[Tutorial] Emulador do Mega Drive: Kega Fusion

sábado, 4 de dezembro de 2010 Postado por Tristan.ccm

Antes de começar o tutorial, um esclarecimento para os que forem utilizar o Kega Fusion pela primeira vez: ao abrir e/ou fechar o emulador, pode ser que a tela do seu micro pisque. Isso é totalmente normal e não danifica seu PC. Agora, vamos ao tutorial:

MENU FILE

- Load [nome do console] ROM (Ctrl-M, Ctrl-A ou Ctrl-G): assim como o Mega Drive, o Kega também roda jogos de Game Gear, Master System e 32X, tanto que muitos usam só ele para os consoles mais antigos da Sega (deixando de lado outros emuladores específicos, como o Meka, do Master System). É só selecionar a opção que condiz com o jogo que você quer abrir, ir até a pasta da ROM e abri-la.

- Load SegaCD image (Ctrl-C): uma das vantagens do Kega é que ele roda as ISOs dos CDs do SegaCD, porém você deverá ter a BIOS de cada região para rodar as ISOs (exemplo: para rodar um jogo japonês, você vai precisar da BIOS japonesa). Geralmente as BIOS são arquivos com extensão .bin facilmente encontráveis. Mais detalhes sobre BIOS no menu Options abaixo.

- Boot SegaCD (Ctrl-B): abre o SegaCD como ele era usado por quem queria ouvir CDs de música, ou seja, opção inútil.

- Power On / Hard Reset (Tab): um reset um pouco mais forte, equivale a desligar o console e ligá-lo de novo.

- Power Off (Shift-Tab): termina a emulação. Equivale a desligar o console e retirar o cartucho.

- Soft Reset (Ctrl-Tab): simplesmente reseta o jogo

- Game Genie / PAR (Alt-G): aciona a janela de trapaças:

Coloque o código na caixa de diálogo Code e crie uma legenda para ele na caixa Description, depois clique em Add Code. Para utilizar os cheats você deve selecioná-los e depois clicar em OK. Para apagar um cheat, selecione-o e clique em Del Code(s). Para desabilitar todos os cheats, clique em Disable All. O botão CodeFinder serve pra quem entende de hexadecimal e quer achar um cheat novo, pois gera uma lista com CENTENAS de possíveis códigos utilizáveis. Se você não é usuário avançado, recomendo não experimentar esses códigos ou pode zoar sua emulação.

- Load State As... / Save State As... (Shift-F8 / Shift-F5): o primeiro abre os saves personalizados que o segundo cria (pois você deve escolher nome e local dos save states criados com essa opção). Pode ser mais complicado, mas às vezes é a única forma de save se você rodar o emulador a partir de um CD ou pen-drive.

- Load State / Save State (F8 / F5): Idem ao anterior, mas cria os saves automaticamente. Pode não funcionar se o emulador rodar a partir de um CD ou pen-drive.

- Change State Slot (F6-F7): muda o slot dos saves da opção anterior. Há dez slots diferentes para cada jogo.

- Save Screenshot (Shift-F12): uma espécie de print screen, tira uma foto da tela do jogo que estiver sendo exibida no instante em que é acionado. Legal para provar que você não estava mentindo quando bateu aquele récorde.

- Load RAM Cart / Create New RAM Cart: RAM Cart era um cartucho que era usado em conjunto com o Sega CD para transportar os saves de um console para outro. Porcamente falando, o RAM Cart era uma espécie de "memory card" do Sega CD. Estas opções criam e carregam arquivos que copiam os RAM Carts. Pode até ser útil, mas eu ainda prefiro usar save state.

- File History (Ctrl-Alt-L): lista todos os jogos anteriormente carregados, independente da plataforma. Útil se você não lembra onde está aquele jogo que você jogou anteontem.

- Clear File History: limpa a lista da opção File History.

- Exit: fecha o Kega e volta para o Windows.

MENU COUNTRY

Opção que regula o tipo de ISO carregada pelo Sega CD: USA (americana), JAP (japonesa) ou EUR (resto do mundo). A opção Auto Detect identifica o tipo de ISO automaticamente, logo recomendo que deixe marcada. Já a Preferred Order regula a ordem com a qual o emulador procuraria a ROM, mas com o Auto Detect ativado ela é inútil.

MENU VIDEO

- Normal, Double (Default), Scanlines e TV Mode (Alt-1 a Alt-4): regula o tipo de exibição de imagens. A grande maioria dos computadores roda com mais clareza na opção Double, só se sua placa de vídeo for ruim (e bota ruim nisso) escolha Normal. Scanlines é a pior de todas, e TV mode simula a resolução de uma TV normal na tela do micro, recomendável apenas aos mais saudosistas.

- Full Screen (Esc): vai para o modo de tela cheia. Aperte Esc para voltar ao modo em janela.

- VSinc (Shift-Esc): ativa um sincronizador que, teoricamente, melhora a imagem do jogo (uma função semelhante à New GFX Engine do ZSNES). Pessoalmente, não vi diferença nenhuma com o VSinc ligado ou desligado.

- Fast Forward (Backspace): acelera a velocidade da emulação. Muito útil para pular cutscenes.

MENU SOUND

Regula o som dos jogos. A opção Disable Sound desliga o som, as três abaixo regulam a frequência do som (quanto mais Hz mais qualidade). As opções SuperHQ e Overdrive melhoram a qualidade, deixe sempre marcadas. As outras duas, WAV log e VGM log, eu simplesmente não encontrei utilidade, se alguém souber pra que elas servem entrem em contato e eu atualizo esse post.

MENU CD DRIVE

Selecione a opção de baixo se for jogar um game de Sega CD e tiver o disco. Se for usar ISO, marque a opção None.

MENU OPTIONS

- Set Config: Abre uma janela de configurações:

As duas primeiras abas regulam as BIOS de cada console (recomendo só mexer nas de Sega CD, as demais já vem prontas e dispensam configuração. Na aba Controllers você regula as teclas que vai usar: primeiro defina se vai usar teclado (Keyboard) ou joystick na caixa Use, depois acione o botão Define para definir as teclas, apertando a tecla correspondente à que o programa pedir. Já a aba Extras serve para você definir para qual pasta irão os screenshots que você tirou com a função Save Sceenshot do menu File, bem como o tipo de arquivo (eu recomendo o BMP, fica grande mas abre no Paint, os outros dois não).

- Perfect Sinc (Ctrl-P): teoricamente melhora a emulação, mas eu novamente não vi diferença.

- Show FPS (Ctrl-F): se marcado exibe na tela a taxa de FPS da emulação.

- Show SegaCD leds (Ctrl-L): exibe, logo ao lado dos FPS, duas luzes que simulam as luzes-espia de um Sega CD de verdade: a verde é a que indica que o aparelho está ligado e a vermelha se acende durante o carregamento do CD (loading).

- Use Alternate Timing (Ctrl-T): se marcado, altera o relógio interno do console para o do seu PC, mas não exibe nada sobre isso na tela, ou seja, opção inútil.

- Sleep While Waiting (Ctrl-S): marcando essa opção, o emulador pausará se você ficar sem mexer em nada após alguns minutos. Tão útil quanto a anterior.

- High Priority: aciona o modo de Alta Prioridade. Tão útil quanto as duas anteriores.

- Disable Key Shortcuts: desabilita as teclas de atalho, muito útil se sua configuração de controle incluir uma delas, mas pode colocá-lo em apuros no modo tela cheia.

MENU HELP

Ao contrário do Project64, que tinha toneladas de informações sobre os jogos, aqui o menu de ajuda se limita a dizer que quem fez o emulador se chama Steve Snake. É útil para a SEGA saber quem processar por pirataria, e só.

===========================================================================

Bem, eis mais um tutorial. Se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão (ou sabe qual a função do WAV log), o botão "Comentários" está aí ao seu dispor! Abraços e até o próximo tutorial!



Comente com o Facebook: