Mighty Morphin Power Rangers (Mega Drive)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011 Postado por Tristan.ccm


Gênero: Luta


Fabricante: Sega / Banpresto / Bandai


Lançamento: 1994


Jogadores: 1 a 2 players versus





Seriados japoneses de super-herois (os famosos Tokusatsus) sempre foram famosos no Brasil graças à finada Rede Manchete. Eu era um dos que voavam da escola pra casa só pra ter tempo de assistir Jaspion, Changeman & cia. Lembro que gostava muito de Jaspion e de Jiraya, não era muito fã dos Changeman pois achava chato aquele grupo de cinco herois, cada um era de um jeito (tinha o fodão do time, o metido a engraçado, a mocinha que todo mundo se apaixonava e por aí vai).

O tempo passou, a Manchete faliu e os seriados japoneses sumiram por um tempo. Eis que os EUA decidem seguir os passos dos japoneses e lançam uma versão americanizada de Kyōryū Sentai Zyuranger, trocando apenas as cenas dos heróis sem fantasia mas mantendo as cenas de batalha: surgem assim os Power Rangers, que marcam o retorno dos Super Sentai ao Brasil. Entre a morte da Manchete e o advento dos Rangers eu ganhei uma prima que logo ficou fã do grupo, e de tanto que ela insistiu eu resolvi assistir aquilo que antes eu achava uma reles cópia dos antigos Changeman. E não é que eu gostei daquilo? Pena que, após o início da segunda temporada, a série pra mim perdeu o brilho. Eu gostava do estilo dúbio do Ranger Verde, que era inimigo e passou a aliado. Ele ter virado Ranger Branco pra mim foi o fim, pois aquele negócio de "ele usa energia maligna pra fazer o bem" foi pro espaço. Minha prima seguiu sozinha com os Rangers e eu nunca mais acompanhei um seriado japonês.


Durante minhas garimpagens no Google, descobri que vários consoles receberam games baseados no seriado. Porém, o mais famoso é inspirado justamente na segunda temporada, justo a que eu não gosto. Mas nem tudo estava perdido, pois encontrei para o Mega Drive um game de luta inspirado justamente na primeira temporada. Embora vários consoles tenham recebido games dos Rangers (caso haja interesse posso fazer o review da versão de SNES, que é beat'n up), cada jogo é bem diferente, por isso decidi me focar no game de luta, lançado pra Mega Drive. Vamos ao jogo:

Como todo game de luta, Power Rangers tem dois modos, um modo história para um jogador e um modo versus. No modo história, o enredo é o mesmo do seriado: a maligna Rita Repulsa tenta dominar a Terra com monstros criados pelo seu leal ajudante Finster. Cabe ao grupo de jovens recrutado pelo alienígena Zordon, os Power Rangers, combater a ameaça. No começo de cada luta você escolhe um dos Rangers e parte pra cima do monstro. Após derrotá-lo, Rita Repulsa usa seus poderes para revivê-lo e deixá-lo gigante, e aí é a hora de invocar o robô Megazord para destruir de vez o inimigo. No modo versus é o de sempre, cada um escolhe um personagem e uma arena, e daí pra frente é só porrada. Porém, no modo versus não dá pra fazer um herói enfrentar outro, ou é vilão contra vilão ou é herói contra vilão, mas dá pra jogar com o chefão final (um apelão dos infernos chamado Cyclopsis) sem precisar de códigos, bom sinal.

O esquema das lutas no versus é o clássico "melhor de três", mas o modo história não perdoa ninguém: se você perder um único round, terá de começar tudo de novo! A ordem das batalhas também tenta seguir o seriado, inclusive com uma luta contra o Ranger Verde e seu robô Dragonzord (vencendo, ambos ficam jogáveis). Os golpes aqui são fáceis de executar, todos seguindo a "escola Street Fighter" (como diria a titia do GLStoque), porém enquanto alguns são muito eficientes (como o "pastor pilão" do Ranger Preto) outros são difíceis de executar, mesmo com o controle usando apenas dois dos três botões (A é golpe fraco, B é golpe forte). Mesmo com isso, os comandos respondem bem, dá pra aplicar combos mesmo jogando no Dingoo (que é famoso por dificultar as coisas nesse quesito).

No quesito som, o jogo não faz feio, pois as músicas do seriado estão bem executadas pelo chip FM do Mega e cada personagem tem voz própria. Além disso, tirando o som da pistola, os efeitos sonoros são bem feitos. Os gráficos também são bons, tanto durante as lutas quanto nas cutscenes, feitas com fotos retiradas do seriado, algumas até com uma certa animação incorporada. O menu Options permite regular, entre outras coisas, a dificuldade do jogo no mesmo estilo do primeiro Street Fighter, indo de 1 a 9 e com a dificuldade progredindo exponencialmente (se você conseguir derrotar o Cyclopsis no nível 9 de primeira, aceite meus parabéns). Porém, ao contrário do já citado jogo da Capcom, é possível ver o final do jogo mesmo na dificuldade mais baixa. Some isso ao modo história ser bem curto (cinco lutas até o chefe final) e o fator replay do jogo acaba bem prejudicado. Com isso, somado ao fato do modo versus ser meio "capado", o jogo acaba agradando mais aos fãs dos Rangers do que aos fãs da pancadaria virtual. Considerando que foi um jogo feito para os primeiros, Power Rangers cumpre o que promete.



NOTA FINAL: 8,0
APESAR DE SER MENOS FAMOSO QUE SEUS PARES, O GAME DO MEGA É UM BOM JOGO DE LUTA. INDICADO PARA QUEM GOSTA DOS POWER RANGERS ORIGINAIS (NADA DE NINJA STORM, MISTIC FORCE E O CARALHOAQUATRO).
Plataforma:


12 comments:

Gueibs ManoMona disse...

Gostei muito da historinha da prima, me fez lembrar da minha infância... primos sempre lembram os Power Rangers, não é verdade? Quem nunca brincou de rangers com os primos?
...
Ai que alívio... achei que era só eu que achava o Tommy muito melhor como ranger verde. Adorava o fato dele controlar o Drangonzord com a flauta. Um Luxo! E ainda ficava torcendo para ele junta com o Megazord dos outros e quebrar tudo. Acho que isso só aconteceu umas 3 vezes e para mim são o melhores episódios. Sem falar naquele em que ele empresta o 'escudo' para outro ranger para poder salvá-lo. Enfim, ranger verde rules!
...
Eu joguei esse jogo no emulador e gostei bastante dele. Só achava meio capado por já ter conhecido o de SNES, mas mesmo assim me diverti. Agora que você falou, me lembrei o quanto esse negócio era difícil. Puta que pariu!

A trilha da série é muito boa... deu até vontade de procurar pelas mp3 e colocar no celular de tanta nostalgia.

Você me perguntou o que eu achei. O texto ficou execelente, direto e eficiente. Arrasô! Também não tinha como errar, né? Pára... eu fui citado. Quer mais luxo que isso?

Adoro influenciar!
Adorei o post. Tá de parabéns!

Gosto muito quando surgem textos de jogos que não são óbvios. Arrasô denovo!

Valeu!

P.A. disse...

Simpatizo com você... Também não sou fã dos Power Rangers que ficam lançando por aí. Talvez só o primeiro seja realmente "assistível"!

E só uma pergunta, num tem esse jogo pra SNES também?
O nome é o mesmo, mas não cheguei a jogar nenhum dos dois pra saber se é a mesma versão.

Tristan.ccm disse...

@P.A.

Tem sim, mas apesar do nome ser o mesmo o game de SNES é um beat'en up, não tem nada a ver com o do Mega (até onde eu joguei ele não tem robôs, por exemplo, e dá pra jogar com os Rangers sem uniforme). O jogo de luta dos Ranges pra SNES é o Power Rangers Fighting Edition, e é baseado na segunda temporada (incluindo o Ranger Branco sem sal)

@GLStoque

Eu tbm achava muito foda a invocação do Dragonzord usando a flauta. E o legal desse jogo é que nele tem essa cutscene! Green Ranger Rulez!

Azrael_I disse...

Tristan, o game do Snes é sim um Beat n'Up, mas tem duas coisas:

- Não tem o Ranger Branco(e acho que não tem o Verde tb), só dá pra jogar com os cinco Power Rangers(Vermelho, Azul, Preto, Amarela e Rosa) da PRIMEIRA temporada(inclusive, o primeiro chefe é o primeiro monstro que os Rangers enfrentam no seriado, um esqueleto de chapéu igual o do Chakan.

- Faz muito tempo que joguei(muito tempo MESMO), mas pelo que me lembro é possível jogar com o Megazord, na última fase(apenas na luta contra os dois últimos chefes, sendo que, aliás, o último é o tal do Cyclopsis).

Agora o que eu acho engraçado é que tanto Mega quanto Snes tiveram games baseados no filme dos Power Rangers(esses sim, na época do Ranger Branco); o mais estranho é que os dois jogos são COMPLETAMENTE DIFERENTES(e a versão de Mega é bem mais fiel ao filme). Além disso, andei investigando e descobri que, além de Mega e Snes, também foram feitos jogos da primeira temporada de Power Rangers para Game Gear, Sega CD e Game Boy(todos diferentes uns dos outros)! É, Power Ranger já fez sucesso mesmo, quem diria isso hoje em dia...

E acho que sou o único aqui no Museum que assistiu quase todos os episódios(mas só até a série Turbo, não vi aquela merda de Power Rangers no Espaço), mais a série Lightspeed Resgate(pow, era legal!), Força do Tempo(lixo), Tempestade Ninja(na verdade tá reprisando, na Band), Dino Trovão(bosta maior, exceto o episódio 500, em que o Tommy, o Ranger Verde/Branco original, conta TODA a história dos Rangers), SPD(mais fraco que sopa de água!), mas parei de vez quando vi uns dois episódios da grande merdona que foi Força Animal.

Por outro lado... to curioso sobre a nova temporada, Power Rangers Samurais, que parece não ter sido produzida pelos antigos diretores da Saban(que foi comprada). Será que é digerível(mesmo eu, que sou capaz de digerir granito, tenho meus limites...)ou será que vai me causar indigestão que nem Força Animal?

Azrael_I disse...

"Sem falar naquele em que ele empresta o 'escudo' para outro ranger para poder salvá-lo. "

Bom, Gabriel, dá ser mais específico? Está falando do episódio em que o Tommy empresta o escudo ao Zack(Ranger Preto) pra ele derrotar um monstro ou do episódio em que ele dá o escudo ao Jason(Ranger Vermelho) porque a Rita tinha encontrado um jeito de anular os poderes dele? Essa época foi legal, pq o Jason ficou com o poder de dois rangers por um tempo, e ele é quem chamava o DragonZord(usando a flauta adaga!)

E mais, não foram só dois ou três episódios, mas pelo menos uns dez, em que o DragonZord se fundiu com o MegaZord, mas mais legal ainda foi na época em que eles conseguiram mais um Zord extra, o Titanus, e fundiam todos os Zords com ele.

Tristan.ccm disse...

@Azrael

Tu deve ter um estômago melhor que o de um avestruz pra ter digerido coisas como o Lightspeed e o Tempestade Ninja. Eu digo e repito: Power Rangers bom foi o primeiro e mais nenhum. O fim do Ranger Verde pra mim foi o fim dos Rangers.

E o Power Rangers do SNES é exatamente como vc falou, parei na 5ª fase dele pq tem umas coisas meio estranhas: além de não ter Ranger Verde, os Rangers quando "morfam" ficam todos iguais, até mesmo a delicinha da Kimberly fica musculosa, coisa que no jogo do Drivo não acontece. Ver uma gata daquela virar um gorila musculoso não dá!!!!

Azrael_I disse...

Hehehe, eu não disse que os citados foram bons(exceto o Lightspeed; fazer o que, eu achava legal, exceto o Megazord deles), os demais eu assisti mais por falta de coisa melhor mesmo(sou um saudoso da Manchete, com estômago de cabrito)... mas eu detestei Força Animal, ô roteiro bisonho! Eu assino embaixo, o único Power Rangers que MAIS OU MENOS prestou foi mesmo o primeiro. Teria sido melhor se tivessem exibido ZyuRanger original(ou o filme do Pelé...). Depois disso, a qualidade foi pro lixo(embora tenham conseguido melhorar um pouco em Lightspeed, cujo roteiro era melhor do que a série japonesa original, GoGo V, depois disso a qualidade despencou de vez).

De Grátis disse...

Eu também achava que fosse a única que gostava do Tommy verde. Depois que virou o branco, foi o fim... Esse seriado lembra muito a minha infãncia, quem nunca brincou de power rangers? Acredito que essa época foi que realmente vivíamos como CRIANÇAS. Hoje em dia, a maioria das crianças só quer saber de internet, celular... E os programas infantis de hoje não são lá dessas coisas, são muito limitadas.

Vou experimentar esse jogo no emulador.

Go, go Power Rangers, tã nã nã nã

Cosmão disse...

Um dos jogos que mais aluguei pro meu Mega, que jogo, QUE JOGO.... difícil.

Gueibs ManoMona disse...

@Azrael_I
Na verdade eu falei sobre o episódio do ranger preto, mas queria falar também de quando o Jason ficou com os dois poderes. Foi a melhor época dos power rangers. E quando ele se tornou o ranger branco, a única coisa que prestava era o Saba, aquela espadinha de tigre que ele tinha.

Tudo Sobre Games disse...

Nossa cara.. eu jogava esse jogo no PC com emulador !

Muito legal !

Nassor disse...

Você poderia fazer o review dos dois principais jogos da série pro SNES, o primeiro game é um beat'n up baseado na primeira temporada, mas não podemos jogar nem tem o Ranger Verde. O segundo é o game mais famoso mesmo baseado no filme, podendo jogar em dupla já na fase do Ranger Branco, e bem mais difícil que o primeiro game (só conseguia zerar sozinho pois o 2º player só atrapalhava além de morrer toda hora acabando com os continues). Ambos eram excelentes games no entanto, divertia bastante!

Postar um comentário