[Games em Foco] Jogos de PC que todo mundo já jogou!

quinta-feira, 25 de junho de 2015 Postado por P.A.

Vocês se lembram de qual foi o primeiro contato com computadores que tiveram? Na escola, na casa de algum parente ou amigo? E qual o primeiro PC que compraram?

O meu primeiro computador foi um Pentium 133 que meu pai comprou há muitos anos atrás e vinha com diversos jogos 'demo' instalados. Além dos jogos, eu lembro que ficava digitando coisas do Word e desenhando no Paint...
Sim, passava horas desenhando no Paint! Hoje vocês podem até me julgar, mas naquela época, a internet ainda estava engatinhando e só podíamos conectar a noite (geralmente depois da meia-noite) pra pagar menos pulso, então não tínhamos muito o que fazer na frente de um PC. Era uma época mais simples; porém muito feliz!
A felicidade estampada no meu rosto e no do meu irmão quando o rapaz da loja veio instalar o computador era nítida. Era como dar um Big Mac para um gordo. Ou dar um gordo para um canibal. Alegria além do inimaginável!

Então resolvi relembrar aqui alguns desses joguinhos dessa época tão boa e que tenho certeza que todo mundo já jogou alguma vez na vida... Pode ser que não tenham jogado todos eles, mas pelo menos a maioria sim!
Resolvi listá-los por ordem crescente baseado no ano de lançamento de cada um. Vamos lá...



WHERE IN THE WORLD IS CARMEN SAN DIEGO?
Lançamento: 1985

Apesar de ser o mais velho dessa lista - com 30 anos desde seu lançamento - Carmen San Diego não aparenta tal idade. O jogo envelheceu muito bem, graças ao seus gráficos simples, mas bem elaborados.
Lembro que na época até peguei um mapa e um livro com diversas informações pra procurar as capitais e as moedas vigentes em cada país! Hoje é só jogar no Google, mas naquela época a gente tinha que se virar pra conseguir progredir. E devo lhes dizer que a sensação de conquista era gratificante demais!



BATTLE CHESS
Lançamento: 1988

Quando joguei esse jogo pela primeira vez, não fazia ideia de como jogar xadrez... Só fui aprender as regras do jogo, anos mais tarde. E mesmo assim adorava 'jogar' Battle Chess, só para ver as peças se movimentando e atacando umas as outras. Um jogo simples, porém muito bonito e criativo.



STREET ROD
Lançamento: 1989

Esse era o Need for Speed da época, ou o mais próximo que tínhamos disso...
Esse jogo veio instalado no meu PC com o nome de SR... E depois de muito tempo quando bateu aquela vontade de jogá-lo de novo, foi muito difícil encontrar, já que eu não imaginava qual fosse o nome dele.
Graças à uma alma caridosa na internet que conseguiu decifrar o jogo apenas pelos detalhes que eu citei, finalmente pude jogar SR de novo e matar a saudade dos bons e velhos rachas noturnos!



PRINCE OF PERSIA
Lançamento: 1989

Prince of Persia surpreende pela qualidade gráfica. A movimentação do personagem e as lutas com espadas certamente deixaram muita gente de boca aberta naquela época...
Nunca fui muito fã dos primeiros jogos da série, mas sempre que podia, tentava superar as diversas armadilhas espalhadas pelo jogo... Pena que sempre fracassava!



SIMCITY
Lançamento: 1989

Em Simcity somos o prefeito de uma cidade e temos que fazê-la prosperar, e para isso, existem diversos fatores cotidianos que vão afetar o ambiente da cidade.
Depois do seu sucesso, Simcity abriu caminho para diversos outros simuladores de tudo que você possa imaginar. Até de um formigueiro!



BANG!BANG!
Lançamento: 1990

Com um visual muito simples e que parece ter sido feito no Paint, Bang!Bang! é muito divertido. Se você joga Worms ou Angry Birds hoje, agradeça à esse jogo que pode ter sido o precursor de jogos desse tipo.
Bang! Bang! é um jogo obrigatoriamente multiplayer. Você sempre tem que jogar contra um amigo e o objetivo é tentar acertar o canhão adversário ajustando o ângulo e a velocidade do tiro.



DANGEROUS DAVE
Lançamento: 1990

Criado por John Romero, Dangerous Dave é um joguinho de plataforma onde controlamos um rapaz de boné vermelho e devemos coletar um cálice dourado para abrir a porta que leva até o próximo nível. Sempre que você pega o cálice surge a mensagem "Go thru the door!"...
A física é um pouco ruim (acho que propositalmente), o que contribui pra dificuldade de jogo, já que você deve mover o personagem com cuidado pra não morrer.



SKIFREE
Lançamento: 1991

De todos os jogos desta lista, esse certamente é o mais conhecido e o único que deve ter sido jogado por todos que um dia tiveram um computador antigo.
Extremamente simples, em Ski Free você controla um esquiador e tem que ir descendo montanha abaixo com seu esqui, desviando de tudo que estiver no caminho e saltando pelas rampas pra pontuar... Mas independente do que você faça, seu fim será apenas um: ser devorado pelo abominável homem das neves!



BOW AND ARROW
Lançamento: 1992

Bow and Arrow também parece ter sido feito no Paint, tamanha sua simplicidade.
Você controla o arqueiro com o mouse e tem que tentar estourar todos os balões que vão subindo com a quantidade de flechas disponíveis. Eu jogava demais isso, e sempre enroscava na fase das árvores que cuspiam fogo ou algo do tipo!



BOX WORLD!
Lançamento: 1992

Box World! é um jogo daqueles que estimulam o jogador a raciocinar... Nele você tem que colocar as caixas em cima dos círculos amarelos. Falando assim parece fácil, mas alguns níveis são bem desafiadores e vão te fazer pensar bastante cada movimento pra não ficar enroscado. Pra facilitar um pouco dá pra desfazer o último movimento feito, caso se arrependa...
Se eu não estou enganado esse jogo é jogado até hoje pelos celulares. Ou é algum jogo similar!



MISSILE ATTACK
Lançamento: 1992

Nesse jogo você controla o canhão que está no centro da tela e tem que explodir os mísseis que estão vindo do céu antes que eles acertem os prédios!
Sinceramente não joguei muito Missile Attack, pois não era um dos meus favoritos. Mas fica a citação.




WOLFENSTEIN 3D
Lançamento: 1992

Podem passar mil anos, e mesmo assim, Wolf 3D será sempre um dos maiores clássicos do mundo dos jogos! Considerado como o avô dos jogos de tiro em primeira pessoa, ele marcou época e trouxe uma cartilha de praxe que seria usada em muitos jogos do gênero nos anos seguintes e abriu caminho pra outro grande clássico...



DOOM
Lançamento: 1993

É claro que eu estava falando de Doom! Sem dúvidas, um dos jogos mais pica das galáxias de todos os tempos...
Doom tinha tudo que Wolf 3D tinha de bom, e ainda melhorou muitas coisas. E trouxe consigo muita violência!
Sem dúvidas um dos jogos mais incríveis daquela época e que ainda merece ser jogado sempre que bater aquela vontade de dar uns pipocos de escopeta na cara de alguns demônios...



WARCRAFT: ORCS & HUMANS
Lançamento: 1994 

Quando Warcraft foi lançado, não tínhamos grandes jogos de estratégia em tempo real, por isso, a jogabilidade ainda precisava ser melhor trabalhada. O primeiro Warcraft sofria com uma jogabilidade pouco aprimorada, que graças aos céus foi corrigida nos jogos seguintes. 
Mesmo assim, fez grande sucesso e se destacou na época por ser divertido e inovador em alguns aspectos.


 
3D PINBALL
Lançamento: 1995

Não adianta negar; todo mundo já jogou esse jogo pelo menos uma vez na vida!
Lembra quando o professor chegava na classe e anunciava pra turma que vocês iam pra sala de computadores pra fazer alguma atividade? Pois é, para muitos 3D Pinball era a única atividade que interessava naquela aula.. Ou era isso ou ficar desenhando no Paint, tudo menos aula! Coitado dos professores que não recebiam atenção nenhuma!



CLAW
Lançamento: 1997

Esse é um dos jogos mais divertidos de todos os tempos. Os PCs não tinham grandes jogos de plataforma - estilo comumente encontrado nos consoles - então Claw era uma ótima pedida pros donos de computadores e fãs do gênero.
Claw é um jogo que não envelhece nunca, graças aos seus belos gráficos cartunescos e sua jogabilidade extremamente fluída. É um jogo bem desafiador, mas que em momento algum se torna enfadonho ou cansativo.  



ELIFOOT 98
Lançamento: 1998

Começar com um time aleatório, escalar, comprar e vender jogadores e ficar olhando pra tela parada do PC torcendo para que seu time fizesse gol, sem sequer ver o jogo, apenas os placares e poucas informações. Essa era a premissa de Elifoot 98.
Apesar de parecer bem entediante hoje em dia, naquela época era demais. Passei horas jogando isso até levar meu time à elite do futebol brasileiro.


E vocês, quantos jogos dessa lista já jogaram? Lembram de mais algum jogo que poderia entrar nessa lista?
Comentem...
Plataforma:


4 comments:

Anônimo disse...

Joguei práticamente todos, mas aquele que me levou mais horas foi decididamente o Doom!

Bom artigo! (apesar de faltarem clássicos como o Blues Brothers, Alley Cat ou Commander Keen ;) )

Anônimo disse...

Cara... lembro sim a primeira vez que mexi em computador, foi num Dia das Crianças no trabalho do meu pai. E também tem a ver com desenhos! Fiz um desenho totalmente abstrato em um editor de imagens nada moderno baseado em MS-DOS que eu não faço ideia do nome em dias atuais. Eu devia ter entre 8 e 11 anos, não sei ao certo.
Agora em casa só em 1994, quando ganhamos um PC. Moderníssimo 486 SX que algum tempo depois evoluiu pra DX! hehehe
Eu também ficava bastante tempo no Paint... e olha que sou uma negação desenhando desde aquela época.
Dos jogos citados:
Carmen San Diego: joguei muito, muito mesmo! Lembro até hj dos barulhos do PC Speaker nesse jogo, eu não tinha ainda o tal Kit Multimídia na época!
Prince of Persia: eu nunca passei do primeiro guarda com espada... e olha que tentei, viu... kkkk
Sim City: joguei demais, demais! Como era bom ter tempo pra esse tipo de jogo! Saudades dessa época!
Bang Bang: divertidíssimo, pior que eu jogava sozinho! Era legal ficar calculando para acertar os tiros!
Skifree: nossa como eu ficava bravo quando aparecia o abominável homem das neves. Como tentei fugir/desviar desse bicho, eu não me conformava! kkk
Bow and Arrow: joguei bastante, mesmo! Tenho a impressão que completei este jogo, mas não me recordo ao certo!
Box World: eu não lembrava mais desse jogo, mas joguei um pouco também! Boa lembrança! Joguei bastante o Sokoban também, que era bastante similar.
Missile Attack: joguei pouco também. Não estava entre meus favoritos.
Wolfenstein 3D: clássico dos clássicos! Melhor jogo da lista, com certeza! Vc já vai entender o pq.
Doom: acredita que mal joguei Doom? Mas calma, eu joguei muito, mas muito mesmo o Doom 2. Que pra mim é o melhor FPS de todos os tempos e não tem comparação. Depois tentei jogar o primeiro e não me empolguei, não sei bem pq. Meio que um pecado gamístico meu.
Warcraft: Achava legal pra caramba, mas eu tinha a versão demo/shareware que tinha uma ou duas batalhas pra jogar. Depois passei a odiar RTS! kkkk
3D Pinball Space Cadet: esse me lembra muito meu pai, a gente vivia quebrando o recorde um do outro, até um dia que fiz uma pontuação absurda e ele cansou de tentar me alcançar! uhahuahuauha... que boa lembrança, caramba!
Elifoot 98: era muito bom! Melhor coisa era chegar em casa, abrir o Winamp e o Elifoot. E passar horas jogando. Pena que esse tempo não tenho mais.
Battle Chess, Street Rod, Dangerous Dave e Claw eu não cheguei a jogar, embora conheça todos e tenha visto pelo menos um pouco.
Ufa, é isso! Desculpe o longo comentário! rs
Ótimo post!

P.A. disse...

@gamercaduco
- Rapaz, Kit Multimídia era foda! Era coisa pra ricos... A gente tinha que se contentar com os barulhinhos do PC Speaker.

- Se não me engano o Box World é um 'clone' do Sokoban. Hoje em dia devem existir vários similares.

- A questão do Doom é que como você jogou o 2 antes do 1, acaba ficando mal acostumado com tudo de melhor que o segundo jogo tinha e que ainda não tinha no primeiro. É normal! Mas Doom é foda demais, pra mim, um jogo a frente do seu tempo.

- Meu Deus do céu, abrir o WINAMP e jogar ELIFOOT! Disse tudo brother... Acho que quase todo mundo fazia isso. Bom demais!

- Cara, não sei se é seu gênero favorito, mas te aconselho muito a joga Claw. Pelo menos pra mim, é um dos jogos mais divertidos de PC. Desafiador e muito legal.

Abraços!

DuraNerd disse...

Joguei vários daí, mas o Battle Chess eu joguei no emulador de 3DO, nem sabia que existia para PC. Muito legal ver as animações das peças.

E esse Elifoot, nunca joguei, mas pela imagem e descrição, não se diferencia muito do Brasfoot.

Postar um comentário