Quake (PC)

sexta-feira, 26 de junho de 2009 Postado por P.A.



Gênero: Tiro em primeira pessoa


Fabricante: ID Software


Lançamento: 1996


Jogadores: 1 player





Quake é um clássico que gera continuações até hoje, mesmo se apoiando em outro jogo da mesma Id Software (Doom!!!), o jogo fez muito sucesso quando foi lançado por diversos motivos... Era um jogo à frente do seu tempo!

A história mostra um soldado solitário metendo bala no rabo de um monte de demônios! O que me leva a crer que os demônios nem são tão poderosos assim, afinal de contas, morrem com tiros de armas de fogo normais. O fato é que o jogo não mostra história nenhuma... Você só tem que sair por aí passando fogo em tudo que se mecher!
De acordo com o manual do jogo, você é chamado, pois uma cara de codinome Quake, está usando os transportadores pra transportar os demônios pra dentro da base! O fato é que o os cientistas não sabem de onde esse tal Quake é... Eles acreditam que ele é de outra dimensão. Bem, você é o melhor soldado e por isso foi mandado pra essa missão...
Acho que eu já disse isso aqui, ou talvez não, minha memória não ajuda agora; mas eu não quero ter que saber a história lendo um pedaço de papel! Eu quero que o jogo me mostre o porque de eu estar fazendo aquilo, com no mínimo meia dúzia de palavras ou uma introduçãozinha que seja... Sem falar que essa história é meia boca pra caramba!

Um dos pontos fortes (e ao mesmo tempo fraco) de Quake eram seus gráficos totalmente em 3D! Uma inovação pra época... Puxa que beleza, gráficos totalmente 3D... Mas de que adianta se os computadores da época não eram tão potentes à ponto de fazer o jogo ficar bonito?
O jogo tinha gráficos em 3D, mas tiveram que diminuir sua "potência" pra ser compatível com os computadores da época, e com isso, o jogo fico devendo nesse aspecto, já que perdeu muita qualidade! Tudo ficou quadrado demais... Os cenários, os monstros, tudo... Talvez eu esteja exagerando um pouco, mas de fato o jogo poderia ser bem melhor, se tivesse sido melhor planejado!

Os efeitos sonoros são um show à parte! Realmente, os grunhidos e sons emitidos pelos inimigos são de arrepiar. Muito bons mesmo! Quando você está passando e ouve algum inimigo gritando você sempre se vira pra ver da onde vem... A atmosfera do jogo é fantástica!

A jogabilidade é tão boa quanto de Doom, já que agora poderíamos usar o mouse pra mover a mira! E francamente, isso é muito bom! Mas de qualquer forma, o jogador pode customizar os comandos da maneira que achar melhor.
Uma coisa surpreendente em Quake, é seu modo Multiplayer! Além de possuir as 28 fases no modo Single, Quake ainda apresenta o modo Multi onde era possível jogar em rede ou pela internet!

Assim como em Doom e Wolf 3D, Quake esconde diversas passagens secretas que podem conter chaves necessárias pra abrir as portas e prosseguir no jogo, como também armas, munição e medkits!



NOTA FINAL: 8,0
É UM ÓTIMO JOGO, MUITO INOVADOR PRA SUA ÉPOCA, MAS QUE PECOU EM ALGUNS DETALHES COMO A HISTÓRIA E OS GRÁFICOS.
Plataforma:


2 comments:

Tristan.ccm disse...

É como eu sempre digo: se não dá pra fazer gráficos ultramegauberfodásticos, caprichem na história! Esse era o charme da geração 16 bits, coisa que não se vê mais hoje.

Feliphe Queiróz disse...

Pô, num imaginava ver esse jogo aqui! Me diverti antes de conhecer Resident Evil com este jogo no N64, era e arrepiar mesmo, dava um gelo, os sons eram bons e na época, não pude reclamar de nada, era tudo inovação, havia alguns detalhes toscos, mas não tinha como ficar falando mal do jogo. Modo multiplayer e tudo mais. Na época eu não conhecia o "computador" pela condições financeiras, mas derrepente jogando CS nas lan houses pude ver que o Quake do que eu rodava em fita no N64 era famoso com seu multiplayer nas lans, tanto é que a versão já não era a 1.0 .

A nota geral que eu dou pra esse jogo é 8, muito bom pra época, bem feitinho.

Isso ae, bacana o post!
Sucesso e cada vez mas posts interessantes! ;)

abraço

Postar um comentário