[Games em Foco] Os maiores clichês dos videogames

sábado, 20 de junho de 2009 Postado por P.A.

Verdade seja dita: não é nada fácil criar um jogo e muito menos dar a ele uma história que não se repita em algum aspecto à outro jogo! Foram criados tantos jogos, que inovar agora, é praticamente impossível e sempre vai ter uma história ou algum fato igual ou parecido com de outro jogo... Mas é fato também que algumas histórias/fatos se repetem tanto que até cansam minha beleza! Ficou bem gay isso...

Obviamente isso acontece também nos cinemas e em outros meios de entretenimento, mas nosso blog é de jogos, portanto, hoje no [Games em Foco] falarei sobre esses clichês e histórias tão batidas nos jogos...

Sigam-me os bons!


Sua cidade é destruída...
É incrível como os vilões de jogos sempre destroem cidades/vilarejos em poucos minutos, e pior; destroem as cidades de personagens fadados ao sucesso e com habilidades fantásticas!
Em alguns casos, eles chegam detonando tudo, e o personagem principal consegue escapar com a ajuda de alguém ou por pura sorte... E depois, vai se vingar do mothá fucká que fez isso com sua cidade!
Nos RPG’s isso é clichê ao extremo... Você sai pra dar uma volta pra fazer alguma coisa boba e que não vai acrescentar em nada na sua vida, e quando retorna pra casa, todo seu vilarejo e seus entes queridos foram pro saco! E lá vai você se vingar...


Mulheres gostosas em jogos de luta!
É batata...
Jogo de luta é sinônimo de mulheres quase peladas e gostosas se esbofeteando!
Não sei o motivo dessas mulheres lindas e maravilhosas, usarem esses trajes pra brigar! Trajes esses que podem se rasgar com um simples movimento ou soco adversário...
Talvez seja alguma técnica de sedução, pra que os adversários se concentrem em suas curvas e não na luta!
É claro que temos exceções e nem todas são gostosas... Vide Sheeva!
Mas a grande maioria é, e elas lutam sem medo de ficarem despidas no meio de um combate mortal!


O vilão sempre volta...
...e volta mais forte!
Você consegue derrotar o vilão e quando pensa que venceu, ele dá uma risada maligna como se ele estivesse em vantagem na luta...
*Pausa pra risada maligna*
HIHIHIHEHEHEHAHAHAHA!
...
Voltando...
Depois da risada maligna o cara se transforma em algo sobrenatural maior ainda e mais forte!
Se você vencer ele nessa forma, provavelmente ainda haverá outra pior... O número de mutações dos chefes é algo variável!


Soldadinhos secundários sempre morrem...
É de praxe em jogos ter aqueles personagens que aparecem poucas vezes ou ficam ali pra fazer volume!
E o fim desses pobres coitados figurantes é a morte! Sinto pena deles... Além de serem figurantes sem objetivos na vida, terminam mortos!
Isso ocorre muito em jogos de guerra, onde sua tropa toda é praticamente dizimada sobrando apenas os mais participativos que podem morrer mais pro final do jogo!


Sua namorada foi raptada!
Fala-se muito em violência e sequestros atualmente, mas creio que antigamente deveria ser muito pior! Afinal, a quantidade de sequestros nos jogos mais antigos é absurda...
Tá certo que às vezes, algumas parecem que fazem questão de serem raptadas, vide Peach!
Nos beat’em ups então, nem se fala... É verdade que a gente nem ligava pra história em jogos desse gênero, só queríamos sentar a porrada em todo mundo!
Mas puxa vida, as gangues adoravam sequestrar as gatinhas que namoravam os melhores lutadores do mundo! Tanto que os próprios namorados das moças iam lá e acabavam com a quadrilha em questão de horas... E vale salientar o fato dos rapazes serem extremamente apaixonados, pois não estavam nem aí pra merda e iam lutar contra centenas de outros caras grandes pra salvar sua amada!
Bandidos burros! Existem “mulheres de vida fácil” pra satisfazerem seus desejos! Não precisa raptar a mulher dos caras!


Invasão alienígena
Nosso querido planeta Terra é muito desejado pelos seres de outros planetas, e isso faz com que eles venham pra cá matar e destruir tudo e todos só pra tomarem posse do planeta!
Sorte que você é um soldado norte-americano que tem uma escopeta em casa e é macho pra valer pra encarar tal ameaça junto com mais meia dúzia de soldados que provavelmente serão dizimados por serem secundários! Em alguns casos, eles serão amigos seus e conseguirão escapar com vida pra que depois vocês fumem um bom charuto e tomem um drink enquanto olham pra cabeça do maldito alien que você pendurou na parede com troféu...


Segunda Guerra Mundial
Se tem um tema batido nos jogos, esse tema é a Segunda Grande Guerra Mundial! Ganha até dos sequestros de namoradas...
E você sempre será um soldado do exército norte-americano que vai ser um merda no início e ninguém te respeita por ser iniciante! Mas depois você se torna muito foda e todo mundo paga pau pra você, que acaba ganhando medalhas e sendo um verdadeiro herói que ajudou sua pátria!
Felizmente alguém percebeu que esse tema estava saturado, e Call of Duty 4 mudou pra guerra moderna! Amém!
Por isso, CoD 4 é o melhor FPS de todos os tempos... Guerra Moderna é o que há! No aguardo para o lançamento de Modern Warfare 2!


Lendas acontecem
Sempre nos games, alguém conta pra você uma lenda sobre algum poder ou algo muito forte que só determinadas pessoas poderiam fazer e blábláblá! Mas ou essa lenda nunca aconteceu ou aconteceu a zilhões de anos atrás!
Pois é, mas agora ela vai acontecer de novo... E você é a tal pessoa que seria capaz de fazer tal coisa!
É incrível como as lendas renascem em jogos!
Elas podem ter ficado por anos adormecidas ou então nunca terem sido comprovadas que realmente existiam, mas seu personagem vai despertá-la pra usá-la contra um terrível tirano...


Explorar outros planetas
Alguns jogos parecem que já previam ou ainda prevêem o que vai acontecer num futuro próximo...
Nós - seres humanos - esgotamos nossas fontes de energia e agora, não há outra saída se não buscá-la em outros planetas!
E lá vão os humanos com quantidades inesgotáveis de dinheiro pra utilizar nessas buscas, construindo civilizações e povoando os planetas.
Mas como as coisas não são simples, os planetas já têm seus donos... E eles odeiam que peguem as coisas deles! E lá vão as raças brigar pela colonização do planeta...


Armas super foderosas só encontradas no final...
Você joga o tempo inteiro com armas até que legais e às vezes pode até melhorá-las pra que matar os inimigos seja uma tarefa mais fácil!
Mas a melhor arma do jogo, você nunca irá encontrar no camelô da esquina pra que você possa usar a qualquer momento!
Não!
Mas fique tranquilo, pois na batalha contra o chefe final, alguém irá aparecer com a arma mais foda do universo e vai jogá-la pra você com a velha frase: “Use isto!”
E com apenas um tiro dessa arma você manda o chefe pro espaço!
Onde esse personagem encontrou essa arma e por que ele não entregou à você antes é um mistério...


As histórias de algum JRPG
E aqui está uma coisa que se repete mais que salvar garotas e jogos na segunda guerra...
As histórias de qualquer JRPG (RPG feito no Japão) são todas iguais... É incrível!
Começa assim: você é um moleque de merda, que não presta pra nada. Você mora numa pequena vila com algum parente que vai te acordar (porque você tem que começar o jogo dormindo)! Então você sai pra passear e quando retorna toda sua vila foi destruída! Ohh noooooo!!
Começa aqui os clichês, já que ele se apóia em outro clichê que eu citei no início... A cidade destruída enquanto você ia dar a bunda uma volta na floresta!
Com isso, você fica puto da vida, e descobre que seu parente tinha uma espada guardada em casa e você parte pra se vingar usando essa espada... Que na verdade é uma porcaria e você vai vender na primeira barraquinha que encontrar pra comprar equipamentos melhores!
Logo você encontrará outros personagens pra se unirem a você nessa jornada...
A garota por quem você irá se apaixonar; algum outro personagem que saiba usar magia (principalmente a de Cura) e outro que se faz de durão (aquele cuzão da equipe que todo jogador adora)!
A partir de certo ponto do jogo, você descobrirá que certas lendas contadas são verdadeiras e elas começam a acontecer!
Quando for enfrentar o chefão final, ele certamente irá se transformar em outras coisas piores pra tentar te ferrar. Nunca se esquecendo da risada maligna!


Experimentos que deram errado...
Sempre alguma pessoa ou organização começa a fazer pesquisas ultra-secretas muito perigosas e que podem por um fim a raça humana. Mas a ganância fala mais alto e as pesquisas seguem a todo vapor!
Quando de repente, algo dá errado... Seja pelo fato de alguém querer roubar os experimentos e acabar contaminando todo mundo, ou quando aquele cientista desatento que deixou a caneca de café perto de aparelho e sem querer derramou em tudo causando uma contaminação total!
Não importa o motivo, vai dar merda e todo mundo vai se transformar em criaturas bizarras querendo te devorar! Cabe a você e mais alguns sobreviventes tentarem escapar... Obviamente nem todos conseguem, já que são meros figurantes e devem morrer na primeira cut-scene!


Ponto fraco dos chefes...
Todo chefão de jogo de naves tem que ter um ponto fraco! Aquele pontinho luminoso que fica escondido dentro da boca dele, ou em algum outro lugar pior de ser acertado.
Você pode fuzilar ele inteirinho com sua melhores armas, mas nada disso vai adiantar! Pois ele é blindando da cabeça aos pés! Exceto pela parte minúscula que aparece em algumas frações de segundos pra que você tenha alguma chance contra ele.



E esses foram os clichês de jogos que eu consegui lembrar... Quem souber mais algum comenta que eu faço um Update aqui!

See ya!
Plataforma:


22 comments:

Lucas disse...

Um jogo que tem a arma mais cabulosa no final é Resident Evil 4, quando Ada joga aquela bazuca pro e fala "Use isto!", e ele vai e 'kbum' no monstrão. Muito bom esse GAMES EM FOCO.

P.A. disse...

Exatamente Lucas... Essa parte foi pensada principalmente nessa parte do RE4!

Tanto que botei uma imagem da bazuca... xP

Abraços!

Anônimo disse...

kk, cara muito bom mesmo, mas essa de USE ISTO vale tbm para as versao anterior de RE,

J. Brizzi disse...

Muito bom mesmo cara, e é tudo verdade!
O lance dos bons jogos é conseguir explorar esses clichês de uma forma que eles não se tornem enjoativos, sejam divertidos.

Alemão disse...

Muito foda

Frederico Albano disse...

Engraçado pra cara***
Parabéns cara!

Outro clichê foda é comida recuperar sangue.
O cara pode ta todo ferrado, todo quebrado e com as tripas pra fora que é só comer um Big Mac (mesmo que tenha saído do lixo) que você se recupera. xD

Tristan.ccm disse...

Outro clichê, na minha opinião, é o "ponto fraco dos inimigos". Tipo,tem chefes de RPG que são imunes até a armas nucleares, mas basta uma magia de gelo que ele perde metade do HP. Ou nos games de nave, onde os inimigos são mais blindados que um cofre, exceto por aquela areazinha escondida onde vc tem que atirar.

Justo disse...

Outro clichê é no final jos jogos o destino do mundo ou até mesmo0 do universo só depende do protagonista.

Marcos disse...

Caraca velho XD, vi todos os RPG's passando por mim enquanto lia esse post... *_*
Concordo com o companheiro J. Brizzi, o lance é explorar esses clichês de forma a torna-los atrativo. Tanto pela historia, quanto pela jogabilidade. Adoro aqueles games que você mexe em quase tudo no cenário. vide RPGS e afins ^^... E a parada da comida recuperar life é zua mesmo XD. Bom é isso.

Anônimo disse...

Sobre as transformações dos chefes é melhor dizer isso pra CAPCOM, putz ela gosta de fazer isso, todo Megaman, Resident Evil, Devil May Cry e tudo mais.

P.A. disse...

Fred

Esse de comer os lanches vão entrar num outro [Games em Foco], já que apesar de serem clichês pra caramba, eu acho que eles se encaixam melhor no próximo post da série!! xD

------------------------------

Vou acrescentar esse que o Tristam falou!

Unknown disse...

Tem o clichê das porções magicas dos jogos de RPG.

Lucas disse...

Tem um clichê tbm dos puzzles em jogos de RPG, o clichê chato.

►Afon◄ disse...

Ultimo carro(ou personagem) só desbloqueado na apos zerar mas axo q isso jah é iguau das armas foderosas no final

­Kre-a Thor disse...

Típico clichê de RPG:
Entra no seu time um personagem todo fodão absurdo, e quando vc se empolga, ele OU MORRE OU VIRA DO MAL.
outro;
Existe um personagem do mal com poderes todos foderosos que te fodem boa parte do jogo.
Aí por algum motivo ele entra no seu time e vira um merda ._.

Tristan.ccm disse...

Hey, Kre-a-tor, essa do cara fodão que vira um bosta no seu time eu não conhecia. Que eu saiba, geralmente é o contrário. Exemplo: em Chrono Trigger, o Magus é um FDP que apela pra caramba, mas quando ele entra no seu time ele vira... um FDP que apela pra caramba!

Kimi disse...

Incrivel a matéria boa deemais XD E O MELHOR É TUDO VERDADE AHAHA ~ me rachei :3 materia divertida acima de tudo ~ bom blog rapaz congratulations ^^

~faço umas materia mixurucas de games XD de vez em quando aehaeuh quiser da uma olhada passe no sweetkokoro.blogspot.com ^^
bjo parabens =*

Mensageiro Obscuro disse...

Mesmo com vários clichês existem jogos incríveis, incluindo RPGs japoneses fantásticos, nem tenho como meter o malho em Final Fantasy, Chrono Trigger, Chrono Cross, Secret of Mana I e II, Legend of Dragoon, Legend of Zelda, Legend of Legaia, Front Mission e tantos outros jogos que amo...

Tudo que você disse é verdade! rs.

Renan disse...

Tmabém um cliche em jogos de terror/horror ou qualque otra merdah em que o personagem acorda em sei la aonde e sem lembrar de nada.

arthur_n10 disse...

muito bom o post, qual o nome do jogo que está na última imagem?

Tralalaalala disse...

acho q é G-Darius

Postar um comentário