Lendas dos Games (VIII)

quarta-feira, 17 de junho de 2009 Postado por Tristan.ccm

Lenda 8 - Videogame estraga a televisão


Resolvi escrever sobre isso esses dias, quando conversei com uma conhecida sobre o blog. Ela me disse que, quando era criança, seus pais nunca a deixaram ter um videogame, pois tinham medo que o aparelho estragasse a única TV que a família tinha. Na hora me lembrei dos meus tempos de infância, quando ganhei meu Atari aos 6 anos, eu jogava com um tio adolescente e volta e meia minha avó (mãe dele) brigava com a gente, reclamando que a gente estava estragando a televisão. Era um aparelho antigo, mais velho que eu, que ela relutava em trocar. Eu cresci, meu tio cresceu, e comprou nosso segundo game, um Nintendinho (na verdade era um Dynavision, aquele que tinha um controle parecido com um manche de avião e dois encaixes para cartuchos, um americano e outro japonês). Na mesma época, um outro tio resolveu dar a minha avó uma nova TV, e a antiga foi dada para nós, pois esse tio alegava que "a gente não podia estragar uma TV nova com o videogame". O aparelho em que jogávamos Mario e Duck Hunt já tinha seus 15 anos de uso quando a TV nova pifou, e durante as duas semanas do conserto o aparelho que estávamos "estragando" voltou a exibir novelas.

Quando me tornei um adolescente, veio uma prima que também jogava, ainda na TV dos meus tempos de Atari. Ela e eu jogamos anos a fio até ela se mudar aqui de casa. Eu comecei a trabalhar e consegui meu terceiro console, um Mega Drive usado. Na época comprei minha própria TV e jogava nela, e o antigo aparelho ainda funcionou durante quatro anos na mão de uma tia quando, com 22 anos de militância dentro e fora dos games, foi fulminado por um raio. Nesse período, minha avó teve três TVs, que nunca exibiram Sonic em suas telas mas deram um monte de problemas.

Bem, creio que essa história baste para desmistificar essa lenda, mais antiga do que eu, mas decidi trazer mais dados sobre o problema, e conversei com quem realmente entende do assunto: um amigo que ensina eletrônica no Senai. Eis o que aprendi com ele:

A verdade:

Para exibir as imagens tanto dos games quanto dos canais, as TVs "de tubo" utilizam um dispositivo chamado Tubo de Raios Catódicos. Basicamente, ele estimula elétrons que são disparados numa tela coberta de fósforo, que é estimulado e brilha. Cada ponto da tela é estimulado de forma a emitir luz de uma certa cor (vermelho, verde ou azul), e a soma de milhões de pontos emitindo luz gera as imagens que vemos.

De fato, se uma certa região da tela é estimulada por um longo período de tempo, isso pode desgastar o fósforo que a recobre, tornando a imagem esmaecida ou até mesmo "queimando" aquele ponto da tela. O argumento de quem acha que isso é verdade é que certas áreas da tela de um jogo, como a que mostra o número de vidas ou a pontuação, como não se movem podem gerar esse desgaste.

Isso é uma grande besteira. Primeiro, porque o tempo necessário para isso acontecer é bem longo, seria preciso jogar por dias sem parar para que o medidor de vidas causasse o desgaste temido na tela, que assim mesmo seria minúsculo. Segundo, porque muitos programas de TV também exibem imagens que ficam paradas na tela, e isso não desgasta em nada sua TV.














O medidor de tempo de uma partida de futebol não se move pela tela, nem o logo do canal durante a programação, mas ninguém acusa o futebol ou as novelas de estragar a TV!


Para jogar uma pá de cal nessa lenda fajuta, vejamos o seguinte: o console gera imagens que são exibidas na tela. Um videocassete, um DVD, até mesmo o sinal dos canais de TV faz isso. Se nenhum deles estraga sua TV, os games também não vão estragar. Por isso, quando sua mãe falar pra você parar de jogar pra não zoar a TV, explique pra ela que isso é lenda, talvez inventada justamente pra fazer a gente parar de jogar. Afinal, que eu saiba o único caso da história de uma TV estragada por um videogame é o do vídeo abaixo:





Repare que a culpa não foi do Wii, mas do idiota que esqueceu de amarrar a cordinha no braço! Ou seja, mesmo nesse caso os consoles são inocentes.


20 comments:

|\| /\ |\| |) ( ) disse...

pode crer... quando eu era criança tinha uma tia minha que não deixava eu jogar na tv dela de jeito nenhum...

mas falando em lendas dos games... tem uma da minha epoca de super nintendo que até hoje eu não sei se é verdade ou mentira: no jogo Mario RPG tem um side-boss chamado Culex (por sinal um dos mais dificeis) que dizia-se que era um mestre do Final Fantasy, porem eu nunca vi! Pesquisando sobre isso, alguns sites dizem que ele ERA realmente do FF e outros dizem que não...
Se puderem achar a verdade por tras da lenda (que poetico isso não??? =]) eu vou agradecer... rs

abraços

Th.ia.go disse...

Ótimo Post. eu sempre fui barrado por essa lenda, e sempre disse que não era verdade, mas aqui em casa não tinha chance, até hoje o povo ainda acha que os consoles estragam tv, ainda bem que tenha a minha e meu pc hehehehe.


abraços!

Anônimo disse...

minha mae falava isso tambem mas sempre deixava eu jogar na tv, menos nas horas de pico de tv (novela, jogo de futebol ou jornal)
fora isso sempre foi de boa jogar aki.

o video ai do final muito engraçado

parabens pelo blog
vou ver se assisto a entrevista

Falco disse...

hehe...minha avó que falava essa.
mas recentemente consegui convence-la de q não é verdade...
bem, mas esse do wii é uma ´perfeita anta! xD

P.A. disse...

Aqui em casa nunca tive esse tipo de problema!

Ninguém nunca teve esse pensamento, então pude jogar tranquilo minha vida toda! =P

Esse vídeo do Wii eu já conhecia... Dá até dó!

Ele falando: "Mamaaaa!!!"
AuahaUehaUehaUHeuAHeuaHue

Claude Speed disse...

shauhaushuasha

enfim, jogar video game estraga sim, TV de plasma, as tvs de plasma tem esse problema da imagem parada multiplicada trocentas vezes, e como vc mesmo disse, isso acontece sem videogame nenhum, acontece na programacao aberta mesmo, as vezes vc troca e fica marcado na tela a logo da emissora, eh um defeito da tecnologia, por isso q LCD é mais popular q plasma...

gostei da materia, explica direitinho apesar de ser mais facil pegar na internet o como funciona em CRTs, alias, eunem se quer sabia q isso existia em CRT, achava q era so em Plasma, porem em plasma a coisa é muito seria mesmo, cerca de 2 horas ou 5horas ja corre risco de ficar marca...

Ghosturbo disse...

É meio idiota isso, mas acredito que na época do atari isso era verdade. O próprio computador tem proteção de tela justamente por causa desses problemas. Veja jogos como Megamania, por exemplo, sua barra enorme de dados nunca muda a não ser os pontos, claro que nem todos jogos são assim, mas se você jogar o mesmo jogo durante dias. Mesmo revesando o uso da tv e não jogando sem parar, a vida útil daquela parte da TV que é mais usada, vai se gastar primeiro.

Lucas disse...

É muito chato isso msm, ei P.A., lembrei de uma lenda aqui do ISSD que a comemoração quando ele apontava parecia que ele tinha dado o dedo pra torcida.

P.A. disse...

Lucas, já ouvi falar sobre essa lenda em algum fórum! /humm

Vamos pesquisar a respeito, mas acho que isso é falso mesmo! xD

Abraços!

Lucas disse...

Naum custa lembrar ne. Qualquer coisa te mando a imagem.

Abraços galera.

P.A. disse...

Upa a imagem aew Lucas(imageshack é facim, num precisa nem de cadastro), se puder é claro!

Vlw! Abraços!

Anônimo disse...

Todos nós éramos enganados pelos pais por essa lenda, tanto pra nos tirar de frente da tv e ficarem assistindo novela mas tbem para economizar luz... eu acho

4D disse...

Logomarcas de emissoras somem durante os comerciais e partidas de futebol só duram 45 min sem interrupção.

Vinicius disse...

ashuahshahshasuahsuhauhs
dá zero pra ele.

Eric Fraga "Cosmonal" disse...

Amigos, só complementando uma informação: as marcas d'água de TV (a da Globo do exemplo) e os scores fixos em jogos de futebol -- ambos são transparentes. Por este motivo, tecnicamente, não são "imagens paradas" porque há mudanças dos pixels o tempo inteiro nelas, gerados justamente pelo vídeo principal (o futebol, a novela).

Ao contrário de um escore (do frame dele, já que os números mudam) de um Enduro da vida, que tem 0% de transparência. Nesse caso, basta jogar uma quantidade boa de horas, ou numa CRT muito antiga ou numa Plasma/LCD antiga (que curiosamente retornam o problema das marcas na tela) e realmente pode acontecer o chamado "burn-in". Eu já vi, algumas vezes.

Ótimo artigo, valeu!

ricardo crush disse...

em resposta ao comentario do primeiro cara sim voce enfrenta culex que é um boss do final fantasy no mario rpg eu ja fiz isso nao émuito dificil vence-lose voce estiver em um nivel alto deixe pra faze-lo antes de ir pra ultima fase do game ser quiser saber como enfrenta-lo segue ai meu msn ricardopitfall@hotmail.com ou ricardocrush@hotmail.com

Dow Rolão disse...

Eu ainda tenho as minhas duvidas em realção ao ATARI, putsss quando era tv a cores ai era game over pra ela, só durava mesmo quando era preto e branco.

vrvander disse...

99% dos gamers sofrem com isso tive minha primeira tv aos 8 anos graças a essa lenda.

vrvander disse...

99% dos gamers sofrem com isso tive minha primeira tv aos 8 anos graças a essa lenda.

Unknown disse...

a tv que eu jogo é bem antiga, minha mãe teve ela desde quando bebe (pq só tenho 11 anos)e agora ela tá desgastada e um canto lateral esquerdo dela não funciona e isso atrapalha de eu jogar

Postar um comentário