Top 5 - Os piores finais de jogos

quinta-feira, 10 de setembro de 2009 Postado por Tristan.ccm

Pra mim, o grande barato na hora de encarar um game não era fazer uma grande pontuação, mas sim chegar ao final do jogo. Era legal, depois de horas enfrentando os inimigos, ver o mundo ser salvo ou a donzela ser resgatada. O problema é que, dos jogos que têm final, alguns são tão frustrantes que irritam até o mais fervoroso dos fãs, pois nada pior que um game te deixar preso numa história bacana e, no final, um desfecho mal feito põe tudo a perder. A seguir, você verá os cinco finais que eu considero os mais broxantes de todos.

ATENÇÃO!! Essa postagem contém Spoilers! Ou seja, além dele ter mais estabilidade nas curvas e mais pressão aerodinâmica nas retas [Desciclopédia OFF], ele revela partes do enredo dos jogos. Assim, se você prefere quebrar a cara no final do jogo saber sobre o enredo apenas durante o jogo, não leia!


5º lugar: Battletoads (Mega Drive)

O jogo é difícil de dar dó! Mas o pior de tudo é que, no final, depois de derrotar a Dark Queen e resgatar sua donzela, tudo o que se vê é aquele gavião cientista te dando os parabéns. Os sapos não ganham nem mesmo um beijinho da moçoila (perdendo, talvez, a chance de virarem príncipes)! Depois de chorar, dar cabeçadas na parede, perder a sanidade mental, transformar os dedos em cascos de tartaruga e derreter o fígado encarando as dificuldades de um game totalmente over power, o mínimo que um gamer poderia esperar é um final mais decente, não acham?


4º lugar: Mighty Final Fight (NES)

Um beat'em up que se preze termina com o lutador encontrando sua amada e dando um tremendo beijo nela (Billy Lee que o diga!). Mas aqui, Mike Haggar mostra que é um pai zelozo e ciumento: antes que um mané como você se aproxime de sua filha, ele lhe aplica um golpe, te joga longe e fica com os créditos do resgate só pra ele. Fala a verdade, vai ser empata-foda assim lá no meio do inferno!


3º lugar: The Legend of Zelda: Majora´s Mask (N64)

Pra mim, Skullkid é um dos maiores FDPs da história dos games. Afinal, nem o Ganon conseguiu foder com a vida do Link de forma tão eficiente quanto ele o fez em Majora's Mask: ele não só roubou sua Ocarina e sua égua Epona como o jogou numa dimensão paralela prestes a ser destruída pela Lua, que o desgraçado fez cair em direção à Terra. Se isso não fosse suficiente, ele ainda transformou o herói num bicho-planta com alergia a água. Qualquer um com sangue nas veias e uma espada nas mãos iria querer estripar um safado desse calibre, não? Pois sabem o que acontece no final? Eles viram miguxos!!! Isso mesmo, eles terminam juntinhos, como bons amigos! Nintendo, eu sempre fui seu fã, mas essa não deu pra engolir, sinto muito.


2º lugar: EVO - Search for Eden (SNES)

Durante todo o jogo você passa por quase todas as eras da evolução da vida na Terra: começa como um peixe, vira um anfíbio, depois um réptil e, enfim, um mamífero. É de se esperar que, no final do jogo, possamos jogar com primatas que acabariam evoluindo para seres humanos, não é? Pois, quando você termina a fase de mamíferos, ansioso para ver seu personagem virar finalmente um "hominho", SURPRESA, o jogo acaba! Isso frustra o mais obstinado dos gamers, gerando um ódio capaz de impedir qualquer tentativa de replay do jogo.


1º lugar: Terranigma (SNES)

O jogo é tipo um Zelda, porém o protagonista veio de um mundo subterrâneo para ajudar o nosso a se desenvolver. E o chefe final é justamente o criador desse mundo, Dark Gaia. E ele é de uma dificuldade absurda, pois é um demônio gigante apelão from hell que na maior parte do tempo fica fora do alcance do seu bastão. Depois da épica batalha, você volta à sua vila de origem, e sabe o que acontece? A versão boa do demônio apelão, Light Gaia, te avisa que todo o seu mundo, incluindo sua mina, sua família, seus amigos e até mesmo você, cara pálida, VAI DEIXAR DE EXISTIR! Puta que pariu, depois de lutar tanto, de morrer e ressuscitar lutando, de enfrentar um monte de perigos e ajudar grandes nomes da história como Colombo, Graham Bell e outros famosos a evoluir nosso mundo, isso é prêmio pra um herói? Bem, mas Light Gaia não é tão malvado(a) assim: ele (ou ela, sei lá se essa porra é macho ou fêmea) permite que você tenha uma segunda chance: te deixa VIRAR UMA GAIVOTA!!!!! Ah, dá um tempo, Light Gaia! Ninguém merece um final desses!




MENÇÕES HONROSAS

Yo, Noid! (NES)

Outro jogo difícil de doer o cérebro com final ruim. Após guiar nosso frágil personagem por um monte de estágios 100% mortíferos, tudo o que Noid ganha são meia dúzia de pizzas. E isso porque ele passa o jogo todo correndo atrás das redondas, e comendo algumas nos duelos. Assim, dá pra entender que nosso herói tenha uma crise nervosa ao ver que não salvou nada depois de tanto perrengue!


Super Mario Bros (NES)

O primeiro game do Mario é um jogaço, disso ninguém duvida. Pena que, depois dos oito mundos serem atravessados a duras penas, tudo que você vê é a princesa dizendo que sua missão foi cumprida. Novamente, nada de um beijinho no herói (tem até um vídeo, já postado em nosso blog, que satiriza esse final). Ainda bem que a Peach demonstrou mais gratidão nas outras vezes em que foi raptada, senão talvez o Mario teria se cansado e voltado a arrumar seus encanamentos!


Chrono Trigger (final Good Night) (SNES)

Calma! Guarde as pedras, leitor! Chrono Trigger tem ótimos finais, inclusive estou preparando um roteiro para que você possa ver todos. Mas tem um que não vale nada a pena: depois que você for para o End of Time pela primeira vez, use o balde para ir diretamente para Lavos. Finalizando o jogo assim, tudo o que você vai ver é um sapo e um Nu, um tentando atrapalhar o sono do outro. Nada a ver com o jogo, diga-se de passagem. Uma dica: esqueça esse final e corra atrás dos outros 13, vale bem mais a pena.


29 comments:

Anônimo disse...

No EVO - Search for Eden tem como voce virar humano durante o jogo é so fazer as evolucoes certas

P.A. disse...

Virar uma porra duma GAVIOTA sem dúvidas, é uma merda de final!

O Homem Invisivel! disse...

O meu primo tem o Majora's Mask, coitado dele =/
Eu vou é jogar Ocarina of Time.

Frederico Albano disse...

Muito bom o post, parabéns.
(Espero que tenha continuações)

Mas sobre o Zelda, até o Ocarina of Time, infelizmente, é um pouco broxante.
Chega até a ser engraçado ver o Link e a Zelda se olhando um tempão sem nada acontecer.
Agora o que acontece depois que a gente desliga o video-game é outra história...
Huahuaahuahuahuahuahau...

De quelaquer forma o final é excelente quando sai mostrando a galera toda reunida comemorando. xD

Rodrigo disse...

Dá vontade de dá um tiro naquele empata-foda FDP! Belo post Tristan!

Lucas disse...

E ae galera, nossa Tristan, ótimo post! Espero que continue! Nossa, já joguei o Terranigma no emulador, que final ridiculo, uma gaivota é o cumulo da sacanagem.

Lucas Arreguy disse...

Hey, o Yo-Noid é um entregador de pizzas.....
Então,o final tem sentido sim
Nem é tão ruim

P.A. disse...

Num tá certo isso... Yo-Noid não faz sentido! Ele é um entregador de pizzas, não devería come-las, senão vai ser demitido! xD

Rafael Rocha disse...

Nossa. Esse final do Chrono Trigger foi um dos últimos que eu destravei kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Que bosta, cara.

O do Majora´s Mask, sem comentários. Fiquei meio perplexado com essa cena. Esperava que o Skull Kid morresse na batalha contra a Majora.

Alemão disse...

Muy fueda =D

O Homem Invisivel! disse...

Eu dei uma pesquisada no Wikipedia sobre Terranigma e eu vi que tinha mais:
No final dos creditos, mostra uma cena onde, a noite, alguem bate na porta da casa de uma garota e ela encontra um bebe, e advinhem quem era o bebe?
Isso mesmo, era Ark...

P.S.:Vejam os creditos de um jogo do inicio ao fim que pode aparecer uma cena secreta (o mesmo vale para os filmes).

Tales disse...

Quanto ao Battletoads, acho que vc deveria se referir à versão do Nes, que embora seja quase igual ao Mega, representa bem mais dificuldade.
No Mega facilitaram demais algumas passagens...

9volt disse...

Devo fazer 3 observações.

Super Mario Bros.1, assim como Final Fantasy e Castlevania 1 que não foram mencionados tem finais muito rápidos, com mais texto que imagem pela falta de capacidade dos jogos da época. Melhor investir no jogo que no final né?

Battletoads - A versão do Mega Drive é muito inferior ao original. No mega deixaram muitos sprites mais feios e cortaram as cenas da abertura, não tive coragem de ir até o fim, mas não duvido nada que tenham cortes no final também.

Yo Noid! - O jogo é feito pra patrocinar uma pizzaria, o que vc esperava do final? ;p

Bolaxa Boyy disse...

Pelo post tristan!
E pelo que você falo na sala de aula e pelo que eu li aqui no blog, no jogo Terranigma o que tem a ver o cara salvar o mundo e virar uma gaivota? nada ver memo kk'

Belo post tristan :D

Jose LopeS disse...

No E.V.O eu axo q tem como chegar a ser homem sim, eu tentei seguir um guia da revista Video-Game porem nao consegui.... mas axo q tem pois tinha uma secrenshot no final com o personagem em forma humana

Sir Kao disse...

A lista está muito boa, concordo com vários argumentos, mas tenho um ponto de vista sobre o Terranigma.

Seu final não difere de seus antecessores, vulgo Soul Blazer e Illusion of Gaia, nos quais você também perde todos os seus poderes e torna-se um ser comum ou desaparece.

Os 3 jogos tratam da evolução do mundo, e de acordo com o que entendi da moral de ambos, é algo bíblico, ou seja, após a missão do Messias, não há mais necessidade para sua presença divina, então entra a era da onipresença de Gaia (Deus).

O Homem Invisivel! disse...

Eu tenho uma sugestão caso haja uma continuaçao desse especial:

Gryzzor(Contra no Japao)para arcade:Assim que, sozinho, o heroi passa por fases dificilimas e destroi um coraçao gigante ele salva o mundo!!!
MAS!Ele acaba destruindo o coraçao da terra, causando a auto destruiçao da terra!!!

Ainda bem que no Contra do NES ele destroi o coraçao da ilha *UFA*

victor2347 disse...

Quanto à EVO, pode-se, sim, evoluir em um 'homenzinho', usando a formula: Corpo de coelho, mandíbulas de gato, (soa estranho mas é isso aí) corpo de Ramopithecus e depois dana 'evoluir'. E quanto a Yo, Noid!, bem, ele era apenas uma jogada de marketing de uma antiga pizzaria americana, por tanto a menção, tanto dele quanto de E.V.O, é irrelevante. Fora isso o post está show, bastante original, merece reconhecimento. Seus últimos posts merecem reconhecimento! Saindo da rotina de review em cima de review de vez em quando é bacana.

Azrael_I disse...

Êta saudade desses jogos(nem tanta, já que jogo quase todo dia no emulador)...

No caso do Battletoads, sim, as cenas do final do Mega Drive também foram cortadas. Já zerei tanto a versão de Nes quanto a de Mega(aliás, a de Mega primeiro); no caso do Mega, o final fica ainda pior por causa disso.

Mas em termos de finais ruins, tem tantos jogos... um dos que me dava mais raiva era o Altered Beast.

Bom tópico, Tristan! Valeu por ter aceito minha sugestão de Battletoads, hehe.

Fabiano Pires disse...

Um final tosco era o do "Nigel Mansell's F-1 Challenge", do SNES: você corria a temporada de F1. Se finalizasse a temporada sem estar em primeiro lugar aparecia uma cena (até que muito bem-feita para a época) com o carro correndo de perfil e um texto tipo "você não conseguiu, tente de novo". Caso você conseguisse, vinha a MESMA imagem apenas com um texto diferente (algo tipo congratulations)

Icewarp disse...

Choplifter do Master System! Nunca consegui terminar como criança, difícil pra caramba. 20 anos depois, joguei até sangrar no emulador do Nintendo DS, terminei finalmente aquele jogo que não consegui derrotar na infância pra descobriar que o final... é apenas uma tela azul escura, com um texto mencionando que você terminou o jogo.

Ah, vai te catar!!

[]'s

Gustavo Murad disse...

Esse final de Chrono Trigger realmente não é interessante, PORÉMMMMMM.........

Você esqueceu de dizer que quando se termina o jogo assim, antes de ver o Nú e o sapinho brincando você tem acesso a uma sala com coisas especiais como:

Carta a você jogador "fodônico" que zerou o final mais difícil.

Conversa com os criadores do jogo, que são npcs caricaturados bem legais (Akira Toryama está lá!)

E ainda conversa e interage com outras coisas no cenário.

Só então passa para esse final sem grçaa nenhuma do Nu e do Sapinho.

Tristan.ccm disse...

Gustavo, isso que vc falou é de outro final, o final #3 (The Dream Project). No final que falei nesse post, o #5 (Good Night), não tem o Toriyama não, é só o Nu e o sapinho mesmo.

Anônimo disse...

ai pra virar humano e na fase 5 a ultima vc evolue para boca de gato e corpo de coelho ai vai abrir o corpo de cabra vc evolui e se torna um macaco depois evolui de novo e vira um hominidio com um osso e depois evolui e vira um humano com um tacape e vc evolui novamente e vira um humano com um machado paresse o mesmo mais num é ele tem, a roupa diferente e tem um machado.

Bone disse...

Não podendo esquecer dos jogos da capcom que tem os piores finais de jogos de todas as produtoras sem falar em final fight do play 2 que é bom todos ficarem longe desse jogo,NÃO CHEGUEM PERTO DE FINAL FIGHT DE PLAY 2,não é só o final do jogo que é péssimo,o jogo tem que ser jogado da janela do vigésimo andar de um prédio!lixoooooooooooo,odeio quando as próprias produtoras acabam com seus próprios feitos!O melhor final que eu já vi foi o de OCARINA OF TIME esses dias eu fiz final com o emulador project 64 e foi a quinta vez que eu fiz é que eu gosto muito e me emociono bastante!

Victor Orlando disse...

Belo posto Tristan, é a primeira vez que vejo este blog.

Equipe Eternal Players disse...

Seu segundo lugar foi injustiçado, EVO Search for Eden tem como virar humano sim, só tem que ccomprar as evoluções certas

dayniel games disse...

PERAÍ! no Chrono Trigger tem um chefão que é chamado Dark Gaia, será que terranigma faz uma referência à chrono trigger, ou Chrono Trigger faz uma referência a terranigma?(não sei quem foi lançado primeiro :/)

.. disse...

O.O achei o final de terranigma uma merda msm, e em chrono trigger sempre quis ver o final que marle era um sapo :D

Postar um comentário