Terranigma (SNES)

sábado, 12 de junho de 2010 Postado por Tristan.ccm

Gênero: RPG


Fabricante: Quintet / Enix


Lançamento: 1995


Jogadores: 1 player

Dentre as muitas teorias que tentam explicar nosso mundo, uma das mais doidas talvez tenha sido a "Teoria da Terra Oca", que admite a existência de um outro mundo no interior de nosso planeta, iluminado por um sol interno e habitado por criaturas parecidas conosco, mas mais evoluidas. Além de levar muitas pessoas a caçadas inúteis por um caminho que levasse a esse mundo (teve até um certo Coronel Fawcett, um inglês que sumiu na Serra do Roncador, no Mato Grosso, procurando uma civilização perdida e que muitos acreditam que tá nesse "mundo subterrâneo" até hoje), a teoria inspirou livros, filmes e, como era de se esperar, games.

Terranigma bebe nessa fonte, pois sua história gira em torno de Ark, um jovem que vive nesse mundo, mais precisamente na cidade de Crysta. Um belo dia, ele descobre uma porta que ninguém consegue abrir. Um sábio ancião lhe avisa de que, se ele abrir a porta, algo terrível poderá acontecer. Como todo adolescente, ele desobedece o ancião e abre a porta. Lá dentro, ele descobre uma caixa. Curioso, ele a abre e o pior acontece: no mundo subterrâneo, todos menos Ark e o ancião são congelados, e o mundo da superfície deixa de existir. A missão de Ark, agora, é restaurar seus compatriotas, os continentes e ajudar a civilização a se desenvolver e voltar a ser o que era.

Graficamente, o jogo é muito bom, um dos melhores argumentos contra a suposta deficiência gráfica do SNES. As músicas também, embora eu as ache meio sonolentas. O controle de Ark é muito bom, pois ele vai além do "estilo Zelda" de movimentação, com o personagem podendo pular e dar combos nos inimigos, além de ter um botão especial de defesa. Além disso, o jogo tem como inovação o fato do herói, ao contrário de outros do gênero, ser bem tagarela, com várias falas ao longo do jogo. Pena que, como muitos heróis de RPG, Ark tem um ajudante inútil, um monstrinho chamado Yomi que estava dentro da caixa que Ark abriu e que poderia muito bem fazer parte da série "Os chatos".

Bem, o jogo é muito legal, porém tem um pecado mortal: seu desfecho. Não vou contar aqui, afinal já falei sobre o final do jogo em outra postagem, mas quem leu sabe do que estou falando. Agora, se você não se preocupa tanto em chegar ao final do jogo, Terranigma é uma ótima pedida. Afinal, tem uma história bem feita e cativante, bons sons e gráficos e, de quebra, pode te dar uma força nas aulas de História e Geografia (o mapa do mundo de Terranigma é o mesmo de nosso planeta e você ajuda grandes vultos da história a realizar suas descobertas). Seria um dos melhores games do SNES, caso a cereja do bolo não estivesse estragada.


NOTA FINAL: 7,8
TERRANIGMA É MAIS QUE UM CLONE DE ZELDA: É UM CLONE DE ZELDA COM ÓTIMOS GRÁFICOS E COM UMA BELA HISTÓRIA. SE NÃO FOSSE O FINAL TOSCO, SERIA NOTA 10 COM LOUVOR.
Plataforma:


8 comments:

O HOMEM INVISIVEL *TAM*TAM*TAM*TAAAAAAAAM* disse...

*SPOILER* NÃO LEIA ESSE COMENT SE VC N JOGOU MAS VAI JOGAR!:
Eu aprendi uma coisa com esse jogo, se tiver no mundo exterior uma porta com uma parada sinistra, eu não abriria, pois n quero virar uma gaivota. E se mesmo assim eu abrisse, que se foda o mundo. (brincadeirinha)

Em tempo: alguem já viu o 3D Dot Game Heroes? :)

Gueibs ManoMona disse...

Passei batido por esse jogo. Ele faz parte de uma trilogia, não é? Os outros 2 são melhores? A falta de tempo para RPG é foda. Gostei das imagens. Arrasou!

Unknown disse...

Descontou 2,2 por causa do final?
Esta bem que não é um final feliz para o personagem. Mas é melhor que muitos jogos que tem um final bom para mas que é mal elaborado.
Ao menos esse jogo variou. Não é pior do que aqueles finais: " seja feliz enquanto o mal não renasce".

Tales disse...

Discordo quando você diz "suposta deficiência gráfica do Snes". Muito pelo contrário. O Snes sempre foi conhecido por ter jogos com ótimos gráficos, tanto que os seguistas de plantao mordem-se por não tem jogos de tamanha qualidade gráfica.

Nicolas disse...

Final tosto! Aí é lasca! rsrs

Foi um dos finais mais bem feitos que já vi, apesar de bem triste. É bem poético, e ao mesmo tempo retoma um pouco das lendas antigas quando humanos se tornam animais para realizar seus desejos.

Abraços ass: Nícolas

Thiago Zolini disse...

Eu joguei até um certo mundo - torre, que não lembro qual... Mas ainda não zerei! Mas adianto que gostei do jogo, ainda mais com os combos super legais!

Anônimo disse...

Também acho discutível dizer que o final é ruim. Ninguém joga um RPG por catarse, pra isso se joga FPS ou fighters. Quem gostar de conhecer uma boa história certamente vai preferir um RPG e isso Terranigma fornece. Ainda que o final seja triste, ele tem bastante beleza. Quem estiver disposto a encontrar beleza até mesmo em um jogo não vai achar o final de Terranigma ruim.

Eduardo Gadens disse...

Final ruim?!?
Só pq não é um finalzinho feliz, clichê e chataralho ele é ruim? Se você realmente jogou (e não apenas viu vídeos) o jogo até o final, prestando atenção na história, está sendo maluco em dizer que o final é ruim. A história desse jogo é fantástica e o seu desfecho é sim a cereja do bolo, muito longe de estar estragada.
Queria eu que todo RPG fugisse do clichê como Terranigma e tentasse abordar temas tão maneiros, e ter desfechos tão fodas que são de te deixar pensando sobre o game e seu final, mesmo depois de semanas, meses e até anos.

Postar um comentário