Wolfenstein 3D (PC)

quarta-feira, 30 de abril de 2008 Postado por P.A.



Gênero:
Tiro em primeira pessoa


Fabrincante: ID Software


Lançamento: 1992


Jogadores: 1 player







Wolfenstein 3D (Wolf 3D) é um clássico, considerado o avô dos jogos de tiro em primeira pessoa! Foi o primeiro nesse gênero e fez um sucesso enorme, alvo de críticas e elogios.

Na época em que foi lançado, o game rendeu boa discussão, devido ao fato de você matar seres humanos, já que até então, nenhum jogo tinha mostrado isso! Apenas invasões alienígenas, ou meteoritos caindo na Terra... No máximo, você mataria monstros, mas seres humanos não. Além é claro, do fato do jogo conter sangue, não que o jogo seja violento, mas na época, isto causou controvérsias!

O enredo gira em torno de William "B.J." Blazkowicz, um soldado aliado durante a Segunda Guerra Mundial que tem que escapar da base alemã onde ele está preso. O jogo conta com 6 episódios, e cada episódio possui 10 fases. Na luta contra seus inimigos, B.J. conta com 4 armas que são: a faca, a pistola, a metralhadora e a metralhadora giratória, sendo que você já começa o jogo com a faca e com a pistola!

Além de tudo isso, Wolf 3D contava com uma outra novidade: a velocidade do movimento do persongagem! O jogo possuia uma ótima movimentação, onde você pode virar seu personagem rapidamente para os lados, um grande progresso para a época em que foi lançado!

Possuindo gráficos simples, Wolf 3D não tinha detalhes de iluminação, por exemplo, como seu sucessor, Doom, onde o jogo possuía partes mais escuras, outras com mais iluminação! Wolf 3D era simples e maravilhoso, por isso fez tanto sucesso. Sem falar que o gênero agradou inúmeros jogadores!

O jogo não possui músicas e apenas alguns efeitos sonoros, como os sons das armas, que são diferentes uns dos outros, é óbvio, e alguns mais, como os gritos dos soldados ao morrerem e os latidos dos cachorros!

Wolfenstein ainda foi convertido para diversos outros consoles, como 3DO, SNES, Atari Jaguar e Game Boy Advance.



NOTA FINAL: 9,3
UM ÓTIMO JOGO QUE DEU O PONTAPÉ INICIAL PROS JOGOS DE TIRO EM 1ª PESSOA.


Plataforma:


8 comments:

Anônimo disse...

Esse era classico, eu nem sabia que era tão antigo.. joguei em meados de 95.. 96.. no pc.. e na epoca era autos classico.

Anônimo disse...

Wolf 3D é um classicão esse jogo foi minha infancia xD

o mais da hora é fica procurando as passagens secretas

Anônimo disse...

Site muito bom falando sobre o game
http://www.geocities.com/ResearchTriangle/System/5694/

creditos na comu Wolf 3D
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=4212949

abraços

Anônimo disse...

Die Fuhrer Die

Anônimo disse...

Que grande clássico, nao fosse este game e nao teriamos Doom e Quake!

Marcel Santana disse...

Durante uma época lembro que ficava tardes e tardes no pc jogando esse clássico. Belo Game e Post

Diogo disse...

Um dos criadores do jogo disse que teve que sacrificar bastante do visual para conseguir velocidade no movimento. Ele disse que podiam sim criar um visual mais avançado e complexo, mas não conseguiria a velocidade que ele queria.

E o jogo oficial tem trilha sonora sim, mas era praticamente um hino nazista, então rapidinho foi censurada! xD

Anônimo disse...

a capa do jogo é ridicula, mas é um grande classico xD

Postar um comentário