Parodius: Non-Sense Fantasy (SNES)

quarta-feira, 22 de junho de 2011 Postado por Tristan.ccm

Gênero: Shoot'em Up / Ação

Fabricante: Konami

Lançamento: 1992

Jogadores: 1-2 players simultâneo



 

Muitas vezes, o segredo do sucesso de um jogo não é ele ser levado a sério, mas justamente o contrário. E se tem um game onde absolutamente NADA deve ser levado a sério, esse é Parodius! Desde 1988 o game fazia sucesso nos arcades e no mítico MSX, e quatro anos depois a série veio para o 16-bit da Nintendo com a mesma maluquice que se tornou sua marca registrada.

Como o próprio nome já diz, Parodius é uma paródia de Gradius, um dos shooters mais famosos da Konami. Além da clássica nave de Gradius, a Vic Viper, você pode usar nesse game "naves" como Pentarou (o pinguim do game Antartic Adventures e quase um mascote oficial do MSX), Twinbee (nave de um shooter vertical de mesmo nome, também do MSX) e Octopus (um polvo criado especialmente para a série, mas que já foi até chefe de fase num game da série Goemon). As fases também são cheias de referências a games da Konami, como Castlevania, Sunset Riders e Contra, e incluem piadas diversas, como um chefe de fase 100% capitalista ou um polvo gigante flagrado no meio do banho.

A trilha sonora do jogo é um capítulo à parte: ao invés de batidas eletrônicas como a maioria dos games, Parodius usa remixes de música erudita, como "O Quebra-Nozes" de Tchaikovsky e "Guilherme Tell" de Rossini. Pra quem acha música clássica chata, certamente sua opinião vai mudar depois de jogar esse game!

Parodius rema contra a maré, procurando fazer o menor sentido possível. E esse é justamente o segredo de seu sucesso. Um game muito divertido, prazeroso de se jogar e dono de um bom humor único. Seja no emulador ou no remake do PSP Parodius é um game que todo jogador merece conhecer. Até mesmo os ranzinzas que infelizmente proliferam por aí, quem sabe esse jogo consegue arrancar um sorriso deles?


NOTA FINAL: 9,5
PARODIUS É O SHOOT'EM UM MAIS PIRADO QUE JÁ EXISTIU. UMA PENA QUE A ATUAL GERAÇÃO SÓ GANHE REMAKES, POIS ESSE É UM DAQUELES JOGOS QUE FAZEM FALTA HOJE EM DIA!
Plataforma:


5 comments:

Pedro @ Quero Jogar disse...

Tem toda a razão, jogos destes fazem falta hoje em dia

Marcel Santana disse...

Esse jogo é massa. Conheci através de um amigo e joguei um final de semana inteiro. As músicas são bem sacadas mesmo. Vale a pena conferir pra quem não conhece

Cosmão disse...

Preciso rejogar isso qualquer dia.

Melhor, preciso pegar a versão do PS1 que dizem ser a melhor!

Adoro a série Parodius, infelizmente é mais uma que ficou pra trás...

Gilmarzinho disse...

Sempre ouvi falar deste jogo, mas nunca joguei.

Sou muito fã do Gradius e do MSX. Vou jogar hoje!!
ehhehe

Valeu pela dica.
Té.

metallanjo disse...

o melhor jogo que ja existiu foi esse...

Postar um comentário