Streets of Rage 2 (Mega Drive)

segunda-feira, 16 de maio de 2011 Postado por Tristan.ccm



Gênero: Beat-'Em-Up


Fabricante: Sega


Lançamento: 1992


Jogadores: 1-2 players cooperativo




Todo mundo sabe que a série Streets of Rage foi criada pela Sega para bater de frente com Final Fight, monopolizada pela Nintendo. O que talvez nem o pessoal da Sega pudesse imaginar que o jogo fosse se tornar um sucesso tão grande, mesmo sendo taxado de "clone" pela concorrência. Obviamente, todo sucesso gera uma continuação, mas ao contrário de séries como Zelda e Mario o segundo episódio conseguiu superar, e muito, a qualidade do primeiro!


Um ano depois de limparem a cidade, os três heróis do primeiro jogo seguiram caminhos
distintos: Axel foi trabalhar como guarda-costas, Blaze foi dar aulas de dança e Adam voltou a ser policial. Um dia, o jovem irmão de Adam, Skate (conhecido como Sammy nas versões orientais do jogo) chega em casa e encontra tudo revirado. Mas o pior de tudo é que, no meio da bagunça, Skate vê uma foto de seu irmão amarrado e torturado. Como já não via Adam a uns dias, o jovem entra em contato com Axel e Blaze, que descobrem que o amigo foi sequestrado por Mr. X, o vilão do jogo anterior que está de volta e querendo vingança. Os três decidem ir ao resgate de Adam, mesmo temendo que o sequestro fosse uma armadilha de Mr. X para atraí-los, e levam junto com eles o Max, lutador de luta-livre e amigo de Axel.


A jogabilidade perfeita do primeiro game foi mantida, mas um defeito do primeiro jogo, a falta de especiais diferentes para cada personagem, foi corrigida: agora eles têm não um, mas DOIS especiais diferentes, um efetuado com o personagem parado e outro com ele em movimento. A jogabilidade de cada um é bem diferente: Max é bem forte mas é lerdo ao extremo, já Skate é o contrário, fraco mas veloz. Axel e Blaze são equilibrados, embora a garota leve uma pequena vantagem na minha opinião. Uma coisa interessante é que a movimentação de Skate, que luta usando patins, inaugurou algo que no jogo seguinte seria incorporado a todos os personagens: a clássica "corridinha", apertando duas vezes pro lado, que permite um ataque mais veloz e corrige um pouco a fraqueza dos golpes do garoto.

Os gráficos do jogo, que já eram belos, ficaram ainda melhores. Mas a cereja do bolo é a trilha sonora, cortesia do mestre Yuzo Koshiro (seus fãs consideram a trilha de SOR2 o auge de sua carreira). As músicas do jogo não fariam feio numa pista de dança, principalmente a da primeira fase que pra mim é a melhor do jogo. Se não bastasse isso, os efeitos sonoros como gritos dos personagens e som das coisas se quebrando ficaram maravilhosos, dando ao jogador uma sensação de estar realmente dentro do jogo, sentando o braço na bandidagem.


Streets of Rage 2 é um game desafiante, que tem pouquíssimos defeitos (há dezenas de inimigos clonados, e um chefe final mais difícil não seria tão ruim), mas nada que desabone o jogo. Sinceramente é um daqueles jogos que a gente queria ver na geração atual, nem que fosse um remake retrô no estilo de Megaman 9 (isso até foi feito por fãs, mas a Sega fez questão de jogar água no chope da galera usando aquela velha estória de "direitos autorais" e mimimi). Já que isso não acontece, vale a pena jogar e rejogar esse grande clássico do Mega, seja no próprio console, no emulador ou nas "Lives" da vida. Afinal, mesmo quem não é chegado tanto assim num beat'en-up (meu caso) vai adorar esse jogo!



NOTA FINAL: 9,8
STREETS OF RAGE 2 É UM DOS POUCOS CASOS EM QUE O SEGUNDO JOGO SUPERA O PRIMEIRO. UMA SÉRIE QUE NÃO MERECIA TER SIDO ESQUECIDA PELA SEGA.
Plataforma:


7 comments:

Heider Carlos disse...

O único defeito do jogo pra mim é não ter o Adam.Adorava jogar com ele destribuindo voadoras :D

Esse jogo realmente é soberbo. A jogabilidade é muito boa, e há várias referências a cultura pop. Um vício enorme ^^

Tristan.ccm disse...

Maldito editor de textos do blogspot, pq vc não me deixa mudar a cor da fonte? AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF!!!!!!!!

Homem Invisivel disse...

Lembro que um grupo de fãs trabalhava no remake, mas a CEGA, ops! digo, SEGA mandou um pedido para retirar o download do ar...
Ora! Se querem continuar lucrando com a franquia, que pare de relançar nas famigeradas "Sonic collections" e crie uma sequência ou remake!!

Marcel Santana disse...

A SEGA é uma caixinha de surpresas. Alguns dos melhores jogos criados pela empresa tiveram um tratamento não tão indigno. Sonic bom parou no Mega (apesar de Sonic 4 receber muitos pontos). Streets of Rage, Phantasy Star, Kid Chameleon, Golden Axe, Fantazy Zone, ToeJam & Earl, Ristar... a lista é grande mas vou parar por aqui pra não me estender muito. Desses jogos citados podemos dizer que: foram descontinuados, esquecidos no tempo, porcamente continuados, sumiram ou foram enterrados.

É Sega, bons tempos só aqui na comunidade Retrogamer mesmo...

Marcel Santana disse...

corrigindo: Leia-se NÃO TÃO DIGNO - ops!

Cristhian disse...

O remake saiu há pouquissimo tempo e está incrivel

tem muitos personagens jogaveis diferentes (inclusive um adam reformulado a la streets of rage 2)
loja de extras, modos de jogos, rotas alternativas, novos inimigos, trilha sonora remixada..

sugiro que procurem por streets of rage remake 5.0 antes que o mesmo torne-se raro pela rede ja que a sega os proibiu de distribuirem o jogo..

Azrael_I disse...

Eu sempre preferi muito mais Streets of rage do que outros jogos do gênero, como Final Fight(que, aliás, teve suas versões caseiras muito ruins) e Rushing Beat.É sem sombra de dúvida o melhor Beat n' Up já feito pra um console! Streets of Rage 2 é um dos jogos mais importantes da série; curioso que, no meu caso, foi justamente o da trilogia que eu cheguei a jogar por último(fazer o que, cidade pequena não tinha muitas locadoras...). Eu sinceramente gosto mais do 3(a jogabilidade é perfeita, enquanto a do 2 tinha alguns defeitos sérios), mas a trilha sonora é como disse o Tristan, o auge do mestre Yuzo Koshiro! O mesmo vale para os gráficos(a Blaze está mais linda do que nunca). E sim, Tristan, algumas músicas de Streets of Rage SÃO usadas até hoje em pistas de dança!

Agora, quanto à questão do Streets of Rage Remake, eu peço que não julguem precipitadamente a Sega(que já autorizou o download do Remake); o que aconteceu foi um erro de comunicação, ao lerem no site da Bombergames(o grupo que fez o Remake)sobre um pedido de dinheiro, a Sega havia entendido que o Bombergames estaria cobrando pelo download do jogo. Na verdade, tudo que a Bombergames estava fazendo(e como eles esclareceram à Sega) era um pedido de doações ao site em que eles estão hospedados, em momento algum a Bombergames cobrou pelo jogo(o que seria ilegal, e realmente passível de a Sega entrar com uma ordem de restrição). O Streets of Rage Remake está aí, liberado para download, totalmente de graça e autorizado pela Sega. Baixem sem medo, pois vale MUITO a pena!

Postar um comentário