Lendas dos Games XVIII

domingo, 22 de abril de 2012 Postado por Azrael_I


Lenda 18: Skarlet no Mortal Kombat II

E vamos a mais uma Lenda dos Games! Entre problemas de falência da Midway (empresa criadora da franquia), problemas com a ESRB (que, aliás, o próprio Mortal Kombat ajudou a criar...), compras de direitos autorais, jogos estranhos (Mortal Kombat vs DC Universe?!) e muitos outros problemas/bizarrices, Mortal Kombat continua firme e forte no coração dos fãs!  Tomando carona na lenda sobre o Ermac, e aproveitando justamente um dos comentários (feito pelo Rhino), vamos falar hoje sobre a lenda envolvendo Skarlet, a ninja vermelha.

Como todo fã doente de Mortal Kombat tá cansado de saber, em Mortal Kombat II foram incluídos 3 personagens secretos: eram eles Smoke (ainda em forma humana), Jade e Noob Saibot. Os três são acessíveis apenas como oponentes (igual acontecia com o Reptile no primeiro Mortal Kombat), através de truques específicos (pra lutar contra Noob Saibot, por exemplo, era preciso vencer 50 lutas no modo Versus/2 Players). Entretanto, o que mais chamava a atenção era justamente a presença feminina neste game; Mortal Kombat tinha apenas Sonia Blade como lutadora, enquanto em Mortal Kombat II tínhamos a estreia de Kitana, Mileena e Jade, além de Sonia (apenas no cenário do Shao Khan, infelizmente...). O único contra era que não dava pra jogar com a Sonia as três ninjas eram todas cópias uma da outra, seus sprites eram apenas uma mudança de cor (como acontecia com Scorpion, Sub-Zero e Reptile). Com tantos color swapping, alguém resolveu espalhar por aí que existia mais uma personagem secreta em Mortal Kombat II, uma ninja com roupa vermelha. E dá-lhe lendas afirmando que seria possível lutar contra ela, ou melhor ainda, usando ela.

Primeiro, um resumo da lenda sobre Ermac: na versão para Arcade/máquina de Mortal Kombat (o primeiro game da série), um bug famoso era a mistura de cores; às vezes esse erro faziam as cores de Scorpion e Sub-Zero se misturarem, fazendo Scorpion ficar com a roupa vermelha. Já o nome Ermac era uma palavra que aparecia na tela de diagnóstico do Mortal Kombat, indicando que havia ocorrido um erro (ERror MACro). Da mesma forma como acontecia com Scorpion em Mortal Kombat, às vezes ao selecionar Kitana (ou até mesmo Mileena) poderia ocorrer um bug que faria a ninja ficar com a roupa vermelha, e por causa disso teriam surgido as lendas de que Skarlet aparecia no Mortal Kombat II.


É a Kitana de vermelho? Ou a roupa dela tá suja de sangue? Ou seria uma personagem secreta?

Aproveitando o que foi feito com Ermac e também com o personagem Blaze, os diretores de Mortal Kombat decidiram então criar mais um personagem baseado nas lendas dos jogadores; surgia assim, finalmente, Skarlet, a sanguinária ninja vermelha. Ed Boon, um dos criadores originais de Mortal Kombat (e atualmente o único a estar na equipe de produção dos jogos) fez tudo que podia para criar a maior expectativa possível sobre ela: em 10 de Setembro de 2010 (informação atual tem data precisa) postou em seu Twitter a imagem de uma perna feminina com bota vermelha; isto era parte de sua campanha para fazer Shao Khan ganhar o prêmio de Melhor Vilão de Todos os Tempos pela Gamespot, prometendo revelar toda a imagem se Khan ganhasse. Khan perdeu, e Ed Boon conseguiu manter segredo da dona da bota (que ficou apelidada como a "Dama de Vermelho/Lady in Red") até pouco depois do lançamento de Mortal Kombat 2011.

A primeira imagem real de Skarlet; dizem que até hoje o Boon não mostrou ela inteira...

Embora aparecesse em alguns vídeos do jogo (e algumas imagens dela acessíveis através de hacking), apenas em 26 de Março de 2011 ela finalmente foi revelada como a primeira personagem que seria acessível através de Download (Downloadable Content / DLC), embora seu nome tenha permanecido em segredo até o último momento, quando foi liberada para Download. Os fãs finalmente descobriram que se tratava da lendária Skarlet (contrapondo teorias de que seria Sareena ou Kira).
Skarlet bancando a "Wally" nos vídeos do Story Mode

Durante uma entrevista o produtor Hans Lo, da NetherRealm Studios (atual produtora de Mortal Kombat) foi quem primeiro falou um pouco sobre usar Skarlet: "Os dois lutadores que iremos adicionar são Kenshi, que os jogadores reconhecerão de jogos anteriores da série, e iremos finalmente adicionar a Scarlet." (depois foi rebatizada como Skarlet)

 Entretanto, a questão que aqui importa é: Skarlet realmente aparecia em Mortal Kombat II (ainda que como um bug das cores de Kitana ou Mileena)? 


A verdade:

Segundo a Mortal Kombat Wiki  (da onde eu tirei boa parte destas informações): "In the arcade version of Mortal Kombat II, a glitch occasionally caused Kitana to morph into a red female ninja, who was nicknamed "Skarlet". This rumour spread like wild-fire when a magazine published "actual images" of this glitch, even though it was stated later on that it was a hoax. However, some players still believed that there was another secret character when in fact they had only uncovered another programming bug" (Na versão arcade de Mortal Kombat II, uma falha ocasionalmente fazia Kitana se transformar em uma ninja vermelha, que foi apelidada de "Skarlet". Este boato se espalhou como fogo quando uma revista publicou imagens "reais" deste glitch, mesmo apesar de terem mais tarde declarado que era uma farsa. No entanto, alguns jogadores ainda acreditavam que havia um outro personagem secreto, quando na verdade eles só tinham descoberto um outro erro de programação). Ou seja, tudo não teria passado de mais uma brincadeira de 1º de Abril da EGM (sempre eles!). Mas e quanto ao bug? Era real?

De acordo com Hans Lo, Skarlet realmente aparecia como um glitch de programação no Mortal Kombat II, um swapping bugueado da roupa da Kitana. Existem várias imagens disso, até mesmo fora de Mortal Kombat II, como na imagem abaixo:
 
Agora é a Mileena com color swap... e no Ultimate Mortal Kombat 3, ainda por cima 

Hans Lo: "Quem conhece a história de Mortal Kombat sabe que em uma certa altura do jogo que corria nos arcades havia um erro que fazia com que as roupas das mulheres ninja Jade/Kitana/Mileena ficassem vermelhas. As pessoas pensavam que era um personagem desbloqueável secreto mas não era, foi apenas um erro de programação. Especulou-se sempre sobre isso mas na verdade foram os fãs que começaram a chamá-la de Scarlet. Ela agora já não é um erro de programação, tornou-se uma verdadeira lutadora, e vai chegar muito em breve após o lançamento do jogo."

Por outro lado, Ed Boon publicamente contradisse a afirmação de Hans Lo, dizendo simplesmente "not true" (não é verdade). Em uma entrevista posterior, Ed Boon voltou a negar, dizendo que "She was a completely rumored character. She never existed, she was born out of a rumor. It got such legs that a name actually came out of it; there was never a glitch that turned Kitana red, that never existed. That was just an urban legend like Animalities and Ermac — a rumor that we eventually wanted to make true."("Ela era uma personagem completamente rumorizada. Ela nunca existiu, ela nasceu de um boato. Isso criou tantas raízes que um nome saiu disso; nunca houve um glitch que tornava Kitana vermelha, isso nunca existiu. Isso é só uma lenda urbana como Animalities e Ermac - um rumor que eventualmente quisemos tornar verdadeiro").

Ou seja, segundo Ed Boon, o glitch que tornaria Kitana vermelha nunca existiu, e que a decisão de criar Skarlet foi baseada meramente nos próprios boatos de que ela existiria (e que as fotos acima seriam então um caso de Paint/Photoshop/Corel/whatever)! Em quem confiar? Na palavra de um diretor moderno ou na de um dos criadores de Mortal Kombat? Embora o fato de ser um dos co-criadores e o único a estar presente na criação de praticamente todos os jogos da série, Ed Boon é também bastante famoso por suas trollagens (desde antes mesmo da palavra trollar ser inventada); esconder coisas nos games e mentir é uma das especialidades do cara (como por exemplo, a questão da própria imagem do pé de Skarlet), e eu não estranharia nada que ele tivesse mentido sobre isso. Entretanto, vou aceitar a explicação dele e, até que alguém prove o contrário, Skarlet não aparece em Mortal Kombat II, nem como personagem secreto, nem como glitch, bug ou hack.

Roupa alternativa de Skarlet, visível somente por hacking; claramente baseada nas roupas antigas dos ninjas de Mortal Kombat

Além disso ainda, vale citar que anos antes do lançamento de Mortal Kombat 9/2011 foi criada uma personagem ninja com roupa vermelha chamada Ruby, que aparece no sofrível desenho animado de Mortal Kombat (pow, Mortal Kombat sem sangue e com violência limitada?!), que muitos dizem também ser baseada nas lendas de Skarlet. Como Mortal Kombat 2011 é na realidade um reboot da franquia Mortal Kombat, muita gente considera Skarlet como sendo na verdade um reboot de Ruby. Entretanto, nenhum dos membros da produção de Mortal Kombat chegou a se manifestar oficialmente sobre isso (encham o saco do Boon pelo Twitter, quem sabe ele responda). Acontece que as histórias de Ruby e Skarlet são muito diferentes (sendo que a história de Ruby lembra muito a de Jade, Ruby também era uma guerreira amiga de Kitana que se rebela); enquanto Skarlet é uma ninja criada por Shao Khan através de magia, Ruby era uma guerreira de um dos muitos reinos que Khan conquistou, mas que acaba traindo Khan para salvar Jax e os outros guerreiros da Terra (ela fez isto porque estaria arrependida por supostamente ter matado o avô de Jax). Ou seja, embora sejam (teoricamente) baseadas na mesma lenda e no mesmo estereótipo (ninja mulher vestida de vermelho), Ruby não é Skarlet, e vice-versa. Curioso, entretanto, que a roupa de Ruby lembra um pouco a roupa alternativa de Skarlet...

Ruby, em Mortal Kombat: Defensores do Reino, que passou na Record; comparem a roupa dela com a alternativa de Skarlet 
 
Seja como for, Skarlet é mais uma prova da influência que os fãs (e os boatos) têm sobre os games. E de como isso pode ser muito bom para os games futuros... Nóis na fita!

Aí sim!



Kuriosidades:

- Skarlet é a terceira personagem criada a partir de uma lenda; os dois primeiros foram Ermac (Mortal Kombat) e Blaze (Mortal Kombat II). Engraçado que, assim como Ermac ela é uma ninja. E assim como ele, também usa roupa vermelha!
- Ela é a terceira personagem da série a ser centralizada em sangue (os dois primeiros são Meat e Nitara); 
- Ela é a terceira (de novo?!) personagem de Mortal Kombat que, até agora, pode ser jogada em um único game (os outros são Taven e Daegon, de Mortal Kombat Armaggedon). Freddy Krueger e Kratos não contam.
- Ela e Khameleon são as únicas ninjas de Mortal Kombat que nunca tiraram a máscara (embora a versão infantil de Skarlet tire, em seu Babality);
- Skarlet é a primeira (finalmente!) personagem baixável da net, não apenas do Mortal Kombat 2011, mas de toda a série;
- Seu Babality é o único em toda a história de Mortal Kombat a mostrar sangue;
- Skarlet é uma espécie de Golem, um ser vivo artificial, feita por Shao Khan com o sangue de diversos lutadores e animada por magia. Ela é a terceira lutadora artificial da série (os outros dois são o próprio Ermac, feito a partir de várias almas e Meat, feito a partir de pedaços de carne);
- Skarlet tem menos de um ano de vida (ela é de menor, choramings!);
- Ela é também a terceira kombatente criada por Shao Khan (os outros dois são Mileena e Ermac);
- Ao contrário dos boatos, Skarlet não é a irmã de Ermac que foi morta por Ashrah (se bem que Skarlet e Ermac podem ser considerados irmãos, já que os dois foram criados por Shao Khan... Vai que o vilão também usou o sangue da irmã do Ermac pra criar Skarlet);
- Ela aparece várias vezes nos vídeos do Story Mode (do Mortal Kombat 9), além de estar acorrentada no Coliseu de Shao Khan, mesmo que não tenha sido baixada da net;
- Ela é o último recurso de Shao Khan (por isso está acorrentada no Khan's Coliseum);
- Um de seus Fatalities faz surgir quatro pilares de sangue que prendem os membros de seu oponente, que grita em pânico enquanto Skarlet o esvicera; se for usado na Sheeva, aparecem seis pilares, sendo este o único Fatality a ser alterado especificamente para Sheeva; se o mesmo Fatality for usado no Kratos, ele tenta quebrar os pilares, em vez de entrar em pânico... isso que é ser fodão!
 - No Fatality Identity Theft de Shang Tsung, Skarlet é a única personagem que grunhe (todos os outros gritam NÃO!);  
 - No modo Fatality Pratice, é dito que a figura histórica favorita de Skarlet quando ela era uma garotinha era Elizabeth Bathory, a "Condessa Vampira" (que inspirou a personagem Elizabeth Barkley, sobrinha de Drácula, em Castlevania Bloodlines). Só não explica a quanto tempo foi isso, já que Skarlet não tem nem um ano de vida...


10 comments:

Anônimo disse...

Kurisosidades...

Karalho essa koisa é chata vei XD

Denderotto disse...

Ed Boon sempre tornando os histórias dos fãs realidade :)

Vinicius disse...

Ta aí mais uma lenda que eu não conhecia.

WARUGIRIA disse...

Vish agora vou fikar trokando o c -q

Azrael_I disse...

Nem isso, ela é uma bolha de sangue...

Wanderson disse...

alguem sabe quando o Ermac apareceu sem mascara?

Azrael_I disse...

Wanderson
Ele aparece em um episódio de Mortal Kombat: Defensores do Reino, onde mostra que ele tem cavanhaque.

Logan disse...

Mais um "Reptile" da vida..
Abraço!

Postar um comentário