Lendas dos Games (III)

segunda-feira, 7 de julho de 2008 Postado por Tristan.ccm

Lenda 3 - A Triforce no Zelda Ocarina of Time

Ah, a Triforce, o Santo Graal dos nintendistas! Creio que não há um fã de Zelda que não tenha caído nessa. Na minha opinião, essa deve ter sido a maior lenda já criada em torno de um game, algo que envolveu até mesmo o gênio Shigeru Myiamoto, o próprio ciador do game! A lenda se tornou tão grande que até hoje tem gente tentando provar que ela realmente existe. Bem, mas vamos ao assunto:


Para quem não sabe o que é a Triforce, lá vai um guia rápido: após a criação de Hyrule (o mundo onde se passam as aventuras da série Zelda), as três deusas que o formaram voltaram aos céus. No ponto onde as deusas deixaram Hyrule surgiu um estranho objeto: três triângulos formando um maior, a sagrada Triforce, que daria a quem a encontrasse o poder ilimitado sobre tudo e todos. O grande vilão da série, Ganondorf, busca o artefato para aumentar seus poderes e dominar o mundo, e a missão de Link é impedí-lo.

No primeiro jogo da série, a princesa Zelda partia a Triforce em oito partes, que Link tinha de juntar para poder enfrentar o vilão. Em Zelda 2 ela não aparece, mas em A Link to the Past você pega a Triforce após derrotar Ganon. Por isso, os gamers acharam que no próximo jogo da série, Ocarina of Time, poderíamos pegá-la de novo. Mas nesse a coisa mudava, pois quem a pegava era Ganondorf. Como não era merecedor de tanto poder, a triforce se parte, e ele fica apenas com uma das partes. As outras acabam indo parar nas mãos de Link e de Zelda, por isso o rei dos Gerudos rapta a princesa para atrair Link e tomar para si as três partes.

Um belo dia, uma mexicana chamada Ariana mandou um e-mail para o site The Land of Hyrule (infelizmente morto no momento) afirmando que tinha pego a Triforce no Ocarina of Time! Segundo Ariana, o raciocínio é simples: Ganondorf chega até ela porque Link quebra um selo no Temple of Time, removendo a Master Sword de seu pedestal. Ora, se fosse possível chegar até o Temple of Light (local onde estaria a relíquia) sem remover a espada, o selo continuaria intacto, Ganondorf ficaria de fora e Link poderia chegar até ela inteirinha! Ela mostrou como prova de seu feito fotos bem convincentes, onde aparecia até uma TV com a imagem de Link entrando no Temple of Light, bem como um passo-a-passo, onde ela convenientemente escondia um dos passos. Segundo ela, seria possível driblar o lacre da espada através de uma música secreta da Ocarina, ensinada por aquela coruja tagarela que te persegue o jogo todo.

Ao ser perguntado sobre aquilo, pois meses antes havia dito que era impossível, Myiamoto-san poderia ter desmentido a garota, mas ao invés de apagar jogou foi gasolina na fogueira: "É muito fácil pegar a Triforce, como ainda não descobriram? Quando vocês descobrirem como pegá-la, vão bater a cabeça na parede de tanta raiva, pois é muito fácil.". Aquela declaração fez surgir um boato: quem descobrisse como pegar a Triforce receberia da Nintendo um prêmio de 40 mil dólares. De olho nas verdinhas, as pessoas passaram a se internar em Hyrule atrás dos triângulos sagrados, seja tentando descobrir o passo que Ariana escondeu ou procurando um outro caminho. E tome o povo correndo atrás da máscara da verdade (um item que realmente existe, mas é pouco útil), tentando derrotar o maratonista de Gerudo Valley (já foi provado que ele é invencível) ou procurando uma pirâmide escondida em Haunted Wasteland (um bug do cenário e nada mais).


A verdade:

Abaixo, vou mostrar as fotos que Ariana mandou como provas de que tinha pego a Triforce (cortesia: Hyrule Legends):




Foto 1: Link aprendendo a suposta canção secreta, a Overture of Sages. Repare que a espada está do lado errado (Link é canhoto)

Foto 2: A famosa "foto da televisão", que mostraria Link entrando no Temple of Light

Foto 3: Link recebendo a Triforce de Rauru (na verdade, o que aparece ao fundo não é o sábio, mas um goron)

Foto 4: A Triforce na tela de status, aparentemente encaixada num vão que realmente existe ali


Quem manja de photoshop percebe na hora: são montagens. Foram comparadas com outras fotos do jogo e apresentaram diferenças cruciais de resolução e nitidez. Após a mentira de Ariana vir à tona, ela simplesmente sumiu, e hoje ninguem sabe se ela existe ou se estava apenas tentando ficar famosa. Existem até os que acham que o próprio site forjou a história toda. Um mistério...

Variações da lenda diziam que só se poderia pegar a Triforce após um ítem conseguido com o maratonista de Gerudo Valley após você derrotá-lo na corrida, outras diziam que havia uma pirâmide escondida no deserto onde uma dungeon secreta o levaria à Triforce ou a um ítem secreto que lhe permitiria encontrá-la. Mas já foi provado que são duas besterias: a pirâmide é só um pedaço do cenário e o maldito coelho não pode ser derrotado.














À esquerda, temos a prova de que o maratonista é invencível. O tempo foi congelado via Game Shark, mas mesmo assim ele zoa: "Mas você não pode me vencer, seu tempo foi 00'00'', mas eu venci por um segundo"! Das duas uma: ou ele é o Sonic disfarçado ou quem fez o jogo não programou sua derrota. Já na foto da direita, temos a famosa pirâmide escondida. Usando Game Shark ou emulador, você pode chegar até ali usando levitação, mas ela é apenas um pedaço do cenário e nada mais.

O fato é que esse bafafá todo é apenas a cereja no bolo desse jogo que é um dos melhores já feitos. Deu raiva e vontade de bater a cabeça na parede sim, mas foi ao descobrir que a Triforce era mesmo inalcançável (sim, eu fui um dos que caiu nessa...). Mas mesmo assim foi gostoso, pois muita gente que havia fechado o jogo e ponto acabou descobrindo coisas nele que sequer sabiam que existiam. Talvez a Nintendo tenha ajudado a aumentar a lorota com o único intuito de mostrar o quanto o jogo é bom. Se foi isso mesmo que aconteceu, eles conseguiram.

Gostou? Conhece outra lenda interessante? Poste nos comentários e ela será revelada.
Na próxima postagem, uma lenda das antigas: a Fase da Nuvem em SMW.


Comente com o Facebook: