Shadow Dancer - The Secret of Shinobi (Mega Drive)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 Postado por Azrael_I


Gênero: Ação/Plataforma


Fabricante:
Sega


Lançamento: 1990


Jogadores: 1 player





A série Shinobi está para a Sega o que o Ninja Gaiden está para a Taito/Nintendo. O primeiro jogo Shinobi foi lançado para Arcade (e posteriormente para Master System) e foi um grande sucesso, mas Revenge of Shinobi, lançado para Mega Drive simultaneamente a Golden Axe e Streets of Rage foi o que projetou a carreira do Drivo. É claro que as continuações tinham que ser à altura... uma pena que não é bem isso o que aconteceu com o jogo seguinte. Shadow Dancer foi lançado para Arcade em 1989, e no ano seguinte ganhou uma versão bastante modificada para Mega Drive, mas mantendo o padrão de jogo do original de Arcade, e foi justamente isso que não agradou tanto neste jogo.

Após o fim da Organização Neo Zeed em Revenge of Shinobi, surgiu um novo culto ninja chamado Union Lizard que fez várias pessoas de refém em Nova York, e cabe a Shinobi, agora acompanhado de seu cachorro Yamato, deter a Union Lizard e salvar as pessoas. Um detalhe engraçado é que, na versão japonesa, a história diz que o protagonista de Shadow Dancer é Hayate, o filho de Joe Musashi (o Shinobi de Revenge of Shinobi), enquanto na versão americana a história foi modificada para que o protagonista de Shadow Dancer fosse o prório Joe; em ambas as versões, a motivação do Shinobi é vingar um homem chamado Kato (mentor de Hayate/aluno de Musashi). Além disso, no Arcade o jogador tinha como objetivo desarmar bombas relógio espalhadas pelas fases, enquanto no Mega o objetivo é resgatar prisioneiros.

Em termos gráficos, Shadow Dancer pra Mega não faz feio; os gráficos estão bem melhores do que os de Revenge of Shinobi, mas estão mais fracos que a versão de Arcade. Embora a história seja a mesma no Mega e no Arcade, todas as fases foram mudadas; são apenas cinco rounds divididos cada um em duas fases, mais o chefe. O padrão plataforma é exatamente o mesmo usado nos jogos anteriores, e uma coisa que voltou de Revenge é a possibiidade de pular para o outro lado da cerca que fica no fundo do cenário (muito antes desse mesmo efeito ser usado em Super Castlevania IV, para Snes). Há uma boa variedade de inimigos, mas os chefes estão meio bizarros demais: um samurai que cospe fogo e derruba pedras, um bicho que sai de uma parede, uma mulher que joga lâminas, uma roda que pega fogo (???) e o chefe final que... melhor nem comentar ou vão me perguntar o segredo pra matar fácil o chefão... Os cenários estão muito bem desenhados, principalmente os da segunda e terceira fase (a luta na cabeça da Estátua da Liberdade é demais!). E claro, os sprites de Shinobi e seu cachorro chamam a atenção pelos detalhes.

O controle não traz nenhuma novidade; C pula, B atira shurikens (estrelinhas) ou usa a espada próximo de um oponente e A usa um Jutsu (magia). Porém, em Shadow Dancer, os jutsus são todos de ataque (tipo Golden Axe), causam a mesma quantidade de dano e não dá pra escolher entre um e outro; em vez de, nesse caso, darem um único poder a Shinobi, preferiram gastar memória em magias iguais, mas em cada fase usa-se um jutsu diferente "pra não ficar tão monótono"... além disso, diferente de Revenge, os shurikens são infinitos (mas é possível jogar o jogo todo sem shurikens, pra aumentar a dificuldade), além de terem um design diferente (pra quem entende: em Revenge usavam-se kunais, e em Shadow Dancer Shakens). Os itens são poucos: item de vida (fica escondido pelas fases) e power-up (que é a mulher refém de cada fase). A novidade maior de Shadow Dancer é o cachorro: ele segue Shinobi pra todos os lugares, pra cima e pra baixo (tipo o Tails), alerta latindo quando tem algum inimigo por perto (útil principalmente na fase da caverna, onde é tudo escuro e não dá pra ver os inimigos) e pode avançar e segurar mordendo o inimigo por alguns segundos pra que ele não ataque, facilitando acabar com ele; o cachorro não morre, mas se for atingido ele se transforma num filhote, que não faz nada além de seguir Shinobi por algum tempo. Na versão de Arcade era preciso abaixar e segurar o botão de ataque pra fazer o cachorro atacar, mas na versão de Mega resolveram facilitar nossa vida, só é preciso segurar o botão de ataque por alguns instantes.

A música, embora siga o padrão de qualidade da série, está bem longe da qualidade do mestre Yuzo Koshiro em Revenge, e mesmo assim consegue ser melhor que a do Arcade (por ser mais dinâmica)! A melhor música é a da fase de bônus, essa sim à altura do padrão Shinobi. Os efeitos sonoros estão legais, principalmente os tiros, golpes em partes metálicas e o sons do cachorro (bem realistas) e de Shinobi (não podia faltar o Wyaaahh!!! quando ele lança um jutsu).

No quesito diversão, Shadow Dancer pelo menos cumpre seu papel: as fases estão desafiadoras, mas nada impossíveis. A dificuldade maior é pela ausência de uma barra de energia como nos demais jogos da série, qualquer coisa te mata (herança do Arcade, que usava esse recurso pra fazer os jogadores gastarem mais fichas), mas mesmo assim é possível zerar sem gastar nem uma vida. São três dificuldades selecionáveis no menu de Opções, além da possibilidade de jogar sem Shurikens (alguém encara jogar assim no Hard?). As fases de bônus são no esquema "Space Invaders": Shinobi pula do alto de um prédio e tem que matar todos os ninjas que vêm em sua direção; sem dúvida, a parte mais legal do jogo.

Enfim, analisando do ponto de vista de jogo, Shadow Dancer é um game legalzinho, mas bem longe da qualidade da maioria dos outros jogos da série; a versão pra Mega tentou aproveitar carona no relativo sucesso do Arcade, mas decepcionou bastante os fãs que queriam uma continuação semelhante a Revenge. Mesmo assim, serviu de experiência para que não errassem no jogo seguinte (nem errassem tanto quanto fizeram no jogo Cyber Shinobi, para Master System). Curiosidade: Shadow Dancer de Arcade teve uma versão mais fiel para o Master, lançada apenas na Europa e no Brasil.


NOTA FINAL: 8,0
ADORADO POR ALGUNS MAS SEMPRE POSICIONADO ATRÁS DOS DEMAIS JOGOS DA SÉRIE, ESTE É UM DAQUELES GAMES QUE DIVERTE ATÉ SER TERMINADO... E SÓ. ESTA VERSÃO TERIA SIDO MELHOR SE TIVESSE SIDO MAIS FIEL AO ARCADE.
Plataforma:


17 comments:

Allgemeine disse...

Nuss eu tive este jogo ...
cheguei no último chefão e daí morri e não vi o final hsuahsuahsuah
Mas o Revenge of Shinobi eu zerei só que deixei a mulherzinha morrer :'(
Triste...

Anônimo disse...

Esse continua os arcades do shinobi, também conhecido pela adaptação do Master.

O revenge é um trilogia, são 2 no mega e um no saturn.

Jhonny disse...

Nenhum site que fala sobre consoles/jogos antigos fala de 3DO acho q fui o único cara com 3DO no Brasil. Tinha um FZ-10, tenho ainda xD e uns 50 jogos. Tem nada a ve com o post uahuahuahuah

Nesbitt disse...

Ótima postagem! Joguei muito, lembro que encarei com a dificuldade sem as shurikens! e terminei!!
Mto bom, mas ainda prefiro a versão Arcade!

Chapolin Colorado disse...

Vocês não vão fazer uma análise do Super Metroid??

Tem nada a ve com o post²

P.A. disse...

Calma, tudo à seu tempo!

Cosmão disse...

Shadow Dancer é um jogo que cultuo como um ótimo representante de seu tempo. Ele tem ótimos gráficos, ost maravilhosa e uma jogabilidade bem típica da sua época: viciante.
Uma pena que só o conheci realmente nos emuladores, mas tanto faz, terminei umas 3x esse jogo e não enjoei de jogá-lo.

00_Agent disse...

Acho Shadow Dancer um jogo sensacional, e um grande aprimoramento em relação a Revenge of The Shinobi, tanto em gráficos, jogabilidade e - perdoe-me os fãs de Koshiro - no som também. Mesmo depois de terminado, o jogo não enjoa mesmo!

Nigazallucard© disse...

Muito boa analise, e nota consistente!
Eu joguei muito esse ai, mas lembro de ter ficado meio decepcionado pq nao era igual ao do arcade... no entanto o do master conseguiu ficar MUITO fiel ao arcade...vai entender.. ao que parece na europa vendi muito as adaptaçoes dai empresas de lá faziam as adptaçoes sem o consetimento da sega, algo assim oO

Jogão, mas o do arcade é melhor! o do arcade é clásssico dos flippers, todo flipper na época tinha, ao menos em sampa era assim.Só as butuca de cigarro na maquina, kkkkkkk os maninho terminava com uma ficha...
demorei ANOS pra conseguir a façanha, rs

Nesbitt disse...

Pô Nigaz, o do master achei o jogo uma bagaceira só meu!

Nigazallucard© disse...

@NESBIT
pow mano... pra um 8 bits ?
o nes por exemplo nunca faria igual. vc ja viu o SHINOBI do NES?uma porcaria.. o do master é, assim como o shadow dancer.. uma conversão muito proxima em varios sentidos, levando em conta as limitaçoes..

eu ahei tipo muito proximo a jogabilidade e até os graficos... tinha as magias e tudo mais... dava pra jogar tranquilo.. e o principal motivo do master ter feito sucesso mais na europa do q nao-sei-o-q era justamente por causa dessas conversões!
Não seja tao duro com o coitado...

Nesbitt disse...

@Nigaz
Pois bem cara, aí está a diferença, tipo o Shinobi ficou muito bom no master, sem comentários, mas já o Shadow Dancer, particularmente achei uma bagaceira mesmo. Mas vale apenas pelo fato de ter sido fiel ao do Arcade, nas verdade, acho que a SEGA deveria ter lançado também uma versão do Arcade para o Mega Drive....ela bobeou...porque a galera era louca pra jogar esse 'fliper' em casa.

^^

Sandro Vasconcelos disse...

8,0 é pouco para este jogo.

Shadow Dancer é um dos melhores títulos de Mega Drive, com ótimo gráfico, jogabilidade e animação.

Bem, cada um tem uma opinião, mas este game tem sim replay value, sendo que é um dos poucos games de Mega que ainda jogo até hoje.

Arnold disse...

Particularmente acho essa versão mais divertida qye a do arcade. Discordo principalmente que "diverte até ser terminado". É um jogo pra ser jogado muitas vezes, principalmente no modo sem shurikens.
De qualquer forma, parabéns pela resenha.

Anônimo disse...

ja zerei isso so q no final tem mais 5 estagios secreto dai congelava no meu mega driver

Django disse...

No início da década de 90 estava começando a me familizar com a nova geração de consoles. Na verdade, apenas conhecia o Master System; e o Mega Drive, apenas via em revistas especializadas.

Fiquei abismado com Shinobi do Master. Era vidrado na imagem do ninja solitário em busca de vingança. Também né, boa parte dos filmes de ação da época tinha um foco nas artes marciais. (O Grande Dragão Branco, Ninja Americano, etc). No momento que vi Shadow Dancer na prateleira, e soube que tinha ligação com a série Shinobi, PIREI!

Um detalhe, ainda não sabia da existencia do The Revenge of Shinobi.

Eram tempos em que se podia pagar uma pequena quantia pra jogar 30min. Então não perdi tempo e fui testar o game do ninja com sua mascote.

Sempre alcançava a fase do elevador e sempre morria. Na época era muito difícil passar essa fase. Mas, não tinha problema pois a música era empolgante. Que música!!!
É noite, as luzes da cidade ao fundo, estou num elevador subindo a Estatua da Liberdade, helicópteros atirando, Yamato latindo para me avisar dos ninjas que apareciam do nada, aquela tensão toda e... aquela música.

Então acaba minha meia hora de jogatina e voltava pra casa sorrindo, com aquela trilha sonora na cabeça. E no outro dia voltava pra mais uma overdose de adrenalina.

Bons tempos.

Ah, na época só tinha um console Supergame CCE VG2800 e um minigame da TECTOY, com o título SHINOBI.

Sonic Street disse...

Falto shinobi 3 que pra mim e o melhor jogo de mega, preucurem ae pelo jogo eu tenho ele no meu md play e no emulador e muito bom o jogo(teve uma versão de ps2 mas n foi tão boa como a do mega)

Postar um comentário