Mega Man (NES)

terça-feira, 18 de agosto de 2009 Postado por P.A.



Gênero: Ação / Plataforma


Fabricante: Capcom


Lançamento: 1987


Jogadores: 1 player






Se a gente for analisar um jogo pela capa, Mega Man nunca deveria ser jogado por ninguém! Afinal os caras que criaram a capa do jogo, mal sabiam quem diabos era o robozinho azul! Mas não estou aqui pra falar da capa e sim do jogo em si... O primeiro jogo que deu início a uma série de sucesso!

A história de Mega Man se passa no ano de 200X onde os cientistas Dr. Thomas Diet Light e Dr. Albert W. Willy criaram robôs pra auxiliar os humanos. Dr Light criou Mega Man pra que fosse seu ajudante e junto com Dr. Willy eles criaram mais 6 robôs que fariam serviços pesados para os humanos! Só que apenas Dr. Light ficou com os créditos e com a fama... E aí já viu né, Dr. Willy ficou puto com isso e roubou os seis robôs e reprogramou-os para que fossem do mal! Então Dr. Light reprogramou Mega Man para que ele pudesse lutar contra esses robôs... O que prova que Dr. Willy foi muito burro e ganancioso, pois se ao invés de roubar seis robôs, tivesse roubado apenas UM - no caso Mega Man - ele seria muito mais bem sucedido nos seus planos!

Assim que começamos o jogo, podemos notar uma novidade em jogos pra época! O game nos dá a oportunidade de escolher livremente o caminho por qual seguir, sem uma ordem obrigatória. Cada um pode jogar na ordem que quiser e derrotar os robôs que bem entender primeiro... Ahh o livre arbítrio é uma coisa fantástica!
Sem falar que o jogo apresenta ainda a habilidade de obter os poderes dos robôs inimigos! Coisa que se fixou nos jogos seguintes da série... E com essas habilidades, vale citar que usando os poderes de certos robôs contra outros, pode-se obter uma vantagem muito maior na batalha! Por isso, é bom saber uma ordem que lhe favoreça pra começar a derrotar os chefes.

Os gráficos são bons, mas também não são de encher os olhos! Cada fase tem um cenário correspondente e relativo ao tipo do chefe, o que é uma coisa bem interessante, mas também pecam por serem menos trabalhados em algumas ocasiões, possuindo apenas uma cor no fundo! O Mega e os outros sprites dos robôs são bem feitos, e bem expressionistas também!

A trilha sonora é muito boa, com músicas diferentes a cada fase e muito bem feitas! Os efeitos sonoros são aqueles típicos barulhinhos da época, que não ficaram ruins, mas poderiam ser melhores... As músicas acabam salvando esse quesito, por serem muito bacanas!

A jogabilidade é bem simples, já que Mega só atira e pula! Os comandos respondem muito bem, ficando apenas a cargo do jogador calcular a hora exata dos pulos e tiros! E calcular bem os pulos é algo fundamental nesse jogo...

A dificuldade absurda fez de Mega Man um dos jogos mais difíceis de todos os tempos! Todas as fases são cheias de buracos e inimigos bem irritantes, assim como muitos espinhos! Sem falar naqueles malditos quadradinhos que ficam sumindo e aparecendo... Claro, basta decorar a sequência e você consegue, mas mesmo assim dá trabalho! Os chefes não são difíceis se você souber a sequência correta de seguir.

Umas curiosidades: o primeiro jogo da série foi o único a apresentar apenas seis robôs chefes, e não oito como suas sequências, assim como foi o único também a mostrar um medidor de pontos, que era uma coisa bem normal em jogos da época!



NOTA FINAL: 8,5
COM MEGA MAN, NÓS APRENDEMOS QUE JULGAR UM LIVRO POR SUA CAPA É ERRADO! O PRIMEIRO JOGO DE UMA SÉRIE DE SUCESSO ERA FANTÁSTICO!
Plataforma:


8 comments:

Frank disse...

Adoro M.M os do nitendo são os melhores principalmente a serie X ,e pra min o mais foda de todos os robos sempre foi o SIGMA. (ele ate usava sabre de luz xD)

Anônimo disse...

Aqui é o Cosmão comentando, é que o proxy aqui do trampo dá pau na hr de logar no Google, enfim...

Megaman é um caso sério de CAPA FEIA - JOGO BACANA, isso pq a Capcom deve ter encomendado a capa da seguinte forma:
CAPCOM - Estamos fazendo um jogo de tiro com um robô no futuro, onde outros robôs serão os causadores da desordem. Pode nos enviar uma capa maneira sobre isso ?
BRLBLR - Claro, já estamos providenciando. É futurista né ? Hmm...

E assim nasceu essa coisa bizonha e ao mesmo tempo CRÁSSICA.
Adoro Megaman 1 e adoro a música do Elecman.
Bela resenha!

Rubens disse...

Que capa tosca, onde vocês acham essas coisas? hehehe
Mas, definitivamente, Mega Man é um ícone do Nintendinho 8 bits!

Chong disse...

Ahh, minha saudosa época do Nintendinho... Eu joguei (e terminei) os jogos do M.M na ordem: 3, 2, 1, 4. Se tivesse jogado esse primeiro, com certeza não teria testado os outros, pois ele pra mim é o mais cruel, sem password e armas limitadas no final.

Muito bom o blog!

9-volt disse...

a capa só é tosca no americano

P.A. disse...

A européia tb eh tosca!

A Japonesa é bem fiel...

Unknown disse...

Cara esse e outro jogo do nes que marcou uma geração ja virei o seis tipos!!!

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

o megaman mais inesquecível para mim. destaque para a batalha que tive com o Ciclope que fica se dividindo...suei feito cão para mata-lo. JOGÃO

Postar um comentário