Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble (SNES)

quinta-feira, 14 de maio de 2009 Postado por P.A.

Gênero: Ação / Plataforma


Fabricante: Rare


Lançamento: 1996


Jogadores: 1-2 players



Ahh Donkey Kong Country! Os melhores jogos dos kongs estão no SNES, pode ter certeza. Mas apesar do estrondoso sucesso do primeiro e do segundo jogo, o terceiro não aproveitou a mesma fase de seus antecessores e talvez seja o mais fraco dos três... Mas isso não significa que o jogo é ruim, longe disso!

A história do jogo é praticamente o maior erro... No segundo game, Donkey Kong havia sido sequestrado e Diddy e Dixie conseguiram salvá-lo. Agora, Donkey foi novamente sequestrado, junto com Diddy! E Dixie chamou seu primo Kiddy pra salvar os dois kongs. Poxa, novamente essa história de sequestro, ainda mais de dois kongs que estão acostumados a combater os inimigos! Tá certo, a vadia da Peach era sequestrada em quase todos os jogos e o corno do Mario ia lá salvar ela... Mas ela é uma mocinha indefesa oras!
Tudo bem que agora eles colocaram um sub-chefe pra dar uma mudada um pouco, e esse chefe é Kaos! Um robô muito éfi-de-pê! Mas K.Rool ainda esta presente e é o último chefe. O Kaos veio só pra dar um complemento que na verdade não complementa nada...
Além disso, ainda temos duas histórias paralelas: os pássaros-banana e os Ursos Mercenários. Os pássaros-banana foram aprisionados em cavernas e cabe a você libertar todos eles pra que assim, eles se reunam e possam libertar a mamãe pássaro-banana. Os ursos te ajudam a encontrar alguns pássaros, mas você precisa ajudá-los também, dando dinheiro, presentes e até outros itens! Essa parte ficou bem legal, já que você tem que pegar o item que cada urso quer e levar pra ele... E torna o game mais amplo, pois liberando todos os pássaros você consegue ver outro final!

Os gráficos ainda são maravilhosos como dos outros jogos, isso é uma coisa muito boa, já que o SNES estava dando seus últimos suspiros nessa época! Tantos os sprites dos kongs como dos inimigos são muito bem feitos... Apesar de que eu ainda acho meio estranho encontrar jacarés laranjas ou roxos, mas beleza! Os cenários também foram muito bem trabalhados e ao contrário do jogo anterior que era mais escuro, esse aqui é bem colorido! E o mapa do mundo é bem grande também, e possui segredos como o mundo de Krematoa que fica no lago!

As músicas deixam um pouco a desejar se comparadas aos outros jogos... Elas se encaixam bem nas fases e nas ocasiões, mas infelizmente, elas não são tão cativantes e memoráveis e que ficavam na nossa cabeça depois de jogar! Não são ruins, de modo algum... Mas não foi uma trilha sonora que chamou a atenção ao jogar. Diferentemente da trilha sonora de DKC 2!
Os efeitos sonoros são bem legais e assim como nos outros jogos, cada inimigo ou kong possui seus efeitos sonoros!

A jogabilidade é semelhante ao jogo anterior... Dixie voa e é mais ágil e Kiddy, bem... O Kiddy é um cone!
Sério, tá certo, ele tem mais força, mas isso não o torna melhor em momento algum! A única habilidade diferencial dele, é um pulo que ele dá na água fazendo com que você passe sem ter que nadar... Isso serve pra alcançar um bônus, e é só! É o pior de todos os kongs. Você pode também segurar um kong nas costas do outro, e jogá-lo pra alcançar alguma plataforma ou até mesmo para quebrar o chão quando este estiver rachado!
Outra característica do DKC 2 presente no jogo, são os bônus que ficam escondidos nas fases e te recompensam com uma moeda ao completá-los! Ainda temos também a moeda de DK, que agora não fica mais suspensa no ar, e sim, é segurada por um jacaré (Koin) e você deve jogar um barril pelas costas dele pra conseguir pegar a moeda, e às vezes, esse trabalho não é dos mais legais!

Uma coisa bacana e inovadora aqui é que agora seu amigo Funky Kong não fica mais no barril-avião te levando de um mundo pra outro, já que agora, você pode viajar livremente pelos mundos! Então Funky virou construtor de barcos (e até helicóptero) e com isso você pode usar os barcos pra chegar até os mundos espalhados pelo mapa... E os barcos também te ajudam a alcançar algumas cavernas onde os pássaros estão aprisionados!
Os animais amigos também estão presentes, alguns foram substituidos, outros permaneceram! Rambi o melhor animal foi trocado por uma merda de um elefante que tem medo de ratos... Sim, isso torna o jogo mais interessante e o elefante (ou a elefanta) tem até que uma gama boa de movimentos que ajudam em algumas partes, mesmo assim, Rambi era muito mais foda! Squiter (segundo melhor animal de todos os jogos, perdendo pro Rambi), Squawks, e Enguarde ainda estão presentes. Adicionado Parry, um passarinho pequeno que ajuda você a coletar alguns itens mais no alto...

Algumas fases do jogo são bem complicadas, como a do esgoto onde os comandos estão invertidos, e a fase onde você deve alimentar uma piranha pra que ela não se alimente dos kongs... Isso sem citar a maldita fase do foguete! Os níveis mais difíceis podem ser muito aborrecedores ao invés de desafiadores...
Eu achei que a ação do jogo caiu um pouco em relação ao segundo jogo, não que isso deixe o jogo ruim, mas o ritmo mais devagar não é tão legal assim!

O terceiro game da trilogia que fez sucesso no Super Nintendo não era tão bom e marcante como os outros dois jogos, mas mesmo pecando em alguns aspectos, é um grande jogo!


NOTA FINAL: 9,0
O TERCEIRO GAME DOS KONGS NO SNES POSSUI SIM SUAS FALHAS EM RELAÇÃO AOS ANTERIORES, MAS É CLARO QUE É UM GRANDE JOGO LANÇADO NO FINAL DA VIDA DO SNES E QUE MERECE ESTAR PRESENTE NA BIBLIOTECA DE GAMES DE QUALQUER JOGADOR QUE SE PREZE!
Plataforma:


25 comments:

Anônimo disse...

dk:c3
grande classico!!!
realmente é um dos melhores jogos do snes!

Renanbianchi disse...

A Princípio, fiquei espantado com esse DK pelas possibilidades, achei muito legal poder andar de barco, mas tive a impressão que os gráficos ficaram piores se comparados ao 2 =/

Azrael_I disse...

Eu já penso contrário(é impressão minha ou sempre sou do contra?), sempre gostei de DK3, mais até do que do 2... Ah sim, pra fazer 106% no jogo, precisa usar o cheat pra deixar mais difícil.

P.A. disse...

A trilogia é muito fodástica! Mas acho que o 3 ficou devendo pelo fato do Kiddy (sim, eu odeio ele) e pelas músicas não serem tão memoráveis mesmo!

Mas a jogada dos barquinhos foi muito bacana.

Ahh é 105%, eu acho... Tem que usar o TUFST!

Azrael_I disse...

Bom, segundo a revista Ação Games da época, era possível sim fazer 106%, mas pra isso tem que jogar no Modo hard(apenas através do cheat).

P.A. disse...

Eita, erro da revista!

Confirmei aqui:
O DKC 1 é 101%, o DKC 2 é 102% e o DKC 3 é 103% sem códigos.

Pra zerar o DKC 3 com 105% é preciso usar o código TUFST...

Anônimo disse...

Eu ja pelo contrário achei esse melhor que o 2...realmente é questão de gosto

Ghosturbo disse...

Para mim, esse de longe é o melhor da série.

Não concordo sobre o Kiddy, ele tem praticamente as mesma habilidade que o Donkey Kong, menos o tapa no chão, além dele ser mais forte ajuda muito, ele pode jogar a Dixie bem alto.

O jogo também tem excelentes gráficos e uma excelente trilha sonora, uma das melhores do console, que na minha opinião, na série, só perde para o DK2.

Anônimo disse...

sem duvida um dos melhores games do SNES...
mesmo sendo um grande jogo
não se compara totalmente ao 2°...
namoral...o 2° realmente é o melhor dos 3,o maior pecado desse é o kiddy...fala serio...
Donkey & Diddy são uma grande dupla.Diddy & Dixie NEM SE FALA.mas Dixie & Kiddy......
mas mesmo assim é um GRANDE GAME^^

Xtreme-www disse...

Lembrando que o maximo é 107%(Com cheats). Se voce nao fizer o melhor tempo, fica com 105%, mas se fizer, fica com 107%.

thomas disse...

gosto mais do donkey 3 e kyddy nao e ruim e ja zerei o game com codigos melhor tempo e tudo mai so fiquei com 105%

Frederico Albano disse...

Esse esquema do Kiddy foi muita palhaçada. Podiam ter voltado com o Donkey Kong e inventado um jeito de só o Diddy ter sido sequestrado.

Agora o que me deixa mais puto é terem mudado aqueles sprites clássicos. Esse rato que colocaram é muito fudido!! Sem falar que nos Kremlins... Aqueles barris também são muito ridículos.

P.A. disse...

É, o Kiddy pra mi é inútil demais...

E realmente Fred, eles fizeram uns sprites caprichados, mas ficou bem diferente dos que nós estavamos acostumados.

Xtreme-www disse...

Putz Fred concordo plenamente...
DK3, assim como todos da serie, é um jogaço, fodástico mesmo. Mas aqueles sprites que eles mudaram... O que vcs me dizem das novas "abelhas" que, ao invés de possuirem ferrões, possuem uma serra eletrica nas costas?

Eu nao sei se vcs concordam, mas o jogo tambem tem um ar um tanto quanto infantil, os anteriores nao me pareciam assim... E tambem aquele negocio daquele elefantinho viado ficar assustado com os ratos... E ainda por cima num tem o Rambi no jogo...

P.A. disse...

Eles colocaram uns sprites dos inimigos num novo formato, pra mim ficou bom ainda assim, só que claro, é estranho pros padrões que estavamos acostumados.

É como eu disse no review, o jogo tá mais "colorido" se comparado às versões anteriores, talvez isso tenha dado esse ar de ser mais infantil! Rambi é o mais fodão! xD

E aquele elefante me irrita tanto quanto Kiddy!

Anônimo disse...

Bah! Muito bom esse jogo rapaz.. até hoje com Play 3 e tal n se faz mais jogos fodas assim me da vontade de nunca mais sair da década de 90.

yago haa disse...

yago
ahh eu mto bom o dk3...mas eu num cunsigo passar de 69%...eu tenho que pga todos os bonus????????

P.A. disse...

Sim... todos os bônus, DKs e passarinhos!

Anônimo disse...

como zerar dk 1 101% nunca consegui e até hoje nao achei na net essa manha.

Marcel Santana disse...

Sem dúvida é o mais fraco da série mas ainda assim é um bom jogo! Bom post

Anônimo disse...

ME DISSERAM QUE PARA ZERAR O DKC3 COM 105% É PRECISO APENAS TER O CÓDIGO TUFST E NÃO O CÓDIGO HARDR. O CÓDIGO TUFST ELIMINA TODOS OS DK BARRELS E CONTINUE BARRELS, OU SEJA, É O SUPER HARD MODE DO GAME E NAO TEM ESTIA, MANO, SE VOCÊ QUISER ZERAR O JOGO, TREINE DURO, POIS SÓ COM ESFORÇO E SOFRIMENTO QUE VOCÊ VAI CHEGAR LÁ. EU PEGUEI TODOS OS PASSARINHOS, TODAS AS MOEDAS DK E TODAS AS BONUS COINS, ALÉM DE HABILITAR O MUNDO SECRETO KREMATOA, O QUE É EXIGIDO PARA O FINAL SECRETO DE 103%. PORÉM, EU ME ESQUECI DE UM DETALHE IMPORTANTÍSSIMO: FALTOU O CÓDIGO TUFST PARA CHEGAR LÁ, MAS UM DIA EU CHEGO LÁ!!

Anônimo disse...

So consiqui segar a 103% o DKC2 emelhor é mais dificio

Xtreme-www disse...

Grande PA, tava relendo seu review de DK3 mais uma vez e resolvi deixar uma sugestão de review (desculpe postar aqui, nao sabia onde poderia postar): Tales Of Phantasia.
Excelente jogo de RPG, nível de Chrono Trigger, uma das trilhas sonoras mais fodas que já ouvi na vida... enfim, um grande jogo. Fica a sugestao para um review...

Anônimo disse...

Eu gosto mais desse,provalvelmente por que foi o meu primeiro donkey kong que realmente zerei(joguei spo o 1 na casa do meu primo)

Eu gosto do estilo desse,mas devia deixar o Diddy em vez do Kiddy,isso eu concordo.

Acho que esse tem musicas tão memoraveis quanto o 2º,mas eu prefiro este.

Sei lá sçao todos ótimos.

Unknown disse...

pra vira no 105% é só usa um emulador! nos emuladores tem a opção de salvar nO meio da fase o que facilita bastante virei em 5 horas no 105%.

Postar um comentário