Mônica no Castelo do Dragão (Master System)

Fabricante: Sega / Tec Toy
Lançamento: 1991
Jogadores: 1 player
Se não fosse a Tec Toy a história da Sega no Brasil seria bem diferente. Afinal, o suporte dado pelos brasileiros fez com que o Master System, que no Japão apanhava feito vaca na horta (by P.A.), alcançasse algum sucesso. Ao contrário do NES, representado no Brasil por clones dos mais variados (Phantom System, Dynavision, Turbo Game e afins), o console 8 bits da Sega veio ao nosso país em sua versão oficial e com suporte da Sega.

O personagem escolhido para substituir Wonder Boy não poderia ser melhor: Mônica, simplesmente o personagem brasileiro mais famoso dos quadrinhos, que com certeza estava vivo no coração da maioria esmagadora das crianças brasileiras. Sou um dos muitos que tiveram os famosos gibis de Maurício de Souza como primeira leitura da vida. Com isso, aliado a uma campanha massiva de marketing (que incluiu até uma HQ da turminha baseada no game), nasceu o primeiro jogo brasileiro da história.

Outra coisa que atrapalhou o jogo foi o fato do Master ter o botão de Start no console. Você coleta ou compra armas auxiliares durante o jogo, mas como faltavam botões no joystick para elas definiram o direcional para baixo como botão de sub-weapons. Juro que nunca mais reclamo do Cima + B de Castlevania, pois nesse jogo a solução foi muito, muito pior! Não é raro você por instinto apertar pra baixo quando um inimigo atira e gastar uma bomba de limpeza à toa! Se tivesse um Start ou um Select no joystick, os programadores teriam com certeza uma opção melhor pra isso.

Isso me leva à seguinte conclusão: Wonder Boy in Monster World era um jogo hardcore para jogadores hardcore. Transforma-lo num joguinho para crianças foi uma péssima idéia. Sim, a Tec Toy encheu o rabo de dinheiro com esse jogo e suas sequências, teve até um Master System rosa que vinha com ele na memória, mas o que eu vi ao jogá-lo foi um game difícil, pouco intuitivo e com aquele recurso patético de deixar metade do game num manual de papel, cujo destino ou é a lata do lixo ou o fundo da gaveta. Num jogo cheio de NPCs falando merda, isso é pecado mortal. Se não fosse por isso, com certeza a aventura em 8 bits da baixinha gorducha seria muito mais agradável e nem um pouco frustrante.
.gif)
O PRIMEIRO JOGO DA MÔNICA FOI UM SUCESSO, PENA QUE NINGUÉM ZEROU DEVIDO À DIFICULDADE E À FALTA DE INFORMAÇÃO. QUEM ESCREVEU OS DIÁLOGOS EM PORTUGUÊS DO JOGO MERECE UMA COELHADA!
Plataforma:
Master System