[Teste] Dingoo A320 Dynacom

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011 Postado por Tristan.ccm

Se você é daqueles que estão na dúvida se compram ou não o portátil que se tornou a pedra filosofal dos retrogamers, talvez essa matéria o ajude a decidir o que fazer. Afinal, optei pelo Dingoo no ano passado, e graças a ele minhas férias tiveram um algo a mais. Peço perdão apenas por algumas das fotos abaixo, pois minha câmera não é assim uma Brastemp!

O que é e o que faz esse console?

Na verdade, o Dingoo em sua essência é um Media Player, mas o que o diferencia dos MPnúmero da vida é o fato dele ser capaz de emular consoles clássicos. Ele alcançou status de console pela disposição e identificação de seus botões, idêntica ao do joystick do SNES, e pelo tamanho, pouco menor que uma nota de 2 reais (vide a foto acima).

Adquirindo o Dingoo

Existem duas formas de comprar seu Dingoo: ou você o importa direto da China ou compra a versão nacional, produzida pela Dynacom (se você não conhece, saiba que ela foi a responsável pelo memorável Dynavision 3, considerado o melhor clone do NES já produzido no Brasil)

A importação direta é a forma mais barata de comprar o Dingoo, o console sai por cerca de R$ 200,00, porém há uma grande desvantagem: o fato da entrega ser feita por Air Mail gera o grande risco de ver seu Dingoo ser extraviado. Foi o que aconteceu comigo: fiz a encomenda e os Correios não só "perderam" meu Dingoo quanto não me deram nenhuma satisfação sobre o assunto. Se isso acontecer com você, nem acionar a justiça adianta, pois além de demorado o processo corre o grande risco de não prosseguir.

Já o Dingoo da Dynacom pode ser bem mais caro (R$ 300,00 fora o frete), mas tem algumas vantagens: tem mais tempo de garantia (6 meses contra 3 do importado), assistência técnica ,manual em português e a entrega é via Sedex, mais seguro que o Air Mail. Além disso, a loja virtual da Dynacom aceita PayPal, uma das formas mais seguras de comprar pela Internet (além de permitir parcelamento).

Sistema nativo vs. Dingux

O sistema nativo do Dingoo possui vários emuladores, porém alguns retrogamers reclamam que, além de não considerarem a emulação satisfatória em algumas plataformas, reclamam que outras sequer possuem emulador nativo (Atari 2600, Master System, etc.). Para eles, foi criado o Dingux, nada mais do que uma versão do Linux para rodar no console. Alguns consideram o Dingux obrigatório, outros temem que ele gere problemas, por isso decidi que o melhor seria testar a emulação de diferentes consoles nos dois sistemas. Eis o que podemos concluir:

SNES, Mega Drive e Arcades têm muito a ganhar com o Dingux: apesar de ser boa no sistema nativo, a emulação dos três consoles sofre alguns problemas, principalmente no que diz respeito ao som. No SNES e no Drivo esse atraso no sistema nativo pode atrapalhar a jogabilidade, mas não em todos os jogos. Por exemplo, no emulador nativo do SNES Chrono Trigger rodou bem, com atraso no som só durante a batalha final, porém Top Gear rodou em baixa velocidade. Já os Arcades do sistema nativo, apesar de contarem com um emulador mais fácil de usar, rodam apenas os sistemas Capcom (CPS1 e CPS2) e Neo Geo (MVS), enquanto o Dingux conta com uma versão do MAME, que roda outros tipos de Arcades. Porém nem só de problemas vive o sistema nativo: os emuladores de NES e Game Boy dão um show! As ROMs rodam lisinhas, quase que como nos consoles originais.

Então o Dingux é opcional? Sim, podemos viver sem ele, mas com ele a vida fica bem melhor: a maioria das novidades lançadas pela comunidade dingueira (que não pára de crescer) roda no sistema, que recebeu até mesmo conversões de games para PC como Doom e Wolfenstein 3D. Ele justifica o investimento num cartão de memória.

O desempenho do Dingoo em jogos











Usando ou não o TV-out, jogar no Dingoo é muito bom!!

Em primeiro lugar, a bateria do Dingoo tem uma duração que considerei excelente: jogando pra caramba durante as férias eu carregava a bateria dia sim, dia não. Em média, a bateria dura 4 horas em gameplay. Só tenho uma ressalva: no apartamento em que fiquei as tomadas eram antigas e o carregador do Dingoo enroscava nelas e ficava difícil tirá-lo, coisa que não acontece aqui em casa, com tomadas novas.

A pegada do console não é das melhores, pois seu formato quadrado não ajuda muito, porém os botões estão bem dispostos. Minha única ressalva fica para os botões R e L, pequenos demais. A tela tem um tamanho bom e não cansa a vista, mas se você quiser (e puder), pode conectá-lo a uma TV e jogar como se ele fosse um console de mesa.

Quanto à resitência do console, nada posso dizer. Eu cuido bem do meu, nunca derrubei e sempre limpo ele com um pano seco, mas o manual fala mais de uma vez para tomar cuidado com a tela de LCD, e disso posso deduzir que não é boa ideia bater nela com algo pontudo.

Outras funções do Dingoo

Leitor de e-books do Dingoo, ferramenta perfeita para os garimpeiros de sebo que nunca acham seu livro preferido

Apesar de seu visual, ele é muito mais do que um console retrô. Ele também faz bonito como MP3 e rádio FM (embora o uso de fones de ouvido seja obrigatório no rádio, caso contrário você só ouvirá chiados). Ele também pode ser usado como leitor de E-books, basta colocar um arquivo com extensão .txt e trocar o idioma para espanhol (para poder ver a acentuação).

Mas tem uma função que pode ajudá-lo, e muito, a mostrar aos não-gamers que valeu a pena você gastar uma grana no Dingoo: a reprodução de vídeos. Ganhei pontos com meus sogros (fãs de Roberto Carlos e que perderam o especial de fim de ano do cantor) usando essa função aliada ao TV-out do Dingoo: baixei o show em formato .flv (que ele reproduz sem problemas) e fiz a alegria deles num dia de chuva. Se você perder um programa por ele passar muito tarde ou na hora da novela, a dupla Dingoo/Youtube vai se tornar sua melhor companhia!

============================================================

Com isso, espero ter tirado as dúvidas de quem quer comprar um Dingoo. Ele cumpre o que promete, e me deixou bem satisfeito. Tenho certeza que ele também vai fazer a sua alegria.



31 comments:

Harrier disse...

Olha,vc me conveceu,Tristan vou comprar um Dingoo

FouLu disse...

É bem isso aí mesmo,mas a bateria do meu dura umas 6~7 horas de gameplay.

JPPaes disse...

Puxa, espero que as matérias sobre Dingoo continuem pq nem sabia dos perigos de comprar importado, mas aqui onde moro (Recife PE) tem um shopping (Tacaruna para ser mais exato) que tem uma loja que se chama Mundo Portátil e jah dá para adivinhar né? Vários Nintendo DS, PSP, Controles de PlayStation 2 e.... Dingoos Blacks and Whites! huahuahuahaua!!!

Jah juntando meus preciosos R$310,99!!!! Nada de FRETE!!!

Patricia Loupee disse...

Eu já tinha lido uma resenha do Dingoo há uns dois anos atrás, nunca que eu ia imaginar que o negócio já estava assim tão acessível aqui no Brasil...
Com certeza adquirei da loja brasileira - TRAUMA de importados!

Tristan.ccm disse...

JPPaes, tu tem sorte, amigo! Aqui em SP as lojas de games que visitei atrás do Dingoo nem sabiam que ele existia!

Diogo disse...

O emulador de Master System tem pro nativo sim! Só que tem que baixar, a não ser que compre o da Dynacom que já vem com ele. A ausencia do emulador de Atari 2600 que decepcionou mesmo...

E o MP Dingoo da Dynacom está R$256,00 à vista na Kabum (Loja segura, no estilo da Submarino ou Americanas)! ;D

Caio disse...

Já cogitava comprar um Dingoo desde o ano passado, mas agora me decidi, vou comprá-lo. No mais, post fantástico, me tirou várias dúvidas.

Caio disse...

Só uma pergunta: com que frequência devo limpá-lo?

Tristan.ccm disse...

Caio, eu costumo fazer com o Dingoo o mesmo que faço com meus óculos, ou seja, se tem marcas de dedo ou algo atrapalhando a visão, já limpo. E uso um pano seco, nada de álcool ou produtos químicos.

Anônimo disse...

Cara fiz uma pergunta no 100 jogos de Mega drive sera que da pra responde gente gostaria de saber o jogo que aparece aus 3:15 nesse linki http://museumdosgames.blogspot.com/2008/06/100-jogos-de-mega-drive.html

P.A. disse...

Anônimo o jogo é Gain Ground! ;)

Benjamin G. disse...

Dúvidas:

1-Como eu posso adquirir roms para esse console?
2-O Dingux já vem com todos os emuladores? Substitui o iOS nativo? Como é instalado?
3-Qual é a lista completa de emuladores do Dingoo? E do Dingux?
4-Onde eu posso obter o Dingux?

Obrigado desde já.

Tristan.ccm disse...

Nerd, eis as respostas:

1- as ROMs são as mesmas que vc já usa nos emuladores para PC, porém para alguns consoles é preciso um formato específico (por exemplo, as roms de Mega no meu Dingoo só rodam se for com extensão .smd, as com extensão .bin não rodaram)

2- algumas versões do Dingux já vêm com alguns emuladores, mas como ele está em constante desenvolvimento dificilmente o seu virá com todos. Ele roda a partir de um cartão MiniSD, e não substitui o sistema nativo, rodando paralelo a ele (dual boot).

3 e 4- Como ficaria complicado listar TUDO, visite o site abaixo:

http://www.dingoobr.com/

Sabat disse...

Opa Tristam XD

Rapaz, vc testou o Dingoo Dynacom, certo? Ouço muitos boatos de que esse dingoo tem algumas TRAVAS qeu impedem a instalação do sistema nativo, procede?

JPPaes disse...

Pois eh Tristan depois que eu li essa materia vi o quão raro eh um Dingoo, camarada. E Só agora que li o q vc disse que refleti que tinha muita sorte mesmo. huahuahuahuahua

Tristan.ccm disse...

@Sabat

Nadaver, colega! Inclusive tive um problema de travamento que foi resolvido quando atualizei o firmware, e olha que nem usei um da Dynacom, usei um em português que achei no DingooBR. E o Dingux instalei sem problema algum. Se tiver trava, ela ou não funciona ou ainda não fiz nada que ela bloquearia.

@JPPaes

Pois é, saiba que nem na Eletromil (quando eu lia revistas de games, lembro que eles sempre apareciam como os que haviam cedido o jogo/console para testes) eu achei o Dingoo. E olha que essa é a maior loja de games da Rua Santa Ifigênia (pra quem tá fora de SP, ela está para os eletrônicos como a 25 de março está para as roupas).

Mateus disse...

E me diz uma coisa... a (praticamente) maior duvida que tenho... qual o desempenho dos jogos da série metroid no dingoo? =P

O Super Metroid roda legal? os de GBA tbm?

Tristan.ccm disse...

Matheus, eu testei três jogos da série: Metroid (NES), Metroid 2 - Return of Samus (Game Boy) e Super Metroid (SNES). Os três rodaram sem problemas (o Super Metroid até agora não teve nem os problemas de atraso de som, como disse no post). Agora, se tua praia é GBA, mergulha de cabeça, pois já testei vários jogos (a saber: Advance Wars, FFIV Advance, Megaman Zero, Shinning Force, Sonic Battle e Sonic Pinball Party). Todos rodaram perfeitamente.

E a propósito, achei o emulador de Master que o Diogo falou (pra quem quiser o nome é SMSGGOO). Ele emula Game Gear tbm e é tão bom quanto o de NES.

Anônimo disse...

Cara antes de ler isso eu estava meio indesiso, eu estava escolhendo entre um dingoo ow um dsi mas agora já me decidi. é dingoo na cabeça adoro jogos nostalgicos. nds de cu é rola!!!!!

Anônimo disse...

Não entendo nada de jogos... e quero presentear uma garotinha excepcional, mas o DSI e PSP são super caros, help-me esse game tem jogo na memória? tenho que comprar alguma outra coisa para que ela possa jogar?

Tristan.ccm disse...

@Anônimo

Se a gata gosta de jogos antigos, pode presentear sem medo. O Dingoo vem com alguns jogos na memória, mas nada de Mario ou Megaman, tem uns jogos de NES e GBA que eu nunca vi na vida e uns jogos 3D em Flash que lembram games de celular. Pode ser que ela curta um ou outro, mas quando ela ver que dá pra jogar games clássicos, aposto que vai apagar os que já vem na memória (eu fiz isso).

E se tu quer dar alguma coisa junto com o Dingoo, lá vai uma dica: compra tbm um cartão MiniSD, coloca uns jogos clássicos nele que vc sabe que ela vai curtir e fala pra ela sobre o Dingux. Se ela for retrogamer garanto que tu ganha pontos com ela.

Rafael R. Garcia disse...

Eu comprei o meu importado, tudo saiu por R$ 170 e em exato 1 mês chegou em minha casa e não foi taxado pela alfandega e veio cheio de jogos de mega, snes, nes, gba, cps1, cps2, mame, neogeo e etc. Porem eu ja tinha meus jogos e apaguei um pouco. Instalei Dingux pra jogar master e melhorou e muito os frames do snes e mega drive. Meu primo também importou 1 e foi extraviado como vc disse, porem os caras xingling não sao brasileiros que quer tirar vantagem em tudo e devolveram a grana dele sem mais transtornos! Eu recomendo! Agora se tiver medo... no mercado livre vc encontra ai por R$200 + frete que ja estao no Brasil!...Mas eu falo...vale cada centavo! Que delicia é ficar em fila de banco! Fila de mercado! Fila de qualquer coisa com um dingoo na mão!

befahe disse...

Pessoal acabei de comprar o meu Dingoo no wallmart por R$229,00 frete gratis!,aproveitem não vejo a hora de chegar aq.
Uma pergunta quanto tempo de vida util tem a bateria dele?

Unknown disse...

Pessoal comprei acabei de comprar meu dingoo pela net no site do extra pague 200,00 conto, paguei no cartão de créd 10 X 20,00 caraca nem vo sentir essa grana... pelo que li e vi vai valer muito a pena, passo horas no metrô, trem, busão todo dia ctz que vai ser um ótimo passa tempo

Abraço a todos.

vini02 disse...

olha eu tenho um dingoo e nao me arrependo de comprar mais nao consigo baixar o emulador da capcom

!!!!!

Criatividade conscientizadora disse...

Alguém sabe o nome daquele jogo de corrida, onde havia um minicooper o qual podia ser incrementado ou a troca de carro, dependendo da grana, após vencermos em algumas cidades ganhávamos licença para correr em outras cidades...e tinha entre as corridas (acho que em las Vegas) um caça níquel onde podíamos sair milionários...era do Dynacom...Vera

Rodrigo disse...

Ixi tive um probleminha com esse dingoo,o botão L quebrou,sinceramente é um ótimo emulador entretanto me parece frágil demais,principalmente os botões L e R.

gessi disse...

gostaria de uma solucao eu formatei meu dingoo e agora nao sei o que faco pra ele funcionar!

gessi disse...

gostaria de uma solucao eu formatei meu dingoo e agora nao sei o que faco pra ele funcionar!

Maycon disse...

Em relação aos botões L e R. São muito frágeis mesmo. O meu afundou o botão L. O mesmo não deixou de funcionar mas ele não dá mais aquele "click" ao apertar. Meu dingoo é o A330. Eu abri o mesmo sem muitas dificuldade mas aviso que tenho experiência com eletrônicos. Nesse caso reparei que os botões L e R são do tipo chave Tact. Veja um exemplo aqui: http://www.tmgeletronica.com.br/Produto-CHAVES-ELETROELETRONICAS-Chaves-Liga-Desliga-Botao-CHAVE-TACT-SMD-3MM-X-6MM-X-25MM-VERMELHO-versao-998-998.aspx Eu acho que dá pra substituir por outra sim. Inclusive o botão reset é do mesmo tipo. Tentarei trocar e falo pra vcs depois.

Maycon disse...

Em relação aos botões L e R. São muito frágeis mesmo. O meu afundou o botão L. O mesmo não deixou de funcionar mas ele não dá mais aquele "click" ao apertar. Meu dingoo é o A330. Eu abri o mesmo sem muitas dificuldade mas aviso que tenho experiência com eletrônicos. Nesse caso reparei que os botões L e R são do tipo chave Tact. Veja um exemplo aqui: http://www.tmgeletronica.com.br/Produto-CHAVES-ELETROELETRONICAS-Chaves-Liga-Desliga-Botao-CHAVE-TACT-SMD-3MM-X-6MM-X-25MM-VERMELHO-versao-998-998.aspx Eu acho que dá pra substituir por outra sim. Inclusive o botão reset é do mesmo tipo. Tentarei trocar e falo pra vcs depois.

Postar um comentário