ver com o jogo!


NOTA FINAL: 8,5
UM JOGO QUE TEM UMA BOA JOGABILIDADE, QUE TEM UMA CÂMERA PÉSSIMA E QUE INFELIZMENTE ENVELHECEU MAL! MAS QUE TEM UMA HISTÓRIA COMPLEXA (E DE CERTO MODO ESTRANHA) E QUE CONSEGUE MANTER O CLIMA DE SUSPENSE IDEAL.
Plataforma:


12 comments:

Nesbitt disse...

Até hoje, o melhor Silent Hill já feito! Ótima postagem!!!

Fou Lu disse...

Realmente, pra quem acha que vai ser o Rambo e sair derrubando monstros, a série SH não vai agradar, já que ela é mais focada no suspense, terror psicológico. Ainda mais que o último e maravilhoso Shattered Memories aboliu de vez com o combate.

osiel disse...

Bom de mais essa postagem!!!
esse foi com certesa o melhor dos dos ja lançados e teve uma continuação, ja podendo controlar a filha de Harry no ps2...
e pra falar a verdade eu amo FATAL FRAME e o fato d não ter "armas" não acaba nem um pouco com a diversão e muito menos com o MEDOOOOOOO

Brun-1 disse...

Boas eu passei por aqui para dizer que gostava que visitasses o meu blog blogdejogos-pt.blogspot.com se quiseres segue o meu blog eu ja to a seguir o teu obrigado

Trilha sonora de games disse...

Cara depois que joguei o 1º sempre quis um novo Silent decente, o 2º é bonzinho, 3º não vi, 4º é horrivel desinstalei antes de sair do metro, 5º muito chato e por incrivel gostei mais do memorie do PSP
vida longa ao 1º!!!!!!!!!!!!!!

Sabat disse...

O Primeiro Silent Hill é o melhor.
Fiquei fissurado neste game quando foi lançado! Atmosfera ÚNICA!! Fiz os 5 finais, incluindo o final alienígena XD quê que é aquilo ahUAHUhauH

Gueibs ManoMona disse...

Silent Hill possui a ambientação sonoro mais aterrorizante do Mundo. Realmente da medo. É impressionante. Muito Bom!

Cosmão disse...

Lembro como se fosse hoje a cena inicial que a câmera toma ângulos sinistros, é de arrepiar esse início do jogo! Acho que nunca vi uma tomada de câmera tão bacana pra um jogo de terror como essa!

Silent Hill é uma incógnita em minha vida. Sempre gostei, joguei, mas nunca terminei. O máximo que consegui foi ir até a metade do primeiro game e ficar perdido no maldito hotel do segundo...

Anônimo disse...

Eu tenho o 2, 3, 4, 5 eo shatered memories.
2: não achei muito legal por causa da camera.
3: É um dos melhores , o que estrago nele foi os monstros toscos.
4:O começo é interessante mais começa a ficar chata a historia sem sentido.
5:Este é muito bom o que atrapalha e a troca de mundo que é feita bem diferente dos outros.
shatered memories: este sim é perfeito pq no decorrer da historia vc monta a propria historia! o ponto ruim é so ter um tipo de monstro que se muda sozinho no decorrer da historia, achei bom não haver a presença de armas pq deicha o jogo mais de raciocinio, e os sustos são legais . Ex: dá para vc regular como vai abrir a porta pra vc ver monstros. ( uma vez eu tava abrindo a porta ai vi um monstro ai eu fechei a porta quando fechei a porta tinha outro atras de mim, eu levei o maior susto que ja tinha tido em todos os silent hill, tbm por que nos outros vc já ta com a arma ai vc ve o monstro e vai lá detona-lo, neste não vc só ta correndo dos monstro e a cada porta que abre pode correr o risco de levar um susto, maior que o outro :D)

Eu disse...

Eu sempre quiz ter o silent hill 1, mais entretanto hj em dia e dificil de achar, todos falam muito bem dele mais é dificil ter jogo que me agrade, eu me considero um critico em cada detalhe do jogo, tipo eu acho todos resident um bando de merda, o terror é bom mais a historia é uma coisa despresivel, devil my cry ( alguma coisa assim, não fiz questão de lembrar o nome desse jogo patetico)esse jogo e tão ridiculo que até jogo de criancinha é mais interessante! Esses jogos de teeror pulam fora dos limites, Silent Hill pula tbm mais do geito que ele pula fora dos limites o deicha mais interessante, pq tudo de mais não presta, e o silent hill não é tão absurdo( silent hill é absurdo mais a historia que ele tem faz esse absurdo ficar muito bom e quanto mais melhor) comparado com josgos que se ve por ai.

Dremaster disse...

esse jogo merece nota 10, levava altos sustos, nao cheguei a zerar, pq cagava muito, e so jogava quando meu irmao tava perto kk, tinha 10 anos, dai acabei vendendo o play 1, mas sem duvida o melhor da serie, o 2 tbm é bonzinho. o 4 é ruim.

Lopes disse...

Mermão, eu tremia nas bases por causa desse jogo. Terminei uma vez e nunca mais joguei. hehehe Mas por incrível que pareça, vendi meu PS e ainda tenho o CD de Silent Hill. :)

Postar um comentário