Consoles Cancelados (III)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008 Postado por Tristan.ccm

Sega Neptune, um console fora de órbita


A década de 1990 nos deu uma das mais acirradas e emocionantes batalhas entre duas empresas na história: Sega e Nintendo brigavam palmo a palmo pela liderança no mundo dos games, de um lado o Mega Drive e seu apressado ouriço azul, de outro o SNES e seu encanador cabeçudo. Quem só queria saber de jogar batia palmas, pois essa disputa só melhorava ainda mais os jogos. Tenho certeza que os gamers das antigas, como eu, consideram a era 16 bits a melhor da história.

Porém um dia isso ia acabar, pois a tecnologia nunca pára de evoluir e logo os consoles de 16 bits estariam ultrapassados. A Sega sabia disso, e anunciou com toda a pompa que seria a primeira a lançar um console de 32 bits. Aquilo, porém, era apenas uma jogada de marketing, pois o Saturn ainda não passava de um desenho numa prancheta, eles ainda não haviam desenvolvido nada tão potente. Os fãs da Sega primeiro exultaram, mas com o tempo eles começaram a se perguntar se veriam Sonic em 32 bits antes que a Nintendo lançasse seu novo console (que estava em desenvolvimento mas foi cancelado, em breve falarei dele aqui).










Aqui temos duas fotos de como seria o Neptune. Qualquer semelhança com o Mega Drive não é mera coincidência!


Enquanto o Saturn não vinha, a Sega decidiu trabalhar com o que tinha à mão: o hardware do Mega Drive. E assim surgiu o 32X, periférico que prometia dobrar a potência do console. Enquanto o acessório fazia seu devido barulho inicial, um dos executivos deve ter pensado: “caramba, e quem não tem um Mega Drive, como vai fazer?”. Sua idéia foi fazer um console inteiramente 32 bits baseado no 32X, que aceitasse os mesmos cartuchos do periférico e que serviria de aperitivo antes do Saturn.











Este é Star Wars Arcade, talvez o único jogo que prestava lançado para o 32X e, consequentemente, a única coisa que valeria a pena de se jogar no Neptune


E foi assim que ele surgiu. Para aproveitar o nome do Saturn (os gamers já sabiam o nome do novo console), batizaram a novidade de Neptune, nome de outro planeta. Ele nada mais era do que um Mega Drive que já vinha com o 32X embutido (mas só aceitava os cartuchos deste), tratado como um novo console. Ele só não foi lançado porque a Sega, num raro lance de lucidez do projeto, decidiu esperar para ver o desempenho do 32X. Como o acessório juntava crostas de poeira nas prateleiras, eles viram que o Neptune era um barco furado e o cancelaram. Era melhor esperar o Saturn!


Gostou? Conhece outra pérola que não foi lançada? Escreva pra gente!
Na próxima, veremos o Infinium Phantom e sua mídia revolucionária.


Comente com o Facebook: