[Games em Foco] Easter Eggs - Surpresas escondidas nos jogos

sábado, 5 de novembro de 2011 Postado por Tristan.ccm

Todo jogador adora procurar coisas escondidas nos jogos. Quem nunca ficou explodindo cada cantinho do mapa de Super Metroid pra ver se apareciam mísseis ou bombas extras? Quem nunca ficou dando espadadas nas paredes de Zelda Ocarina of Time em busca de paredes que podiam ser explodidas? No entanto, muitos jogos escondem coisas que mesmo sem ser úteis a seu progresso no jogo acabam sendo legais de se encontrar: são os "Easter Eggs", segredos escondidos nos jogos pelos programadores. O nome vem daquela brincadeira famosa entre os americanos, que no domingo de Páscoa escondem ovos de páscoa pela casa e deixam aos filhos a tarefa de encontrá-los.

Tudo isso começou em 1979, quando Warren Robinett criou o primeiro RPG da história: Adventure, do Atari 2600. Na época, a Atari nunca dava crédito aos criadores de seus jogos, e Warren decidiu esconder dentro do jogo uma mensagem que lhe daria os créditos que seus patrões não queriam dar. Assim surgiu, de um protesto, o primeiro Easter Egg da história (se não quiser ver o vídeo todo, avance o tempo até 9:25):






Depois disso, virou mania aproveitar cada byte que sobrava pra colocar coisas escondidas, como frases, imagens e até mesmo personagens. Alguns desses Easter Eggs são inofensivos, mas existem os que geram polêmica, como o famoso caso "Hot Coffee" de GTA San Andreas: hackers encontraram um mini-game de sexo no código-fonte do jogo e criaram um patch para desbloqueá-lo, o que rendeu um belo processo para a Rockstar. Tirando esses casos, os Easter Eggs servem apenas para divertir o gamer cata-piolho que fica fuçando o game mesmo depois de virá-lo de todas as formas.

Pra quem curte essas curiosidades, selecionei cinco exemplos bem conhecidos. Veja agora alguns dos mais famosos Easter Eggs dos games:

1- A turma do Mario em Zelda Ocarina of Time




Mario e sua turma tem fãs por todo o mundo. Pelo que podemos ver no vídeo acima, até mesmo a família real de Hyrule é fã do encanador!

Como ver isso: vá como criança ao Castle Courtyard antes de pegar todas as Pedras Espirituais. Fique no meio do jardim, de frente para Zelda, e ative a visão em 1ª pessoa (use C-cima ou ative o estilingue). Vire-se para sua direita e olhe através da janela para ver quadros de Mario, Luigi e cia.

2- Samus Aran em Super Mario RPG




A caçadora de recompensas da série Metroid precisava descansar antes de enfrentar a Mother Brain. Quer lugar melhor pra isso que as camas de Super Mario RPG, que curam qualquer coisa? Vale a pena, mas fica a dúvida: será que a distância entre o Reino dos Cogumelos e o Planeta Zebes é tão curta assim?

Como ver isso: antes, é preciso ter se hospedado no hotel de Mushroom Kingdom e terminado a fase Star Hill, mas sem ter ido a Nimbus Land. Basta ir à sala de convidados e a loira estará lá.

3- Chun Li em Breath of Fire




Tava na cara que a Capcom iria dar um jeito de fazer propaganda de sua franquia mais famosa no seu primeiro RPG de sucesso. Mas o interessante é eles terem usado um Easter Egg pra isso! Aposto que muita gente zerou o jogo sem ver a chinesa nele.

Como ver isso: vá à cidade de Bleak e fale com o pequeno mágico. Ele vai pedir 100 moedas para te mostrar "algo interessante". Pague e ele vai falar pra você olhar para trás. Diga não duas vezes e depois, diga sim para ela aparecer

4- O telefone em Duke Nukem 3D




Ao contrário do que muita gente pensa, o número de telefone não é o de um dos programadores. Ele é uma referência a uma música chamada 867-5309(Jenny), de um tal de Tommy Tutone. Mesmo com a tal música sendo regravada por bandas famosas como Mötley Crüe e Foo Fighters dificilmente quem vê o número no game lembra dela.

Como ver isso: Logo no início da primeira fase, entre no cinema e vá ao banheiro. O número está escrito na parede, ao lado de um dos mictórios.

5- O ET do mapa cs_rio de Counter-Strike




Um Easter Egg 100% brasileiro. Embora eu ache estranho um ET levitando sobre um barraco de favela, tenho que dizer que admiro a criatividade do cara, pois serviu pra divulgar o mapa ainda mais.

Como ver isso: o próprio vídeo acima ensina, mas há um porém: não é preciso fazer tudo na faquinha, você pode usar armas de fogo também. Só não use granadas, ou vai destruir o que não deve na hora errada!

=======================================================================

E aí, você lembra de mais algum Easter Egg famoso? Poste nos comentários, esse espaço é todo seu. Até a próxima!
Plataforma:


16 comments:

Denderotto disse...

A série GTA é a mais conhecida quando se fala em Easter Eggs, e eles tornam os jogos bem mais divertidos.

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

o easter egg de Ocarina of Time foi o primeiro que achei na vida. muito bom me relembrar disso

Pedrinho disse...

muito show esse post!!!.....adorava jogaar o adventure do atari..... o zelda e o Breath of Fire não sabia....
tem o do mario não sei se é considerado master egg.....
vc conversa com um "toad" que esta jogando mini game, e vc fica falando com ele até ele encher o saco de ele te vende um dos mini game que ele joga... e tbm tem o link no mario RPG

Vinicius disse...

Que droga eu jogo pakas o GTA SA mas só o de ps2, justamente o que não tem mais o hotcoffee.
excelente post.

Luppus disse...

Pow a flautinha do Super Mario Bros 3 conta? Eu sei as duas.

Anônimo disse...

Muito bacana o post, Easter Eggs são sempre belas surpresas.
O número do telefone do Duke Nukem eu me lembro, mas não sabia.
Super Mario RPG e Zelda nunca joguei, então só vi os vídeos e achei interessante. E a Chun-li no BoF eu não fazia a menor idéia, que legal.
O do Adventure eu tentei fazer algum dia na vida, mas desisti e parti pro Youtube mesmo. O cara não fazia idéia de que isso viraria algo tão especial. Pena que não me recordo de nenhum Easter Egg agora, senão comentava por aqui.

Moisés Rodriguez disse...

poxa... e o Easter Egg de Shadow of the Colossus?
"O Jardim Secreto" que aparece só no final do jogo, também da pra chegar nele escalando a torre por fora e com um esforço tremendo!
Existiu uma polemica enorme sobre esse Easter Egg do game entre os fãs:"O GRANDE ULTIMO SEGREDO".
Lá em cima não tem nada de importante. Mas é só pra dizer "Eu Descobri o Jardim Secreto!"

Anônimo disse...

Tem aquele easter egg que foi descoberto recentemente no clássico Donkey Kong; que até o programador esqueceu dele.

Azrael_I disse...

Eu adoro Easter Eggs! Os de chocolate branco são os melhores(zuera, hehehe!).

Desde que me entendo por gente eu procuro Easter Eggs nos games... Acho que os primeiros Easter Eggs que eu achei foram as passagens secretas em Super Mario Bros., ou então as passagens secretas em Sonic(passagens secretas tb são Easter Eggs, pra quem não sabe, hehe).

Em Legend of Zelda: A Link to the Past, existiam muitos Easter Eggs famosos: um quadro com a foto do Mario(aliás, foi inspirado nesse que fizeram o de Ocarina) e a famosa sala secreta quase no final do game, que a Nintendo fez uma promoção para o jogador que a encontrasse primeiro.

Luppus-San, no SMB3 existiam três flautas mágicas, não só duas. Quais foram as que você achou?

Exodus, qual é esse Easter Egg do Donkey Kong?

Pedro @ Quero Jogar disse...

Que post excelente!

Estes são daqueles detalhes que dão um valor especial aos jogos.

Bardo Bêbado disse...

Os únicos que me vem a cabeça são da série Megaman X do SNES !!

Em Megaman "X1" podiamos pegar o Hadouken e no Megaman X2 o Shoryuken !!

Son Goku disse...

aew tem uma coisa errada,o nome easter egg surgiu do classico ovo de pascoa escondido atrás da janela no gta 4 e da plquinha feliz pascoa,ja que o jogo foi lançado perto da pascoa.

Anônimo disse...

Azrael_I , é um easter egg que é ativado depois de uma série de ações, que faz com que as iniciais de um dos programadores apareça na tela de logo. é o LMD no fim da imagem:
http://www.geek.com.br/assets/0000/1762/DK_EASTER_EGG.png
pra isso tem que seguir os seguintes passos:

1- Ter pontos entre 33.000 e 33.900. Ela deve ser a mais alta.
2 – Acabar com todas as vidas restantes. No entanto, a última deve acontecer com uma queda.
3 – Escolher a dificuldade 4 e pressionar o botão “Option” três vezes.
4 – Esperar até que o demo comece.

tirei daqui:
http://www.geek.com.br/posts/10409-easter-egg-de-donkey-kong-e-descoberto-com-26-anos-de-atraso

Unknown disse...

No GTA IV tem a portinha em baixo da estátua da liberdade. Voce entra nela (olhando para ela voce irá pensar que está trancada mas há como passar como um fantasma por ela) e sobe a escada, terá um coração batendo dentro da estátua da liberdade!
"O coração de Libert City"

Unknown disse...

o teste de gravidez da harley quinn no "batman arkham city"

Belldandy disse...

o easter eggs do duke nuken foi o primeiro que achei, mais na época eu nem tinha noção que era um easter eggs, ou melhor nem sabia que existia isso na época, achei que era algum código de destravamento e fiquei tentando usa-lo dentro do jogo, ate que percebi que nao funcionava, então deixei quieto. Um jogo que tem easter eggs comemorativos bem legais é o Tyrian, no dia de pasco aparece para comprar uma nave em forma de cenoura e no natal fica com tema natalino o jogo, detalhe o pc precisa estar configurado na data certa pra funcionar, descobri esses 2 enquanto jogava esse game nas datas comemorativas, para se distrair.

Postar um comentário