Perfil: Sega

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 Postado por Tristan.ccm


Estréia (nos consoles): 1981, com o console Mark III / SG-1000

Maior sucesso: o console "Mega Drive / Genesis", lançado no Japão em 1988

Último lançamento: Captain America: Super Soldier (PS3/X360/Wii), inspirado no novo filme do herói e anunciado para julho de 2011




Apesar do nome Sega estar 100% ligado aos games, a empresa surgiu bem antes deles, em 1940, com o nome de Standart Games. Em plena 2ª Guerra Mundial, o objetivo da empresa era criar entretenimento para os soldados americanos nas bases do Havaí, basicamente com máquinas alimentadas por moedas (jukebox, pinballs, etc.). Com o fim da guerra, a empresa se mudou para o Japão e mudou de nome para Service Games, de onde surgiu o nome Sega. A história gamer da Sega começou apenas em 1965, com a fusão da Service Games com a Rosen Enterprises, que fazia pinballs e cabines automáticas de fotografia. Estava criada a SEGA Enterprises, empresa que começou investindo em arcades que ficariam famosos, como Zaxxon e Frogger (em parceria com a Konami), e depois partiu para os consoles.

O primeiro console da empresa, o SG-1000 (também conhecido como Mark III), não fez muito sucesso, por isso foi reformulado e recebeu um novo nome: Master System. Apesar de ser considerado o primeiro console de sucesso da empresa e ter tido um relativo sucesso nos mercados europeu e brasileiro, ele foi totalmente dominado por seu principal concorrente, o NES. Vendo que não derrotariam a Nintendo com o Master, o pessoal da Sega decidiu investir na próxima geração de consoles. Foi a melhor decisão da história da empresa.
O pioneiro e arrojado Mega Drive abriu as portas para a geração 16 bits e assombrou o mundo com gráficos e jogabilidade inimagináveis para o NES. O antigo mascote da empresa, Alex Kidd, deu lugar a Sonic, o ouriço superveloz cujos games tiravam o fôlego com velocidade insana e gráficos e músicas belíssimos. Apenas com o advento do SNES o Mega Drive ganharia um adversário à altura, e daria aos jogadores o que hoje é conhecido como A Era de Ouro dos Games!
Sega e Nintendo se digladiaram por toda a era dos 16 bits, e ainda hoje temos a dúvida de quem venceu essa parada. Quem viveu essa "guerra" lembra dos episódios memoráveis que ela gerou: a versão sanguinolenta de Mortal Kombat do Mega, que fez a "aguinha" do SNES parecer piada; a revolta dos donos do Mega pelo atraso do lançamento de Street Fighter II para o console e a alegria de jogar com o controle de 6 botões quando ele finalmente chegou; os jogos exclusivos dos dois consoles que criaram os hoje detestados "seguistas" e "nintendistas"; esses e muitos outros episódios marcaram toda uma geração de jogadores.


Maior sucesso da empresa, o Mega Drive recebeu periféricos que se encaixavam externamente, rendendo ao console o apelido de "Megazord"
 
Porém, o ressurgimento da empresa após a derrota nos 8 bits não iria continuar na geração seguinte. Tentando o pioneirismo nos 32 bits, a empresa cometeu três erros graves: o primeiro foi o 32X, periférico para o Mega que mais parecia uma "gambiarra", e não fez sucesso nenhum. Depois veio o Neptune, console cancelado que ia seguindo o mesmo caminho do 32X. Mas o início do fim foi mesmo com o Saturn: o console estava quase pronto quando surgiu o Playstation, que mesmo recém-nascido era muito superior ao Saturn. Vendo isso, a Sega decidiu "turbinar" o console adicionando mais chips para aumentar a potência do console em jogos 3D, mas o que ela conseguiu foi tornar o console muito difícil de programar, e ele ainda assim gerou poucos jogos verdadeiramente em 3D (leia-se Nights into Dreams). Apesar do sucesso do console na terra do sol nascente (em parte devido ao hilário garoto propaganda Segata Sanshiro), ele apanhou até do N64, que nem drive de CDs tinha.



Quem na década de 1990 imaginaria que veríamos Sonic estrelando games em consoles da Nintendo? Pena que nem sempre isso se traduziu em melhorias para o ouriço...
 
Hora de, novamente, "fechar a conta" e partir pra próxima geração. Numa última e desesperada cartada, a Sega decidiu inovar e lançou o Dreamcast, um console de 128 bits (ou seja, 4 vezes mais potente que o Saturn). Ele teve bons jogos, mas a concorrência com o Playstation 2, lançado um ano depois, matou o console. Vendo que iria apanhar de novo, a Sega decidiu pôr em prática um velho ditado: "se não pode vencê-los, junte-se a eles". A Sega encerrou a produção do Dreamcast e anunciou que se tornaria softhouse, desenvolvendo games para os antigos rivais. A estratégia deu certo, e hoje a empresa vive assim, produzindo games para as mais diversas plataformas (tem até mesmo game do Sonic para iPhone!). Mesmo com o sucesso como softhouse, os antigos fãs da empresa, que calejavam os dedos no joystick do Master System e/ou assobiavam o tema de Green Hill depois de desligar o Mega, ainda sonham com o dia em que a empresa volte a produzir consoles e brigar com as outras empresas como fazia no passado, mesmo que esse seja um sonho distante. 


CURIOSIDADES SOBRE A SEGA

- Mesmo na época em que produzia seus próprios consoles, a Sega chegou a produzir jogos para consoles da concorrência: Sonic Pocket Adventure foi lançado para NeoGeo Pocket Color em 1999, e o FM Towns Marty (um obscuro console de 32 bits lançado apenas no Japão) recebeu algumas conversões de arcades da empresa, como Turbo Out Run e Galaxy Force 2.

- Após a conversão da empresa em softhouse, quase todos os consoles receberam jogos da empresa, até mesmo o malfadado console-celular Nokia N-Gage recebeu Sonic N e Sega Rally em 2003.

- A Tec Toy, empresa que por muitos anos representou a Sega no Brasil, presenteou-nos com o primeiro programa de TV sobre games no Brasil: era o Master Dicas. Ele passava na extinta TV Manchete e era apresentado pelo então adolescente Rodrigo "dança gatinho" Faro. Pra quem quiser conferir uma amostra, clique aqui.

- Nem só de games vive a Sega: A empresa chegou a produzir um computador (o SC-3000, que usava o hardware do Master System), brinquedos (como o cachorro eletrônico iDog) e até mesmo um MP3 player, o Sega Vision, lançado em 2008.


13 comments:

JPPaes disse...

ah, minha querida sega. muito ainda tens que aprender para voltar a um lugar merecido no pódio dos games... eu ainda tenho o master system da minha irmã aqui em casa conservadissimo com sonic the hedgehog 1 na memoria e uns 10 cartuchos. ainda hoje reservo algumas horas da minha inutil vida para matar dr. eggman... sinto falta de bons sonics estilo mega e master (o sonic 4, joguei no xbox do meu colega e achei um lixo). mas em minha humilde opinião e a de muitos aqui, sabem que a sega nunca mais irá voltar a produzir uma nova linha de consoles. mas eu jah me enganei antes, pq não posso me enganar agora não é?

Patricia Loupee disse...

Nessas horas que eu sinto falta do meu Mega Drive III e do meu cartucho de Sonic II.

O Mega Drive foi o meu primeiro video-game "moderno": enquanto todos tinham Snes, eu bati o pé pra ganhar um Mega no Natal. Ele encontrou seu fim nos dentes da Luna, minha husky, num tempo que eu já nem me importava mais tanto com ele, pois haviam os Playstations nas locadoras, mas o tempo que passamos juntos foi inesquecível... T_T

Anônimo disse...

Eu estava no Japão na epoca do saturn, e la ele fez muito mais sucesso que o N64, e tinha milhares de jogos!

Tristan.ccm disse...

@JPPaes

Espero mesmo que vc se engane dessa vez. Bem que a Sega podia lançar um console retrô, não acha?

@Patrícia Loupee

Compartilho sua dor, pois sinto saudades do meu Mega usado que só tinha 3 jogos (Sonic 2 original, Sonic 3 piratão e Vectorman). Se o safado do meu tio não tivesse "dado ele de presente" pro meu primo eu o teria até hoje!

@Anônimo

É como eu disse, o Japão foi o único lugar onde o Saturn fez sucesso. Se vc participou disso, agradeça ao Segata!

Anônimo disse...

Cara,eu numca imaginei que a SEGA havia surgido bem antes do que pensava,que o diga a NINTENDO que surgiu ha mais de cem anos atrás.É uma pena ver a SEGA hoje como está,apenas fazendo jogos,assim como seu mascote SONIC que não possui jogos tão bons como os da época do MEGA-DRIVE.Mas no passado ela foi vitoriosa por conseguir lançar consoles com poder um passo a frente dos concorrentes,como foi com o MEGA-DRIVE e o DREAMCAST.Não é qualquer impresa de games que conseguiu duas vezez,lançar consoles mais poderosos antes que concorrencia.

P.A. disse...

O grande problema da Sega foi sua péssima administração e insistência em burradas!
O Mega Drive sofreu no fim de sua vida com esses periféricos ruins e o Saturn e Dreamcast sofreram por falta de um bom suporte...

Sem falar do Game Gear e o Nomad, dois bons portáteis que a Sega lançou e depois simplesmente virou as costas.

E esses Sonics aí pelamor... Não tem o mesmo carisma que os de Mega, infelizmente!

Azrael_I disse...

A Sega tem uma importância fundamental na minha vida... o Mega Drive foi meu console que durou mais tempo(mais até do que o Snes que ganhei depois), o que tive mais jogos... acho que não tenho palavras suficientes para dizer o quanto a Sega ajudou a moldar meu perfil gamer.

Eu achei uma pena quando a Sega se retirou do mercado de consoles, não apenas porque agora iria produzir jogos para antigos rivais(e não iríamos mais ver a boa e velha luta Sega x Nintendo, que ajudou a trazer tantos jogos bons), mas porque ela simplesmente abandonou o Dreamcast, um dos melhores consoles já criados(muita gente diz, aliás, que é melhor até do que o Playstation 2...).

Tristan, acho que não tem chance da Sega lançar um console retrô, não com tantos emuladores muito mais baratos e acessíveis(não falo apenas dos emuladores de computador, mas tb dos emuladores lançados para Wii, Play 2 e 3 e X-Box). Isso sem contar o próprio Dingoo, muito mais prático, não é mesmo? Se a Sega algum dia resolver voltar para o mercado de consoles, que traga um novo tipo de Dreamcast(com pelo menos as mesmas possibilidades que o velho), mas que faça isso DEPOIS das empresas rivais; um dos maiores problemas da Sega foi o pioneirismo: depois do Master System, a Sega nunca mais quis arriscar lançar um console "melhor que o atual mas da mesma geração"(sempre lançava um da geração seguinte); foi assim com o Mega Drive, com o Saturn(que embora lançado depois, sua produção começou antes do Playstation) e com o Dreamcast. A solução seria lançar um console da geração atual(seja lá quando isso acontecer), mas que seja melhor do que os outros(e de preferência, que não seja mais caro). Rezemos.

Elias disse...

Ótimo post. Tenho meu mega drive até hoje, e umas dez fitas. Mas até ligar ele para matar a saudades, eu abro o emulador, é mais rápido. Mas gosto muito da Sega, adorava a briga entre ela e Nintendo (mas sou mais Nintendo até hoje), todo mundo naquela época ganhava, pois sempre ou você ou um amigo tinha um nintendo (nes ou snes) e a outra pessoa um sega (master ou mega), e não havia as brigas de hoje dos istas que vemos nos fórums por ai.

Diogo Farias disse...

Adoro suas reviews!
Fiquei com vontade de comprar um Dreamcast! :P
Eu acredito que a SEGA jajá se anima pra lançar um console novo! (Não custa sonhar né... Hehe)
O Sonic The Hedgehog 4 parece ser uma cartada deles pra ver se os fãs aprovam. Depois de vender muitas cópias eles fazem um novo console! Haha

Curiosidade: Depois do Sucesso do Super Nintendo, com medo da SEGA, a Nintendo decidiu criar um videogame que usasse CDs ao invés de Cartuchos, pra isso fez uma parceria com a Sony. Mas no final das contas a Nintendo acabou desistindo, mas a Sony quis investir nessa história e criou seu próprio console, o Playstation!

Queria que voltassem a criar consoles de Cartucho... :(
Acho que esse artigo diz tudo: http://jogos.br.msn.com/plataformas/wii/artigo.aspx?cp-documentid=27418896

Anônimo disse...

queria ter nascido antes da sega se prostitui:(

Anônimo disse...

ultimo lançamento captain america?

Anônimo disse...

O maior sucesso da Sega não foi o Daytona USA? E o Neo Geo Pocket tinha compatibilidade com o Dreamcast, que nem o GBA e o Game Cube, não?

Anônimo disse...

Valeu Sega por tudo.

Postar um comentário