Street Rod (PC)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009 Postado por P.A.

Gênero: Corrida


Fabricante: California Dreams


Lançamento: 1989


Jogadores: 1 player



Street Rod é mais um daqueles joguinhos antigos pra PC que fizeram sucesso por sua simplicidade unida com diversão!

Nesse game de corrida você entra na pele de um sujeito que deseja se tornar o rei da cocada preta em corridas de rua (ou estrada). Mas isso não vai ser tarefa fácil, pois você precisa mostrar pra que veio, derrotando vários corredores até chegar ao King, e tomar seu título de número 1...

Você inicia o jogo com uma quantia em dinheiro pra poder comprar um carro e disputar suas primeiras corridas! Conforme vence as corridas, você ganha dinheiro ou o carro de seu adversário... Basta ir até a lanchonete do Bob e esperar seus adversários pararem o carro, então clique neles para desafiá-los pra uma corrida na rua (drag race) ou na estrada (road race). Ao clicar aparecerão opções de quantias em dinheiro e uma opçaõ chamada "Pink-Slip", que é onde vocês apostam seus carros. Quem vencer, fica com o carro do outro... Cuidado com quem você aposta pra não ficar a pé!

Esse é o Biff! Se você clicar naquele carinha parado ali, uma lista com os nomes dos corredores que já passaram por ae irá aparecer pra você chamá-los pro desafio...

O que chama a atenção em SR mesmo, é o fato de você poder equipar seu carro da maneira que achar melhor, trocando o motor, transmissor, pneus, rebaixando, trocando a cor do veículo e até mesmo colocando um daqueles adesivos na porta; o que certamente era muito inovador na época! Seu carro inicial irá possuir apenas uma marcha, mas mudando o transmissor ele pode ter até 4... E nunca se esqueça de abastecer seu carro pra não ficar no meio de uma corrida!
O jogo ainda conta com uma quantia razoável de carros diferentes, assim como suas peças pra você tuná-los! Meu preferido é o Corvette!

O jogo possui aqueles sonzinhos típicos de jogos antigos, e o ponto negativo aqui fica pras músicas que são poucas! Pra falar a verdade só tem música enquanto você estiver na sua garagem, uma pena... Pois músicas durante a corrida seriam legais! Talvez eles não tenham colocado pra você conseguir escutar o barulho que o carro emite quando você precisa reduzir a marcha pro motor não fundir!

É isso mesmo, quando você adquire um carro com mais marchas, é preciso ficar atento! Pois quando chegar na última marcha e ficar por muito tempo acelerando, o motor pode fundir, então você deve reduzir a velocidade ou até mesmo a marcha. Eu aconselho apenas diminuir a velocidade nas curvas e acelerar ao máximo no retão, pois assim você tem um equilíbrio e o carro dificilmente irá ficar acelerado! A jogabilidade é muito simples, enquanto estiver fora das corridas basta usar o mouse pra clicar em tudo e fazer o que quiser. Durante as corridas, as setas direcionais funcionam como acelerador, freio e pra fazer as curvas, enquanto a barra de espaço é utilizada pra mudar a marcha!

Além das músicas o jogo ainda apresenta mais dois pontos negativos... Os cenários das corridas são sempre os mesmos! Independente se você for correr na rua ou na estrada ou contra quem for correr! A única coisa que muda é que na rua as corridas são mais curtas... O outro ponto negativo fica pra jogabilidade! Na verdade é mais pra visão que você tem das coisas quando está dentro do carro, pois às vezes não dá pra saber se você vai bater na hora de ultrapassar, por exemplo. Eu mesmo bati diversas vezes no carro da frente por conta disto. E aqui num tem dessa de bater e continuar correndo... Negativo seu fanfarrão! Bateu se fudeu! Seu carro quebra e você tem que pagar pra consertar e ainda perde a corrida... Chupa que é uva!

Apesar de se tornar repetitivo devido aos mesmos cenários sempre e sempre, o jogo é muito divertido! É bem legal administrar seus carros, equipando-os e vendendo...

Duas curiosidades sobre o jogo: apesar de ser de 1989, é um jogo atualizado! Sim, isso mesmo, pois ele está de acordo com a atual "Lei Seca". Quando você clica na garrafinha de bebida, ele diz que você não pode dirigir e beber. Senão vai ser preso e terá que pagar $950 de multa...
Outra curiosiade é que o cantor Falcão está presente no jogo como um dos corredores adversários! Pode procurar que você vai encontrar... O nome dele é Butch!



NOTA FINAL: 8,0
UM JOGO MUITO INOVADOR PRA SUA ÉPOCA E QUE POSSUI UM ALTO GRAU DE DIVERSÃO. UMA PENA PECAR NA MESMICE DOS CENÁRIOS E DOS EFEITOS SONOROS.


Plataforma:


9 comments:

Anônimo disse...

NOstalgia, mas não voltaria jogar.

Street Rod? Cajado de Rua ;p?

Tristan.ccm disse...

Esse jogo tem som? Baixei e não sai som algum, nem achei como se configura isso.

P.A. disse...

Tem sim... Mas aquele sonzinho que sai do CPU! E não da caixa de som, por isso não é mto alto, mas dá pra escutar!

Não tem como configurar, só dá pra ligar e desligar a música na garagem clicando no rádio!

Anônimo disse...

Só uma correçãozinha P.A., o som não sai da CPU, sai do speaker do PC, que nada mais é que aquela pecinha responsável por aquele beep que o PC dá quando liga. Nos PCs antigos eles tinham o formato de pequenos auto-falantes, mas atualmente são menores que um dado comum. No seu caso Tristan, pode ser que o speaker do seu PC esteja desligado. Para saber se ele está ligado ou não, o jeito mais fácil é prestar atenção se ao ligá-lo, ele faz aquele beep característico.

P.A. disse...

É então, o som num sai das caixinhas de som, sai dessa pecinha que fica no CPU! =P

Acontece que você explico melhor...

Tristan.ccm disse...

então eu me lasquei, meu pc não faz beep qdo liga, só toca aquela musiquinha do windows.

Anônimo disse...

grande jogo, o NFS dos anos 90, alguem sabe como q tira o som q o speaker faz?

Diego disse...

Se vcs estão emulando ele, no dosbox ou coisa parecida, olha no manual que lá tem como impedir dele usar o PC Speaker.

Um dos melhores joguinhos dessa época... mas tenho que discordar que esse seja o NFS da época. O Test Drive (o original) era o NFS, com carros licenciados e o interior reproduzido fielmente (ou o melhor possível naqueles dias).

Anônimo disse...

estou doido pra jogar!
ass leandro luis

Postar um comentário