Action 52 (NES)

segunda-feira, 30 de julho de 2012 Postado por Tristan.ccm


Gênero: Coletânea


Fabricante: FarSight Studios / Active Enterprises


Lançamento: 1991


Jogadores: 1 a 2 players versus / cooperativo






Quase sempre gamers com pouca grana recorriam a cartuchos múltiplos, pois apesar deles serem na maioria das vezes um pouco mais caros que os cartuchos normais o fato de eles virem com vários jogos os tornava vantajosos. Eles existem desde a época do Atari: quem não lembra dos famosos cartuchos da Dactar de 4 jogos, que vinham com chaves para selecionar na frente? Até mesmo hoje, com o advento da mídia digital e dos jogos via download, é possível encontrar títulos múltiplos como o famoso Sega Classics Collection do PS2, que reunia 8 clássicos da casa do Sonic num único disco.

Pois bem, o NES não ficava de fora dessa econômica mania, até hoje é possível encontrar nos Polystations da vida cartuchos com vários jogos, porém às vezes a tal economia não vale a pena: os cartuchos do já citado Polystation prometem milhares de jogos, mas o que se vê é no máximo seis jogos e o resto não passa de repetições. Mesmo assim eu digo a vocês: entre um cartucho de Polystation com 9999999 jogos iguaizinhos e este com 52 jogos totalmente diferentes (ou quase isso), faça um favor a si mesmo e compre o do Polystation!

No seu lançamento, Action 52 custava extratosféricos 199 dólares, mas a economia vinha do fato do cartucho ter 52 jogos, o que fazia cada um custar menos de 4 dólares. O problema era que, ao contrário dos "multi-carts" da época, o cartucho transparente (que esquentava mais que o PS3) trazia 52 títulos totalmente desconhecidos. Ao colocar a pérola no console e ligar, somos recebidos por uma abertura até que legal, com um sample da famosa música "Go On Girl", de Roxanne Shante (um grande sucesso em 1988). Após a introdução, temos um menu onde escolhemos o jogo pelo nome, típico dos multicarts. E é aí que a diversão acaba, pois é um pior que o outro!

Jogabilidade travada. Glitches gráficos. Trilha sonora porca. Falta de carisma. Tais coisas permeiam cada um dos títulos de Action 52. Chega a dar a impressão de que os jogos foram feitos às pressas por um estagiário que não sabia muito de programação, tamanha a falta de qualidade dos mesmos. Isso sem contar que os títulos são bem repetitivos, como se o tal estagiário tivesse apenas reaproveitado um jogo várias vezes, mudando apenas um sprite aqui e ali.

A cereja desse indigesto bolo é Cheetahmen, o último jogo da lista e carro-chefe do cartucho (tanto que é o "belo" homem-felino do game que nos recebe na tela-título). Basicamente o jogo é uma cópia muito da safada de Battletoads, com uma história que não faz sentido nenhum: o grande mestre dos games é sugado para dentro de um jogo, onde conhece os Cheetahmen, que imediatamente partem pra ação deixando o gamer esquecido pelo resto da eternidade (ele não aparece mais pelo resto do jogo). O jogo é o mais bem feito de Action 52, embora isso não garanta que o jogo seja bom, pois ele acaba sofrendo do mesmo mal que os outros 51 jogos: a falta de capricho. Seu homem-gato se move de forma dura e é quase impossível se desviar dos inimigos e pular obstáculos.

Sendo assim, não era de se esperar que Action 52 fosse um fracasso. Ele é cohecido como um dos piores cartuchos já lançados, e estranhamente isso o torna valioso hoje em dia (vi no eBay um cara pedindo 300 dólares por um desses). Porém, se você não é um colecionador com bolso cheio e doido por raridades, faça com esse cartucho o que os Cheetahmen fizeram com o tal mestre dos games: saia correndo e esqueça-o pelo resto de sua vida gamer


NOTA FINAL: 0,0
ACTION 52 É A PROVA DE QUE QUANTIDADE NÃO COMBINA COM QUALIDADE. NUNCA 4 DÓLARES VALERAM TÃO POUCO.
Plataforma:


7 comments:

Gueibs ManoMona disse...

Já pensei em falar de jogos ruins lá no GLStoque, mas não consigo me lembrar bem deles... acho que bloqueio essas coisas! Esse daí nem bloqueado deve estar.

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

acho que nem o cara mais retrogamer aprovaria esse cartucho, valeu por nos informar de bombas como essa

Anônimo disse...

NOTA FINAL: 0,0
HUAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAUHA
Vc adora este cartucho, hein Tristan?
Cara, 52 jogos... nenhum presta... 300 conto hj... é, colecionadores são malucos mesmo, pra que ter um cartucho desses, hein?
Duvido alguém terminar os 52 jogos! hehehe
E se vc acha que o PS3 esquenta, vc não viu meu computador! hahuahuaahua
Abraço

P.A. disse...

Esse cartucho é mto tenso! Só tem jogo de "navinha" e um mais bosta que o outro...

Isso é claro, sem falar do citado Cheetahmen! Muito lixo!

Eric Fraga "Cosmonal" disse...

Bom... err... pelo menos, Cheetahmen tem bastante carisma. #not :)

Se alguém não viu, o Nerd fez um episódio épico somente sobre o Action 52:

http://www.gametrailers.com/videos/7eo3x2/angry-video-game-nerd-angry-video-game-nerd--action-52

tchulanguero disse...

Eu vi sobre esse cartucho no Angry Videogame Nerd, um dos episódios mais hilários, rzs. O pessoal fica bradando que antigamente só tinha jogos bom, mas esquece que tinha essas bombas ae também, he he he.

Postar um comentário