Consoles Cancelados (III)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008 Postado por Tristan.ccm

Sega Neptune, um console fora de órbita


A década de 1990 nos deu uma das mais acirradas e emocionantes batalhas entre duas empresas na história: Sega e Nintendo brigavam palmo a palmo pela liderança no mundo dos games, de um lado o Mega Drive e seu apressado ouriço azul, de outro o SNES e seu encanador cabeçudo. Quem só queria saber de jogar batia palmas, pois essa disputa só melhorava ainda mais os jogos. Tenho certeza que os gamers das antigas, como eu, consideram a era 16 bits a melhor da história.

Porém um dia isso ia acabar, pois a tecnologia nunca pára de evoluir e logo os consoles de 16 bits estariam ultrapassados. A Sega sabia disso, e anunciou com toda a pompa que seria a primeira a lançar um console de 32 bits. Aquilo, porém, era apenas uma jogada de marketing, pois o Saturn ainda não passava de um desenho numa prancheta, eles ainda não haviam desenvolvido nada tão potente. Os fãs da Sega primeiro exultaram, mas com o tempo eles começaram a se perguntar se veriam Sonic em 32 bits antes que a Nintendo lançasse seu novo console (que estava em desenvolvimento mas foi cancelado, em breve falarei dele aqui).










Aqui temos duas fotos de como seria o Neptune. Qualquer semelhança com o Mega Drive não é mera coincidência!


Enquanto o Saturn não vinha, a Sega decidiu trabalhar com o que tinha à mão: o hardware do Mega Drive. E assim surgiu o 32X, periférico que prometia dobrar a potência do console. Enquanto o acessório fazia seu devido barulho inicial, um dos executivos deve ter pensado: “caramba, e quem não tem um Mega Drive, como vai fazer?”. Sua idéia foi fazer um console inteiramente 32 bits baseado no 32X, que aceitasse os mesmos cartuchos do periférico e que serviria de aperitivo antes do Saturn.











Este é Star Wars Arcade, talvez o único jogo que prestava lançado para o 32X e, consequentemente, a única coisa que valeria a pena de se jogar no Neptune


E foi assim que ele surgiu. Para aproveitar o nome do Saturn (os gamers já sabiam o nome do novo console), batizaram a novidade de Neptune, nome de outro planeta. Ele nada mais era do que um Mega Drive que já vinha com o 32X embutido (mas só aceitava os cartuchos deste), tratado como um novo console. Ele só não foi lançado porque a Sega, num raro lance de lucidez do projeto, decidiu esperar para ver o desempenho do 32X. Como o acessório juntava crostas de poeira nas prateleiras, eles viram que o Neptune era um barco furado e o cancelaram. Era melhor esperar o Saturn!


Gostou? Conhece outra pérola que não foi lançada? Escreva pra gente!
Na próxima, veremos o Infinium Phantom e sua mídia revolucionária.


9 comments:

Rodrigo Borges disse...

Incrível como a Sega fez cagada.
Era minha empresa favorita na era 8 e 16 bits.

Mas depois de tanta besteira ( 32x, Sega CD ... ) mereceu o fim que levou.

Mas ainda espero que um dia ela volte a fabricar consoles, mas com as empresas cada vez mais fortes, fica cada vez mais difícil que isto aconteça.

P.A. disse...

É, tb acho isso meio difícil! E é engraçado ver como as coisas rodam mas sempre param no mesmo lugar...

A Sega só fabricava jogos, ae resolveu entrar no mundo dos consoles e hoje, voltou a fabricar apenas jogos! =D

Adriano Rezende disse...

Éra 16 bits foi a melhor!
É... Se esse aperitivo fosse "digerido", resultaria em mérda mesmo. Até hoje eu não acredito que uma empresa que lutava pau-a-pau com a Nintendo chegou ao fundo do poço!

P.A. disse...

A Sega fez muita cagada... Num dava valor aos seus videogames!

SNES is all! \o/

Anônimo disse...

Realmente, a era 16 bits foi a melhor!
Parecia que como não podiam gerar gráficos "excelentes" (com algumas exceções como DKC...) eles se empenhavam mais em desenvolver uma historia que prendesse o jogador...
Hoje o que eu vejo é um bando de jogos 3d sem historia... =[
Claro que existem jogos com enredo hoje em dia, mas pra mim 16 bits foi a melhor!!!

Jogo até hoje no emulador =]

Unknown disse...

Concordo com o Nando.
Estão apparecendo cada vez mais jogos bonitos mas sem jogabilidade
alguma.
Os gráficos cada vez mais estão prevalecendo.
E nisso, acho que a Nintendo acertou agora. O sucesso estrondoso do Nintendo Wii e do Nintendo DS mostram que nós gamers, queremos mesmo é jogabilidade. A qualidade gráfica não é o mais importante.

Marcel Santana disse...

O problema nessa época (começo da década de 90) era a falta de foco da Sega. Visão ela sempre teve (pois pensou na mídia cd para o Sega CD que se mostrou um grande periférico)mas planejamento... tsc, tsc.
Enquanto a Sega ensaiava os passos do que seria um console 32 bits a Sony veio e lançou um.

O Neptune nada mais foi do que essa falta de foco e mal planejamento.

leonardo cardoso melo disse...

eu tenho o comtrole desse ((é sério!!!!!!!))

Luancat, O Nitendista disse...

Sega:A rainha das gambiarras!
e a Nintendo fez a maior de suas cagadas:
"Posso ficar com o protótipo?Pode sim."
hoje existe o playstation e agora só quem gosta da nitendo é Nitendista que nem eu e quem gosta dos consoles da sony é aqueles que só quer saber de jogar.Da pra acreditar:Eu tô na ultima fase do Super mario world na minha santa reliquia:um Snes que eu trato como filho.vem o merdinha do meu primo e começa a jogar apagando meu save e depois fala:No playstation num apaga desse jeito; esse cara me deixo Emputecido da vida.

Postar um comentário