Top 7 - Temas pós-apocalípticos em jogos

terça-feira, 25 de janeiro de 2022 Postado por P.A.

E o ano de 2022 começa exatamente como o ano de 2021 terminou: com um vírus maldito infectando e matando pessoas ao redor do globo. E enquanto escrevo esse artigo, estou confinado em meu quarto, pois positivei para COVID. 

Obrigado chineses, não basta ganhar a maioria das medalhas nas Olimpíadas e ainda passar em primeiro lugar nos vestibulares, ainda tenham que fuder ainda mais a gente!

Por décadas os videogames tem nos mostrado cada vez mais jogos que ilustram o fim do mundo. E nós adoramos jogar jogos assim... Porém, agora estamos vivendo uma época de pandemia, apesar de ainda longe de ser o fim do mundo como nos jogos. O jogo chamado VIDA não é tão legal assim não é mesmo? 
 
Se você está lendo esse artigo nos dias atuais, certamente você assim como eu, não aguenta mais ouvir falar do COVID. Jornais, sites, televisão, rádio e até conversando com seus amigos o assunto não é diferente.
Se você está lendo isso do futuro, meus parabéns! Você sobreviveu ao caos causado por tudo isso. E por alguma milagre eu ainda não abandonei o blog, mesmo postando duas vezes por ano.
 
E não deixa de ser bizarro pensar em tudo que está acontecendo. Quando em nossas vidas pensamos que passaríamos por algo desse tipo? Milhares de pessoas contaminadas, pessoas reclusas em suas casas, cidades enormes com ruas completamente vazias, lojas fechadas, pessoas tendo que usar máscara pra ir pra qualquer lugar...
Com certeza estamos acostumados a ver isso em filmes e em jogos de videogame, mas sentir tudo isso na pela é realmente assustador.

E aproveitando este momento, comecei a pensar em jogos com temática do fim do mundo. Não que eu ache que o Coronavírus vai acabar com o mundo, mas o cenário caótico que ele nos deixou (principalmente no início da pandemia em 2020) é bem similar ao de um pré-apocalipse.
 
Entendam, a lista é sobre o FATOR que causou o fim do mundo e não os melhores jogos pós-apocalípticos. Esse é um assunto pra outro dia!
Então vamos a nossa lista com os sete temas mais comuns que causaram o apocalipse nos jogos!


7 - Apocalipse
Jogos que usam esta temática:
Darksider
 

Ok, esse não é tão comum assim. Afinal eu só me lembro dele na série Darksiders!
Mas o que pode ser mais apocalíptico que o próprio fucking APOCALIPSE? Pois é...
No jogo controlamos Guerra, um dos quatro cavaleiros do apocalipse que foi enviado à Terra para tentar trazer equilíbrio para o universo causado pela guerra entre céu e inferno. Batalha essa de forças tão superiores que durou mais de cem anos e devastou a Terrra, deixando o planeta na completa ruína!
 
 
 
6 - Máquinas
Jogos que usam esta temática: Horizon Zero Dawn
 

Horizon mostra um futuro pós-apocalíptico onde as máquinas criaram consciência própria e começaram a se multiplicar ao ponto de extinguir a humanidade. No século XXI, uma empresa de tecnologia chamada FARO (que não era do Rodrigo), estava criando robôs de combate. Porém devido a uma falha de programação os robôs ficaram hostis e começaram a consumir biomassa como combustível e se multiplicar desenfreadamente, o que culminou na quase extinção total da raça humana.


5 - Invasão demoníaca
Jogos que usam esta temática: Doom 2: Hell on Earth


Depois dos eventos do primeiro jogo; nosso herói Doom Guy acreditava que tudo tinha acabado, mas ao chegar na Terra descobre que os demônios conseguiram invadir nosso planeta e o dizimaram quase por completo além de matar milhões de pessoas. Agora nosso herói tem que lutar para evitar que os demônios consigam  destruir a raça humana e o nosso planeta inteiro; ou na pior das hipóteses; enviar os sobreviventes pro espaço em grandes naves pra evitar a extinção da raça humana.


4 - Invasão alienígena
Jogos que usam esta temática: Resistance; Crysis

A franquia Resistance cria uma realidade alternativa, onde alguns eventos-chave do século XX não ocorreram da maneira como os livros de história nos contam. A Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial e o aparecimento dos nazistas na Alemanha não aconteceram, e isso criou uma configuração mundial bem diferente. Configuração essa que é colocada em xeque quando, em 1908, um asteroide cai na Rússia, carregando um misterioso vírus alienígena, chamado de Chimera, que infecta humanos e os transforma em supersoldados que passam a lutar em nome da “civilização” alienígena. Em 1951, a Europa já está praticamente devastada pelo ataque alien e o mundo a beira da dominação.

 

O primeiro Crysis se passa no ano de 2020  (eita!), onde um grupo de arqueólogos estava pesquisando possíveis evidências de que existiam traços de uma civilização alienígena em uma ilha norte coreana. Porém é óbvio que a coisa  sai do controle e um grupo de soldados é mandado pra resgatar os cientistas. No final, os heróis pensam ter destruído os alienígenas em uma grande explosão, porém eles só ficaram mais fortes e agora querem expandir seu domínio pra outros locais colocando todo o planeta em risco.


3 - Desastres ambientais 
Jogos que usam esta temática: Cadillacs & Dinossaurs; Rage; Disaster Report

Desde que me conheço por gente escuto falar que os humanos ainda vão acabar com o planeta; rios secando, florestas sendo desmatadas e calotas polares derretendo mais rápido que o normal vão acabar levando nosso mundo à ruína. 
No clássico Cadillacs & Dinossaurs, após inúmeros desastres naturais causados pela poluição, a humanidade entra em colapso e os sobreviventes são obrigados a viver por séculos em cidades subterrâneas. Ao voltar para a superfície, no ano de 2513, os humanos descobrem que a Terra foi repovoada por dinossauros, que a princípio eram dóceis e conviviam de forma pacífica com os humanos, até que começaram a sofrer ataques de uma gangue chamada Black Marketers. Isso fez com que os dinossauros se tornassem hostis com os humanos e começassem a atacar povoados. E agora você e seus amigos tem que sair por aí dando porrada em caras maus e até esmurrar um  dinossauro bem no meio da cara se for preciso. 

Em Rage a premissa é que um meteoro atingiu a Terra e dizimou todo o planeta. Para  evitar a extinção completa os humanos criaram as Arcas: abrigos subterrâneos espalhados pelo mundo que manteriam algumas pessoas escolhidas em estado criogênico e que seriam abertas depois de algum período de tempo para que essas pessoas repovoassem o planeta. Mesmo assim, ainda teve muitas pessoas que estavam fora da arca que conseguirem ter a sorte de sobreviver ao meteoro. O problema agora era sobreviver ao caos e violência que restaram no planeta sem leis.

A série Disaster Report, nasceu no PlayStation 2 e segue viva até hoje, apesar de ser mais conhecida no Japão. O jogo funciona como uma espécie de simulador de sobrevivência, onde nós controlamos pessoas comuns que tem que sobreviver à terríveis acidentes naturais. A série já abordou temas como tsunamis, terremotos, tornados, maremotos, enchentes e incêndios...


2 - Guerras 
Jogos que usam esta temática: Fallout; Metro; This War of Mine

Fallout é um jogo pós-apocalíptico que se passa no ano de 2077, onde a escassez de petróleo e tensões políticas entre EUA e China acabam provocando uma guerra nuclear. O governo dos EUA, como precaução, construiu vários abrigos nucleares chamados Vaults e mandou para esses abrigos cidadãos americanos que foram escolhidos por sua condição de saúde pensando numa possível repovoação no futuro após os eventos catastróficos da guerra.

Depois de uma grande guerra nuclear, o planeta ficou completamente devastado e inabitável na superfície, por conter níveis elevados de radiação que impedem que a população sobreviva por muito tempo respirando o ar contaminado. Essa é a premissa de METRO 2033! O jogo leva esse nome devido aos sobreviventes que se refugiaram nos metrôs da cidade e tentam sobreviver com a escassez de recursos e enfrentando os terríveis mutantes que nasceram com a radiação das bombas.

Nos mundo dos jogos estamos acostumados  sempre a jogos de guerra com muitos tiros, explosões e mortes pra todo lado; com nossos personagens travado batalhas heroicas contra seus oponentes. Porém, em This War of Mine, a temática é bem mais realista e triste. No jogo entramos na pele de civis que precisam juntar recursos e concluir tarefas básicas para simplesmente tentar prolongar suas vidas num cenário caótico e destruído pela guerra.


1 - Zumbis
Jogos que usam esta temática: Resident Evil, The Last of Us, Left 4 Dead

A história da série Resident Evil começa com um acidente biológico numa mansão ao redor de Raccon City, onde uma empresa chamada Umbrella fazia experimentos científicos e é claro que um dia uma grande merda aconteceu e um vírus acabou se espalhando e contaminando quase todos que trabalhavam lá. Equipes especiais da polícia local são enviadas para investigar e a operação não acaba nada bem. Em pouco tempo a infecção se espalhou pela cidade e logo o vírus sofreria mutações e se espalharia pelo mundo contaminando milhões de pessoas.

Em The Last of  Us, o mundo foi devastado por uma cepa mutada do fungo Cordyceps - o bizarro é que o cordyceps existe realmente. Milhões de pessoas são infectadas e se transformam em uma espécie de zumbis agressivos ao serem mordidas por outros infectados ou por inalar esporos dos fungos contaminados. Os poucos humanos sobreviventes tentam procurar um local seguro ao mesmo tempo em que buscam por uma possível cura estudando possíveis pessoas que se mostraram imunes ao fungo, mesmo após levar uma mordida de um infectado.

A história de Left 4 Dead nos mostra um mundo destruído por um vírus altamente transmissível que destrói todas as funções cerebrais das pessoas infectadas tornando elas zumbis altamente  agressivos. Pior que isso, em determinadas pessoas o vírus sofre mutações e os transforma em monstros ainda mais perigosos. No meio de toda essa bagunça quatro pessoas aparentemente imunes se unem para tentar encontrar um local que seja seguro e não esteja infestado de hordas de zumbis famintos.