[Tutorial] Emulador do Mega Drive: Kega Fusion

sábado, 4 de dezembro de 2010 Postado por Tristan.ccm

Antes de começar o tutorial, um esclarecimento para os que forem utilizar o Kega Fusion pela primeira vez: ao abrir e/ou fechar o emulador, pode ser que a tela do seu micro pisque. Isso é totalmente normal e não danifica seu PC. Agora, vamos ao tutorial:

MENU FILE

- Load [nome do console] ROM (Ctrl-M, Ctrl-A ou Ctrl-G): assim como o Mega Drive, o Kega também roda jogos de Game Gear, Master System e 32X, tanto que muitos usam só ele para os consoles mais antigos da Sega (deixando de lado outros emuladores específicos, como o Meka, do Master System). É só selecionar a opção que condiz com o jogo que você quer abrir, ir até a pasta da ROM e abri-la.

- Load SegaCD image (Ctrl-C): uma das vantagens do Kega é que ele roda as ISOs dos CDs do SegaCD, porém você deverá ter a BIOS de cada região para rodar as ISOs (exemplo: para rodar um jogo japonês, você vai precisar da BIOS japonesa). Geralmente as BIOS são arquivos com extensão .bin facilmente encontráveis. Mais detalhes sobre BIOS no menu Options abaixo.

- Boot SegaCD (Ctrl-B): abre o SegaCD como ele era usado por quem queria ouvir CDs de música, ou seja, opção inútil.

- Power On / Hard Reset (Tab): um reset um pouco mais forte, equivale a desligar o console e ligá-lo de novo.

- Power Off (Shift-Tab): termina a emulação. Equivale a desligar o console e retirar o cartucho.

- Soft Reset (Ctrl-Tab): simplesmente reseta o jogo

- Game Genie / PAR (Alt-G): aciona a janela de trapaças:

Coloque o código na caixa de diálogo Code e crie uma legenda para ele na caixa Description, depois clique em Add Code. Para utilizar os cheats você deve selecioná-los e depois clicar em OK. Para apagar um cheat, selecione-o e clique em Del Code(s). Para desabilitar todos os cheats, clique em Disable All. O botão CodeFinder serve pra quem entende de hexadecimal e quer achar um cheat novo, pois gera uma lista com CENTENAS de possíveis códigos utilizáveis. Se você não é usuário avançado, recomendo não experimentar esses códigos ou pode zoar sua emulação.

- Load State As... / Save State As... (Shift-F8 / Shift-F5): o primeiro abre os saves personalizados que o segundo cria (pois você deve escolher nome e local dos save states criados com essa opção). Pode ser mais complicado, mas às vezes é a única forma de save se você rodar o emulador a partir de um CD ou pen-drive.

- Load State / Save State (F8 / F5): Idem ao anterior, mas cria os saves automaticamente. Pode não funcionar se o emulador rodar a partir de um CD ou pen-drive.

- Change State Slot (F6-F7): muda o slot dos saves da opção anterior. Há dez slots diferentes para cada jogo.

- Save Screenshot (Shift-F12): uma espécie de print screen, tira uma foto da tela do jogo que estiver sendo exibida no instante em que é acionado. Legal para provar que você não estava mentindo quando bateu aquele récorde.

- Load RAM Cart / Create New RAM Cart: RAM Cart era um cartucho que era usado em conjunto com o Sega CD para transportar os saves de um console para outro. Porcamente falando, o RAM Cart era uma espécie de "memory card" do Sega CD. Estas opções criam e carregam arquivos que copiam os RAM Carts. Pode até ser útil, mas eu ainda prefiro usar save state.

- File History (Ctrl-Alt-L): lista todos os jogos anteriormente carregados, independente da plataforma. Útil se você não lembra onde está aquele jogo que você jogou anteontem.

- Clear File History: limpa a lista da opção File History.

- Exit: fecha o Kega e volta para o Windows.

MENU COUNTRY

Opção que regula o tipo de ISO carregada pelo Sega CD: USA (americana), JAP (japonesa) ou EUR (resto do mundo). A opção Auto Detect identifica o tipo de ISO automaticamente, logo recomendo que deixe marcada. Já a Preferred Order regula a ordem com a qual o emulador procuraria a ROM, mas com o Auto Detect ativado ela é inútil.

MENU VIDEO

- Normal, Double (Default), Scanlines e TV Mode (Alt-1 a Alt-4): regula o tipo de exibição de imagens. A grande maioria dos computadores roda com mais clareza na opção Double, só se sua placa de vídeo for ruim (e bota ruim nisso) escolha Normal. Scanlines é a pior de todas, e TV mode simula a resolução de uma TV normal na tela do micro, recomendável apenas aos mais saudosistas.

- Full Screen (Esc): vai para o modo de tela cheia. Aperte Esc para voltar ao modo em janela.

- VSinc (Shift-Esc): ativa um sincronizador que, teoricamente, melhora a imagem do jogo (uma função semelhante à New GFX Engine do ZSNES). Pessoalmente, não vi diferença nenhuma com o VSinc ligado ou desligado.

- Fast Forward (Backspace): acelera a velocidade da emulação. Muito útil para pular cutscenes.

MENU SOUND

Regula o som dos jogos. A opção Disable Sound desliga o som, as três abaixo regulam a frequência do som (quanto mais Hz mais qualidade). As opções SuperHQ e Overdrive melhoram a qualidade, deixe sempre marcadas. As outras duas, WAV log e VGM log, eu simplesmente não encontrei utilidade, se alguém souber pra que elas servem entrem em contato e eu atualizo esse post.

MENU CD DRIVE

Selecione a opção de baixo se for jogar um game de Sega CD e tiver o disco. Se for usar ISO, marque a opção None.

MENU OPTIONS

- Set Config: Abre uma janela de configurações:

As duas primeiras abas regulam as BIOS de cada console (recomendo só mexer nas de Sega CD, as demais já vem prontas e dispensam configuração. Na aba Controllers você regula as teclas que vai usar: primeiro defina se vai usar teclado (Keyboard) ou joystick na caixa Use, depois acione o botão Define para definir as teclas, apertando a tecla correspondente à que o programa pedir. Já a aba Extras serve para você definir para qual pasta irão os screenshots que você tirou com a função Save Sceenshot do menu File, bem como o tipo de arquivo (eu recomendo o BMP, fica grande mas abre no Paint, os outros dois não).

- Perfect Sinc (Ctrl-P): teoricamente melhora a emulação, mas eu novamente não vi diferença.

- Show FPS (Ctrl-F): se marcado exibe na tela a taxa de FPS da emulação.

- Show SegaCD leds (Ctrl-L): exibe, logo ao lado dos FPS, duas luzes que simulam as luzes-espia de um Sega CD de verdade: a verde é a que indica que o aparelho está ligado e a vermelha se acende durante o carregamento do CD (loading).

- Use Alternate Timing (Ctrl-T): se marcado, altera o relógio interno do console para o do seu PC, mas não exibe nada sobre isso na tela, ou seja, opção inútil.

- Sleep While Waiting (Ctrl-S): marcando essa opção, o emulador pausará se você ficar sem mexer em nada após alguns minutos. Tão útil quanto a anterior.

- High Priority: aciona o modo de Alta Prioridade. Tão útil quanto as duas anteriores.

- Disable Key Shortcuts: desabilita as teclas de atalho, muito útil se sua configuração de controle incluir uma delas, mas pode colocá-lo em apuros no modo tela cheia.

MENU HELP

Ao contrário do Project64, que tinha toneladas de informações sobre os jogos, aqui o menu de ajuda se limita a dizer que quem fez o emulador se chama Steve Snake. É útil para a SEGA saber quem processar por pirataria, e só.

===========================================================================

Bem, eis mais um tutorial. Se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão (ou sabe qual a função do WAV log), o botão "Comentários" está aí ao seu dispor! Abraços e até o próximo tutorial!



15 comments:

Benjamin G. disse...

Tristan, primeiro, ótima postagem, eu uso o Kega Fusion para jogar Sonic quase toda a semana e algumas funcionalidades eu não conhecia ("Boot SegaCD" por exemplo)
O que você disse em relação ao VSync eu posso explicar melhor:
VSync é um sistema de Sincronização Vertical, ou seja, ele junta a imagem quando ela parece quebrada. Em jogos mais antigos isso raramente ocorre, porém nos mais modernos a falta de sincronização vertical pode causar alguns momentos de jogo no qual a tela parece partida verticalmente, o VSync sincroniza a tela, impedindo este problema. Em uma rápida pesquisa na internet podemos ver os resultados mais extremos do não uso dessa ferramenta:
http://shooter-szene.4players.de/modules/PNphpBB2/files/vsync_560.jpg
Como pode perceber, os pontos destacados tem uma "quebra" de imagem.
E também obrigado por aceitar a parceria com meu blog ^^ "Museum dos Games" (exclui a outra postagem pois estava com muitos erros gramaticais)

Anônimo disse...

Muito bom, Tristan, o tutorial está excelente, mas ainda me restam apenas duas dúvidas ^^'
1- Não é possivel, através do Kega, fazer como no ZSNES e "moldar" o tamanho da tela para que fique proporcional ao tamanho de uma tela de TV 4:3 ao invés de preencher todo o monitor deixando o jogo meio que "achatado"? Isso equivaleria ao "DR F" no ZSNES
2- Como se colocam os filtros? Gostaria de jogar com o filtro "2XSAI", uma vez li que tinham que se baixar separadamente os filtros, mas nunca consegui fazer eles funcionarem.
Valeu pelo tuto, abração ^^

Anônimo disse...

"Perfect Sinc (Ctrl-P): teoricamente melhora a emulação, mas eu novamente não vi diferença."

Também não sei direito pra que ele serve, mas sem isso, Popful Mail do Sega CD não roda.

Ótimo tutorial, até mais!

JPPaes disse...

Ótimo Tutorial Tristan eu uso o Fusion e é o meu preferido. Mas eu tenho uma pergunta, que foto é essa? Que jogo é esse? Shadow The Hedgehog? Puxa, se existir vc pode mandar o link pra mim pq eu tenho certeza q é um hack, pois Shadow nem existia na época Mega Drive. Vlw

Tristan.ccm disse...

@Nerd

Obrigado pelas informações, eu já suspeitava que se tratasse disso, embora nunca tenha tido esse problema. A propósito, que jogo é esse que vc colocou no seu comentário?

@Anônimo

Eu nunca tive esse problema de achatamento, quanto aos filtros eu nunca usei, portanto não sei te explicar como isso funciona. Só consegui fazer algo parecido no PJ64, e mesmo assim com resultados pouco satisfatórios.

@JPPaes

Realmente é um hack de Sonic 2 (repare que Shadow está em Chemical Plant), que eu usei pois gosto do personagem (já o uso como avatar aqui no MDG). Você pode encontrar esse e outros hacks no site Power Sonic:

http://www.powersonic.com.br/downloads/roms/roms_hacks.htm

Detalhe: fuja do hack Project Shadow, que está inacabado e cheio de bugs, eu usei o que está com o nome de "Shadow por Kojichao". Divirta-se!

JPPaes disse...

Obrigado Tristan. Vou jogá-lo agora mesmo pq tambem adoro o Shadow, ele o Tails são meus personagens preferidos da série Sonic.

JPPaes disse...

Aliás, eu jah havia achado uma Hack a algum tempo no Power Sonic, o Sonic 1 Megamix, que é uma hack de Sonic 1 mas com as fases totalmente novas, novos itens, e poder jogar com Sonic, Shadow ou outro aí que eu nunca havia visto. Dá uma olhada aew na Rom Hack pq eh muito nostalgico. Vlw.

Benjamin G. disse...

Tristan, o jogo é Half-Life 2, da Valve, lançado em 2004.

Anônimo disse...

Tristan, uma correçãozinha a respeito do Boot SegaCD (Ctrl-B), ele não é inutil como vc diz,

Muito pelo contrario, a função dele é se comportar como o console lendo um CD de SEGA CD/MEGA CD no drive do seu computador, ou seja, muuito coll pra quem ainda tem os cds originais (ou copias, tanto faz). Basta só colocar no pc e joga-los diretamente

Eu mesmo tenho uma cacetada de cds me Mega-CD aqui e sempre jogo eles no Kega ^^

De qualquer forma, otimo tutorial
Abraços

Anônimo disse...

quais são os requisitos do kega fusion?

Anônimo disse...

quais são os requisito s do kega fusion da versão 3.64

Thiago disse...

Por favor, os códigos de Game Genie, tem algum modo de salvar, ou toda vez tem que ficar digitando? Ótimo tutorial, abraços.

Unknown disse...

Brother, to montando um blog para games só de Genesis e Snes, chama-se geração 16 bits, gostaria de saber se me autoriza a colocar seu tutorial junto com emulador para download,aguardo resposta!
lipenewps@gmail.com

Nino disse...

Post antigo, mas só pra deixar registrado: a função VGM log eu não sei, mas a WAV log grava o som do jogo em *.wav! Meus toques de celular são músicas do Master System graças a esta função.

Unknown disse...

Na hora de salvar aparece ERROR saving state! Alguém sabe como corrigir isso?

Postar um comentário