Microsoft Flight Simulator 95 (PC)

sábado, 26 de maio de 2012 Postado por Tristan.ccm


Gênero: Simulador de vôo


Fabricante: Microsoft


Lançamento: 1996


Jogadores: 1 player



Existem diversos jogos cujo objetivo é simular a realidade. No caso desse jogo, na própria embalagem o realismo era realçado. Mas será que a realidade pode, por si só, fazer de um jogo um sucesso?

Pois bem: desde a primeira versão (pasmem, é de janeiro de 1980 e rodava no Apple II!) o simulador de vôo de Bill Gates se vende como um programa que permite aos aspirantes a piloto sentir como é comandar uma aeronave de verdade. Controlar um avião na versão que testei (uma das primeiras a ter gráficos de verdade, e não um monte de linhas na tela), que é a sexta que foi lançada, realmente depende de várias coisas bem reais: para decolar, é preciso aumentar a potência dos motores, soltar o freio de estacionamento e acelerar pela pista, igualzinho num avião de verdade. Pousar também exige que você abaixe a potência e se lembre de baixar o trem de pouso, caso contrário era uma vez sua nave. Porém, o realismo acaba aí.

Na primeira vez que fui pousar, esqueci dos freios e passei do final da pista. Ela ficava numa espécie de ilha, e quando vi a água chegando, pensei que ia me arrebentar, mas o avião continuou taxiando... sobre as águas! É isso mesmo, o avião corre sobre qualquer superfície: água, terra, casas (apenas uma foto no chão, diga-se de passagem). Cadê a realidade agora? Foi aí que comecei a fazer testes e descobri que o jogo está a milhas da realidade: Quer dar um looping com um Boeing ? Sem problemas! Quer dar 680 Km/h num Cessna? Vai fundo!

Mas nenhuma descrição desse "jogo" seria completa sem falar de seus controles: eu tenho um joystick, e queria utilizá-lo para pilotar os aviões. Pois bem, a única coisa do joystick que funciona é o direcional: pra acionar os freios é preciso usar o teclado, e para fazer coisas como aumentar a potência e baixar o trem de pouso é preciso usar o mouse! Vai lembrar de tudo isso na hora de pousar numa pista escura! E o tal "realismo" na hora do pouso é uma piada de mal gosto: fui pousar um Boeing e, no meio-termo entre largar o joystick e usar o teclado pra acionar os freios, o avião quicou feito uma bola e voltou a voar, aí fui pegar o joystick pra tentar consertar e ele despencou, pois os motores estavam em baixa potência (que eu deveria ter aumentado com o mouse!). Qual a dificuldade que a Microsoft tinha em colocar um botão "configurar os controles" nesse jogo? Será que eles achavam que os jogadores poderiam se dar ao luxo de ter aqueles controles cheios de pedais, alavancas e o caralhoaquatro?

Tinha um escritor chamado Richard Bach que eu gostava muito, pois ele também era piloto de aviões e eu tinha esse sonho na minha infância. Jogando esse jogo, lembrei de seu conto "Aviação ou voar? Escolha.", onde ele falava da diferença entre pilotos profissionais e esportivos: Aviação era aquele cara que se gabava de almoçar churrasco no Rio Grande do Sul e jantar peixe num restaurante flutuante no Amazonas, tudo no mesmo dia; já Voar era o piloto cuja alegria eram os loopings, acrobacias e voos rasantes. Aplicando isso aos jogos, eu posso dizer: Flight Simulator é Aviação, se você acha Voar mais legal, vá jogar Star Fox, Sonic Wings, River Raid, etc., pois ali você pelomenos vai poder controlar o avião. Ele não vai ser realista, mas vai ser divertido!


NOTA FINAL: 4,0
FLIGHT SIMULATOR PODE ATÉ SER UM ÓTIMO SIMULADOR DE VOO, MAS JAMAIS SERÁ UM GAME DE VERDADE. COMO O PRÓPRIO RICHARD BACH DIRIA, NESSE JOGO VOCÊ NÃO PASSA DE UM MOTORISTA DE AVIÃO.
Plataforma:


7 comments:

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

me lembro que as revistas de games de antigamente falavam que era um bom game....

Xracer disse...

Tristan...

Voce analisou esse jogo com a visão de hoje, 16 anos após seu lançamento... na época esse simulador era sensacional e simulava o que você chama "aviação" muito bem. É claro que haviam defeitos, como esses que você descobriu, mas eles foram sendo progressivamente sanados nas versões posteriores.

Eu aprendi a joga-lo com um amigo, co-piloto da TAM, e já nessa época ele me disse o que era simulado e o que era fantasia nesse jogo, e o que ele simulava na época para mim já bastava !

Para mim e tantos outros que começaram jogando com a versão do Apple II, esse aqui era uma maravilha !

Vinicius disse...

Concordo com o Xracer, pra época era um bom simulador. Gostei bastante dos gráficos da parte interna e externa do avião, mas só isso, porque o resto...
Pergunta: o MDG tem uma e-mail? Se tiver me falem aí.
VLW

Tristan.ccm disse...

@Xracer

É aí que está, amigo: veja o que está escrito na capa do jogo, "As Real As It Gets". O jogo se vendia como realístico e te permite fazer altas mentiras?

Vamos comparar com outro simulador: Turn and Burn, do SNES, é de 1993 e tem um avião mil vezes mais controlável do que os desse jogo. Se vc pensar que um PC de 1996 tem um hardware muito superior ao do SNES, dá pra ver que a empresa do sr. Gates podia ter feito melhor. Outra coisa: como pode o F-14 do SNES ser mais fácil de pilotar que um Cessna do Flight Simulator?

E seu amigo tem toda a razão de gostar do jogo, pois é do mesmo meio. É a mesma coisa de perguntar pro Neymar qual jogo ele mais gosta e esperar que ele responda outra coisa diferente de FIFA e PES. Respeito sua opinião, mas não mudo a minha, pois entre aviação e voar, eu quero é voar!

@Vinicius

O blog não tem um e-mail próprio, só twitter (@museumdosgames), mas vc pode mandar mensagem se quiser pro meu e-mail pessoal: cleiton.munhoz@bol.com.br

Mas se o motivo for divulgação de sites ou algo parecido, recomendo que clique na nossa aba "Parceria".

Anônimo disse...

Cara, acho que você está analisando de um ponto errado. Meu pai é aviador e utilizou esse simulador (veja bem, simulador não é videogame) para treinar. O realismo do jogo está no painel, na fidelidade da instrumentação dos aviões e na física, não nos gráficos. Afinal, isso não interessa para o propósito do simulador. Comparar a jogabilidade de um jogo arcade de avião com um simulador de vôo é complicado, pois se você não sabe como funciona um avião claramente terá dificuldades pra tirar um do chão em um simulador de vôo. É a mesma coisa que comprar Top Gear do Snes com Forza Motorsport ou rFactor.

Simulador não é videogame. São produtos distintos.

Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Unknown disse...

onde consigo baixar esse game?

Postar um comentário