RollerCoaster Tycoon (PC)

quinta-feira, 28 de maio de 2009 Postado por P.A.



Gênero: Estratégia / Simulação


Fabricante: Chris Sawyer


Lançamento: 1999


Jogadores: 1 player






Parques de diversão são legais... Tem quem goste de montanha-russa, outros preferem barco viking, outros o carrossel! Mas imagine agora poder ao invés de passear nos brinquedos administrar seu próprio parque! Muito louco né? Claro que é...

Pois é, RollerCoaster Tycoon permite que você seja o Walt Disney do computador, e construa seu próprio parque de diversões, colocando nele o que bem entender... Mas não pense que isso será fácil!
Obviamente você começa com uma quantia em dinheiro e deve administrar esse caixa da maneira correta, fazendo sempre com que entre grana pra você não ficar zerado! Pra isso, basta ir construindo os brinquedos, lojas, quiosques e tudo mais que possa te dar dinheiro. E como todo negócio, isso é um ciclo... Você investe um dinheiro pra ter um retorno maior e então vai investir em outras coisas, buscando sempre conseguir muito $$.

O jogo não possui nenhuma história, e nem esperava que tivesse. Apenas construa e administre da maneira correta seu parque de diversões! O jogo possui 21 cenários pra você jogar, sendo 5 iniciais que já estão liberados, outros 15 que são liberados conforme você conclui os anteriores e 1 estágio oculto apenas liberado depois de concluir todos, que serve apenas pra diversão!
Em cada cenário você deve concluir os objetivos pedidos, que podem ser alcançar determinado número de visitantes, avaliação do parque (conforme seu parque cresce), valor do parque e muito mais... Lembrando que você tem um tempo pra concluir isso, já que o jogo mostra datas como Agosto - ANO 1! Então, você deve cumprir os objetivos até o mês e o ano determinados!

Os gráficos são detalhados e bem bacanas, considerando que foi lançado em 1999! Você sempre vê todo seu parque de cima meio que numa visão isométrica, podendo rotacionar e dar um Zoom pra observar melhor os brinquedos e a movimentação do seu parque! Os brinquedos são bem legais, e muito bem feitos, como as montanhas-russa que são grandes e caprichadas! O defeito mesmo fica pros visitantes que são bem pequenos e um pouco mal feitos. Claro, isso não atrapalha muito, pois você vai se preocupar mais em ver o parque num geral, do que ficar olhando pros carinhas lá em baixo! Mas a movimentação deles foi bem trabalhada... Eles pulam de alegria quando saem de um brinquedo que gostaram, ou se assustam quando chegam perto de brinquedos que eles tem medo e até vomitam no seu parque! As animações do jogo são realmente muito boas, tanto por parte dos visitantes quanto dos brinquedos. Isso torna o jogo muito agradável!

RollerCoaster não apresenta músicas durante o jogo, apenas os sons característicos de cada brinquedo! O que de certa forma compensa a ausência de músicas, já que é possível escutar uma musiquinha quando esta com a visão perto do Carrossel, por exemplo... Legal quando ele quebra, a música faz aquele som de FOM FOM FOOOOMMMM e pára!
Como eu disse, é muito legal ouvir cada sonzinho característico de cada brinquedo diferente, como os carros da montanha-russa que passando rapidamente pelos trilhos, e até a mulecada gritando!

A jogabilidade é na base do mouse, mas você pode utilizar o teclado pra alguns atalhos! O grande diferencial desse jogo, fica pro seu gameplay! A idéia do jogo é fazer com que seu parque cresça e se destaque, sendo muito bom, com diversas atrações, e além disso, seja organizado. Você deve contratar funcionários pra trabalhar no seu parque que podem ser faxineiros que varrem os vômitos, esvaziam as lixeiras e cortam a grama; guardas pra conter o vandalismo, já que esses pirralhos que pagam de malandro quebram os bancos, latas de lixo e postes quando percebem que não há presença de guardas naquele local; mecânicos que são obrigatórios, já que os brinquedos quebram com o tempo e precisam de manutenção; e temos também o animadores que são uns carinhas vestidos de bixinhos de pelúcia pra animar os visitantes que ficam muito tempo na fila!
Além disso, você tem que ficar atento com os caminhos que faz no seu parque, pra que eles tenham várias ligações, senão os visitantes acabam se perdendo com muita facilidade! Mesmo comprando o mapa no quiosque de informações.

Você pode controlar tudo no seu parque... Porque ele é SEU oras! Ajuste os preços dos brinquedos, das comidas, da entrada do parque... Faça campanhas de marketing com frequência pra atrair novos visitantes, mantenha o local bem organizado pra ganhar prêmios e reconhecimento! É tudo muito fantástico!
Você ainda pode fazer alguns brinquedos como as montanhas-russa, do jeito que quiser! Uma vez eu fiz uma enorme, o foda é que ninguém entrava de medo! Exagerei no tamanho dela e nos loopings...
Uma coisa que eu achei chata nos cenários, é que você não pode comprar todo o terreno! Apenas alguns lotes estão a venda, e isso é meio ruim, pois chega uma hora que você tem muito dinheiro, brinquedos novos e não tem espaço pra contruí-los!

Esse sem dúvidas foi um jogo muito bem trabalhado em vários aspectos, te dando muita liberdade pra construir da forma que quiser e informações detalhadas sobre brinquedos, sobre o parque num geral e sobre cada visitante!



NOTA FINAL: 9,0
SEM DÚVIDAS, UM ÓTIMO SIMULADOR QUE TE COLOCA NA PELE DE UM ADMINISTRADOR DE PARQUE DE DIVERSÃO, DANDO TODA INFORMAÇÃO NECESSÁRIA E LIBERDADE ATÉ PRA CONSTRUIR ALGUNS BRINQUEDOS DA MANEIRA QUE QUIZER!
Plataforma:


8 comments:

Falco disse...

cara, eu AMAVA esse jogo...
ficava horas na frente do PC tentando zerar...
áliás, aprendi a falar inglês graças a esse jogo.

Bolaxa Boyy disse...

Nossa, belo review !

e nossa, eu jogo esse jogo até hoje !!!

muito bom =D

Claude Speed disse...

putz, idem, mas tem musica sim o jogo, você ativa os sons individualmente nos birnquedos...

eu tenho o RCT 3 agora que meu PC roda mas nao tenho vontade de jogar, acho ele 3D mas com graficos lixo e jogabilidade ruim, adorava o jeito de construir montanhas russas, editar terreno e tudo o mais do RCT1, nunca joguei o 2 entao nem rola...

mas essa de "jogo quadrado" onde tudo, desde o formato até os bonecos sao quadrados (oq chamamos de pixel art)... sempre curti

Fabiano disse...

Esse jogo é um dos poucos que minha esposa pede pra que eu ponha de volta no micro. Destaque para a fase onde o parque é feito em cima de um lago. Apenas acho chata a fase em que tem uma montanha e tem de fazer a montanha russa por dentro dela. Ah, tenta fazer um artigo de theme hospital ... Me amarro nele, muito loko ... Abração.

Anônimo disse...

Muito bom. Eu o tenho instalado e o jogo até hoje no meu PC. Mesmo com o lançamento do 2 e do 3, pra mim esse continua sendo o melhor.

Excelente review. Eu gosto pra caramba desses jogos Tycoon.

Anônimo disse...

Eu joguei ela primera vez em 2003, e comprei meu exemplar original em 2007, em Março, jogo até hoje direto e reto, amis ainda prefiro o Locomotion, q é do mesmo criador.

Anônimo disse...

Kra eu perdi o que o desafio do estágio pedia, que era alacançar 750 pessoas em um determinado tempo, mas ainda continuo jogando, como fasso pra terminar esse estágio?

iel disse...

caraca joguei esse jogo quando criança na casa de um amigo e gostei muito.e agora tava procurando o nome já q eu não lembrava,mas agora vou correr pra baixar ele, tou doido pra jogar de novo.brigadão

Postar um comentário