The Legend of Zelda: Majora's Mask (N64)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 Postado por Tristan.ccm

Gênero: RPG


Fabricante: Nintendo


Lançamento: 2000


Jogadores: 1 player


Como eu já disse aqui mesmo no blog, games são como filmes: um grande sucesso sempre gera uma continuação, e com o mega-sucesso Ocarina of Time não podia ser diferente. Porém, como quase sempre acontece, a continuação não é tão boa quanto o jogo original. Esse jogo não chega a ser ruim, mas os fãs de Zelda não conseguem dar a ele o mesmo amor que jogos como A Link to the Past ou o próprio Ocarina recebem, e vou explicar o porquê durante esse post.

O primeiro motivo foi que, pela primeira vez, o gênio japonês Shigeru Miyamoto não dirigiria um jogo da série: Eiji Aonuma o substituiria. Para quem não entende o que isso significa, imagine um Star Wars sem a direção de George Lucas. Não estou dizendo que Aonuma não é competente, mas Miyamoto é Miyamoto, e sem ele Zelda não tem o mesmo brilho.

Outra coisa que causou estranheza foi a história do jogo. Triforce? Nem sombra dela. Princesa Zelda? Só em sonho (literalmente). Ganondorf? Nem é lembrado. Aqui, Link parte de Hyrule montado em sua égua Epona para tentar reencontrar Navi (a fada pentelha que vai embora no final de Ocarina of Time). No caminho, é atacado por Skullkid e pelas fadas irmãs Tatl e Tael, e tem a Ocarina e a égua roubadas. Link persegue o ladrão, mas acaba caindo num portal dimensional que o joga em Termina, uma espécie de "universo paralelo" de Hyrule onde todos são diferentes do que ele conhece (as bruxas gêmeas Koume e Koutake, por exemplo, aqui são boazinhas, enquanto em Hyrule são vilãs). Quando ele acorda, Skullkid o transforma num Deku Scrub (criatura-planta) e foge, mas na fuga deixa Tatl para trás. Sentindo-se traída, ela decide ajudar Link a recuperar sua antiga forma e seus pertences roubados, guiando-o até a cidade de Clock Town. Lá, ele encontra o Happy Mask Man (que em Hyrule tinha uma loja no mercado do castelo, mas aqui é vendedor ambulante). Ele conta ao herói que Skullkid roubou dele a Majora's Mask, uma máscara com poderes malignos. Após alguns contratempos em Clock Town, Link encontra Skullkid no topo da torre do relógio e o enfrenta, derrotando-o e recuperando sua ocarina, mas descobre que o vilão tirou a lua de sua órbita. Ele usa a Ocarina para voltar no tempo, e com a ajuda de Mask Man recupera sua forma original. Agora, Link precisa impedir a queda da lua e selar a Majora's Mask para que ela não cause mais nenhum mal.

Pra quem está pensando "nossa, legal, uma história inovadora", saiba que tem uma coisa nesse jogo que me irrita profundamente, e que provavelmente irrita outros fãs de Zelda: Link tem apenas 3 dias para impedir a queda da lua, libertando os quatro gigantes guardiões de Termina, mas não dá tempo e você vai ter que ficar tocando a ocarina para voltar ao primeiro dia. Só que, cada vez que você faz isso, perde tudo o que recolheu! Dinheiro, ítens, armas, vai tudo pro saco! E isso sem contar que você volta direto pra torre do relógio. Imagine a cena: você tá quase chegando no chefe de uma dungeon que fica lá na casa do chapéu, mas o tempo tá acabando e você tem que voltar no tempo senão o mundo acaba. Você toca a ocarina e TEM QUE ANDAR TUDO DE NOVO!!!!!!!!!! E isso inclui recuperar tudo o que você perdeu. Eu posso estar sendo cricri, afinal o jogo tem um alto grau de exploração, vários segredos pra encontrar, um monte de máscaras para juntar, cada uma dando poderes diferentes a Link, mas eu não consigo gostar desse jogo. Ele realmente é um bom jogo, mas enche o saco ficar pegando tudo de novo depois de voltar ao primeiro dia. Se você é como eu e não curte fazer a mesma coisa um monte de vezes vai acabar abandonando o jogo, mas se não ligar pra isso vai se divertir muito.


NOTA FINAL: 8,0
MAJORA'S MASK NÃO É O MELHOR JOGO DA SÉRIE ZELDA, MAS NEM POR ISSO CHEGA A SER RUIM. JOGUE APENAS SE DER VONTADE, POIS O ZELDA OBRIGATÓRIO DO N64 SEMPRE VAI SER OCARINA OF TIME!
Plataforma:


26 comments:

danilo disse...

respeito quem gosta mas ocarina>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>majora,quando vi a historia pensei cara se bobea e melhor que o ocarina jogo um pouco ai vem o negocio de 3 dias,beleza deixa mais dificil,vejo que perco os itens e volto pra torre.apaga a rom.

João do caminhão disse...

Bom eu não joguei nem o Ocarina....algo que pretendo corrigir.
Pela sua descrição eu vou ficar longe deste Majora por um bom tempo....Acho pouco provavável que eu vá ter saco de ficar voltando no tempo pra pegar todos os ítens de novo. Sem contar que eu li aqui mesmo no Museum que o final é brochante e o inimigo final depois de te ferrar com a vida diz que quer ser seu amigo. Não obrigado.

Agora quanto ao Star Wars você cometeu um equivoco pois os dois melhores filmes da franquia foram justamente os que não foram dirigidos por George Lucas. Império Contra-Ataca direção Irvin Kershner, Retorno de Jedi direção Richard Marquand.

Allgemeine disse...

É realmente este jogo não foi aquela coisa , além de tdu ele fica meio enjoativo depois :(

Anônimo disse...

O que me enjoa nesse jogo é o maldito relógio .

Aqui o clipe que caiu muito bem pra ele.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ZrXUGz98anQ]

Anônimo disse...

eu acho o majora's mask muito melhor que o ocarina of time, e essa coisa de voltar no tempo nunca me incomodou, ainda mais poruqe pode se guardar o dinheiro no banco antes de voltar no tempo para n perde-lo, e ainda se o tempo é o problema, existe uma canção que deixa o tempo passando bem mais devagar.sinceramente não faço questão de que tenha os personagens classicos desde que o jogo seja bem feito, e de fato ele é, diferente do ocarina of time, que é sem graça e eu nunca entendi porque pagaram tanto pau pra ele, pra mim ocarina of time destruiu o classico zelda 2D.

Sabat disse...

A análise está perfeita!!

Majoras Mask não é nem de perto tão bom quanto a Ocarina of Time. O game poderia ter sido muito melhor não fosse aquele Bombers Notebook + relogio = uma das coisas mais chatas de toda a série Zelda. Não é um ponto a ser considerado negativo no game, mas aquela lua fazendo careta é no mínimo ridículo kkkkk

Mesmo assim o jogo é MUITO BOM, merece ser jogado sim pois é um dos melhores títulos do Megadrive, inclusive existe uns loucos que o consideram melhor que Ocarina... mas como eu disse, são loucos XD (nada contra vocês, não me mandem Antrax pelo correio kkk)!!

P.A. disse...

Megadrive Sabat?!?!?!

Ghosturbo disse...

Eu acho esse titulo o melhor dessa série de franquia em termos de história, mas como jogo mesmo, ele não é dos melhores, mas é muito bom.
O enredo desse jogo foge do já batido salvar princesa e vai para algo novo, um looping temporal, porém o defeito do jogo está justamente ai, por causa desse looping, muitas vezes será necessário refazer tarefas. Nada pior que estar em um dungeon e não conseguir completá-lo a tempo, tendo que fazer tudo de novo.

Sabat disse...

@ P.A. Pois é... megadrive... Nossa vou parar de postar as coisas bêbado!! nossa OO ficou até feio essa aHUAHua!!!

Anônimo disse...

esse jogo e legal mas tem que começa tudo di novo quando estou na caver de aranhas sempre acaba o tempo

rodrigo disse...

esse jogo e muito bom mas a ocarina do tempo e muito ruim quando estava no bosque perdido eu queria acha saria.quando eu ia para o goron ciyt eu fui falar com o rei dos gorons eu pensava que ele ia mida o bracelete goron depois fui onde estava o goron rodado eu pensei se eu parasse ele ele ia mida bracelete goron porque estava escrito na placa.se para o goron rodado ghanhara um premio eu estava errado eu ia ghana uma tunica goron

Unknown disse...

esse papo de tempo estrago o jogo

Anônimo disse...

Eu adoro esse jogo,acho melhor que Ocarina.

O negocio de perder os itens é chato mesmo,mas o tempo,é o que diferencia de ocarina,o que o joão do caminhão falou é verdade,e o negocio da dungeon longe,é só usar o Song of Soaring,vc é teletransportado para lá imediatamente,vc pode usar a Song of Inverted Time o tempo fica lento e vc pode fazer mais coisa.

O final realmente foi tosco. '-'

Lipe Vasconcelos disse...

Achei a análise muito injusta e nada imparcial! O jogo tem ótimos pontos, mas quem não conhece vai pensar que o jogo é extramente tosco!!!

Anônimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Unknown disse...

O que a maioria disse aqui foi basicamente "Se não tem Triforce nem Ganon, a história não é boa".Nós não falamos de História de Zelda, falamos de História e só. Sinto dizer, mas OoT segue a fórmula padrão de muitos e eu disse MUITOS outros jogos da série. O herói do tempo vai salvar a princesa indefesa do malvado vilão Ganon. Seriously? Isso é literalmente o roteiro padrão de novelas de cavalaria da idade média. Falando da história de MM, propriamente dita, ela é "maluca"? Talvez, mas definitivamente ela é mais profunda. Skull Kid, o chamado "vilão" não é tal qual titio Ganny, um exemplo do maniqueísmo seguido na série. Oras, nem mesmo se pode dizer que Majora é a grande vilã ou que Fierce Deity o é.Mais um adendo, todos os questionamentos já foram respondidos por uma simples afirmação: É um universo paralelo. Ou seja, não tem ligação direta com Hyrule e nem com nada dos universos citados.Exceto que acontecem mais coisa e com maiores detalhes em 3 dias do que em 7 anos, né? Esse é o preço que se paga pela história se passar em um espaço de tempo tão longo, tudo fica condensado. Só para citar alguns pontos no mínimo interessantes de MM: A história do reino de Ikana, os Garos, a família da Casa/Caixa de Música, os Indigo-Go's, o mordomo Deku e seu filho.a caralhada de templos colocados no OoT também foi uma forma de adicionar conteúdo que não existia, já que o plot é tão ridiculamente simples que não tem como encorpar a não ser encher de templos até a memória do cartucho encher. Assim como MM seria ridiculamente curto e simples se fosse direto ao ponto, também seria OoT. Pulasse os templos que só estão ali pra fazer volume e já batalhasse contra Ganon logo de uma vez. Yey, você acabou o jogo em 5 minutos. Viva a história elaborada.Eu poderia também comentar aqui do tamanho ridículo da side quest da Biggron, mas né, deixa pra lá.e no Desert Temple você ter que ficar indo e voltando como criança e como adulto não é nada chato.

Unknown disse...

Sides, a diferença não é pra "encher" mais, os puzzles em MM são mais complexos já que em vez de 8 templos, focaram em 4, that simple. Outro adendo que se pode fazer é que são adicionadas mecânicas de jogo cada vez que você coloca uma máscara de transformação. A mecânica do Link normal é totalmente diferente da do Deku que é totalmente diferente da do Goron e que é totalmente diferente da do Zora. No que os items de OoT mudam um aspecto da jogabilidade por vez, as transformação de MM mudam de 4 a 6 aspectos diferentes.Sem falar dos chefes, os de MM podem não ser tão bons mais Um clone de Ganon que surge do nada sem explicação nenhuma e volta pra lá do mesmo jeito, um Dragão standart de qualquer jogo medieval, uma ameba super desenvolvida, uma espécie de aberração fantasmagórica sem pé nem cabeça(literalmente) e duas bruxas que num passe de mágica fazem "HÁ, FUUUUUUUUUUUUUSÃO!". Olhe para OoT. É praticamente a mesma coisa, Death Mountain fica logo ao lado doa Zoras, em um segundo você está nas planícies esverdeadas de Hyrule e no outro num deserto gigantesco sem ver um palmo à sua frente. Ah, sem contar uma floresta que ao mesmo tempo interliga todos os lugares a lugar nenhum.E a mecânica de OoT "Lugar 1. Tem algo errado. Descobre o que tem de errado. Avisa todo mundo do que tem de errado. Volta e meia também toca a mesma canção, especialmente no começo do jogo. Faça o templo com puzzles simplistas ou absurdamente chatos vide Water Temple. Enfrente um boss que, convenhamos, é bem simples depois que você acerta a mecânica dele(Assim como os de MM). Todos ficam felizes e contentes Ebaaaaaaa. Repita o processo mais SETE vezes."
Spirit Tracks, a quebra no cenário de Wind Waker, Link's Awakening e a saga oracles mandam lembranças. Nem todo Zelda é igual e precisa seguir a fórmula.Quanto às músicas... Realmente prefiro não comentar. OoT com Gerudos Valley realmente é lindo, porém não vejo uma música que caberia em Ikana, por exemplo. "Ei, você está andando por uma terra devastada! Que divertido! Ouça essa sonzeira com uma orquestra sinfônica!". Você fala de ambientação, as músicas de MM têm esse exato intuito: Te inteirar no ambiente.
Jogabilidade melhor? Desculpa, mas eu não troco jogar como Zora ou Deku por nenhuma jogabilidade de OoT.

Unknown disse...

A grande sacada aqui é a seguinte: Como MM de fato reaproveitou gráficos de OoT, grande parte do trabalho estava semi pronta. O que faltava então a ser feito? Oras, a história. Os templos. MM não é "uma história maluca", mas sim uma história mais amarrada. O jogo foge da simplicidade mostrada em OoT para colocar um enredo, sim, mais bem desenvolvido.
Mas né, agora veremos uma tréplica que basicamente dirá "MM não é Zelda!" e "OoT é mais épico!" sem sequer parar para ler o que eu escrevi aqui e pensar sobre.

Unknown disse...

Não deu pra colocar tudo em um só post então eu dividi eles. hehehe.

Anônimo disse...

Cara,você está certo,Ocarina of Time é épico,mas Majora's Mask é muito melhor.Como você disse,a historia é melhor,as musicas também(minha opinião é claro).E as criticas sobre à jogabilidade é uma coisa idiota.
Olha o que o cara lá de cima escreveu!

"jogo um pouco ai vem o negocio de 3 dias,beleza deixa mais dificil,vejo que perco os itens e volto pra torre.apaga a rom"

Pode-se dizer que ele não jogou o jogo ._.
Não pode dizer que Ocarina é melhor se nem jogou Majora's Mask direito.
Majora's Mask sofre preconceito porque ele é diferente.
Poxa,joguem o jogo todo antes de xingarem ele.

(Apenas minha opinião,malz se ofendi alguém)

Ivail disse...

Majoras Mask é muito melhor! pq? pq foi o primeiro que joguei oaksoaksoa o Ocarina of time é legal e talz mais o Majoras's Mask é muito mais foda e nao perde todos os items nao perde só a quantia no caso o dinheiro tem 1 banqueiro aonde voce pode guardar tudo e quando a distancia existe uma canção de voo que te leva direto ao local

Ivail disse...

ce o jogo nao foce bom eu nao tinha jogao até o cartucho queimar!!!

Unknown disse...

Senti muita puxação de sardinha pra Ocarina of Time nesse Post, 1 - Miyamoto não participou da produção do jogo? e daí? não interessa se não foi ele que produziu o jogo, podemos também citar o exemplo de Donkey Kong Country que também não teve a participação de Miyamoto e foi o melhor jogo da série, ok, ficou claro que ele ter ou não participado não tem importância, 2 - A história não tem Triforce, Ganondorf e a Zelda pouco aparece no jogo? Ótimo, essa história já apareceu em OOT e NÃO DEVE se repetir, 3 - O que vc disse sobre perder itens e ter q andar tudo de novo, eu tenho 4 explicações pra vc dizer isso: 1 - vc n jogou o jogo, 2 - vc n zerou o jogo, 3 - vc foi muito ignorante pra n saber que pode guardar tudo e usar a canção de voo, 4 - vc é um mega-fã de OOT (pra n dizer outra coisa) e não quer ressaltar coisas muito boas que o MM tem a ofereçer. Minhas sinceras desculpas se vc ficou ofendido com isso, não foi essa a minha intenção.

Unknown disse...

As Palavras do Arthur Azevedo são as minhas : /

Unknown disse...

O que estraga o majora e só aquela última máscara, "link adulto" vc mata a majora em 3 golpes de espada, Nunca eu disse nunca use aquela máscara. A menos que queira de um modo fácil ver o final,.que e pura tosco. "minha opinião, claro"

Unknown disse...

O Happy Mask Selesmen não e um vendedor anbulante ele tava preucurando novas mascaras

Postar um comentário