Altered Beast (Mega Drive)

sábado, 12 de maio de 2012 Postado por Tristan.ccm

 
Gênero: Ação / Plataforma


Fabricante: SEGA


Lançamento: 1988


Jogadores: 1 a 2 players cooperativo





Você já viu aqui mesmo no blog que a SEGA, em seus tempós áureos, fez muito sucesso nos arcades. O console de maior sucesso da empresa, o Mega Drive, veio daí: ele tinha um hardware inspirado nos arcades da empresa, o que facilitava a conversão de jogos do arcade para o console. E um dos arcades de maior sucesso da SEGA, Altered Beast, se tornou um dos primeiros jogos do sistema.

O enredo era simples, como em todo jogo "estilo arcade": a filha do deus Zeus, Athena, foi sequestrada pelo demônio Neff. Para resgatar Athena, Zeus decide chamar o Seya ressuscitar um centurão e lhe dar o poder de se tranformar em criaturas mitológicas para que ele pudesse derrotar Neff.

Comparar Altered Beast com jogos mais recentes do Mega Drive é covardia, afinal trata-se de um dos jogos lançados junto com o console, onde os programadores não sabiam ainda como extrair tudo o que o hardware podia oferecer. Vale lembrar que na época do lançamento desse jogo quem reinava era o Nintendinho (tanto que 1988 foi o ano em que surgiram Super Mario Bros 3 e Contra, dois dos maiores títulos do NES), logo faz mais sentido compará-lo com o rival de 8-bits. O problema é que isso também é covardia, pois um NES jamais conseguiria fazer o que Altered Beast fazia: os gráficos, mesmo sem serem os mais belos do Mega botavam os do NES no bolso, e o jogo contava com uma trilha sonora ainda hoje muito bonita. Ele não foi o primeiro jogo a ter voz, mas ao contrário de Castlevania ele tinha frases faladas, e era possível entender perfeitamente (ou quase) quando Zeus dizia Ruáise fornô grêis "Rise from your grave" no início do jogo ou quando Neff te desafiava antes de cada batalha com um Élcom duiodum "Welcome to your doom!".

O grande problema de Altered Beast é a sua jogabilidade meio travada: não é nada fácil desviar de inimigos, principalmente os que vem voando, isso sem contar o "pulo Belmont" do protagonista. No entanto, esse é um daqueles famosos "jogos de decoreba": os inimigos sempre vêm na mesma ordem e do mesmo jeito, logo basta que você insista e decore onde ficar e vai passar de fase. Outra coisa interessante é que o chefe de fase foge de você se você não tiver pego todos os power-ups que te permitem "virar bicho", logo a fase ser ou muito curta ou mais longa depende da sua habilidade: desvie de todos os power-ups e a fase vai continuar enquanto você sobreviver, pegue todos e ela acaba em dois minutos! Taí uma coisa que a gente só vê nesse jogo e poderia ser aproveitada na geração atual pra calar a boca dos malditos críticos que reclamam por um jogo ser curto demais.

Mas apesar dos pesares, Altered Beast é um ótimo jogo de plataforma. Pode receber críticas porque "envelheceu mal" ou "é travado demais", mas marcou época por ter sido o primeiro cartucho que muitos colocaram no seu recém-comprado Mega Drive. Seja pela diversão ou pelo fator histórico, Altered Beast merece entrar na sua coleção.



NOTA FINAL: 7,7
O MEGA DRIVE COMEÇOU BEM, COM UM JOGO QUE MOSTROU AO MUNDO O QUE IRIA SER A NOVA GERAÇÃO DE VIDEOGAMES QUE ACABAVA DE NASCER. RECOMENDADO A TODOS OS FÃS DO CONSOLE IMORTAL DA SEGA!
Plataforma:


10 comments:

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

já joguei muito esse jogo, sempre quando ouço: "Rise From Your Grave" me coração gela, me assusta muito. é um jogo joinha

Vinicius disse...

Não gostei desse jogo, justamente por ser bem "travado", mas fazer o quê? Como foi dito, era apenas o início do console e com certeza esse game merece respeito.

Gueibs ManoMona disse...

Gostei muito da localização que você utilizou na análise para "desculpar" os problemas do jogo. Muito inteligente utilizar o contexto histórico, as limitações e o mercado para embasar sua opinião. Arrasô!

Mas, há um problema grave que foi omitido ou esquecido, mesmo nessa época, em jogos de NES e MASTER NÃO havia essa jogabilidade travada. Ou seja, os 'caras' já sabiam como fazer um game NÃO travado. Então, não há desculpa para fazer isso no MEGA.

Enfim, o jogo é ruim. É do tipo, "É O QUE TEM PRA HOJE", sabe? Falta de opção. E é tão assim, que o remake para GBA também é ruim.

O que posso dizer?
Ainda bem que saíram outro jogos...

tchulanguero disse...

Esse jogo veio junto com o Mega que ganhei no começo do ano, mas ainda não joguei direito por falta de um cabo que preste para ligar o console na televisão. Do pouco que joguei realmente achei travado, mas acho que vai dar para encarar, também não é de todo ruim.

Gamer Caduco disse...

Muito bacana o texto.
Esse negócio de "envelheceu mal" pra mim é puro mimimi. Tão mimimi quanto "jogo curto demais". O fato de ser travado não quer dizer nada, Castlevania também é travado e tem muita gente que ama o jogo.
Altered Beast é sim um dos melhores jogos do Mega justamente pelo que vc falou: é covardia compará-lo aos jogos lançados posteriormente. E na época eu lembro bem do "OMG" que foi quando o jogo apareceu.
Curiosamente, semana passada um amigo foi em casa e jogamos esse jogo no PS3, entre outros jogos mais recentes multiplayer ele (que não é adepto de jogos antigos) escolheu este e eu aceitei na hora o desafio. A diferença é que é a versão de arcade, mas mesmo assim ambas versões são bacanas demais. Eu só não curto muito a versão do Master System, aquela sim ficou meio mal convertida, na minha opinião. Mas conheço quem até prefira a versão. Enfim, gosto é gosto, né? :D
Abraço

Carlos disse...

Eu já joguei esse jogo e é muito bom ao contrário do meu irmão Venicius não me importa se trava e P.A. sera que você poderia fazer uma análise do jogo Top Gear 1 o 2 e o 3.000

Rukashi disse...

Veja essa imagem mais foda! Altered Beast Skate!

http://www.gameongrafix.com/sc_images/products/Altered%20Beast%20sideart.jpg

Rukashi disse...

Existe umas lendas da mitologia grega - o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo.

Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Fonte: Wikipedia

Isso é a inspiração para o arcade, Eu adoro muito deste jogo!

Anônimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Anônimo disse...

eu lembro desse jogo, era a febre do momento quando eu tinha 10 anos,acho ele muito bom( e tb me taz boas lembranças da minha infancia)

Postar um comentário