Daze Before Christmas (Mega Drive / SNES)

terça-feira, 25 de dezembro de 2018 Postado por P.A.


Gênero: Ação / Plataforma


Fabricante: Funcom


Lançamento: 1994


Jogadores: 1-2 players








HO-HO-HO!!!
Vocês já repararam que quanto mais velho a gente fica, menos importância a gente dá pro Natal? Quando somos crianças ficamos ansiosos, pois é a oportunidade perfeita de ganhar aquele videogame do momento de presente, mas quando ficamos mais velhos nós temos que comprar os presentes, então a magia do Natal vai por água abaixo. Sem falar que temos que ficar a noite inteira aguentando aquele tio bêbado com piadinhas do pavê e participar da droga do amigo secreto. Seja lá quem for o idiota que inventou o amigo secreto, saiba que eu te odeio do fundo do meu coração!

No mundo dos games, não existem muitos jogos sobre o Natal. Na verdade, não existe quase nenhum. Afinal, qual a chance de um jogo sobre o Natal ficar bom? Daze Before Christmas vai elucidar meu raciocínio melhor...

No jogo, Papai Noel estava dormindo em sua casa quando um maligno Boneco de Neve e sua gangue, roubam os presentes e capturararam os duendes e as renas do Papai Noel para que ele não consiga presentear a todos neste ano. Seria muito mais fácil ter capturado apenas o Papai Noel, mas aí não teríamos jogo... O que seria ótimo, pois ninguém queria esse jogo.

Os gráficos do jogo até que são interessantes, os cenários bem feitos assim como os sprites dos personagens! O problema maior aqui, é que o jogo possui 24 fases e os cenários apesar de bem feitos, acabam se repetindo. Todas as fases, são apenas variações umas das outras. Tem a fase na casa, com escadas e estantes, a fase da neve, a fase da fábrica com esteiras e canos e a fase da caverna de gelo. Quatro tipos de fases, que vão se repetir, mudando apenas as localizações dos itens e inimigos, mas com o mesmo cenário... Sem falar que não há lógica alguma na sequência das fases: uma hora você esta na fase da neve, no Polo Norte e do nada, na fase seguinte você está em uma fábrica, pra logo em seguida ir pra uma casa.

As músicas são legais, pelo menos nas primeiras fases, já que ela vai se repetir pelo resto do jogo! Lembrando que as poucas músicas presentes no jogo, obviamente são aquelas canções natalinas que creio eu todos conhecem, só que numa versão digamos, remixada! Os efeitos sonoros são bem simples.

Controlar Santa Claus é bem fácil, já que ele apenas anda, pula e solta magia... Sim, o bom velhinho está armado com magias! Mas o pior melhor de tudo nem é isto; quando você toma café durante as fases, Santa Claus se transforma em Satan Claus (Rááá)! Ele fica igual a um diabo com roupas azuis e fica invencível, atacando os inimigos com o saco de brinquedos.
Outra coisa "interessante" no jogo, é que depois que você passa por algumas fases você vai sobrevoar as casas entregando os presentes que você recuperou, jogando-os nas chaminés... Mas nessa parte os gráficos são bem mais simplistas!

Curioso notar que em algumas fases das cavernas de gelo, você pode encontrar as renas presas por uma barreira de gelo, que você pode derreter com uma magia de fogo; mas mesmo que você não solte as renas, a fase sobrevoando a cidade com o trenó acontece... Pelo jeito, Papai Noel tinha renas de estepe pra emergências.

O maior problema do jogo é sua câmera. Muitas vezes ela não consegue acompanhar o movimento do personagem e você pode acabar topando com um inimigo que vem na sua direção. Pior ainda quando você pula e a câmera pula junto com você, impedindo você de ver onde está a plataforma pra que possa cair em segurança... Eu perdi várias vidas pois não sabia onde estava o chão e caia nos buracos infinitos!
 
O último chefe é uma pedra de gelo voadora, que fica sorrindo enquanto solta raios!

O jogo é bem fácil, apesar de possuir longas e repetidas vinte e quatro fases, elas são pequenas e muito simples! Até os chefes são bobos e é fácil decorar o padrão de movimento deles.


NOTA FINAL: 5,0
HO-HO-HO!!!! DAZE BEFORE CHRISTMAS É SÓ MAIS UM JOGO DE PLATAFORMA GENÉRICO FEITO APENAS PRA ESSA DATA FESTIVA!
Plataforma: ,