Ferrari Grand Prix Challenge (NES)

quinta-feira, 9 de junho de 2011 Postado por Tristan.ccm



Gênero: Corrida


Fabricante: Acclaim / System 3


Lançamento: 1992


Jogadores: 1 player




Uma das maiores lendas do automobilismo, a fábrica criada pelo "comendatore" Enzo Ferrari sempre esteve presente quando o assunto eram corridas de automóveis. A marca viu praticamente todas as categorias nascerem, e com a Fórmula Um não foi diferente: há mais de 50 anos os tradicionais carros vermelhos aparecem nos Grand Prix, tornando a Scuderia Ferrari a única a participar de todas as temporadas da história da F-1. Quando a Acclaim decidiu fazer um game de F-1, a Ferrari novamente entrou para a história ao se tornar a primeira equipe da F-1 a estampar sua marca num game.


O jogo em si não é um primor em matéria de realismo.
Eu sei, estamos falando de um game do NES, mas não custava nada corrigir alguns detalhes pouco realistas do jogo, como por exemplo as curvas, que podem ser feitas a qualquer velocidade (vide a famosa "Grand Hotel Hairpin", de Mônaco, que os carros fazem a 40 Km/h mas no game dá pra fazer a mais de 200!). Outra coisa são os toques: nos carros de verdade sempre acontece uma ou outra encostada entre os carros, e as consequências dependem da "intensidade" do toque, mas aqui encostadas mesmo que de leve no carro à frente ou atrás SEMPRE resultam numa bela rodada (o Schumacher nesse jogo dificilmente seria campeão...). Bem, mas nem todos esses defeitos maculam o jogo!


Primeiramente, o jogo reproduz fielmente o traçado das pistas da temporada de 1991, coisa que num game do NES não é pouca coisa! O cenário ao fundo tenta heroicamente reproduzir o país de cada corrida, mas o resultado nem sempre é satisfatório, como por exemplo no GP do Brasil, que é em Interlagos mas aparece o Corcovado no cenário! Não tem jeito, a maioria da gringaiada pensa que fora do Rio de Janeiro só tem mato, mas enfim... Outra coisa interessante é que, nesse jogo, já fica clara a mania da Ferrari de manipular resultados, pois sempre que você não vai ao pódio seu companheiro de equipe estará lá. E você achando que o "hoje não, hoje não, hoje sim" era coisa recente...

Ferrari não é um jogo assim tão famoso, mas todos os que o puderem conhecê-lo verão que vale a pena, pois apesar dos pesares é um jogo bem divertido, que deu aos jogadores a primeira oportunidade de pilotar os carros da famosa equipe italiana. Foi um game que eu joguei muito no meu Dynavision, e o primeiro de corrida que eu zerei. Se você é daqueles que acha que a era 8 bits não tinha bons jogos de corrida, vai acabar se surpreendendo ao enfrentar as curvas pixeladas desse jogo.




NOTA FINAL: 8,0
UM JOGO POUCO CONHECIDO, MAS QUE QUEM JOGOU JAMAIS ESQUECE. ÓTIMO PRA QUEM ACHA QUE CORRIDA EM 8 BITS ERA SÓ RAD RACER E OUT RUN.
Plataforma:


4 comments:

Anônimo disse...

nao entendi o video "hoje não, hoje não, hoje sim".
nao entendo muito de automobilismo, mas alguem poderia me explicar por favor? valeu.

Tristan.ccm disse...

Anônimo, é que o Rubinho ia ganhar aquela corrida e a Ferrari mandou ele deixar o Schumacher passar. E o Rubinho foi tão FDP que fez isso na linha de chegada! É por causa disso que hoje as conversas por rádio entre equipe e piloto têm que ser exibidos ao público.

Anônimo disse...

valeu pela explicação.

Anônimo disse...

Joguei muito esse joguinho no meu nintendinho paraguaio rsrs o que eu achava mais legal era a hora de entrar nos boxes

Postar um comentário