Indy Racing 2000 (N64)

terça-feira, 18 de outubro de 2011 Postado por Tristan.ccm

Gênero: Corrida


Fabricante: Paradigm / Infogrames


Lançamento: 2000


Jogadores: 1 a 2 players versus


Games de corrida existem aos montes. Games de Fórmula 1 então, nem se fala! Agora games que retratem a Fórmula Indy existem bem poucos. Os únicos que consigo me lembrar são o arcade Indianapolis 500 (muito bom, por sinal), um jogo de SNES ruim pra caramba e este, que conheci por acaso e me apaixonei, pois é um dos melhores games de corrida que já experimentei.

O jogo retrata a temporada de 1999 da então dissidente IRL, categoria que se separou da Formula Indy original pois o dono do mitológico autódromo de Indianápolis, Tony George, reclamou que a categoria estava ficando parecida demais com a rival F1 devido à mistureba de circuitos em vários lugares e à invasão de estrangeiros na categoria, que começou quando nosso grande campeão Emerson Fittipaldi venceu as 500 milhas em 1989. Como a CART (Federação Norte-Americana de Automobilismo) não lhe deu ouvidos, Tony se desligou e em 1996 criou a Indy Racing League, se valendo do nome Indy que era seu por ser dono da pista. Foi por esse motivo que o SBT, que transmitia as corridas no Brasil, teve de mudar o nome para Fórmula Mundial, coisa que a TV Bandeirantes (que comprou os direitos da nova categoria e os têm até hoje) aproveitava divulgando que transmitia "a verdadeira Fórmula Indy".

A IRL de Tony George era inspirada na Nascar (Stock Car americana): carros baratos e tecnicamente idênticos correndo exclusivamente em circuitos ovais. A fórmula fez tanto sucesso que a "antiga" F-Indy faliu, e Tony George acabou comprando a rival e fundindo as duas em 2008. Pra quem cresceu abaixo da linha do Equador e cresceu vendo Senna, Schumacher & cia. pode ser difícil entender como uma categoria pode ser viável com só um tipo de pista, mas se é isso que você está pensando, eu tenho uma dica: jogue Indy Racing 2000 e você vai entender!

O jogo retrata a temporada de 1999 da IRL, com direito a pilotos com nome e foto e carros com pintura oficial. Não há brasileiros no grid (eles só fariam parte regularmente no ano seguinte), a maioria de pilotos é desconhecida para o grande público e das pistas a única famosa é a de Indianápolis, mas o jogo é divertido pacas, pois o controle do carro nos ovais é muito bom, embora seja distante da realidade (tente "driftar" num oval de verdade e ganhe um muro inteiramente grátis). Comparar os gráficos com games mais novos é covardia, mas na virada do século seria difícil achar um game tão bonito e bem desenhado (até as arquibancadas foram copiadas dos circuitos reais).

A inteligência artificial dos adversários me surpreendeu, pois é diferente dos demais jogos "de fórmula", onde os adversários andam sobre trilhos e são infalíveis: aqui a galera erra tanto quanto você, os pilotos também batem uns nos outros, e podem até mesmo dar um toquinho na sua traseira pra você rodar. Minha única ressalva são alguns retardatários que se comportam como verdadeiros cones ambulantes, "lesmando" na pista pra você bater. A trilha sonora do jogo é meio sem sal, mas com o tempo você nem percebe mais que o jogo tem músicas e isso não faz falta nenhuma, pois numa corrida de verdade o piloto só ouve mesmo o ronco do motor e o rádio da equipe (aqui tem, mas ele é inútil e com poucas frases).

Quando você se cansar de brincar de roda a 350 Km/h, recomendo que tente o modo Gold Cup. É uma espécie de "story mode" do game, onde você é um piloto que tem de passar por todas as categorias de base do automobilismo americano até chegar na Fórmula Indy. É interessante, pois através dele conheci categorias que nem sabia que existiam, como a Midget (espécie de kart com gaiola que corre em pistas de terra batida) e a Sprint Car (um Midget maior e mais potente). As categorias do modo Gold Cup são muito divertidas, e os circuitos não são ovais, o que torna esse modo quase um jogo à parte. Com tudo isso, Indy Racing 2000 é um jogo que pouca gente conhece, mas quem conhecer com certeza vai gostar.


NOTA FINAL: 9,0
INDY RACING 2000 É UM GAME PRA QUEM QUER SAIR DA ROTINA DO GÊNERO. UMA ÓTIMA OPÇÃO PRA QUEM CURTE AUTOMOBILISMO.
Plataforma:


3 comments:

Anônimo disse...

Realmente é um ótimo game de corrida, ainda mais por ser Formula Indy, a qual sou apaixonada.
Acabei de comprar os ingressos para a corrida SPIndy 300 (2012) e vc me vem com este excelente review, é pra fraquejar meu coração mesmo.
Mas, falando do game, a jogabilidade é impecável e a sensação de velocidade e acabamento está num excelente nível para o mofado n64.
Com certeza o melhor simulador de formula Indy.
E de lambuja podemos correr com os pilotos e carros reais. D+!!

Bem que poderia ter um F.Indy 2011 para x360 - PS3 - PC e afins (sim o Wii morreu)

\o/

João Roberto disse...

E ai!

O post é meio antigo, mas como sou novo aqui vou comentar, rsrsr!

cara, eu achei que ninguém mais gostasse desse jogo. Eu sou fã dos jogos de F1, que como vc disse existem vários, mas F-Indy é raridade mesmo. Esse do N64 eu joguei muito tempo, e sempre achei muito legal. As pistas, os carros, e a velocidade. Muito bom.

E tem outra, eu sou fã de Nascar 99 do próprio N64, então, correr pelos ovais é familiar pra mim, gosto bastante!

Muito bom o texto.
Valeu!

T+

Postar um comentário