Super Mario Bros 3 (NES)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010 Postado por P.A.


Gênero: Ação / Plataforma


Fabricante: Nintendo


Lançamento: 1988


Jogadores: 1-2 players





Pra quem já leu meu Top dos melhores jogos do NES, já sabe muito bem o que eu penso à respeito de Super Mario Bros 3! E talvez seja uma opinião quase que unânime entre os jogadores, afinal SMB3 levou o encanador bigodudo aos céus, literalmente...

Depois de salvar toda a indústria de jogos com o primeiro jogo, Super Mario amargou uma certa repulsa dos jogadores pelo seu segundo jogo onde tínhamos que arrancar legumes do chão e atirá-los contra inimigos. O segundo jogo mudou totalmente a forma de jogar da série, mas vejam vocês, eu adoro o segundo jogo! Mesmo sendo tão diferente, não acho que fique devendo em nada aos outros, no quesito diversão. Mas em Super Mario Bros 3, a Nintendo resolveu voltar às origens e trouxe de volta o gameplay que consagrou Super Mario! Mas é claro, adicionou inúmeras novidades fantásticas...

No jogo, Mario e Luigui tem que salvar o Mundo dos Cogumelos dos sete filhos de Bowser que roubaram cetros mágicos dos reis e os transformaram em criaturas bizarras. Os irmãos Mario precisam recuperar os cetros e devolvê-los aos reis para que eles voltem ao normal... Isso tudo não passa de uma distração para os irmãos Mario ficarem ocupados enquanto Bowser aproveita pra sequestrar Peach mais uma vez!

Super Mario Bros 3 talvez seja um dos jogos mais bonitos do console. Seus gráficos são coloridos,detalhados e com personagens de tamanho grande na tela e que possuem uma animação muito suave e fluida. Os cenários estão muito bonitos também e cada mundo possui uma temática diferente o que torna tudo mais agradável e com uma grande variedade de cenários belíssimos...

Como sempre, na parte sonora Super Mario dá um show! As músicas memoráveis e que grudam na cabeça por muito tempo depois de jogar se fazem presente mais uma vez e o jogo não deve em nada ao seus antecessores! Cada mundo tem seu próprio tema e todos foram muito bem produzidas, assim como os temas nos navios voadores dos chefes que substituiram os castelos nessa versão.

A primeira novidade que se nota no jogo é que agora ele possui um mapa por onde o jogador pode andar e escolher o level que quer jogar. Uma coisa estranha é que não é possível jogar novamente uma fase que já tenha sido superada... Além das fases comuns, existem no mapa os castelos menores com sub-chefes e no final o castelo do rei, porém agora as fases não são mais nos castelos! Agora Mario vai para um navio voador cheio de armadilhas e no final dele enfrenta um dos filhos do Bowser. Existem ainda lugares no mapa onde você pode conseguir itens extras e mais vidas.
Como você pode passear pelo mapa a vontade, em alguns momentos não é necessário percorrer todas as fases, podendo assim evitar alguns levels do jogo.
Outra novidade é o inventário do jogo. Você pode pegar itens e guardar no inventário pra ajudá-lo durante o jogo; porém, só é possível abrir o inventário no mapa e então utilizar o item.
E falando dos itens, Super Mario Bros 3 apresenta os clássicos itens dos jogos anteriores como Cogumelo, Flor de Fogo e Estrela e conta ainda com muitos outros itens! Agora Mario conta com a Raccon Leaf, Tanooki Suit, Frog Suit, Hammer Brother's Suit e muitos outros.

Os controles estão excelentes como de costume. Com um botão você pula e o outro serve pra executar ações como correr ou atirar bolas de fogo, por exemplo. Enquanto estiver no mapa um botão serve pra abrir o inventário e outro pra usar o item e entrar nas fases. Como dito anteriormente, Mario agora ganhou várias habilidades com os novos itens e uma delas é voar por alguns segundos. Para isso, enquanto estiver com a Raccon Leaf ou com a roupa de Guaxinim (Tanooki Suit), basta correr até que a barra vermelha se encha e saltar. Se ficar apertado o botão B repetidamente, Mario poderá planar durante o vôo.

A dificuldade se mantém na média, aumentando conforme você vai progredindo no jogo. Vale lembrar também que o jogo é bem longo, sendo que possui oito mundos diferentes com várias fases e muitos segredos para serem desvendados!

Super Mario Bros 3 foi relançado pra Super Nintendo na coletânea Super Mario All-Stars que trazia os jogos de NES pro console de 16 bits com gráficos melhorados! SMB3 ainda ganhou uma versão pra Game Boy Advance intitulada de Super Mario Advance 4!


NOTA FINAL: 10
SUPER MARIO BROS 3 TROUXE VÁRIAS NOVIDADES, QUE VIRIAM A SER UTILIZADAS EM JOGOS POSTERIORES... E FORAM ESTAS NOVIDADES QUE FIZERAM SUPER MARIO BROS 3 SER CONSIDERADO O MELHOR JOGO DO NINTENDINHO!
Plataforma:


9 comments:

GORDON FREEMAN disse...

EU TIVE A GRANDE OPORTUNIDADE DE JOGAR ESSE JOGO,LÁ EM 2004,QUANDO UM EX-VISINHO MEU DEU O NES(SEI QUE É DIFICIL DE ACREDITAR,MAS É VERDADE)PARA MIM PORQUE ESTAVA COM DEFEITO E ACHAVA QUE NÃO PRESTAVA MAIS,MAS ERA SÓ A QUANTIDADE DE POEIRA QUE QUE IMPEDIA ELE DE FUNCIONAR.ELE VEIO COM 2 CARTUCHOS:UM DE CORRIDA DE CAMINHÕES E O OUTRO DO MARIO BROS 3,EM ÓTIMO ESTADO E AINDA VINHA COM UMA CAPINHA PRETA DE PLÁSTICO DA NINTENDO PARA GUARDAR O CARTUCHO.FOI UM GRANDE JOGO QUE JOGUEI E EXPLOROU TODA A CAPACIDADE DO NES E ATÉ HOJE É UM DOS MELHORES JOGOS PARA SE JOGAR,E ISSO QUE EU JA HAVIA JOGADO O SUPER MARIOWORLD DO SNES,O QUE PROVA QUE ATÉ PARA OS PADRÕES DE HOJE, MARIOBROS 3 MANTÉM SUA ALTA QUALIDADE!IMPERDÍVEL E INESQUECÍVEL!

Anônimo disse...

Lançamento em 1988 - no Japão!!

Nos EUA em 1989, por aqui chegou em 1990 e tive a felicidade de comprar um piratão que vinha com cheat embutido

Fabiano Pires disse...

Tinha uma versão do Mario 3 onde quando você chamava o inventário e apertava SELECT, podia escolher qualquer item que desejasse! Desnecessário dizer que eu me vingava das tartarugas arremessando martelos nelas, e nas fases mais difíceis botava uma P-Wing e passava voando pela fase toda ...

Marcel Santana disse...

ótimo jogo, viciante e obrigatório para os amantes da série

Lucas Arreguy disse...

Excelente post P.A...muito bom mesmo...resumiu bem o SMB3, que eu considero o segundo melhor Mario de todos os tempos(o Mario Galaxy é impecável)

Excelente post

ps:O link do lado do meu nome é um blog de um trabalho de escola.Postem comentários lá

Lucas Fraidenberges disse...

É até difícil falar de Mário, é um clássico, unanimidade, e como todos sabem, salvou a industria dos games. SMB3 então, ficou incrível. mas mudando um pouco de assunto, eu gostaria de ver um review de Clock Tower: The First Fear, é o único jogo do SNES que realmente me deu medo e vontade de desligar o console... não sei se pode fazer pedidos, mas fica ai o meu. até mais e parabéns pelo blog, já esta no meu favoritos a 1 ano.

darkest disse...

eu cmo tbm ja pude zerar esse game.
e so vou discordar d um ponto da excelente materia p.a.,
o jogo tem uma difi de media a alta.

vixeee

e q bonito q ele é em?
abçs, fuizz!

P.A. disse...

@Tassio Bruno

Ah sei lá, eu sempre achei o jogo bem tranquilo nos primeiros mundos. Aí começa a dificultar aos poucos, sendo os últimos meio chatinhos, mas não tanto... Mas acho que deve ser porque sou mto viciado no jogo então!

Postar um comentário