[Tutorial] Emulador do N64: Project64

quinta-feira, 23 de setembro de 2010 Postado por Tristan.ccm

Esse é o mais popular emulador para o Nintendo 64, devido a suas inúmeras qualidades e de ter vários recursos. Porém, uma grande parte desses recursos (como a aplicação de texturas que melhoram os gráficos dos jogos) requer que o usuário esteja familiarizado com os comandos desse emulador. Como o objetivo de nossos tutoriais é dar ao usuário iniciante uma visão detalhada das características básicas do emulador, não entrarei em detalhes sobre essas "configurações avançadas" (mesmo porque isso iria requerer uma postagem maior que as do Azrael!).
Bem, vamos ao tutorial: como qualquer programa do Windows, o Project64 têm uma barra de menus em sua parte superior, e iremos começar por ela:

Menu Arquivo


Abrir ROM (Ctrl+O): Abre uma janela que permite abrir qualquer ROM que você tenha em sua máquina, mesmo que ela não apareça na lista de jogos. Basta navegar pelas pastas, selecionar a ROM e clicar em "Abrir"
Terminar Emulação (F12) (disponível somente durante o jogo): Termina o jogo atual e volta para a lista de jogos. Use com cuidado, pois se não salvar o jogo perderá o progresso.
Idioma: Permite que você escolha o idioma que preferir nos menus do jogo. Não afeta os itens do menu Ajuda, que são sempre em inglês, nem o texto dos jogos.
Escolher o diretório de jogo (disponível apenas na lista de jogos): Permite que você escolha a pasta cujos jogos aparecerão na lista. Basta escolher a pasta onde você salvou suas ROMs e clicar em OK. Todas as ROMs desta pasta serão listadas automaticamente na lista de jogos.
Atualizar lista de ROM (F5) (disponível apenas na lista de jogos): Se você adicionou alguma ROM à pasta que usa na lista de jogos, use esta opção, caso contrário ela não fará parte da lista. Se uma ROM tiver sido apagada, essa opção a fará sumir da lista.
Lista de últimas ROMs: Aqui, você verá as últimas ROMs que carregou. Muito útil pra jogar de novo aquele jogo que você acabou de jogar e está lá embaixo na lista. Basta clicar no jogo desejado e ele abrirá automaticamente.
Sair/Saída (Alt+F4) Fecha o emulador e volta para o Windows.

Menu Sistema (disponível somente durante o jogo)


Reiniciar (F1): Reinicia o jogo. Qualquer dado não salvo é perdido.
Pausar/Retornar (F2): Aperte uma vez para pausar o jogo. Aperte novamente para que ele continue rodando. Muito útil se você precisa pausar e o jogo não permite no momento (durante uma cutscene que roda sozinha, por exemplo)
Salvar (F5): Salva seu progresso, criando automaticamente um save.
Recarregar (F7): Inicia a emulação a partir do save que você criou com a opção anterior.
Estado salvo atual: Seleciona o slot em que você salva seu jogo. Se você criou ou quer criar mais de um save, deve primeiro selecionar o slot correto antes de salvar ou recarregar. Cuidado com essa opção, pois criar um save num slot já usado apaga imediatamente e sem aviso o que estava salvo no slot. Cada ROM oferece 10 slots para salvar seu progresso, que são gravados em arquivos com extensão .PJ0 a .PJ9
Cheats (Ctrl+C): Abre a janela de Cheats (trapaças).



- Para habilitar um cheat, marque o quadrado antes do item. Selecionando um cheat, um texto em inglês explicará seu efeito.
- Geralmente o sistema do Project64 já tem uma lista de cheats para cada ROM, mas se não houver nenhum na janela (ou não tenha um que você conheça / achou na net), você poderá adicionar cheats clicando com o botão direito do mouse numa área vazia da janela e clicando em "Adicionar novo Cheat". Para isso funcionar, você deve desmarcar a opção "Esconder configurações avançadas" na aba Opções do menu Configurações (veja na seção "Opções" abaixo)
- Se você marcou muitos cheats e o jogo ficou todo bugado, use o botão "Desmarcar todos" para desligar todos os cheats.
- Alguns cheats tem uma flecha ( => ?) ao lado. Isso indica que la tem mais de um efeito. Para selecionar / mudar o efeito, clique duas vezes no cheat, escolha o valor e clique em OK.
Botão GS (F9): O Game Shark do N64 tinha um botão que acionava certas opções de trapaça em alguns jogos, e esta opção serve para acionar este botão, ou seja, só é útil pra quem usa cheats. Geralmente o cheat da janela anterior têm no texto explicativo o efeito desse botão no jogo.

Menu Opções


Tela Cheia (Alt+Enter) (disponível somente durante o jogo): Alterna entre a exibição do jogo em janela ou tela cheia. Para voltar à exibição em janela, basta apertar Alt+Enter novamente.
Configure Plugin Gráfico: Permite alterar várias coisas nos gráficos do jogo, como a resolução dos modos Janela e Tela Cheia, brilho da tela e o uso de texturas nos jogos. Recomendo que não mexa muito aqui se não for um usuário avançado, pois pode gerar slowdowns e alguns jogos podem acabar travando em tela cheia ou em janelas de tamanho maior.
Configure Plugin de Áudio: Altera o volume com o qual o som do jogo será enviado para as caixas acústicas. Tirando isso, não há muita utilidade nesse menu, pois as outras opções não geram alterações significativas no som do jogo.
Configure Plugin do Controlador: Aqui você configura seu teclado ou joystick para usar as opções do jogo. Cada aba dessa janela representa um dos 4 controles:



- Apertando o botão ao lado de cada opção, você terá 6 segundos para escolher uma tecla do teclado ou joystick correspondente, do contrário o programa manterá a opção anterior.
- Se for usar um joystick, plugue-o antes de abrir o emulador e marque a opção "USB Joystick" na parte Game Device.
- Para que o jogo reconheça o joystick referente a aba que você está configurando, deixe marcada a opção "Controller is plugged in", e ao lado você pode escolher o que estará plugado no joystick: None (nada), Memory Pack (expansão de memória, requerida por alguns jogos) ou Rumble Pack (vibração, só disponível em joystick).
- Na parte de configuração do Analog Stick, a barra Range permite que você indique a taxa com a qual a alavanca será movida (útil para jogos que exigem movimentos mais delicados da alavanca, como por exemplo na mira do Hookshot de Zelda Ocarina of Time).
- O botão Defaults redefine todas as teclas para o "original de fábrica", a opção Save Profile permite que você salve a configuração atual de botões, e a opção Load Profile carrega essa configuração salva.
Configurações (Ctrl+T): Aqui, temos duas abas: Plugins, onde você pode alterar os plugins gráficos, de áudio e de controle (procure não mexer aqui, ou poderá travar sua emulação); e Opções, com quatro itens:


- Pausar emulação quando a janela não estiver ativa? : marcando essa opção, o jogo pausa assim que a janela não estiver ativa (abrindo outra janela, minimizando, etc.), voltando a rodar quando ela estiver ativa. Se desmarcar, anenas a opção de pausa (F2) irá parar o jogo, que fica rodando independente do que estiver sendo executado em paralelo. Se você é daqueles que joga e fala no MSN ao mesmo tempo, por exemplo, deixe marcado.
- Ao carregar ROM ir para Tela Cheia: se estiver desmarcado, o jogo sempre começará em formato janela. Se você prefere jogar em tela cheia, marque, porém se precisar do menu vai ter que usar Alt+Enter.
- Lembrar cheats selecionados: se estiver desmarcado, você terá que remarcar os cheats sempre que recomeçar a jogar, e isso se aplica até mesmo aos save states. Portanto, se você usa cheats, deixe marcado.
- Esconder configurações avançadas: recomendo que você deixe marcado, pois se desmarcar irá habilitar uma série de funções que ou são pouco úteis ou só são boas para usuários avançados, podendo gerar problemas.

Menu Ajuda


Manual do Usuário: Um Manual de Instruções do emulador, porém só em inglês. Se você manja do idioma, recomendo que leia, pois pode achar várias informações e tirar dúvidas sobre o Project64.
FAQ do jogo: Também em inglês, é um FAQ (perguntas e respostas) sobre o Project64 e sobre vários jogos (na aba Games). Também têm uma lista de jogos que não são emuláveis (unsupported)
Support Forum: Redireciona você para o forum do EmuTalk.net sobre o Project64 (novamente em inglês). É necessário fazer login para participar.
Homepage: Te envia para o site http://www.emulation64.com/, o que não é lá muito útil, pois sua última atualização foi em fevereiro de 2009.
Sobre o Project 64: Mostra informações sobre os programadores que desenvolveram o Project64. Adivinhem o idioma!


Vejamos, agora, a parte que mais nos interessa: como utilizar a Lista de Jogos!


Para carregar qualquer jogo da lista, basta clicar duas vezes nele. Porém, é bom dar uma olhada nos itens que ela exibe, principalmente se você acabou de baixar a ROM:
Nome Good: Nome do jogo e versão da ROM
Status: Se estiver escrito "Compatible", pode jogar tranquilamente. Se não, não rode a ROM, pois ela pode estar com defeito ou não ser suportada pelo emulador.
Notas (Core): Exibe informações complementares sobre a ROM, como por exemplo:
- high system requirement: a ROM só vai rodar com qualidade se sua máquina for muito boa (ou seja, placa de video potente, processador moderno, etc.). Se seu micro for mais antigo, isso pode indicar que o jogo pode ter problemas pra rodar, como slowdowns e bugs gráficos.
- (see GameFAQ): existe alguma coisa que pode atrapalhar a emulação nesse jogo, as informações estão no FAQ do jogo (menu Ajuda).
Notas (plugins padrões): exibe informações adicionais sobre a emulação do jogo que o programador julgou necessárias, como bugs de vídeo. Geralmente te manda olhar no FAQ do jogo para saber detalhes.


Bem, assim como o P.A., também sou um ser humano passível de erros. Faltou alguma coisa? Falei alguma besteira? O botão de comentários está aí, use-o à vontade!
Tchau e até o próximo post!
Plataforma: , ,


13 comments:

JPPaes disse...

Eu também sou humano e naum sei se tem algo errado, mas na minha opinião de fã de N64 e PJ64 eu digo que tá ótimo! Nunca usei nenhum outro emulador e tenho várias versões! Acho que, sim, tá tudo certo!

Vlw!

Anônimo disse...

Ficou muito bom Tristan, muito obrigado, tenho certeza de que muitos poderão usufruir melhor deste emulador com seu tutorial!
Se me permite, poderia pedir para que seu próximo tutorial fale sobre o Kega fusion, ou outro emulador de Mega drive? Digo isso pois até hoje, não consegui deixar o formato da tela com aspecto original, como no ZSNES (no caso seria DR Full screen)
Valeu, abraço

Tristan.ccm disse...

Blz anônimo, pode deixar que eu farei o tutorial do Kega, mas tenho uma resenha pra terminar primeiro. Aguarde e confie!

Nostalgames disse...

Muito Bom o tutorial mano!

Bone disse...

Tá excelente esse tutorial tristan,ficaria agradecido se tivesse mais tutoriais como esse de outros emuladores,como esse kega fusion que nosso amigo citou acima,valeu e abraços!

Anônimo disse...

Sabe me informar como faço para jogar com 2 teclado??

ja configurei e consegui jogar pokemon... a dificuldade so esta no jogo de mario kart e outros... pois esta travando ... Antes eu usava teclas diferentes...

é possivel deixar as teclas do teclado igual... e jogar sem mover o player do oponente??

Obrigado.

Anônimo disse...

Muito bom o tuto... mas cara eu nunca joguei n64 então pode me dizer o que serve cada botão?


Obrigado

VUK disse...

PERFEITO!!!

AINDA NÃO VI UM EMULADOR MELHOR QUE ESSE!!

VLW PELAS DICAS AJUDOU BASTANTE!

wallace disse...

Não tem como eu configurar os controles com mais clareza??? tipo na tela aparecer a figura do controle ai eu apertava o X, O triangulo, o quadrado, o bolinha tipo assim??? não da?

Unknown disse...

Tá tudo muito bom, mas tenho uma pergunta. Porque meu computador reinicia quase sempre quando vou carregar um jogo?

Unknown disse...

Muito obrigado cara, comprei um Joystick e tava querendo ativar a vibração dele, nunca imaginei q era no Rumble pak kkkk Adorei o tuto ;) Sucesso aew

trueex26 disse...

Alguem poderia me ajudar? Existe uma forma de tramserir os saves do PJ64? Ele cria uma pasta de saves em algum lugar? Gostaria de jogar no meu cel e qndo chegar em casa, continar no PC. Acha que isso é possível?

João disse...

Se pode me ajudar quando aperto o start o 2 vezes o emulador fecha sozinho

Postar um comentário