Perfil: Atari

domingo, 4 de abril de 2010 Postado por Tristan.ccm

Estréia: 1972, com o arcade Pong




Maior sucesso: o console Atari 2600, lançado em 1978



Último lançamento: o MMO Star Trek Online, em 2010

O engenheiro eletrônico Nolan Bushnell já era um apaixonado pelos computadores quando viu, pela primeira vez, o jogo Spacewar, considerado o primeiro game da história. Foi paixão à primeira vista, mas o jogo requeria um computador enorme para rodar, o que levou Bushnell a tomar todo o quarto de sua filha com aparelhos eletrônicos. Objetivo: criar uma máquina que rodasse Spacewar mas que tivesse um tamanho relativamente pequeno. Foi assim que surgiu Computer Space, o primeiro arcade da história. O problema é que o jogo não era lá muito simples, e as vendas dele foram bem baixas.

Bushnell, porém, não se deu por vencido: saiu da empresa em que trabalhava e fundou, junto com o amigo, Ted Dabney, uma empresa para produzir arcades com um nome bem esquisito: Syzygy. O mais hilário é que já tinha uma empresa com o mesmo nome! Assim, a empresa de Bushnell e Dabney passou a se chamar "Atari", uma palavra que vem de um antigo jogo de tabuleiro oriental chamado Go e que equivale ao "xeque-mate" do Xadrez.

Como o público achou Computer Space complicado, o primeiro arcade da Atari investia na simplicidade de uma partida de pingue-pongue: Surgia Pong, mas a empresa tinha que fazer um teste para ver se ele não naufragaria como seu antecessor, e decidiu colocar um protótipo num bar chamado Andy Capp's Tavern.

Eis o anúncio original da máquina de Bushnell. Repare que uma das qualidades ressaltadas era a "simplicidade dos controles"

Foi então que o telefone de Bushnell toca no meio da noite. Irritado, o dono do bar reclamava que "não faz nem uma semana e sua máquina já quebrou!". Ao verificar o ocorrido, a surpresa: o defeito estava no cofre que guardava as moedas que a máquina exigia, cheio até a boca!! Algumas estavam até dobradas pelo peso das que ficaram por cima. Era a prova que Bushnell precisava para ver que seu jogo seria um sucesso.

De fato, Pong vendeu mais de 10 mil unidades, isso sem contar os inúmeros clones e variações. O caminho de sucesso da Atari estava pavimentado, e o próximo passo da empresa era rumo à última novidade nesse ramo: os consoles domésticos. O primeiro console, o Atari VCS, não fez tanto sucesso, e seu sucessor, o Atari 2600, começou vendendo pouco, o que levou a um atrito entre Bushnell e a direção da Atari (na época, a empresa havia sido vendida para a Warner), o que o fez ser demitido.

A demissão de Bushnell aparentemente fez bem à Atari, pois o console começou a vender feito água. Em parte, o sucesso veio de um marketing agressivo da Warner em cima do console, aliado a uma quantidade massiva de novos jogos e acessórios. Porém, o console é cultuado até hoje, seja por quem teve (meu caso), seja por quem conheceu ele depois. Durante muito tempo, nosso país chamava videogame de Atari com a mesma naturalidade que chamamos lã de aço de Bombril e absorvente de Modess.









Enquanto no resto do mundo o Atari 2600 começou com detalhes em madeira (esquerda), no Brasil ele foi lançado num estilo "black piano" (direita) que rendeu ao console o apelido de "Darth Vader"

É, mas tudo o que é bom acaba um dia, e a Atari começou a cometer erros que muitos líderes cometem: o primeiro erro foi achar que a marca se venderia sozinha, e a qualidade de seus jogos foi parar lá embaixo, gerando o já comentado "crash de 1984". O segundo foi achar que sua liderança era intocável e não se renovar, com isso a concorrência foi chegando perto.

Um belo dia, com o mercado de games já praticamente destruído, uma empresa japonesa ofereceu à Atari as vendas de um novo console, em muito superior ao já ultrapassado 2600. Eles se recusam, afinal já tinham um novo console, o 7800 (entre eles existiu o 5200, que não vendeu nada). Uma manobra aparentemente acertada, pois logo depois eles ficam sabendo que os japoneses estavam oferecendo seu console independentemente com a garantia de recomprá-los caso não vendessem. Eles devem ter rido por algum tempo, porém logo o NES, console que haviam recusado, já ocupava o posto de queridinho da América.

A Atari se tocou que é preciso qualidade pra se vender videogames, pois seus antigos fãs despudoradamente haviam trocado Pac Man por Mario. A primeira tentativa foi com o portátil Linx, criado para desbancar o Game Boy e o primeiro de seu gênero com tela colorida. Embora exitam os que o consideram o melhor portátil da história (tem louco pra tudo...), pra mim ele apenas liderou a fila de felinos anêmicos da Atari: depois dele, vieram o cancelado Panther e o fracassado Jaguar, que mentiam a quantidade de bits pra ver se pegavam uns otários e conseguiam vender alguma coisa.

A Atari já vinha ladeira abaixo, e com o Jaguar a descida virou queda livre. A empresa acabou se desintegrando, com suas divisões indo uma pra cada empresa. Hoje, a marca pertence à Infogrames, que a comprou em 2001, que a converteu em softhouse e a fez recuperar um pouco do sucesso do passado, graças a títulos como as séries Alone in the Dark, Dragon Ball Z Budokai, Driver e Test Drive, entre outras. Sua atual aventura é nos jogos massivos online, com o lançamento em fevereiro deste ano de Champions Online e Star Trek Online. Resta saber se um dia teremos o nome Atari novamente ligado aos games ou se esse será o último suspiro de uma lenda.

CURIOSIDADES SOBRE A ATARI

- Nem só de consoles vivia a Atari, que também se aventurou com o computador pessoal Atari ST (e sua versão profissional, Atari MEGA ST) e com o palmtop Atari Portfolio. O primeiro até que foi bem, mas o palm da Atari teve tanto sucesso quanto o Jaguar.

- Como todo console antigo, o 2600 também tem emuladores e ROMs, mas se você quer conhecer ou relembrar de alguns jogos clássicos do console, pode jogá-los direto no seu browser, basta clicar aqui, escolher o jogo e se divertir (requer Java para funcionar)


8 comments:

Thiago Zolini disse...

Palmtop da Atari? Taí uma coisa da qual NUNCA tinha ouvido falar.

Gamesportemania disse...

A Atari pode ter cometido seus pecados, mas é impossivel dizer o que seria dos games hoje em dia se não fosse ela. Não possui os melhores jogos do mundo mas possui os mais importantes, ou seja, os que deram início a tudo que vemos hoje.

Nesbitt disse...

Atari marcou toda uma geração, era o videogame família ao pé da letra, pois eu recordo que todos em casa, pai, mãe, avós, todos ficavam na sala pra jogar Atari.

P.A. disse...

Nunca gostei do Atari (console)... Semprei achei os jogos muito ruins! =S

Acho que é porque nasci um pouco depois da sua época e meu primeiro videogame foi um NES, melhor dizendo, um de seus inúmeros clones...

Mesmo assim, é fato que essa empresa foi fundamental no que fez!

9volt disse...

já viram o clpe hiphop do atari2600?

Claudia disse...

Olá, sou uma grande admiradora do atari :)
gostaria de entrar em contato com vc pois parece conhecer bastante do assunto.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se vc lembra o nome do jogo da atari que tinha um tanque de guerra q a gente pilotava.... meu email djmaro@uol.com.br, e posso dizer que a atari marcou minha infância.

Anônimo disse...

Queria q vcs fizessem uma análise sobre o "Alone in the Dark" eu nunca a oportunidade e queria saber se vale a pena.

Postar um comentário