Lendas dos Games (XII)

sábado, 22 de janeiro de 2011 Postado por Tristan.ccm

Lenda 12 - Cartuchos from hell

Loira morre num banheiro de escola e passa a assombrar frequentadores; Homem sai com prostituta, acorda numa banheira de gelo e descobre que teve o rim removido; Falso palhaço sequestra crianças para vender seus órgãos... Creio que você deve conhecer inúmeras lendas urbanas como essas, que mais parecem ter saído de um filme B de terror. Por mais que as pessoas fiquem vacinadas com essas lorotas, sempre tem alguém que inventa uma dessas e deixa os mais inocentes com medo. E o pior é que teve gente envolvendo games nessas maluquices! Vendo isso, achei que tal coisa merecia fazer parte desse tópico (afinal tivemos muitos pedidos pelo retorno das Lendas). Trouxe para vocês duas histórias "assustadoras" envolvendo jogos clássicos, mas se você conhece outras, poste nos comentários, quem sabe posso fazer um "volume dois" desse post? Bem, veja abaixo duas lendas macabras, SE TIVER CORAGEM, MWA-HA-HA-HAAAA!!!!

1ª lenda: O cartucho amaldiçoado de Majora's Mask

Matt, um jovem americano dono de um N64, foi à uma feira de garagem em busca de um novo jogo, e leva para casa um cartucho cinza, com a palavra "Majora" escrita a caneta. Segundo o que soube, o cartucho pertencia a um jovem chamado Ben, que havia morrido afogado há anos, no mesmo dia de seu aniversário. Havia nele um save com o nome "BEN", que Matt decidiu manter como homenagem ao antigo dono, porém no seu save todos os NPCs não o chamavam pelo nome que escolheu. Eles o chamavam de BEN.

Achando que aquilo devia ser algum conflito causado pelo save BEN, Matt o deletou, porém no lugar de seu nome agora aparecia um espaço em branco. Matt continuou jogando, até ficar sabendo de um glitch que paralizaria o relógio, conhecido como "Day Four". Após o glitch, porém, coisas estranhas aconteceram, como ele ser perseguido por bonecos em forma de Link (como os criados com a canção Elegy of Emptiness) ou textos alusivos ao falecido dono do jogo (como a frase "BEN is getting lonely"). Tudo indicava que a alma de Ben estava presa no cartucho, e mesmo após Matt queimá-lo ele ainda sentia a presença do falecido! Se você quer saber de toda a história de Matt e Ben, sugiro que leia esta matéria, publicada por nosso parceiro MEDO B.

A verdade

Em primeiro lugar, Matt gravava tudo o que jogava, como os vídeos que estão na matéria que linkei acima dão a entender. Acontece que Matt jogou a versão em cartucho, e pelo que sei não dá pra conectar um N64 num PC, e um trecho da estória fala claramente num "pendrive com a conta dele no Youtube e o último vídeo que ele gravou". Logo, se Matt gravava seu jogo ele ou usava um gravador de DVD (que eu duvido que tenha entrada de RF, usada pelo console para conectar-se à TV) ou usou um videocassete, bem mais fácil de conectar ao console. Se ele usou um vídeo, como se explica a QUALIDADE das imagens? Quando se digitaliza uma gravação em vídeo, há uma queda perceptível mesmo se a gravação for boa, pois a melhor resolução do VHS nem chega perto da de um monitor de computador. Será que Matt gravava tudo em DVD e ripava os discos pra guardar no micro? Será que ele tinha um micro com PCTV (nem tão acessível assim na época em que a lenda surgiu) e jogava com o N64 ligado ao PC, que gravava tudo?

Duvido muito que ele teria tido tanto trabalho. O mais provável é que os vídeos da suposta interferência de Ben foram feitos com emulador usando cheats e editados para parecerem reais. Mas, para mim, a pá de cal dessa lenda vem com o vídeo abaixo, o terceiro supostamente gravado por Matt:





Esse fantasma do Ben deve ser poderoso, pra conseguir alterar os dados de um cartucho de N64 e incluir nele dados que nunca estiveram gravados. Afinal, os lugares onde Link aparece no vídeo entre os tempos de 3:28 e 4:30 jamais estiveram gravados no cartucho: eles fazem parte de Ocarina of Time! É verdade que a engine dos dois jogos é a mesma, porém a única coisa além de Link a aparecer nos dois jogos é o som do sino (que em Ocarina só toca no final dos créditos). Ou o tal Ben manjava e muito de programação antes de morrer ou o cara que fez o vídeo forçou a barra pra gente acreditar em sua lorota. Pode até ser que você acredite em fantasmas, mas eu acho que nenhum ia acabar em Termina como essa lenda quis nos fazer acreditar.

2ª lenda: O hack macabro de Pokemon Red e a maldição de Lavender

Essa lenda fala de um hack do jogo Pokemon Red chamado Pokemon Black. De início, parecia apenas adicionar ao seu grupo o pokemon Ghost, inspirado nos pokemons-fantasmas do cemitério de Lavender. Nesse hack, Ghost possui um golpe devastador chamado Curse, que torna o game fácil mas, após a derrota da Elite 4, demontra consequências aterrorizantes. Veja abaixo uma tradução da história ilustrada por supostos screenshots desse hack:




Isso te dá arrepios, não? Baseados nessa estória, pessoas começaram a achar que havia algo de macabro na música de Lavender (a que toca no vídeo acima). Surgiu até um boato de um cara que teria descoberto algo, mas morreu logo depois, de forma misteriosa. Ele teria analizado o som com um programa especial e chegou ao resultado abaixo. Se você não tem paciência pra ver o vídeo todo, acelere até 8:45... e prepare-se para levar um susto!




Daí para surgirem estórias de gente que se suicidou jogando Pokemon, foi um pulo! Teve até quem defendesse que a música continha uma mensagem subliminar que induziria o jogador a se suicidar. É verdade que os monstros de bolso já haviam causado problemas, mas eles nunca mataram ninguém.


A verdade


No dia 16 de Dezembro de 1997, a transmissão do 38º episódio do anime Pokemon no Japão gerou um efeito sem precedentes: cerca de 685 crianças que assistiam ao desenho tiveram dor de cabeça, tontura e náuseas. Os médicos constataram que se tratava de um tipo de epilepsia causada por luz, mais precisamente pelo efeito visual aplicado durante um golpe do Pikachu no desenho. O episódio jamais foi transmitido novamente em nenhum lugar do mundo.

Depois do "Shock Pokemon" (como o episódio acima foi denominado), várias pessoas passaram a se perguntar se a "pokemania" era saudável. A lenda da maldição da música de Lavender pode ter sido criada pelos que achavam que a turma do Pikachu era "do mal". Porém, no que diz respeito ao jogo em que o Ghost amaldiçoa todo mundo, existe algo que prova que o tal hack provavelmente jamais existiu:

Fazer um hack é relativamente fácil: Primeiro você pega um cartucho e o "ripa" para seu computador, gerando uma ROM. Depois, pega essa ROM e modifica usando algum tipo de editor hexadecimal (ou faz a edição hexadecimal você mesmo, na raça). Isso gera uma segunda ROM, modificação da primeira. Agora é só transformar essa ROM num novo cartucho, usando um processo inverso ao de "ripar" o cartucho original. Ou seja, criar um cartucho hackeado gera, impreterivelmente, uma ROM hackeada.

É aí que eu pergunto: CADÊ A ROM DESSE POKEMON BLACK? Ao que tudo indica ela não existe, caso contrário já estaria disponível para download numa dúzia de sites. Só achei um hack de Pokemon Red com esse nome: trata-se da Special Palace Edition, que nem chega perto da ROM dessa lenda. Ora, sem ROM, sem cartucho, logo nada de Ghost amaldiçoando o jogador. Até houve um projeto chamdo Super Creepy Pokemon, que visava criar uma ROM baseada nessa lenda, mas ao que tudo indica os romhackers que a criariam abandonaram o barco.

Sendo assim, relaxe! Você jamais será amaldiçoado pelo Ghost. Mas a musiquinha de Lavender ainda me dá nos nervos!


31 comments:

Patricia Loupee disse...

Uahaha, a do Majora's Mask me impressionou, mas a do Pokemon Black, da maneira como foi apresentada no MedoB, me deu até problema pra dormir!

É óbvio que a gente sabe que não é real, mas nosso instinto covarde sempre fica com aquele "e se?" por dentro.

Azrael_I disse...

Huahauhaua, Lendas Urbanas pipocam por todo lado, são tantas que até dava pra fazer uma seção especial aqui no Blog sobre elas(peraí, essa seção já existe, hehe). As mais legais são justamente essas lendas "aterrorizantes".

Numa coisa eu preciso discordar: o fato de não se achar em lugar nenhum a rom não quer dizer que ela não exista... por anos os jogadores procuraram a rom do protótipo do jogo do Lobo(aquele cara que deu porrada no Super-Homem), depois que algumas fotos foram liberadas pela revista Ação Games; mesmo com as fotos, o tal Beta acabou virando lenda também, e quase ninguém acreditava que o jogo realmente chegou a existir(nem mesmo o pessoal do site Oldgameszine, que chegaram a postar um tópico sobre o assunto), já que ninguém encontrava a tal rom. PORÉM... o Beta EXISTE!!! Apenas recentemente foi encontrada a rom dele, e é possível conferir com as fotos da Ação Games que é mesmo o jogo. Eu baixei e posso confirmar isso.

À propósito, Tristan, pelo que eu soube, algumas pessoas realmente morreram por causa do ataque epiléptico gerado pelo infame episódio 38 de Pokémon... ou será que isso também é Lenda Urbana?

P.S: EU ESTOU DE VOLTA!!! E logo mais irei postar aqui no Blog também.

JPPaes disse...

Tristan, eu jah havia lido o do Majora's Mask no seu blog parceiro, o Medo B e digo que havia me arrepiado. Mas jah foi confirmado que o proprio Matt desmentiu a história. Quanto ao do Pokémon, achei bastante interessante e com certeza vou rezar a noite orando por todos os Pokémons. hehe. Estava mesmo querendo ler um Lendas dos Games. Tava com saudades. hehe Vlw.

edu disse...

gostei do museum dos games atacando de e-farsas. tem umas lendas sbre o mortal kombat, que na verdade era um bug do jogo, podiam fazer mais materias sobre isso

Tristan.ccm disse...

@Edu

Amigo, obrigado pela audiência, e se vc está falando do Ermac, eu já falei dele, é a Lenda #11, procure na nossa seção Destaques!

@Azrael

Esse caso do jogo do Lobo não se trata de um hack, mas de um jogo oficial nunca laçado, que parecia perdido mas acabou vazando (igual o Star Fox 2 pra SNES). Uma coisa é a desenvolvedora do jogo escondê-lo, outra é um romhacker fazer um hack e escondê-lo, ainda mais um desse! Pra quê o cara ia fazer isso?

Anônimo disse...

A PRIMEIRA LENDA NAO ME IMPRESSIONOU, MAS A DO POKEMON SIM, O MEU IRMAO MAIS NOVO ESCUTOU A MUSICA, O RESULTADO FOI PEDIR PRA DORMIR COMIGO, MAS AGORA ELE JA ESQUECEU. MAS SOBRE A MATERIA, VALEU MESMO, CONTINUEM ASSIM, O BLOG NAO PARA DE MELHORAR, E EU QUERIA SABER SE VOCES PODERIAM POSTAR ALGO SOBRE MENSAGENS SUBLIMINARES EM GAMES, ISSO TRARIA MAIS AUDIENCIA PARA O BLOG, VALEU.

Anônimo disse...

BOA MATERIA, UMA DICA, SOBRE OS PIORES FILMES BASEADOS EM GAMES, QUE TAL POSTAREM ALGO SOBRE HITMAN O ASSASSINO 47 E TEKKEN O FILME. ESPERO TER AJUDADO

Harrier disse...

EU TÔ COM MEDO DO POKEMON FANTASMA,ELE VAI ME AMALDIÇOAAAAR!!!AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!

MEDO B disse...

Olhaaaaa,

O Museum desmascarando meu blog!!!!! srsrsrsrsrs

Vou continuar causando pesadelos com jogos... srsrsrsrs

Bons Pesadelos

Caio disse...

A lenda do Majora's Mask eu já conhecia, mas sempre enxerguei-a como uma brincadeira, sendo que sempre soube que o Jadusable(ou Matt) já havia desmentido ela. A do Pokemon Black me fez cagar tijolos, ainda mais com a música de Lavender no fundo. Não consegui nem ver o segundo vídeo de tanto medo que o primeiro me deu. Gostei muito dessa abordagem sobre as lendas assustadoras, certamente devem prosseguir com ela. No mais, nada mais.

Anônimo disse...

O Pokémon fantasma do Pokemon black é uma forma de Missingno

Benjamin G. disse...

A do pokemon é mesmo lenda pura, ainda mais em relação a Mensagem Subliminar, pois a maioria das mensagens subliminares que mostram por ai (principalmente nessa tal de ong Subliminar), são inteiramente falsas.
é impossível induzir o subconsciente a se suicidar.

Mintos disse...

Como foi dito, esse Ben devia ser um RomHacker dos infernos, acho que foi por isso a Dejap Translations acabou, ele devia trabalhar lá enquanto era vivo, hahahaha.
Fico imaginando um episodio do Supernatural sobre essas lendas.

Anônimo disse...

Olha voce deveria postar a lenda do 13º colosso do Shadow of the Colossus... é uma boa lenda o/

Anônimo disse...

Posta a lenda do arcade Polybius e do glitch no FF3 pra nes

Tristan.ccm disse...

@Anônimo, dessas eu nunca ouvi falar. Como elas são?

Luancat disse...

Obs:Eu Faço Uma toneladas de hacks amis elas não saem do meu pc só pra cartucho.

Gabriel disse...

Muito Legal :)
Já conhecia as 2, a do Majora's mask não é bem uma "lenda"
Ela começou como uma CreepyPasta nos primeiros vídeos, depois virou um ARG (Alternate Reality Game) e atualmente está tudo parado, Jadusable(Matt) está criando um jogo pra terminar a história =D

Essa do pokemon eu não cheguei a ver, mas já tinha lido.
A música de Lavender eu vi só até os 5 minutos mais ou menos, a música era meio irritante, me deu um pouco de dor de cabeça também, teve uma hora que apareceu o fantasminha ali e levei um susto, dai desisti.

matheus disse...

Olá,

Sobre a lenda do Majora´s e a gravação de vídeo,

Tem como gravar sim,de um console pro PC,através de uma placa de TV. Conecta-se a entrada de vídeo AV na própria placa,depois o som,em um input escolhido pela pessoa(com um adaptador,coloco o audio e o video na entrada do microfone)e assim,quando quiser,gravo meus jogos de N64/SNES/X360.

Quem quiser saber mais sobre a placa de TV,meu email é matheusbcabrera@hotmail.com

PS:Do jeito que tá essas lendas(outro dia li uma do NDS) daquia pouco tem uma das 3RL do 360...

Luiz Luan disse...

Eu tinha a rom do pokemon black falo sério, tinha aquele pokemon com o ataque curse sim, pena que eu nunca animei de jogar ela toda..
Eu não lembro em que site eu achei, eu estava num desses sites onde tem um monte de hacks do pokemon e achei esse tal de pokemon black.
Eu não cheguei a jogar ele todo. Que bom.. rsrs.

Anônimo disse...

A ultima parte esta errada.
Nos estamos amaldiçoados.
Veja a verdade sobre pokemon black.
Bom. Veja a parte ''Ghost pode amaldiçoar tudo o que ve com a mais poderosa maldição'' Essa maldição e a tal de ''MORTE''. Esse video explica tudo que quero dizer. A morte e inevitavel e o segredo do suicidio de muita gente pela musica de lavender que na verdade e uma opera que fala sobre o sofrimento da vida. o passar da vida. e o termino da vida. O Sofrimento do passar. E a dor do sofrimento eterno do descanço eterno da alma. A morte.

E não sei se vocês notaram. Mas...
VOCES SIMPLESMENTE OUVIRAM A MUSICA ORIGINAL.
E a qual esta no video de pokemon black terror.
REPAREM NISSO!

Victor Orlando disse...

Fiquei curioso com a lenda do 13º colosso, faz uma reportagem por favor??? (créditos a minha mulher que notou esse post aqui)

Victor Orlando disse...

Todo mundo reparou que está escrito leave now nas letras unons??? Mas esses pokemons não existiam na época, ñ é mesmo??? Provavelmente foi forjado non??? (Créditos a minha esposa tbm).

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

essa ROM deve existir, só que ainda não deve estar na net. como exemplo, acho que vocês devem ter ouvido falar por exemplo, o jogo que é o sucessor de Chrono Trigger: Chrono Cross do PS1.

mas que acho que a maioria não sabe é que Chrono Cross não é a continuação direta de Chrono Trigger, e sim um game que foi lançado para o SNES chamado Radical Dreamers. pelo sistema Satellaview.O nome é uma junção de satélite e vista , desde que os jogos eram vistos através de transmissão via satélite. e desde que zerei o Chrono Cross,fiquei interessado pelas origens da série...

porém, por mais que eu procurasse em sites de emuladores de jogos, nunca encontrei esse Radical Dreamers para baixar,e olha que procurei durante semanas e nem sinal. eu fiquei me perguntando se o jogo realmente existia, mas na Wikipédia de Chrono Trigger fala sobre esse jogo e tem até vídeos no Youtube.

de duas uma: ou o dono atual dessa lenda não sabe "ripar" o jogo e dar para download ou ninguém se interessou no jogo. até mesmo porque, quem compraria um cartucho de pokémon sem o Label do jogo todo preto,ainda por cima pirata? só se quiser quebrar o seu portátil. e como o game é originalmente de game boy color, com as versões do advance,DS e 3DS, ninguém vai querer jogar um pokémon de uma década passada, ainda por cima hackeada.

só se o cara estiver na secura de jogar algum game pokémon, por mais vagabundo que seja.

segundo meu irmão, uma persona non grata da minha pessoa já disse ter visto uma cópia desse jogo aqui em Recife 2 anos atras. numa dessas lojas do camelô...me pergunto se alguém comprou esse jogo....e o jogo assusta mesmo. tipo: eu uso o poder curse do Ghost em todos, todo mundo morre e no fim o Ghost vem pegar o seu treinador e você não tem como escapar....quem fez esse hack jogou muito Silent Hill e queria um game dele para o game boy color, como não tinha, resolveu fazer esse jogo...

nunca mais jogo pokémon Yellow aqui em casa.....

guilhermeshamangraviper disse...

Alguém já percebeu que esse ''GHOST'' é o ''MissingNo.'' na forma fantasma?

Anônimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Anônimo disse...

O Matt devia assoprar o cartucho,talvez os bugs paracem :D
Eu usei os gameshark da lenda e meu jogo agora é todo bugado.

Eu gosto do tema de Lavander

Gabriel Cavalcante disse...

Ficou óbvio que não era real nesse vídeo das frequências. Logo após o Ghost, aparecem Unowns (ou Unknowns, sei lá), que surgiram apenas em Gold/Silver/Crystal. É a mesma lógica do vídeo de TLoZ, quando o carinha usa cenários de Ocarina of Time. Mas, seria muito interessante se fizessem um hack assim. Eu particularmente sempre achei que Pokémon merecesse algo mais realista, pois alguns jogadores maduros às vezes se perguntam da lógica do jogo (pelo menos eu me pergunto, várias vezes) e um elemento tão cruel e realista quanto o Ghost seria algo interessante. Eu conseguiria escrever um enredo inteiro baseado nessa creepy pasta fácil fácil D:

Molho de Soja disse...

Dizem que muintos japoneses morreram por causa da musica de lavender.Alguns Morreram por suicídio e outros com maldições q acontecem por macumbeiros q detestam qm joga pokemon. XD

8BitGuy0101 disse...

Um amigo meu baixou a ROM do Pokémon Black, eu tenho aqui... Mas eu não ouso jogar novamente, e aconselho a ninguém jogar... Depois que zerei várias vezes ocorreu coisas bizarras comigo e com meus amigos, desde então não jogo mais... A ROM está aqui no meu PC, na pasta do emulador... Segundo o meu amigo, foram 4 horas procurando essa ROM na internet, até chegar em um site Russo de downloads de ROMs de jogos de GB, GBC, GBA, NES, SNES, etc... (Claro, o Chrome traduziu o site)

Postar um comentário