Top 10 - Coisas mais inúteis dos games

domingo, 25 de novembro de 2012 Postado por Tristan.ccm

É realmente emocionante quando encontramos um item num game que estávamos procurando, seja porque ele parece nos ajudar ou por ser essencial para o prosseguimento da aventura. Porém, muitas vezes aquela armadura que custou os olhos da cara se revela inútil, e aquele carro que você precisou de um monte de corridas para destravar é uma tartaruga disfarçada de foguete. Neste top, veremos como alguns itens fazem o jogador se arrepender só de vê-los no inventário:


10- Roupas extras que não mudam nada


Após jogar outra vez um game, você zera num tempo suficientemente curto e destrava uma nova roupa para seu personagem. Aí você inicia um novo jogo e descobre que a tal roupa é apenas... uma roupa! Não aumenta a defesa, não faz pular mais alto, é uma mudança apenas estética! E  o jogo não te avisa isso, pra descobrir é preciso jogar de novo, ou seja, é apenas um engana-trouxa visual. Mas o pior foi a geração atual, inventora do conceito de DLC, que transformou o que era só frustração em prejuízo financeiro!

9- Lutador sem magia

Seu inimigo pode soltar raios cósmicos, projéteis mortais e toda a sorte de ataques de longa distância, e você descobre que escolheu um lutador cujo especial é capaz de tirar metade do life do inimigo, desde que você fique a meio pixel dele! O problema é sobreviver até se aproximar tanto! Atire o primeiro controle quem nunca foi metralhado por hadoukens jogando com o Zangief! Programadores, na boa: ou vocês dão magia pra todo mundo ou não dão pra ninguém!

8- Carro que não anda nada

Você escolhe aquela Lotus toda estilosa, achando que ela vai ser foda, com aquele jeitão de carro de corrida. Entra na pista e todo mundo te deixa pra trás! Dá raiva ou não dá? Jogos de corrida estilo simulação tem carros assumidamente lerdos, e é até divertido correr com eles, mas alguns não te avisam que o carro não vale nada, você só descobre quando já está em último. Maldito realismo!

7- Freio

Você aprendeu a lição do item anterior e escolheu um carro bom, aí você vai pra corrida e, na hora da curva, o que você faz? Qualquer coisa, menos frear! Apesar de todo jogo de corrida ter freio (até o Enduro tinha), 90% dos gamers preferem derrapar ou dar aquela apoiadinha no guard-rail do que montar no freio. O costume é tão grande que jogos mais realistas tem até a opção Brake Assist, que freia por você quando o uso do pedal do meio é inevitável.

6- Item que aumenta sua sorte

No meio de uma dungeon escura e perigosa, você acha um baú. Dentro, uma nova armadura. Você experimenta e descobre que ela dobra sua sorte, e comemora: "Oba, os inimigos vão dropar mais dinheiro, legal!". Na primeira batalha, você realmente ganha mais dinheiro ou até mesmo itens, mas apanha feito vaca na horta (by P.A.). Aí você percebe que a tal armadura aumenta sua sorte mas ferra todos os outros atributos, inclusive a defesa. Mesmo quando o item não é uma armadura isso acontece: um simples colar ou bracelete faz isso, não importa o quão bem equipado você esteja! Incrementar a sorte não adianta, pois a grana extra obtida vai ser gasta em poções de cura.

5- Konami LaserScope

Existem toneladas de acessórios inúteis para consoles (valia até um post sobre o assunto), mas nada mais bizarro que esse capacete da Konami (acreditem, ela fez mesmo isso!). Ele nada mais era que um substituto pra pistola do NES, mas ao invés de usar um gatilho você tinha que ficar berrando FIRE! FIRE! FIRE!, que nem um doido na frente da TV. E você achando que jogar Kinect era mico...

4- Magikarp

Só existe um motivo para se gastar uma pokebola capturando essa coisa: completar o Pokedex. Não, o Tristan não está sendo ranzinza, eu COMPROVEI isso: jogando Pokemon Yellow eu deixei uma Magikarp com um carinha que evoluiria ela por mim, afinal evoluir em combate estava fora de cogitação, ela só sabia usar Splash Attack e o golpe é inútil. Voltei depois de UMA SEMANA DE JOGO, ela tinha subido mais de 20 níveis... e só sabia Splash Attack! Era mais fácil o Ash usar uma Magikarp como porrete do que pedir que ela atacasse os inimigos!

3- Botão Select

Ele nasceu no NES, e era sim muito útil naquele controle de poucos botões, fazendo o papel de pause e de selecionador de itens. Os consoles foram evoluindo, a quantidade de botões foi aumentando, e o Select continuou firme e forte, porém cada vez menos útil. Seu prestígio caiu tanto que ele agoniza hoje no controle do PS3, praticamente esquecido. Uma pena...

2- Deku Nut

Apresente-me alguma pessoa que nunca zerou Zelda Ocarina of Time com o bolso cheio dessas nozes inúteis, eu te desafio. Sério, nem o Myiamoto deve ter usado esse item! Sim, ele atordoa inimigos, mas só os mais fracos, onde uma espadada costuma ser bem mais rápida e eficiente. Inimigos mais fortes ou não são afetados ou ficam parados por tão pouco tempo que compensa mais levantar o escudo que tacar uma Deku Nut. Sem dúvida é a arma mais inútil dos games!

1- Botão Mode

O troféu vai para um botão que muitos nem lembram que existe, de tão pouca utilidade. O botão Mode surgiu quando a Sega percebeu que seu novo controle de seis botões para o Mega Drive era incompatível com alguns jogos mais antigos, como Forgoten World. Assim, criou um botão que, ao ser segurado enquanto se ligava o console, transformava-o num de três botões. Se você não sabia disso eu não te culpo, pois eu tive um Mega antigamente, tenho outro hoje e só fiquei sabendo disso recentemente, quando precisei comprar um novo joystick e li isso no manual dele. A quantidade de jogos incompatíveis era tão pequena que raramente surgia o tal problema. O fato é que muitas pessoas até hoje se perguntam pra que servia o tal Mode, o botão menos apertado da história dos games!

Menções honrosas:

- Big the Cat


O mais random de todos os personagens randoms da franquia Sonic, Big é um gato pescador amigo de um sapo. E só! Seu poder especial é pescar o tal sapo que vive fugindo, ele não sabe correr, não sabe pular, não sabe voar, nada! Tenho a impressão de que o cara que criou essa aberração azul queria enterrar o Sonic de uma vez por todas. E, pelo que vimos, ele quase conseguiu!

- Acessórios plásticos do Wii

Vendo que o Wiimote era um controle que se transformava no que o jogador quisesse, a Nintendo achou que seria bacana aumentar a imersão dos jogadores lançando acessórios onde o controle realmente virasse tacos de beisebol, raquetes de tênis e frigideiras. O problema: ela vende pedaços de plástico branco como se eles fossem um acessório útil, mas isso não passa de perfumaria visual. O pior de tudo? ISSO VENDE PRA CARAMBA! Incrível o talento que a Big N tem para criar tranqueiras lucrativas, não acham?


26 comments:

Orakio "O Gagá" Rob disse...

Cara, esse post é sooooo true ^_^

E pelo visto compartilhamos o desprezo pelo Big the Cat. Eu odeio esse bicho com todas as minhas forças.

Azrael_I disse...

Huahauhauha, excelente post, Tristan!

10: Cara, eu fiquei batendo a cabeça na parede de raiva quando terminei Resident Evil 4 e descobri que as roupas novas do Leon não servem pra nada(e nem aparecem nos vídeos)... em Resident 2, junto com as roupas a gente pelo menos ganhava armas novas, mas a coisa caiu bastante nas continuações.

9: Fiquei até com pena do Zangief nessa imagem, hehehe... além dele, a Cammy, o T.Hawk, o Bison, o Balrog e o Vega também não têm ataques à distância, além de muitos outros em outros games(em Streets of Rage, por exemplo, tem o Max). Prêmio de consolação: os maiores campeões de Street Fighter costumam bater recordes usando mais o Zangief que outros personagens.

8: Maldito carro vermelho de Top Gear!

7: Eu sou a exceção entre os gamers, sempre usei o freio dos games de corrida, e quase ninguém me vencia. Sabendo usar, dá pra conseguir correr com bem menos trombadas e derrapagens.

6: Perfeita a foto, Castlevania é campeão em games com essas inutilidades... em alguns RPGs, a Sorte costuma beneficiar também a magia ou outras características, mas em geral ela só serve pra ganhar dinheiro(e às vezes nem isso, já que o Up não costuma valer o esforço pra pegar o item).

5: Acho que esse deveria ir para as menções honrosas... é um dos poucos acessórios que tornam um game possível de ser jogado por tetraplégicos.

4: Pra que raios evoluir uma Magikarpa se é possível capturar sua evolução Gyarados com muito mais facilidade e menos dor de cabeça?! Só pra completar a porcaria da Dex mesmo...

3: Ah, o Select não é tão inútil assim... é uma mão na roda quando precisamos de um botão para o mapa e outro para o inventário; sem ele, seria preciso tirar a função de outro botão mais importante(embora, é verdade, o mapa possa ser acessado direto pelo inventário em muitos games). A culpa maior é mesmo dos produtores dos games, que às vezes não criam funções para todos os botões, e ficamos não só com o Select sobrando, mas também R2, L2, R3, L3, e às vezes até mesmo R1 e L1 ou os botões de cima(tipo X e A ou triângulo e bola); Super Mario World tinha um monte de botões com funções praticamente inúteis.

2: Verdade total! E também os sticks, em geral usados só como tocha improvisada e que ficam inúteis depois que se arranjam as flechas.

1: O bom e velho Drivo, me surpreendendo até hoje... juro que até hoje não sabia pra que era que servia esse tal de botão Mode, eu achava que, em alguns games do Mega, ele teria uma função tipo a do Select, mas essa de servir como um "codec" para games mais antigos é o fim...

Big the Cat: mais um inútil na galeria de inutilidades dos amiguinhos do Sonic...

Acessórios do Wii: Tem gosto e grana pra tudo...

Denderotto disse...

Azrael_I, mas pelo menos uma das roupas da Ashley, que libera junto com uma do Leon, serve pra algo (a armadura).

E Tristan, excelente o post! Realmente já me estressei muito com carros que não andam nada :/

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

pior que você falou é verdade cara. mas a do botão select é por tradição mesmo, mas ainda continua não servindo para nada. e a Deku Nut...pôxa, agora que você falou, raramente mesmo usava esse item. a do Magicarp é o mais cruel, mas tá certo. é só para completar a pokedex.

hilária e util esse post ahhahahah

Harrier disse...

10: no novo sf4 vc libera novas roupas so de dar um soco no inimigo e sair;
9:o zangief e bom discorde e leve um pilao
8:GT4 feelings..
7:gt4 feelings 2...
6:nunca joguei rpgs o suficiente para presenciar isso;
5:e pra quem quer tirar o estresse;
4:um magikarp e util...para comer;
3:eu ja usei bastante o select no meu ps2 e no meu snes
2:itens inuteis nos games existem de monte
1:eu achei util
big:eu sou um fanzaço de sonic e quero q o big morra
wii:isso vende q nem agua

Azrael_I disse...

Denderotto: Não vi essa roupa da Ashley, quando completei RE4 só destravou duas roupas pro Leon: a roupa do RE2 e uma roupa de mafioso.

Ericão: Nem pra comer a Magikarpa serve... no episódio de Pokémon que o James arranja uma Magikarpa(compra por um preço absurdo, só pra descobrir que tinha sido enganado), o Mewoth tenta comê-la e quebra os dentes nas escamas; além disso a Misty também fala que uma Magikarpa é só pele e osso. Êta Pokémon inútil!

DarkSchneider disse...

Qualquer um que concorde com o item 9 da lista é noob na área de jogos de luta,o Zangief por exemplo é bastante apelão em todo street fighter que eu já tive a chance de jogar.Se um jogador de um personagem sem longo alcance tiver noção do que tá fazendo um spammer de hadouken não deveria ser problema...

Tristan.ccm disse...

DarkSchneider, eu sei que o Zangief é bom, mas se o oponente também for e estiver com um personagem de longa distância, duvido que dê um Perfect, dá pra ganhar mas perdendo um monte de vida. Quando eu jogava o primeiro Marvel vs. Capcom eu cansei de arrebentar apelões de Zangief com o MEGAMAN! Era só ficar dando tirinho e se ele conseguia se aproximar, shoryuken! Sem contar que mesmo abaixado ele leva dano de magia, por ser grande.

P.A. disse...

Ri horrores da imagem do Magikarp! PQP!

AEUHAEUAUHAEUAHEUHAEUHAEUHEUEAUHAEUE

Realmente é um dos pokémons mais inúteis do mundo. Mas o Gyarados compensa, pois é fodão!

Pk Ninguém disse...

Pelo visto o Azrael_I Não jogou o resident Evil 4 no Game Cube, tivesse jogado teria visto que tanto as roupas quanto qualquer outra arma que não fosse a pistola aparecem nos vídeos. Aliás no Game Cube os "vídeos" não eram vídeos, as cenas eram processadas em tempo real, não CG pré gravado como nas versões do PS2 e de PC.

Oráculo disse...

Só discordo da n°9 e da n°7.

Os lutadores sem magia são o que diferenciam meros "soltadores de Hadouken" dos verdadeiros lutadores.

Já o pedal de freio é mais questão de costume. Em jogos de corrida estilo Arcade, realmente o freio é inutil, mas em jogos de simulação, é praticamente obrigatório dominar todos os pedais.

PS.: Se não me engano o Mode era usado no International Superstar Soccer pra acionar as estratégias de jogo.

Harrier disse...

ja q o assunto e magikarp,ele e gyrados vieram de uma antiga fabula japonesa q diza q se uma carpa fosse forte o suficiente para subir uma montanha pello rio no topo ela se transformaria num belo e poderoso dragao

Unknown disse...

Olha, discordo de dois itens que você colocou nessa lista.
O primeiro é o freio, se você não usa ele é porque joga jogos só no modo automático, quando pega jogos mais caprichados e tira no modo automático ai o bicho pega mais.
Os acessórios do Wii é só estético e para dar mais diversão, que foi para isso que o console foi feito, principalmente.

Maxwel_Jr disse...

Hahaha. Muito bom, dei umas boas risadas com esse Top 10. Lá vai algumas dicas para uns posts que podem ser interessantes:
Top 10 Jogos Cancelados que pareciam promissores
Análises:
Road Rash 2 e 3
Spider Man & Venom: Separation Anxiety
X-Men (o Beat em Up feito pela Konami)
Vendetta/Crime Fighters 2
Crime Fighters
Ninja Baseball Bat Man
Final Fight 3
Earthworm Jim 2
Wild Guns
Sunset Riders
Mighty Final Fight
Tekken 3

Abraços.
Ass: The Classics Games

Tristan.ccm disse...

@Maxwell Gamer

Sunset Riders e Mighty Final Fight já foram resenhados (confira na seção de Reviews), os demais eu vou dar uma olhada, obrigado!

Azrael_I disse...

Eu estou pensando nas resenhas de Road Rash, Separation Anxiety e Tekken 3, mas ainda estou com pouco tempo sobrando e pode demorar um pouco(ainda nem terminei a resenha de outro game que estou fazendo...). Quanto aos games cancelados eu trarei novidades em breve, aguardem!

QUERO MEDO disse...

Muito boa a postagem, mas o Deku nut até que era útil em "inside deku tree" depois realmente tornou-se inútil. Mas se você jogar a versão espelhada do 3ds, como os itens são escassos ele até se torna um pouco mais útil.

joao.barretto disse...

Vocês precisam fazer pelo menos um post por semana!! Parabéns pelo blog de novo, me fez resgatar meu N64 e jogar que nem quando eu era criança HAHAHAHA Façam mais resenhas para o N64, como Donkey Kong e Banjo Kazooie. Fico feliz em saber que existem mais viciados em consoles da Nintendo assim como eu. Ah, vocês pretendem falar do GameCube algum dia? Eu sei que é recente, mas junto com o N64, foram os videogames que mais marcaram minha infância! Valeeeu abs.

Davi Vogel Zimmer disse...

Duas coisas sobre a Magikarp:
-ela aprende tackle no level 15, mas a maioria das pessoas a treinam com exp share ou trocando na frente de um pokemon forte
-nao é em todos casos q vale mais a pena capturar um gyarados. Se você quiser um Gyarados com uma nature especifica e golpes passados por criação(vc cruza dois pokémons, o pai passará alguns golpes e o filhote será da mesma espécie q a mae) vai precisar criar uma magikarp. Mas isso só para jogo competitivo. No jogo voce pode capturar um gyarados. Mas vc nao encontra ele logo no começo, por isso vale a pena treinar a Magikarp pra ter um poké foda logo no começo

Giovani disse...

pra galera que curti quadrinhos e afins da uma olhada em http://gibicombiscoito.blogspot.com.br/

Lucas D. disse...

O Magikarp evolui para Gyarados no lvl 28, então eu deixo ele com o treinador de aluguel e quando ele ja upou uns 20 e poucos niveis eu uso um rare candy e pronto.

P.A. disse...

Não Lucas D., ele evolui no level 20!

Unknown disse...

ae, o select é usado sim, apenas em alguns jogos que não, mas no assassin's creed 2, ele serve pra abrir o mapa.

Moisés Rodriguez disse...

Tenho que discordar sobre o que disse do Magikarp, a utilidade é evoluir ele para Gyarados no level 20, e Gyarados é um pokémon muito foda.
O único problema é que é um saco treinar ele até ele evoluir, e se o garoto treinou ele pra você e ele não evoluiu (imagino que só evolui na sua mão) tenho certeza que no próximo level ele iria evoluir.

Vitu disse...

ahhhhhhhhh mas a arma do wii é útil pow, vai inventar de jogar call of duty world at war segurando a porcaria do controle no vento, é um saco....

Anônimo disse...

Eu estava procurando este jogo mas agora minha busca é o fim Obrigado Admin Jogos Das Barbie

Postar um comentário