[Tutorial] Emulador do Super Nintendo: ZSNES
Como prometido, começo a fazer tutoriais sobre os emuladores explicando as suas funcionalidades pra galera que ainda tem dúvidas.
Vou começar com o emulador do Super Nintendo, ZSNES! Ele possui diversas versões e está em constante atualização; a versão que eu utilizo e na qual fiz esse tutorial é a 1.43, mas a diferença pras anteriores/posteriores é mínima, com poucas opções de diferença.
Abaixo vou listar as abas e diversas funções do emulador.
Esse Menu salva automaticamente os 10 últimos jogos que você jogou.
- Freeze Data: ativando essa opção ele vai salvar os 10 primeiro jogos que você rodar e não vai mais ficar mudando sempre que você jogar um novo jogo. É útil pra quem quer criar uma lista com os 10 favoritos e deixar salvo pra não ter que ficar procurando.
- Clear All Data: limpa toda a lista de jogos que foi salva.
- Load: abre a tela principal do emulador, onde você escolhe suas roms a partir do diretório onde foram salvas.
- Run: quando estiver jogando e precisar fazer algo, aperte [ESC] pra parar o jogo e vir pra tela de Menu do emulador. Quando quiser voltar à jogar, vá em Run novamente ou aperte [ESC] se preferir.
- Save State: permite gravar o jogo a hora que quiser.
- Load State: carrega o jogo salvo.
- Pick State: escolhe um Slot pra gravar seu jogo, útil quando se quer gravar o jogo em lugares diferentes sem sobrepor o anterior.
- Quit: sai do emulador e volta pro Windows.
Add-ons: permite a utilização de dispositivos extras, tais como o mouse (para o Mario Paint), SuperScope, Lethal EnforcerGun, além do PAD convencional do SNES no emulador.
Chip CFG: serve pra ativar as configurações do Nintendo Super System (fliperama da Nintendo). De acordo com os criadores do emulador, os jogos pra esse sistema rodam normalmente sem precisar ativar esses chips, ou seja, opção inútil.
Options: configura diversas funções para interface do emulador e seu desempenho.
- Max FrameSkip e Auto Frame Rate: essa opção serve pra ajustar a quantia de quadros de animação automaticamente, tornando os jogos mais “bonitos” e com uma boa animação.
- New GFX Engine: melhora a qualidade da imagem, deixando os jogos mais bonitos e mais detalhados, tornando-os melhores do que se estivesse jogando num Super Nintendo de verdade.
- MMX Support: todos os processadores fabricados depois de 1995 possuem suporte às extensões MMX, deixe ativado pra ganhar desempenho.
- Use PL3/4 as PL1/2: permite que o jogador escolha dois dispositivos pra controlar o jogo, por exemplo: teclado e joystick. Para isso, ative essa opção e configure um no Input#1 e outro no Input#3.
- High Priority Mode: permite que o ZSNES utilize mais recursos do sistema e da CPU. Pode aumentar a velocidade de alguns jogos, desative se tiver problemas. Eu testei alguns jogos e não vi mudança alguma, portanto, deixei desativado.
- FPS at program start: mostra o número de quadros por segundo da emulação.
- Use 30hz for Turbo: quando acelerar a emulação com essa opção ativada, a taxa de quadros por segundo cai pela metade.
- Enable game clock: mostra um relógio no canto inferior da tela, com a hora de acordo com relógio do seu PC.
- Toggled fast fwd/slwdwn: com essa opção você escolhe se gostaria que os botões de aumento e redução de velocidade funcionem como botões (um clique pra ligar, outro pra desligar) ou só funcionem enquanto estiverem sendo pressionados. Ativado pra funcionar como botões e desativado pra funcionar só enquanto estiverem sendo pressionados.
- Old GFX Mode 2: altera o modo de exibição para melhorar bugs de transparência. Porém pode gerar outros bugs e deixar o emulador mais lento. Eu deixo sempre desativado.
- Don’t save cur path: não altera a pasta padrão dos seus saves.
- Use small message text: as mensagens que aparecem na tela, como quando você salva ou altera alguma configuração, ficam menores.
- Enable auto-patch: permite que os arquivos .IPS de mesmo nome da rom (exemplo: Donkey Kong Country.smc e Donkey Kong Country.ips) sejam carregados automaticamente quando executar os jogos.
- Enable rominfo.txt: cria um arquivo de texto com informações da rom emulada.
- Disable screensaver: desabilita o protetor de tela do seu computador.
Vídeo: configura as opções de vídeo. Sempre que notar alguns problemas com a imagem ou se perceber que a emulação está lenta, pode ser a resolução escolhida, dependendo muito do seu computador. Mas o emulador ZSNES é bem leve e não requer computadores muito potentes.
- Video modes: aqui você escolhe a resolução que quiser. O R na frente indica que é mantida a proporção real do SNES, os que possuem um S na frente, indicam que a imagem é esticada ocupando a maior parte da tela. Os que possuem o W na frente indicam que vai ser visualizado em modo janela e os que possuem o F na frente significam que vai ser utilizado em tela cheia.
Note também que os filtros (opções pra melhorar os gráficos) só estarão disponíveis em modos que possuem o D na frente.
- Scanlines: simulam a tela de uma TV. Podem ocupar a tela toda, 50% ou 25% dela.
- Triple Buffering: melhora a qualidade de animação.
- 2xSai Engine: é um filtro básico para máquinas menos potentes.
- Super Eagle: outro filtro básico.
- Super 2xSai: combina os efeitos dos dois filtros anteriores.
- Interpolation: une os pontos, diminuindo o efeito de quadriculados, muito comuns em imagens ampliadas.
- HQ3x: dos filtros disponíveis, é o melhor, mas só é recomendado ativá-lo se tiver uma boa máquina com uma boa placa de vídeo. Caso contrário, nem ative. Achei estranho que eu não consigo ativar esse filtro! Meu PC é muito bom, roda os jogos atuais tranquilamente, mas sempre que eu ativo essa opção, o emulador fecha automaticamente.
- Hi-res mode 7: melhora os recursos de vídeo do SNES.
- Grayscale mode: exibe o jogos em preto e branco.
- Vsync: ativa a sincronização vertical dos quadros com o monitor.
Sound: aba para ajustar as configurações de som.
- Enable sound: habilita o sons na emulação dos jogos.
- Stereo sound: habilita o som estéreo.
- Sampling rate: melhora a qualidade e a pureza do som. A mais precisa e parecida com a do SNES é a padrão, 32000Hz.
- Volume level: ajusta o volume do emulador.
- Use primary buffer e Sound buffering: melhora a qualidade de som, evitando atrasos e estalidos.
- Reverse stereo: inverte os canais de áudio. Útil caso você tenha trocado a posição de suas caixas acústicas.
- Surround sound: simula som surround. Só ative se tiver caixas de som de boa qualidade.
- Disable SPC Emulation: desabilita a emulação independente do chip de som do SNES. Melhora a emulação, mas piora o som.
- Interpolation: aqui podemos escolher entre três opções. Gaussian é a mais fiel ao som de um SNES real, Cubi Spline apresenta uma melhor qualidade de som das três e por fim 8-Point. Eu deixo a primeira, por ser mais fiel.
- Lowpass: aqui também podemos escolher entre três opções para melhorar a qualidade dos graves, mas habilitando uma delas o som perde a fidelidade, por isso eu não ativo nenhuma. Simple, Dynamic ou High Quality (simples, dinâmica ou de alta qualidade). Se for ativar, a melhor é a última opção.
Patchs: configura as pastas utilizadas pelo SNES. Se deixar em branco, ele vai utilizar a própria pasta onde se encontra o emulador.
- Saves: pasta onde ficam os seus jogos salvos.
- Snapshots: pasta onde ficam os prints que você tirar dos jogos.
- SPCs: pasta onde ficam os áudios gravados dos jogos.
Determinados jogos necessitam, além dos arquivos das ROMs, arquivos especiais, e é nessa parte que você configura tais arquivos. BS-X para o Satellaview, Sufami Turbo, Same Game e SD Gundam G-Next para os jogos de mesmo nome.
Existem ainda os jogos que só funcionam com pacotes gráficos, tais como:
FEOEZ: Far East of Eden Zero;
FEOEZ – SJNS: Far East of Eden Zero – Shounen Jump no Shou;
MDH: Momotaru Dentetsu Happy;
SPL4: Super Power League 4.
Saves: configura a maneira como o ZSNES grava e armazena os seus saves.
- # of Rewind States: ao retornar ao ponto anterior do jogo, escolha aqui quantos states você deseja espaçadas de quanto em quanto tempo.
- Auto increment save slot: ao ativar essa opção, toda vez que salvar seu jogo, ele será gravado em um arquivo diferente e não irá sobrepor o save anterior.
- SRAM Check+Saves: possibilita a gravação na RAM (arquivo.srm) do cartucho, apenas após checagem de 10s.
- Start at latest save: vai pra sua última state gravada.
- Auto state save/load: permite retornar ao último momento de jogo, desde que você tenha saído corretamente do emulador ou do jogo.
- Load savestate w/sram: carrega o arquivo.srm juntamente com o state. Útil quando a state está desatualizada em relação ao jogo.
Eu não utilizo cheats em jogos, e também nunca utilizei essas funções do emulador, portanto não sei como funciona. Li alguns tutoriais pela internet e achei meio complicado, portanto não vou falar deste Menu, pois já que não utilizo e não entendo nada, não quero copiar de outro lugar pra colar aqui sem ao menos saber o resultado.
Antes de tudo, pra jogar online é bom que você tenha um bom computador e uma boa conexão com a internet (banda larga).
- Port: não altere essa opção, pois é a forma como o ZSNES se comunicará com outros computadores.
- Nickname: coloque seu apelido.
Se você deseja criar uma partida, clique em Start as Server e aguarde seu amigo se conectar também.
Se você deseja entrar numa partida criada pelo seu amigo, digite o IP fornecido por ele no campo IP e clique em Connect to Server.
Não desabilite a opção Use UDP instead of TCP à menos que sinta problemas na conexão.
Eu nunca joguei online por essas opções do emulador, sempre utilizei o Zbattle.net! Em breve faço um tutorial dele pra vocês também... É bem simples e fácil de usá-lo! Acho que é até melhor do que essa opção do ZSNES!
Game Keys: menu pra colocar teclas de atalho nas diversas funções do emulador.
- BG1 ... BG4: teclas de atalho que permitem desabilitar as camadas, como os cenários ou alguns efeitos dos jogos como nuvem, chuva e outras coisas.
- CH1 ... CH8 e +VOL // - VOL: configura as teclas de atalho pra canais de áudio.
Em Quick Keys, você configura atalhos pra tarefas rotineiras como dar Load em um jogo gravado, resetar, ativar/desativar o relógio da tela, sair do emulador, tirar um print do jogo e gravar um áudio do jogo.
Em Misc Toggles, você pode configurar teclas de atalho pra praticamente todas as funções do ZSNES. Aí vai de cada um colocar as teclas de atalho que achar melhor.
Gui Options: menu de cores e opções pras janelas do emulador e o modo de exibição.
Em COLOR você pode alterar a cor de todos os aspectos do ZSNES, o fundo das caixas de diálogo (back), a barra de título (title) e a janela em si (win).
Abaixo você pode definir para que o ZSNES esteja sempre no topo (nenhuma janela pode sobrepor a do emulador), para isso ative a opção Always on top.
Se quiser que ele seja executado sempre na mesma posição da tela ative Save Main Window Position.
Se quiser permitir inúmeras execuções do mesmo emulador ative Allow Multiple Instances.
- Mouse wrap: permite que o mouse não fique atrelado às bordas da tela podendo passar de um lado ao outro.
- Mouse shadow: exibe sombra no ponteiro do mouse.
- Save Win Positns: parecido com “Save Main Window Position”, esta configuração permite que as janelas internas tenham posições fixas.
- Click Enters Gui: permite que você volte ao menu no emulador com o clique do botão direito do mouse.
- Use Joypad1: permite que você navegue no menu do emulador pelo seu joystic.
- Transparent Msgs: as mensagens dentro do jogo aparecem transparentes.
- Wheel Mouse: permite utilizar a rodinha do mouse pra rolar a tela.
- Filtered Gui: o filtro escolhido pros jogos se aplica aos menus do emulador.
- Trap Mouse Cursor: não descobri pra que serve essa opção.
Ainda há a opção de escolher um efeito na tela do emulador enquanto ele estiver pausado. Escolha entre Snow Effect, Burning Effect, Water Effect 1 ou Water Effect 2.
Movie Options: menu pra gravação e reprodução de vídeos dos jogos (só fica ativa quando estiver rodando um jogo).
Pra começar a gravar, entre no jogo, abra esse menu e vá em Record. Você pode gravar até 9 vídeos escolhendo um dos slots ao lado. Para assistir à um vídeo gravado, abra o jogo, vá até esse menu e clique em Play. Para parar a execução do vídeo clique em Stop.
- Start From: aqui você pode escolher o momento em que quiser começar a gravar seu jogo. Instantaneamente (now), ao ligar (power), ao resetar (reset) ou após a limpeza de memória da rom (power+SRAM clear).
Para inserir um capítulo à algum vídeo já gravado clique em Insert Chapter, para navegar entre os capítulos clique em Next Chapter ou Previous Chapter.
Key Comb: esse menu é muito útil pra quem gosta de jogos de luta e quer facilitar o trabalho pra dar combos colocando aqui combinações de várias teclas para serem utilizadas com o apertar de um só botão. Acho isso meio estraga prazeres e portanto nunca utilizei, mas darei uma breve explicação pra quem quer usar.
Em KEY você coloca o botão que quer utilizar pra que o personagem dê a combinação feita, e em DESCRIPTION você coloca um nome do golpe ou que achar melhor, exemplo: HADOUKEN!
- Clear: limpa combinações feitas.
- Add: adiciona novas combinações.
- Replace: edita combinações já feitas.
- Delete: exclui combinações já feitas.
- P#: escolha o player que vai utilizar as combinações.
- > Last < / > : inverte esquerda e direita.
- Game specific: configura as combinações por jogo.
- Press + Rel: pressionar e soltar.
- Press Only: apenas pressionar.
- Rel Only: apenas soltar.
- Frame Delay: quantos quadros a ação deve permanecer.
- Second Delay: quanto tempo a ação deve permanecer.
- DEL: apaga o último evento da combinação que está sendo editada.
Bom, tá aí o tutorial do emulador ZSNES.
Lembrando que eu num sou nenhum expert no assunto e muitas das funções eu não conhecia e pesquisei na internet e fui testando aqui pra ver o que acontecia e descrever pra vocês. Se tiver algum erro só avisar aí, e se tiver alguma dúvida só perguntar que eu ou alguém tenta ajudar...
See ya!
Vou começar com o emulador do Super Nintendo, ZSNES! Ele possui diversas versões e está em constante atualização; a versão que eu utilizo e na qual fiz esse tutorial é a 1.43, mas a diferença pras anteriores/posteriores é mínima, com poucas opções de diferença.
Abaixo vou listar as abas e diversas funções do emulador.
Esse Menu salva automaticamente os 10 últimos jogos que você jogou.
- Freeze Data: ativando essa opção ele vai salvar os 10 primeiro jogos que você rodar e não vai mais ficar mudando sempre que você jogar um novo jogo. É útil pra quem quer criar uma lista com os 10 favoritos e deixar salvo pra não ter que ficar procurando.
- Clear All Data: limpa toda a lista de jogos que foi salva.
MENU GAME
Esse é o Menu principal, nele você carrega os jogos que você tem no seu PC, podendo salvar e carregar seu progresso à qualquer momento.- Load: abre a tela principal do emulador, onde você escolhe suas roms a partir do diretório onde foram salvas.
- Run: quando estiver jogando e precisar fazer algo, aperte [ESC] pra parar o jogo e vir pra tela de Menu do emulador. Quando quiser voltar à jogar, vá em Run novamente ou aperte [ESC] se preferir.
- Save State: permite gravar o jogo a hora que quiser.
- Load State: carrega o jogo salvo.
- Pick State: escolhe um Slot pra gravar seu jogo, útil quando se quer gravar o jogo em lugares diferentes sem sobrepor o anterior.
- Quit: sai do emulador e volta pro Windows.
MENU CONFIG
Input #1.... #5: aqui você pode configurar os botões da maneira que desejar, seja no teclado ou caso você tenha um joystick. Para configurar, basta clicar no botão que quer alterar e logo em seguida no botão que pretende utilizar. Como você pode ver, suporte para até cinco jogadores.Esse é o Menu onde você configura os controles que preferir, as opções de vídeo e áudio e mais algumas coisas...
Add-ons: permite a utilização de dispositivos extras, tais como o mouse (para o Mario Paint), SuperScope, Lethal EnforcerGun, além do PAD convencional do SNES no emulador.
Chip CFG: serve pra ativar as configurações do Nintendo Super System (fliperama da Nintendo). De acordo com os criadores do emulador, os jogos pra esse sistema rodam normalmente sem precisar ativar esses chips, ou seja, opção inútil.
Options: configura diversas funções para interface do emulador e seu desempenho.
- Max FrameSkip e Auto Frame Rate: essa opção serve pra ajustar a quantia de quadros de animação automaticamente, tornando os jogos mais “bonitos” e com uma boa animação.
- New GFX Engine: melhora a qualidade da imagem, deixando os jogos mais bonitos e mais detalhados, tornando-os melhores do que se estivesse jogando num Super Nintendo de verdade.
- MMX Support: todos os processadores fabricados depois de 1995 possuem suporte às extensões MMX, deixe ativado pra ganhar desempenho.
- Use PL3/4 as PL1/2: permite que o jogador escolha dois dispositivos pra controlar o jogo, por exemplo: teclado e joystick. Para isso, ative essa opção e configure um no Input#1 e outro no Input#3.
- High Priority Mode: permite que o ZSNES utilize mais recursos do sistema e da CPU. Pode aumentar a velocidade de alguns jogos, desative se tiver problemas. Eu testei alguns jogos e não vi mudança alguma, portanto, deixei desativado.
- FPS at program start: mostra o número de quadros por segundo da emulação.
- Use 30hz for Turbo: quando acelerar a emulação com essa opção ativada, a taxa de quadros por segundo cai pela metade.
- Enable game clock: mostra um relógio no canto inferior da tela, com a hora de acordo com relógio do seu PC.
- Toggled fast fwd/slwdwn: com essa opção você escolhe se gostaria que os botões de aumento e redução de velocidade funcionem como botões (um clique pra ligar, outro pra desligar) ou só funcionem enquanto estiverem sendo pressionados. Ativado pra funcionar como botões e desativado pra funcionar só enquanto estiverem sendo pressionados.
- Old GFX Mode 2: altera o modo de exibição para melhorar bugs de transparência. Porém pode gerar outros bugs e deixar o emulador mais lento. Eu deixo sempre desativado.
- Don’t save cur path: não altera a pasta padrão dos seus saves.
- Use small message text: as mensagens que aparecem na tela, como quando você salva ou altera alguma configuração, ficam menores.
- Enable auto-patch: permite que os arquivos .IPS de mesmo nome da rom (exemplo: Donkey Kong Country.smc e Donkey Kong Country.ips) sejam carregados automaticamente quando executar os jogos.
- Enable rominfo.txt: cria um arquivo de texto com informações da rom emulada.
- Disable screensaver: desabilita o protetor de tela do seu computador.
Vídeo: configura as opções de vídeo. Sempre que notar alguns problemas com a imagem ou se perceber que a emulação está lenta, pode ser a resolução escolhida, dependendo muito do seu computador. Mas o emulador ZSNES é bem leve e não requer computadores muito potentes.
- Video modes: aqui você escolhe a resolução que quiser. O R na frente indica que é mantida a proporção real do SNES, os que possuem um S na frente, indicam que a imagem é esticada ocupando a maior parte da tela. Os que possuem o W na frente indicam que vai ser visualizado em modo janela e os que possuem o F na frente significam que vai ser utilizado em tela cheia.
Note também que os filtros (opções pra melhorar os gráficos) só estarão disponíveis em modos que possuem o D na frente.
- Scanlines: simulam a tela de uma TV. Podem ocupar a tela toda, 50% ou 25% dela.
- Triple Buffering: melhora a qualidade de animação.
- 2xSai Engine: é um filtro básico para máquinas menos potentes.
- Super Eagle: outro filtro básico.
- Super 2xSai: combina os efeitos dos dois filtros anteriores.
- Interpolation: une os pontos, diminuindo o efeito de quadriculados, muito comuns em imagens ampliadas.
- HQ3x: dos filtros disponíveis, é o melhor, mas só é recomendado ativá-lo se tiver uma boa máquina com uma boa placa de vídeo. Caso contrário, nem ative. Achei estranho que eu não consigo ativar esse filtro! Meu PC é muito bom, roda os jogos atuais tranquilamente, mas sempre que eu ativo essa opção, o emulador fecha automaticamente.
- Hi-res mode 7: melhora os recursos de vídeo do SNES.
- Grayscale mode: exibe o jogos em preto e branco.
- Vsync: ativa a sincronização vertical dos quadros com o monitor.
Sound: aba para ajustar as configurações de som.
- Enable sound: habilita o sons na emulação dos jogos.
- Stereo sound: habilita o som estéreo.
- Sampling rate: melhora a qualidade e a pureza do som. A mais precisa e parecida com a do SNES é a padrão, 32000Hz.
- Volume level: ajusta o volume do emulador.
- Use primary buffer e Sound buffering: melhora a qualidade de som, evitando atrasos e estalidos.
- Reverse stereo: inverte os canais de áudio. Útil caso você tenha trocado a posição de suas caixas acústicas.
- Surround sound: simula som surround. Só ative se tiver caixas de som de boa qualidade.
- Disable SPC Emulation: desabilita a emulação independente do chip de som do SNES. Melhora a emulação, mas piora o som.
- Interpolation: aqui podemos escolher entre três opções. Gaussian é a mais fiel ao som de um SNES real, Cubi Spline apresenta uma melhor qualidade de som das três e por fim 8-Point. Eu deixo a primeira, por ser mais fiel.
- Lowpass: aqui também podemos escolher entre três opções para melhorar a qualidade dos graves, mas habilitando uma delas o som perde a fidelidade, por isso eu não ativo nenhuma. Simple, Dynamic ou High Quality (simples, dinâmica ou de alta qualidade). Se for ativar, a melhor é a última opção.
Patchs: configura as pastas utilizadas pelo SNES. Se deixar em branco, ele vai utilizar a própria pasta onde se encontra o emulador.
- Saves: pasta onde ficam os seus jogos salvos.
- Snapshots: pasta onde ficam os prints que você tirar dos jogos.
- SPCs: pasta onde ficam os áudios gravados dos jogos.
Determinados jogos necessitam, além dos arquivos das ROMs, arquivos especiais, e é nessa parte que você configura tais arquivos. BS-X para o Satellaview, Sufami Turbo, Same Game e SD Gundam G-Next para os jogos de mesmo nome.
Existem ainda os jogos que só funcionam com pacotes gráficos, tais como:
FEOEZ: Far East of Eden Zero;
FEOEZ – SJNS: Far East of Eden Zero – Shounen Jump no Shou;
MDH: Momotaru Dentetsu Happy;
SPL4: Super Power League 4.
Saves: configura a maneira como o ZSNES grava e armazena os seus saves.
- # of Rewind States: ao retornar ao ponto anterior do jogo, escolha aqui quantos states você deseja espaçadas de quanto em quanto tempo.
- Auto increment save slot: ao ativar essa opção, toda vez que salvar seu jogo, ele será gravado em um arquivo diferente e não irá sobrepor o save anterior.
- SRAM Check+Saves: possibilita a gravação na RAM (arquivo.srm) do cartucho, apenas após checagem de 10s.
- Start at latest save: vai pra sua última state gravada.
- Auto state save/load: permite retornar ao último momento de jogo, desde que você tenha saído corretamente do emulador ou do jogo.
- Load savestate w/sram: carrega o arquivo.srm juntamente com o state. Útil quando a state está desatualizada em relação ao jogo.
MENU CHEAT (só se torna ativo ao entrar num jogo)
Eu não utilizo cheats em jogos, e também nunca utilizei essas funções do emulador, portanto não sei como funciona. Li alguns tutoriais pela internet e achei meio complicado, portanto não vou falar deste Menu, pois já que não utilizo e não entendo nada, não quero copiar de outro lugar pra colar aqui sem ao menos saber o resultado.
MENU NETPLAY
Nesse Menu é permitido jogar online com algum amigo seu em qualquer lugar do mundo. Ao que consta, essa opção foi removida da versão 1.43 e não está acessível, pois apresentava diversos problemas, mas se você tiver outra versão que essa opção esteja ativa, aqui vai uma breve explicação.Antes de tudo, pra jogar online é bom que você tenha um bom computador e uma boa conexão com a internet (banda larga).
- Port: não altere essa opção, pois é a forma como o ZSNES se comunicará com outros computadores.
- Nickname: coloque seu apelido.
Se você deseja criar uma partida, clique em Start as Server e aguarde seu amigo se conectar também.
Se você deseja entrar numa partida criada pelo seu amigo, digite o IP fornecido por ele no campo IP e clique em Connect to Server.
Não desabilite a opção Use UDP instead of TCP à menos que sinta problemas na conexão.
Eu nunca joguei online por essas opções do emulador, sempre utilizei o Zbattle.net! Em breve faço um tutorial dele pra vocês também... É bem simples e fácil de usá-lo! Acho que é até melhor do que essa opção do ZSNES!
MENU MISC
Menu com opções extras, como teclas de atalhos e mais algumas coisas.Game Keys: menu pra colocar teclas de atalho nas diversas funções do emulador.
- BG1 ... BG4: teclas de atalho que permitem desabilitar as camadas, como os cenários ou alguns efeitos dos jogos como nuvem, chuva e outras coisas.
- CH1 ... CH8 e +VOL // - VOL: configura as teclas de atalho pra canais de áudio.
Em Quick Keys, você configura atalhos pra tarefas rotineiras como dar Load em um jogo gravado, resetar, ativar/desativar o relógio da tela, sair do emulador, tirar um print do jogo e gravar um áudio do jogo.
Em Misc Toggles, você pode configurar teclas de atalho pra praticamente todas as funções do ZSNES. Aí vai de cada um colocar as teclas de atalho que achar melhor.
Gui Options: menu de cores e opções pras janelas do emulador e o modo de exibição.
Em COLOR você pode alterar a cor de todos os aspectos do ZSNES, o fundo das caixas de diálogo (back), a barra de título (title) e a janela em si (win).
Abaixo você pode definir para que o ZSNES esteja sempre no topo (nenhuma janela pode sobrepor a do emulador), para isso ative a opção Always on top.
Se quiser que ele seja executado sempre na mesma posição da tela ative Save Main Window Position.
Se quiser permitir inúmeras execuções do mesmo emulador ative Allow Multiple Instances.
- Mouse wrap: permite que o mouse não fique atrelado às bordas da tela podendo passar de um lado ao outro.
- Mouse shadow: exibe sombra no ponteiro do mouse.
- Save Win Positns: parecido com “Save Main Window Position”, esta configuração permite que as janelas internas tenham posições fixas.
- Click Enters Gui: permite que você volte ao menu no emulador com o clique do botão direito do mouse.
- Use Joypad1: permite que você navegue no menu do emulador pelo seu joystic.
- Transparent Msgs: as mensagens dentro do jogo aparecem transparentes.
- Wheel Mouse: permite utilizar a rodinha do mouse pra rolar a tela.
- Filtered Gui: o filtro escolhido pros jogos se aplica aos menus do emulador.
- Trap Mouse Cursor: não descobri pra que serve essa opção.
Ainda há a opção de escolher um efeito na tela do emulador enquanto ele estiver pausado. Escolha entre Snow Effect, Burning Effect, Water Effect 1 ou Water Effect 2.
Movie Options: menu pra gravação e reprodução de vídeos dos jogos (só fica ativa quando estiver rodando um jogo).
Pra começar a gravar, entre no jogo, abra esse menu e vá em Record. Você pode gravar até 9 vídeos escolhendo um dos slots ao lado. Para assistir à um vídeo gravado, abra o jogo, vá até esse menu e clique em Play. Para parar a execução do vídeo clique em Stop.
- Start From: aqui você pode escolher o momento em que quiser começar a gravar seu jogo. Instantaneamente (now), ao ligar (power), ao resetar (reset) ou após a limpeza de memória da rom (power+SRAM clear).
Para inserir um capítulo à algum vídeo já gravado clique em Insert Chapter, para navegar entre os capítulos clique em Next Chapter ou Previous Chapter.
Key Comb: esse menu é muito útil pra quem gosta de jogos de luta e quer facilitar o trabalho pra dar combos colocando aqui combinações de várias teclas para serem utilizadas com o apertar de um só botão. Acho isso meio estraga prazeres e portanto nunca utilizei, mas darei uma breve explicação pra quem quer usar.
Em KEY você coloca o botão que quer utilizar pra que o personagem dê a combinação feita, e em DESCRIPTION você coloca um nome do golpe ou que achar melhor, exemplo: HADOUKEN!
- Clear: limpa combinações feitas.
- Add: adiciona novas combinações.
- Replace: edita combinações já feitas.
- Delete: exclui combinações já feitas.
- P#: escolha o player que vai utilizar as combinações.
- > Last < / > : inverte esquerda e direita.
- Game specific: configura as combinações por jogo.
- Press + Rel: pressionar e soltar.
- Press Only: apenas pressionar.
- Rel Only: apenas soltar.
- Frame Delay: quantos quadros a ação deve permanecer.
- Second Delay: quanto tempo a ação deve permanecer.
- DEL: apaga o último evento da combinação que está sendo editada.
Bom, tá aí o tutorial do emulador ZSNES.
Lembrando que eu num sou nenhum expert no assunto e muitas das funções eu não conhecia e pesquisei na internet e fui testando aqui pra ver o que acontecia e descrever pra vocês. Se tiver algum erro só avisar aí, e se tiver alguma dúvida só perguntar que eu ou alguém tenta ajudar...
See ya!
19 comments:
Aqui no meu pc o Znes costuma ser lento e a resposta dos comandos também, mas vou tentar testar as dicas para ver se a coisa melhora, muito obrigado, P.A.!
Puxa, P.A.! Está muiiii detalhado! Eu tenho o ZSNES aqui no PC, mas eu prefiro o SNES 9X, porque ele emula mais bonito, não sei porque! Ele não emula em PIXELS como o ZSNES... Sei lá, não sei explicar. Espero que você saiba explicar essa diferença! Vlw, Ajudou muito aki!
Ow, muito massa esse tutorial. Se puder fazer um passo a passo do MAME, que é mais complicado para configurar, seria ótimo.
Parabéns pelo tutorial, muito show ajudou muito, tinha muita coisa q eu nem sabia pra q servia!!!!
Verdade, como disse o Juliano o MAME seria show tbm, nunca consegui fazer ele rodar direito.
Parabéns pela iniciativa.
Sou usuário de emuladores a alguns anos e nunca tive muita paciência para mexer em todas as opções. Um tutorial desse sempre é bem vindo.
kra, usei muito o zsnes começando em 99... hahahaha e naquela época meu micro travava um pouco pra rodar (tb, um 486 dx 4 100mhz... com incríveis 40 de ram - normal era 16 ou 32!!) hahahahahaha
nossa, eu sofria, mas jogava bem! terminei o chrono trigger a primeira vez assim, jogando mais lento.... =D
o melhor era o gb, que rodava de boa e jogava até em gamelink.
Mas a melhor experiência SEM DÚVIDA foi jogar bomberman com os amigos, 2 no teclado e 2 em joystick!!!
hoje em dia faço o mesmo no mame, jogamos 2 pessoas no joystick e 2 no teclado! hahahahaha =D
@Patricia
Se está lento pode ser referente as configurações de vídeo. Dependendo do seu computador seria bom colocar com resoluções mais baixas e não ativar nenhum filtro pra rodar mais suave.
@JPPaes
Olha cara, pode ser que seu emulador SNES9x esteja com filtros ativos e o ZSNES não, por isso a sensação de imagens mais bonitas. Talvez você ativando alguns filtros como citado no tutorial, melhore a qualidade da imagem no ZSNES tb!
Quanto ao tutorial do MAME, não sei, pois não falamos de Arcades aqui no blog, mas quem sabe...
PA não usa cheats? Tá, acredito...
Pra quem quer usar, é só abrir o jogo, abrir esse menu, digitar o código e dar um nome pro cheat. Aí, ele vai pra lista você pode ativar ou desativar clicando nele (isso muda o status pra "on" ou "off")
Onde achar os códigos? Procura naquele site que vai dominar o mundo e vc acha facim facim
Muito bom tutorial cara, rico em detalhes e fácil de entender.
Sempre quis jogar online mas nunca consegui pelo Zsnes. Apesar de achar ele o melhor emulador de SNES ainda uso o Snes9x simplesmente porque ele tem a opção de capturar o video do jogo.
Puxa vou ver P.A. se é isso mesmo! Vlw!
tutorial mais completo do Znes que eu já vi, mto bom mesmo, mal posso esperar por um possível tutorial do sega saturn =D
Eu num uso cheats não Tristan...
Usava mto no GTA San Andreas, mas só pra ficar zuando na cidade mesmo! Pra jogar sério num curto cheats! ;)
Show de bola esse tutorial!
Excelente tutorial mano,me ajudou bastante,gostaria de deixar uma dica sobre o max frame skip pra quem tem processadores menos potentes como o meu que é um pentium 4 3,20ghz,pois em processadores mais potentes eu não testei:
DICA: Deixe o max frame skip em "0" e a performance dos jogos melhora consideravelmente!
Valeu mais uma vez!
Oii, alguem pode me explicar como se instala o Far east of eden zero, jah estou a 4 dias tentando instalar mas nao consigo, eu jah peguei o graphick pack mas mesmo assim nao consigo jogo, ou melhor, eu nao sei oq faze com o graphick pack!!
obrigado
Muito bom o tutorial!
A parte de video é realmente importante, um belo dia fui mexer nela e a parte submarina no Megaman X tornou-se visível! (dah!)
Achava que era problema do emulador, mas era problema da pecinha entre a cadeira e o telado!
Como faço salvar o jogo e mesmo que eu feche o programa consiga jogar na fase em que eu parei!
Por favor me ajude!
Pq nao consigo fazer gameplay do top gear 1? qndo vou converter da um problema e grava apenas o imput???
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