International Superstar Soccer (SNES)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008 Postado por P.A.

Gênero: Esporte


Fabricante: Konami


Lançamento: 1994


Jogadores: 1-2 players



Lançado no Japão com o nome de Jikkyou World Soccer: Perfect Eleven e no resto do mundo como International Superstar Soccer (ou ISS se preferir), esse game de futebol do Super Nintendo veio pra mostrar do que era capaz, conquistando uma legião de fãs!

Ahh o futebol, meu esporte favorito! Quantas vezes não fiz torneios/campeonatinhos com meus amigos... Bons tempos! Nostalgia de quando reunia a galera pra campeonatinhos, seja lá qual jogo for, o importante era chamar o pessoal e se divertir pra caramba!

ISS além de divertido possuia características interessantes! Seu gráficos, apesar de serem simples, estavam bem trabalhados! Os estádios e algumas animações são bem feitas, assim como os jogadores que possuem características diferentes, como o cabelo por exemplo... Mas isso não serve para os goleiros, que são sempre iguais! Outra coisa legal, são os fotógrafos que ficam posicionados atrás dos gols, e quando a bola bate em algum deles, eles caem de bunda no chão! Duvido que alguém que jogava esse jogo nunca ficava torcendo pra bola acertá-los!

ISS se destaca também por ser muito simples de jogar! A Konami aproveitou muito bem o controle do SNES, dando funções a todos os botões! Mas uma coisa que sempre me desagradou são os movimentos dos jogadores. Por exemplo, às vezes, eles dão um carrinho pra chutar pro gol... Ou o goleiro que pula feito uma tábua pra fazer a defesa! Sei lá, é meio esquisito... Acho que isso era assunto pros gráficos, mas tudo bem!
Uma coisa muito interessante era a maneira como você pode mexer na sua equipe: formação, substituições, e até mudar a cor no uniforme pra uma cor que você achar melhor... Coisas essas nunca mostradas tão bem em jogos de futebol da época.

O jogo não possui destaque nenhum pra música, apenas possui uma na hora em que você está no menu, mas é só! Já os efeitos sonoros dão um show de bola (trocadilho infame)... O som da torcida que muda conforme o que está acontecendo em campo, o som dos chutes, e o narrador que é muito legal, tá certo que são poucas frases, mas é muito bacana ouvir ele gritar: GOOOOOOOAAAAALLLLL!!!

Mas o jogo possui duas "falhas". A primeira é a maneira de marcar um gol; bem, se você já jogou sabe do que eu estou falando... É QUASE impossível marcar um gol de fora da área por exemplo. Mas depois de jogar por algum tempo, você acaba descobrindo que basta entrar na área e esperar o idiota do goleior vir SECO em você, pra deixá-lo no chão e correr pro abraço! Tá certo, essa é a maneira mais simples de se marcar um gol... É claro que há outros métodos de fazer o gol, mas você tem que ser muito ninja ou ter muita sorte! Outra falha pra mim são os passawords! Takelpariu, eles num colocaram passawords e sim uma redação...

Mas apesar disso, ISS é um dos melhores, senão for o melhor (podendo perder pra ISSD) jogos de futebol da era 16-bits!


"Allejo, faz mais um pra gente!" - Torcedores do Brasil \o/



NOTA FINAL: 9,0
UM DOS MELHORES JOGOS DO GÊNERO DA ERA 16-BITS! EXCELENTE TRABALHO DA KONAMI MAIS UMA VEZ...


Plataforma:


6 comments:

­Kre-a Thor disse...

Eu participei de uuns campeonatos de ISSD Online (não é ISS)
Não muda muito
Mas tem uns caras muito viciados
D:

Anônimo disse...

Olha o que ess filho da puta disse " Um jogo de futebol, não possui história". Esse jogo foi o melhor de todos não existe jogo melhor que esse











Você devia e deve ser um merda, por isso diz que um jogo de futebol não possui história.

P.A. disse...

Então já que você é esperto e muito educado, porque não posta aqui pro pessoal ver a história do jogo de futebol? É claro, além da famosa história: vença o campeonato! =D

Otário... Você se acha tão inteligente, que postou primeiro com seu profile do Blogger (no caso esse aqui: http://www.blogger.com/profile/12184022985986381825 ) aew viu a cagada e apagou pra postar anônimo! FAIL!Tão inteligente... E corajoso a ponto de postar em anônimo!

John, me chupa! \o/

Tristan.ccm disse...

Ah, então o anonimo random se chama John? Bom saber...

Ana disse...

Uma das coisas mais legis pra fazer no ISSDeluxe e ligar o jogo e ouvir no menu,o jogo falar Deluxe

Anônimo disse...

NA MINHA OPINIÃO SUPER STAR SOCCER, OS DOIS, SÃO MUITO RUINS,
NUNCA GOSTEI, SEMPRE TIVE A PREFERÊNCIA DO CONCORRENTE DELE (NEM SEI O NOME)ESSE É MUITO MAIS COMPLETO E REALISTA.

Postar um comentário