Donkey Kong (NES)

domingo, 27 de abril de 2008 Postado por P.A.

Gênero: Plataforma


Fabricante: Nintendo


Lançamento: 1981 arcade / 1986 NES


Jogadores: 1-2 players alternado




Um dos primeiros grandes sucessos do NES (e ainda viriam muitos por ae), simplesmente unia dois grandes personagens da Nintendo; Mario, que até então nem possuía um nome, já que era conhecido com Jump Man, e Donkey Kong, que era o vilão do game!

O jogo é bem simples, e tem como objetivo, ajudar o nosso amigo Jump Man a salvar a princesa Pauline das garras do terrível gorila que ficava jogando coisas em você. Basicamente, você tinha que apenas desviar dos objetos e chegar até o topo para salvar a princesa. Parece fácil na teoria, mas a cada fase que você passa, a coisa fica mais difícil. Tá certo que o jogo só possui três fases, mas quando você passa as três, ele recomeça, repetindo e com um nível de dificuldade maior.

É até difícil de entender como um jogo tão simples como este, fez tanto sucesso entre os jogadores, conquistando milhões de fãs. Pode-se dizer que esse jogo foi a "alavanca" pro sucesso do NES e também do Jum... er... do Mario!

Você sabia que...

O bigode e o nariz grande do Mario não são um mero acaso? É isso mesmo, Mario foi criado assim devido a pouca tecnologia da época, já que não era possível detalhar o rosto como eles queriam, então os desenvolvedores resolveram criá-lo com um nariz bem grande, um bigodão e um macacão azul e vermelho, pra fácil visualização, dando uma boa aparência ao encanador! Que nesse game, nem encanador era, e sim um carpinteiro... Por isso o cenário nesse estilo!



NOTA FINAL: 7,5
VALE A PENA JOGAR, MAIS PELA CURIOSIDADE E PELO SIGNIFICADO QUE O JOGO TEVE NO CONSOLE!



Plataforma:


1 comments:

Diogo disse...

Hehe, é o Mario surgiu da busca pela simplissidade do Shigeru Miyamoto, vale também acrescentar que eles não tinham também pixels suficientes para detalhar o cabelo, por isso o do boné...

Mas tem uns errinhos básicos aí... Hehe.
O jogo não foi lançado para o NES, mas sim em fliperama exclusivo para o game. Quando foram divulgados os personagens inicialmente o protagonista se chamava Jump Man, mas ao lançar o fliperama, Miyamoto decidiu rebatiza-lo de Mario. Em 1993, foi lançado o Mario Bros, o primeiro jogo de fliperama com o nome Mario, era um simples mini-game em que o objetivo era bater com a cabeça nas plataformas para virar os bichinhos do encanamento de ponta-cabeça, para depois chutá-los para fora da plataforma. Foi nesta versão que decidiram que Mario seria um encanador.
No japão, a Nintendo tinha lançado o Famicom, o seu primeiro console caseiro, que na época os mesmos haviam sido considerados mortos, as empresas só investiam nos fliperamas. Famicom significava "Pra Família", mas quando decidiram trazê-lo aos Estados Unidos perceberam que a palavra "família" não era bem aceita quando relacionada à uma mídia de divertimento, então decidiram chamá-lo de Nintendo Entertainment System (Sigla NES), junto com o lançamento do video-game, foi lançado o seu principal game: o Super Mario Bros. O que alavancou sem dúvidas não apenas o NES, mas toda a indústria do video-game doméstico. Os jogos de Donkey Kong e Mario Bros (Classic) são na verdade re-makes de suas versões pra arcade, não lançamentos exclusivos para o NES.

Só pra passar um pouquinho de cultura! ;D Haha

Fonte: A Era dos Games (Discovery Channel)

PS: Recomendo muito esse documentário do Discovery, é a versão mais completa e bem explicada da história dos Games!

Postar um comentário