Consoles Cancelados (VI)

sexta-feira, 28 de novembro de 2008 Postado por Tristan.ccm

Super Nintendo ND Drive: Um tiro no próprio pé


Novamente estamos na década de 90, bem no meio da briga de foice entre Sega e Nintendo pela hegemonia no mercado dos games. Uma das tentativas da Sega de tomar o poder nessa área foi o Sega CD, periférico do Mega Drive que prometia ao jogador verdadeiros filmes interativos. Não parecia uma má idéia, afinal o 3DO e o NeoGeo CD eram a prova de que a mídia ótica podia ser usada em games com sons e gráficos bem maiores do que os cartuchos sequer sonhavam em ter.

A Nintendo temeu pelo pior, afinal a Sega tinha bem mais know-how nessa área do que as outras empresas que haviam se aventurado com os discos. Eles, então, decidiram investir em um drive de CDs para o SNES para competir com o Sega CD. Como não manjava nada de mídia ótica, a Nintendo decidiu pedir ajuda à Sony, que havia criado o formato anos atrás e já era sinônimo de CD, com seus aparelhos de som e CD-players. Dessa parceria, surgiu o ND (Nintendo Disk), cujo único objetivo era derrotar o Sega CD.



Eis as duas versões criadas pela Sony para ser o "Sega CD da Nintendo". A da direita deve te lembrar alguma coisa, né?

Porém, enquanto a Sony criava para a Nintendo dois projetos em separado (um periférico de CDs para o SNES japonês e um console que aceitavas discos e cartuchos, para o mercado americano), a Nintendo assistiu o Sega CD naufragar. A Sony já tinha construído alguns protótipos dos dois novos aparelhos quando a Nintendo lhe informou que iria cancelar o projeto. "Desculpem, mas os CDs não terão futuro no mercado de games", foi o que eles disseram à Sony.



Pode acreditar: Shigueru Miyamoto criou o megasucesso Zelda Ocarina of Time inicialmente para o ND! Ele só foi para o "meia-quatro" por causa do cancelamento do ND.

"Tudo bem, Nintendo. Mas a gente pode ficar com os protótipos?", perguntou a Sony. Mesmo sem entender, a Nintendo permitiu, afinal o que eles poderiam fazer com um console que usava uma mídia fadada ao fracasso? Bem, a surpresa foi toda deles, quando surgiu a notícia de que a Sony tinha criado um console com a tecnologia desenvolvida para o ND: ninguém menos que o PLAYSTATION!!!!!!! Bom, o resto da história você já sabe: o PSX engoliu Saturn, N64, etc...

O próximo cancelado é você quem escolhe. Se você sabe de algum console que, como estes, jamais viu a luz do dia, escreva pra gente!


Comente com o Facebook: