Superação é pouco!

sexta-feira, 5 de março de 2010 Postado por Tristan.ccm

Todo mundo sabe que Zelda é um jogo que tem inúmeros fãs ao redor do mundo (e que sou um deles). Ontem, vi que a paixão por esse jogo pode levar pessoas a superar limites que, para muitos de nós, seriam intransponíveis.

Um desses zeldamaníacos é o norte-americano Roy Williams, que é exatamente como muitos de nós: entra em forums, blogs e vê vídeos no Youtube sobre seu jogo preferido. Numa dessas andanças pela net, Roy conheceu Jordan Verner, outro apaixonado pela série. Jordan disse a Roy que seu sonho era zerar Ocarina of Time, e Roy decidiu ajudá-lo. Mas havia um porém: Jordan é cego!

E agora? Como fazer alguém que não enxerga zerar um jogo tão complexo? A solução encontrada por Roy: zerar o jogo de novo, mas de olhos vendados ! Assim, poderia sentir a mesma dificuldade que seu amigo teria. Roy escreveu um detonado do jogo para Jordan, baseado unicamente nos sons emitidos pelo jogo (músicas, gemidos do Link, barulho dos inimigos e, claro, os famigerados "Hey" da Navi!), e com a ajuda desse detonado e de um programa que "lia em voz alta" o mesmo para Jordan, ele derrotou Ganon!













Jordan (esquerda), o gamer cego que encontrou em Roy (direita) a ajuda que precisava para salvar Hyrule


Palavra de quem tentou fazer o mesmo: a dificuldade em se jogar um jogo desses "às cegas" é umas dez vezes maior! Eu sequer consegui sair da Kokiri Forest jogando sem ver, imagina enfrentar assim inimigos como os fantasmas do Forest Temple (tinha um que se multiplicava por 4 e era preciso prestar atenção para descobrir o verdadeiro), ou então tentar acertar um alvo com o Hookshot sem ver!

Eu sei que jogar de olhos vendados é um desafio em qualquer jogo para qualquer um (se não me engano o Azrael falou de um cara que passou pelo Turbo Tunnel de Battletoads jogando assim), mas jogar Zelda Ocarina of Time sem ver não foi desafio algum para Jordan Verner. Para ele, essa era a única chance de jogar. E graças à solidariedade de Roy Williams, ele teve o sabor de chegar ao final de um dos melhores jogos de todos os tempos, e ainda ficou famoso, pois sua história foi parar na CNN. Confiram a matéria no vídeo abaixo (que infelizmente está em inglês, se alguém souber de uma versão com legendas em português, me avise pra eu colocar no post):




No mais, só me resta bater palmas tanto para Jordan e sua perseverança em superar obstáculos quanto para Roy e seu desprendimento em ajudar um cara pura e simplesmente por ele também gostar de Zelda. Fica a mensagem pra todos vocês: por pior que pareçam os obstáculos em sua vida, eles podem ser superados. Basta querer.

Fontes: CNN e Joguepense

Nota: agradeço ao \Alexandre/ ¬¬, um dos membros de nossa comunidade do Orkut, que postou a notícia por lá.


12 comments:

Nigazallucard© disse...

Olha fiquei de boca aberta!!!Parabens ao Roy e Jordan...Pessoas assim são que ainda mantem a esperança neste mundo...pq otherwise....Isnt pretty cool live in this world!

Linda matéria.

danilo disse...

palmas pro dois eles realmente merecem.nos com pequenos problemas reclamamos como loucos, tai algo pra refletir.

Alexandre xlr disse...

Quando vi essa noticia ontem eu fiquei sem reação, pois virar o ocarina é realmente trabalho de mestre...

Isso mostra que nada é impossivel!!!

Parabens aos dois pela superação!!! :D

Cosmão disse...

Foda demais isso, uma das coisas que penso as vezes é como eu faria se um dia eu ficasse cego.
Devemos agradecer pelos olhos saudáveis, sem eles, nada de jogo, nada de blog, ficaria quase impossível aproveitar os games do jeito que nós aproveitamos...

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo blog!
É um prazer ver essa história se espalhando, porque é um belo exemplo de amizade incondicional. E, claro, recheada de games!

Voltarei ao blog de vcs, e claro que parceria seria ótimo! =)
Mandaremos um e-mail com nosso banner!

Flávio disse...

Que história bacana! Será que agora ele vai tentar zerar algum jogo da série Contra no hard?? hehehe

Nesbitt disse...

Totalmente inacreditável!

Anônimo disse...

cara isso é superaçao em velho, parabens aos dois.

Sabat disse...

Bela matéria tristan, muito inspiradora e comovente!!!

Superação é uma coisa anda de mãos dadas com a humanidade amigo, esses dois caras provam isso!

Eles devem ter levado ANOS para conseguirem finalizar desse jeito!

Eduardo Shiroma disse...

Vi esta reportagem semana passada, e realmente é algo incrível.
O duro do deficiente é que na realidade não construímos o mundo de acordo com suas necessidades, e eles têm a enorme dificuldade de adaptar-se a nossa realidade.

Amostras de solidariedade como esta são coisas que me fazem querer continuar vivendo, pois é bom saber que existem pessoas boas assim.

E é como o Jordan diz no final da entrevista: "The impossible is only the untried." (O impossível é somente o que não foi tentado.)

P.A. disse...

Realmente muito foda!

E o cara que escreveu o detonado teve uma paciência de Jô, pelamor! Imagina o nível de detalhamento do detonado, e o qnto que demorou pra fazer... =S

Azrael_I disse...

PUTZGRILA!!! E eu que já achava foda o cara que passou pela Turbo Tunnel de olhos fechados! Parabéns aos caras, não só pelo esforço e pela paciência, mas mais do que tudo, por essa amizade que serve(ou deveria servir) de exemplo pra muitas pessoas... É a Internet gerando verdadeiros milagres!

Agora... será que os caras conseguiram passar pelo desafio do arco-e-flecha na fase do deserto?

Postar um comentário