Legend of Legaia (PSX)

quarta-feira, 1 de julho de 2009 Postado por P.A.



Gênero: RPG


Fabricante: Contrail


Lançamento: 1998


Jogadores: 1 player






Eu disse aqui uma vez que não curto muito os RPG's, e poucos me agradaram... Pois é, Legend of Legaia é um deles! Uma vez o Gagá disse aqui num comentário, que tudo depende muito da época em que jogamos aquele determinado game, e puxa vida, eu tenho que concordar plenamente com isso. Francamente, acho que se jogasse esse game hoje, não gostaria tanto assim...

No jogo, nós controlamos Vahn, que mora numa vila chamada Rilm Elm. A história conta que no início, Deus criou o céu, a terra e os mares. Para comandar este mundo, Deus criou a humanidade em sua própria imagem. Apesar de serem dotados do próprio espírito dele, os humanos foram impulsivos e fisicamente mais fracos do que as bestas selvagens do mundo. A humanidade alcançou a beira da extinção. Para socorrer suas criações, Deus os presenteou com os místicos "Serus". Os Serus quando combinados com um ser humano, lhe dariam poderes extraordinários, como força sobre-humana, poderes mágicos e até a habilidade de voar. Os humanos e Serus viviam em harmonia, sendo os Serus sempre criaturas obedientes.
Contudo, num dia sombrio, uma névoa conhecida como Mist apareceu do nada. Quando tal névoa tocava um Seru, ele ia à loucura a ponto de atacar a tudo e todos em volta. Um humano fundido com um Seru dentro da Mist era transformado num monstro insano que tem sede por sangue. A Mist rapidamente cobriu o planeta por inteiro. A civilização humana entrou em colapsou quase que instantanemente, e somente poucos conseguiram isolar-se da Mist sucessivamente sobrevivendo.
Antes mesmo da névoa surgir, existiam árvores chamadas de Genesis Tree (Árvore da Vida). Essa árvores afastavam todo o mal que havia por perto... E ela serviu pra afastar a névoa de determinados locais. Porém, a névoa foi se fortalecendo cada vez mais e conseguiu deter o poder das árvores e se saiu superior!
Pra escapar da névoa, os humanos construiam ventainhas e até muros e portões enormes, contendo assim, a névoa em alguns pontos do mundo!
Rilm Elm, a vila do protagonista Vahn, possui uma Genesis Tree, porém, ela estava "morta", devido o poder da névoa. Numa noite, um mago ataca a vila e derruba o muro, e com isso, a névoa e os monstros se espalham por toda a vila... Vahn, então vai até a Genesis Tree e se une ao Ra-Seru (que é um Seru bom e que dá poderes à um humano) chamado Meta. Um Ra-Seru do fogo! E com isso inicia-se a jornada, onde você tem que reviver as Genesis Tree espalhadas pelo mundo que estão "mortas"... Com isso, a névoa seria contida!

Obviamente, no decorrer do jogo você encontra mais amigos pra se unir ao seu grupo. Noa é uma menina tonta que morava numa caverna com uma loba que acaba tornando-se sua Ra-Seru, no caso do elemento Vento e o outro integrante da equipe é Gala, um monge treinado no Biron Monastery, local onde eles não permitiam a utilização de Ra-Serus pra lutar! Mas Songi, um amigo de Gala acabou se tornando maligno, e Gala aceitou receber um Ra-Seru do trovão pra ganhar mais poder e derrotar Songi, porém, com isso, ele foi expulso do Biron Monastery!

Cada personagem tem suas características, Vahn é o mais equilibrado e é o personagem calado! O jogador pode escolher algumas falas dele durante o jogo, alternando entre algumas opções. Noa é a mais rápida e que possui maior barra pra utilização de golpes, porém não é muito forte de ataque nem defesa e por fim Gala é o mais forte tanto em ataque quanto em defesa, porém peca na sua velocidade e sua barra de golpes é a menor dos três.

O que chama a atenção em LoL são suas lutas... Você pode usar itens e tambéms os Serus que conseguir "capturar". Quando você derrota alguns Serus com golpes normais, eles podem entrar pro seu Ra-Seru, portanto, cada personagem pode ter os seus Serus pra utilizar! O que se assemelha à Final Fantasy VIII, o único FF que eu consegui jogar por um bom tempo... Mas falo disso em outra ocasião. Lembrando também que os Serus podem passar de nível, ficando assim mais fortes! Basta usá-los em combate e eles vão ganhando experiência!
Mas o destaque mesmo fica pra maneira de como seus personagens atacam; eles tem uma barra de AP que pode ser preenchida com sequências (alto, baixo, esquerda e direita), e você pode fazer combinações com essas sequências pra dar golpes mais poderosos chamados aqui de Arts! Sempre que você consegue acertar uma combinação, ou quando aprende uma, ela fica gravada e você pode conferir a lista apertando triângulo.
A barra dos personagens pode aumentar de tamanho conforme você passa de nível, e com isso, pode dar mais golpes. Quando você entra numa batalha, sua barra de AP não estará no limite, e pra carregá-la basta usar SPIRIT! O spirit faz com que seu personagem carregue a barra por uma rodada, e também aumenta sua defesa, portanto, use com atenção! É sempre aconselhável começar a lutar usando spirit...

Os gráficos são considerados gráficos SD, ou seja, Super Deformed! São praticamente os mesmos utilizados em Final Fantasy VII... SD são aqueles desenhos onde o personagem possui um corpo pequeno e uma cabeça enorme! Os ambientes são em 3D e os gráficos são bacanas, mas deixam um pouco a desejar por serem meio quadradões! Porém, as CG's e as cenas das batalhas estão melhores trabalhadas e tornam o jogo bem agradável.

As músicas de Legend of Legaia são excelentes! Tudo tem um música diferente, as cavernas, as cidades, as batalhas contra os chefes... Os efeitos sonoros também são muito bons, destaque pras falas dos personagens ao usarem seus combos, já que o idioma original (japonês) foi mantido nas falas, e eu acho que foi uma atitude acertada!

Legend of Legaia ainda apresenta alguns mini-games durante o jogo! Você pode pescar, dançar, jogar em caça-níquel e muito mais...



NOTA FINAL: 9,0
LEGEND OF LEGAIA É UM JOGO POUCO CONHECIDO, MAS QUE MERECE DESTAQUE POR SUA SIMPLICIDADE E DIVERSÃO, UNIDA COM UM ÓTIMO SISTEMA DE BATALHAS!
Plataforma:


7 comments:

Frederico Albano disse...

Valeu mesmo PA, ficou muito bom! =]

Legend of Legaia é pra mim um dos melhores RPGs de todos os tempos, pena que é muito pouco valorizado.

A história é muito boa, e juntamente com a excelente trilha sonora, a gente acaba se vendo completamente envolvido com o jogo.

mr melzas disse...

Bom discordo do amigo a cima, eu acho esse um dos piores jogos de RPG.

E um ideia apesar de ser a primeira vez q comento, que tal falar sobre Romancing Saga 3 do Snes?
Pra mim o melhor jogo de RPG, e tbm Saga é para mim a melhor serie de RPG.

Jake disse...

O meu irmao tem esse jogo,otimo review.

Alias,voce pode fazer um review do jogo Worms Armageddon (PC,N64,PSX,GBC)?eu adoro esse jogo. B-)

Mensageiro Obscuro disse...

Nem tenho muito o que comentar: é um jogaço.

Anônimo disse...

Cara lengend of legaya e um dos melhores jogos do mundo de RPG nunca vi um jogo tão bom!!!!!!!!! otario e aquele que acha esse jogo idiota

Games Hackers bR disse...

Um dos melhores de RPG do mundo !

Postar um comentário